Resumo da 2ª Fase do 
Campeonato Nacional da 2ª Divisão


Objetivo cumprido 
Esta 2ª fase contava com as equipas apuradas da nossa série, Galitos, Sangalhos e Gafanha, que já não iriamos defrontar, mais as outras 3 equipas apuradas da Zona mais a Norte, o Sp. Braga remodelado e com atletas oriundas da Liga a reforçar a equipa, um CPN também ele de novo com equipa sénior, fortíssima, diversas jogadoras de Seleção Nacional Juniores e 3 Séniores com experiência e por fim a finalista do ano anterior Desportivo da Povoa, com uma equipa sempre equilibrada e difícil de bater. 
Uma 2ª fase diferente onde contavam os resultados obtidos entre as equipas apuradas para esta 2ª Fase. O Galitos, Sp. Braga e CPN passaram com apenas 1 derrota, o Sangalhos com 2, o Gafanha com 3 e por fim o Desportivo da Povoa com 4. O cenário dava clara vantagem às equipas com apenas 1 derrota, claramente as 3 equipas que se assumiam como candidatas e mais fortes desta fase, como se constatou no final. 
Entramos nesta fase com grande personalidade, determinadas e vencemos claramente o Povoa em casa por uma diferença de 18 pontos, nada previa esta diferença, mas a equipa esteve em grande plano, com grande eficácia ofensiva e defensivamente a não deixar as nossas adversárias pensarem que podiam discutir o jogo. 
Nas 2 jornadas seguintes íamos a casa das nossas adversárias diretas para o apuramento e tínhamos como objetivo definido que dos 2 jogos, tínhamos de ganhar pelo menos 1, o que foi conseguido. 
Na 2ª ronda defrontamos o CPN num jogo muito duro em termos de ritmo competitivo em que a equipa respondeu à altura, fomos mais fortes e mais coesas que as nossas adversárias, nunca perdemos o objetivo e o propósito do jogo, grande jogo e grande vitória. 3º Jogo desta fase, mais um fora de portas, em Braga, o menos conseguido desta época. Nem começamos mal a dominar, mas no 2º período com alguns erros de palmatória deixamos as adversárias passar a frente e no resto do jogo nunca estivemos calmas, nem com clarividência, acusamos a pressão e não fomos capazes de nos libertarmos durante toda a 2ª parte. Mesmo assim o jogo foi decidido nos momentos finais e apenas da linha de lance livre com 6 pontos a favor do Braga. 
Na 2ª volta todos jogos tiveram uma caraterística semelhante, foram todos muito equilibrados, com o Galitos a chegar ao intervalo a perder por margens mínimas em todos e na 2ª parte a sermos mais fortes fisicamente, taticamente e disciplinarmente que as nossas adversárias, vencendo sempre nos momentos cruciais. 
No último, mesmo na reta final, fizemos um parcial de 12-00, ganhando margem necessária para ficarmos em 1º Lugar Zona Norte. 
Em suma fomos nesta fase a equipa, a par com o Braga, que apenas registou uma derrota só que nós com vantagem pontual no desempate entre ambas. 
Foi duro e suado mas justo o nosso apuramento para a fase final, que vamos disputar contra o Braga, Montijo e Sporting. 
Parabéns a todo o grupo de trabalho e ao staff que rodeia a equipa, vamos olhar para o futuro com ambição e responsabilidade, tudo é possível, o céu é o limite, não há equipas imbatíveis e com a nossa grande atitude e empenhamento vamos lutar em cada jogo por um resultado positivo. 
E como todas sabem a união faz a força e vamos todos unidos, fazer o melhor para dignificar o nosso CLUBE dos GALITOS. 
Pelo Galitos, Canta, Canta,... 
José Guerreiro 

Entrevista ao Diretor dos Sub-14 Masculinos, Francisco Limas que mais uma vez participou na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira
1.Como carateriza o ambiente que se vive na Festa do Basquetebol Juvenil? 
O ambiente é quase impossível de descrever, só mesmo quem já lá foi é que consegue ter uma ideia da grandeza e da dimensão da Festa do Basquetebol. É um ambiente espetacular com a envolvente das Associações e os seus atletas, o colorido e o companheirismo entre eles. 
2. Como foi em termos competitivos o desempenho dos Sub-14? 
O desempenho dos Sub-14 Masculinos, não podia ter sido melhor, só faltou o factor sorte para este ano conseguirmos o 1º lugar. A motivação da equipa esteve sempre ao mais alto nível, assim como todo o empenho e dedicação da equipa técnica. 
3. Como analisa o nível das gerações/equipas presentes nas Festas, a nível nacional e das seleções de Aveiro? 
As selecções de Aveiro estiveram mais um ano num nível de competição muito superior às muitas Associações presentes. As nossas equipas Sub-14 estiveram a um nível altíssimo e por pouco não estiveram as duas presentes na final. As equipas sub-16, com um pouco de azar foram afastadas do pódio, onde mereciam estar. 
4. Diferenças entre a competição nas festas e a competição no clube? 
A competição na festa do Basquetebol é totalmente diferente da competição no clube. É uma competição muito mais intensa, mais exigente, quer a nível tático, quer a nível físico e nunca esquecendo a vertente de estar a representar o nosso distrito. 
5. Que conselhos podem ser dados aos atletas que ambicionam chegar às seleções? 
O objetivo de chegar às selecções do nosso distrito tem de ser encarado com muito empenho, orgulho e muita vontade de ser cada vez melhor. O “prémio” de ir á Festa do Basquetebol é muito difícil de conseguir mas é muito enriquecedor e o crescimento que se nota nos jogadores do 1º dia até ao último é enorme. São 5 dias que parecem uma época de trabalho a nível de evolução. 
6. Como se sente e o que representa fazer parte do staff da ABA nas Festas? 
 É um orgulho enorme fazer parte do Staff da ABA, uma vez que todo o grupo de trabalho é extraordinário. Desde a presença constante do DT da ABA, Treinadores, Diretores e não esquecendo os Atletas. Têm sido miúdas e miúdos que sabem bem representar o emblema que têm ao peito, o emblema do seu distrito e da sua terra, dignificando-a brilhantemente. São amizades que se criam e amizades que se fortalecem. A toda a equipa técnica o meu muito obrigado pela oportunidade. Aveiro é nosso e sempre será. Até para o ano e divirtam-se a jogar Basquetebol!

2ª Jornada: António Aroso 54 - Galitos/RIALTO 67 

Segundo jogo… 2ª vitória ! 
Domingo 27 de Abril deslocámo-nos ao Porto para defrontar a equipa do António Aroso, 3º classificado do campeonato distrital do Porto. 
 Uma entrada consistente com uma excelente defesa ditou o desfecho do 1º período, uma vantagem nossa de 5 pontos. 
 Foi um jogo difícil mas fruto da nossa excelente exibição, quer defensivamente, quer no ataque permitiu que conseguíssemos controlar o jogo desde o 1º minuto até ao fim do encontro. 
Os nossos adversários nesta fase são de um grau de dificuldade mais elevado pelo que só uma equipa competente, humilde e trabalhadora conseguirá bons resultados. São estes jogos e estas equipas que nos fazem crescer como atletas e como equipa. Conseguimos executar em campo muito do que temos vindo a treinar e a batalhar durante os últimos meses o que só vem reforçar o que sempre dizemos, correndo o risco de se tornar numa cassete, tudo o que fazemos nos jogos é reflexo do que fazemos nos treinos. 
Mais uma semana de trabalho para nos prepararmos para os próximos confrontos. Aos pais como sempre o nosso obrigada o vosso apoio é essencial e foi fundamental. 
Pelo Galitos canta, canta... 
Sofia Pinho e Melo 
Parciais: 09-14; 15-14; 14-11; 16-28 
Marcha: 09-14; 24-28; 38-39; 54-67 

Galitos: Margarida Cura, Rita Rodrigues, Maria Araújo; Catarina Silva, Bárbara Silva, Eduarda Bastos, Inês Fartura, Mariana Fonseca, Joana Pereira; Mariana Velhinho, Ana André e Linda Nunes.

Entrevista à Atleta Sub-14, Margarida Cura que participou na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira
1. O que representou para ti ser convocado pela 1ª vez para a Seleção Distrital e participar na Festa do Basquetebol Juvenil? 
  • Senti-me bastante orgulhosa e com muito mérito por representar a minha cidade, a fazer o que mais gosto, jogar basket. 
2. Como foi a experiência de participar na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira? Estiveram a um passo de chegar à final? 
  • Foi espetacular, gostei imenso e vou trabalhar para ir à Festa do Basquetebol outra vez. Sim, estivemos a um pequeno passo da final, perdemos a meia-final com Lisboa por 1 ponto, equipa que já tínhamos derrotado na fase anterior. 
3. Que diferenças sentiste entre jogar no Clube e jogar na Seleção Distrital? 
  • O nível é diferente, na seleção tenho a oportunidade de jogar entre as melhores do meu escalão, apesar de também ter muito boa equipa no clube.
4. Que conselhos dás aos atletas que ambicionam lá chegar? 
  •  Trabalho e empenho em todos os treinos.
5. O que esperas e quais os objetivos para o que ainda falta nesta temporada nas Sub-14 e nas Sub-16? 
  • Nas sub-14 espero ficar bem classificada na fase final distrital e chegar o mais longe possível nesta fase do campeonato nacional. Nas sub-16 o objetivo é também chegar o mais longe possível no inter-associações.
6. Que mensagem gostavas de deixar para os teus colegas de equipa para o que resta da época? 
  • Dizer-lhes para continuar a obter bons resultados, jogando em equipa, empenhadas e unidas como sempre.
7. Costumas visitar o Blog do Basquetebol do Galitos? Qual a tua opinião? O que acompanhas mais e o que gostavas que fosse mais divulgado? 
  • Sim, costumo. Acho interessante, acompanho principalmente as crónicas dos jogos. 

1ª Jornada: Galitos/RIALTO 71 – B.C. Limiense 56 

Entrar a ganhar num jogo difícil! 

Dia 25 de Abril, dia da liberdade iniciámos a nossa participação na 2ª fase do campeonato nacional a jogar em casa contra a equipa do Limiense. 
Um jogo difícil depois da paragem para as férias da Páscoa, mas conseguindo obter o nosso principal objetivo entrar a ganhar. 
O 1º período foi equilibrado com a equipa adversária a sair a vencer com um lançamento sobre o apito final. 
 No 2º período fomos mais acertivas na defesa e conseguimos sair para o intervalo já a vencer por 7 pontos. 
Na 2ª parte nunca conseguimos fugir no marcador como queríamos, tendo a equipa do Limiense nos colocado alguns problemas pelo nosso desacerto defensivo. Após procurarmos corrigir o nosso posicionamento lá fizemos um melhor 3º período conseguindo então que a diferença final fosse de 15 pontos. 
Realçamos ainda o fato de termos perdido 26 ressaltos defensivos, contribuindo assim para que se mantivesse o equilíbrio durante todo o jogo. 
Aos pais como sempre o nosso obrigada o vosso apoio é essencial e foi fundamental. 
Pelo Galitos canta, canta..... 
Sofia Pinho e Melo 
Parciais: 15-17; 17-08; 11-13; 28-18 
Marcha: 15-17; 32-25; 43-38; 71-56 

 Galitos: Margarida Cura, Beatriz Santos, Maria Araújo; Inês Fartura; Catarina Silva, Bárbara Silva, Eduarda Bastos, Joana Pereira; Mariana Fonseca Mariana Velhinho, Ana André e Linda Nunes.

2ª Jornada: Bolacesto 56 - Galitos/RIALTO 74 

Vitória tranquila 

No 2º dia do torneio defrontámos a equipa do Bolacesto que tinha vencido a equipa do Maia no dia anterior. Conseguiu produzir um basket mais eficaz, conseguimos estar muito mais ativos no aspeto defensivo o que torna tudo mais fácil, maior mobilidade e reação foram decisivos no desenrolar do encontro. 
Começámos a demonstrar algumas rotinas de jogo que já tínhamos adquirido e que com a paragem se torna necessário readquirir. 
Maior confiança maior assertividade permitiu-nos controlar o jogo desde o 1º período procurando sobretudo dar tempo de jogo a todas para rapidamente nos colocarmos novamente com uma boa condição para os confrontos que se avizinham quer das sub-16 quer das sub-14. 
Como não podia faltar também o agradecimento aos pais que como sempre são fundamentais no apoio que dão à equipa. 
Pelo Galitos canta, canta..... 
Sofia Pinho e Melo
Parciais: 21-19; 10-17; 14-17; 14-21 
Marcha: 21-19; 31-36; 45-53; 59-74 

Galitos: Eduarda Bastos (20), Mariana Velhinho (4), Ana André (10), Bárbara Silva (2), Margarida Cura (4) Anastasiya, Catarina Bastos (7) Daniela Hernandez (13); Filipa Silva (4), Sofia, Linda Nunes (8) e Matilde Açafrão (2) .

Entrevista à Atleta Sub-16, Mariana Limas que participou na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira 
1. O que representou para ti ser convocado pela 2ª vez para a Seleção Distrital e participar na Festa do Basquetebol Juvenil? 
  • Foi mais uma vez um orgulho ser convocada para a Seleção pois só são escolhidas 12 atletas e significa muito para mim estar nas 12 selecionadas e ver o meu esforço reconhecido. Foi novamente um prazer participar na Festa do Basquetebol Juvenil, representar o meu clube e lutar pelo meu distrito, Aveiro. 
2. Como foi a experiência de participar na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira? Estiveram a um passo de chegar às meias-finais?
  •  É sempre uma ótima experiencia, não só pelo ritmo de jogo que é diferente e pela oportunidade que tenho de evoluir como atleta, mas também pelo convívio com as equipas dos outros distritos e com a nossa própria equipa. Tínhamos uma equipa muito uniforme, com uma forma de jogar semelhante e apesar de não termos conseguido ganhar o jogo que nos permitia ir às meias-finais contra a Madeira, conseguimos cumprir parte dos objetivos propostos e acima de tudo nunca desistimos. 
3. Que diferenças sentiste entre jogar no Clube e jogar na Seleção Distrital? 
  • Na seleção o ritmo de jogo é muito mais rápido, a forma de jogo mais complexa com mais táticas e a oposição é maior do que a que estava habituada no Clube. 
4. Que conselhos dás aos atletas que ambicionam lá chegar? 
  • Trabalho constante, querer melhorar e fazer cada vez mais para nos tornarmos melhores jogadores, nunca desistir, aceitar falhar, ouvir os treinadores e, principalmente, acreditar que tudo é possível se lutarmos pelo que desejamos. 
5. O que esperas e quais os objetivos para o que ainda falta nesta temporada nas Sub-16 e Sub-19? 
  • Individualmente quero evoluir mais e dar mais a ambas as equipas e coletivamente espero conseguir, eu e a minha equipa, ir à 2ª Fase do Inter-Associações nas Sub-16 e à final da Taça Nacional nas Sub-19. 
6. Que mensagem gostavas de deixar para os teus colegas de equipa para o que resta da época? 
  • Vou dar o máximo para recuperar da lesão e acreditar que vou rapidamente voltar a treinar e a jogar com vocês. Somos uma equipa e vamos juntas até ao fim, mesmo que um jogo não nos corra bem nunca vamos desistir, os nossos objetivos estão sempre em primeiro lugar e vamos lutar para os cumprir. 
7. Costumas visitar o Blog do Basquetebol do Galitos? Qual a tua opinião? O que acompanhas mais e o que gostavas que fosse mais divulgado? 
  • Na minha opinião o Blog do Galitos é fundamental para os atletas e respetivos pais porque podemos acompanhar todo o programa de jogos e respetivos resultados, as atividades oferecidas pelo Clube, tais como o WorkCamp, os Campos de Férias, etc, e as fotografias de todas as atividade e iniciativas do Clube. Sempre que vou ao computador visito o Blog para ver as novidades e ler a crónica do meu jogo. Não há nada em especial que gostasse de ver mais divulgado, porque tudo o que acho importante saber do Galitos o Blog já tem! 

8ª Jornada: Cantanhede 64 – Galitos/SENDA 70 

Começar bem…e a partir daí sempre a sofrer! 

Deslocamo-nos no início de tarde de sábado ao pavilhão Marialvas, para defrontar o BC Cantanhede. 
O jogo iniciou-se de forma muito equilibrada até a meio do período, altura em que a nossa equipa conseguiu “tirar dividendos” da defesa a campo inteiro agressiva e do ataque em alta intensidade, fazendo um parcial final de 02-13. No final do 1º período estávamos na frente por 11-25. 
O 2º período trouxe-nos a nossa pior fase. O adversário alterou o seu sistema defensivo para zona e partir daí a nossa equipa “desorientou-se” completamente, somando más decisões no ataque, perdas de bola e fraca atitude defensiva. No final da 1ª parte o resultado era-nos favorável por 29-34. 
A 2ª parte caracterizou-se pelo equilíbrio, com o Cantanhede a lutar muito e a dar sempre o máximo pela vitória. Por seu lado nós em vez de querermos “matar” o jogo fomos permitindo ao adversário ir “ganhando” confiança com o passar do tempo. No final do 3º período o resultado era mais curto 51-54. 
No último período o adversário acreditou que poderia passar para a frente e a 3 minutos do fim liderava por 61-58. Nessa altura a equipa uniu-se, soube defender de forma agressiva e com entreajuda e no ataque fomos mais serenos, fazendo um parcial final de 03-12, conseguindo vencer por 64-70. 
Parabéns a todos pela vitória, foi um jogo jogado sempre em elevada intensidade e agressividade, onde sentimos muitas dificuldades em ter sucesso. Parabéns ao adversário pela boa réplica, mas a nossa exibição ficou claramente aquém do que podemos fazer. 
Temos de manter “sempre” o mesmo empenho, dedicação, vontade e capacidade de trabalho durante os treinos, para podermos continuar a evoluir, individualmente e como equipa. 
Se queremos continuar o bom percurso que temos feito neste torneio, temos de ser mais humildes e aumentar a nossa vontade e capacidade de aprendizagem! 
Alguns dados estatísticos a ressalvar: 48% lances livres (21/44), 44% 2 pts (17/39), 36 ressaltos ganhos e 33 bola perdidas. 
A equipa deseja as melhoras aos 4 atletas que ainda se encontram impedidos de dar o seu contributo à equipa: Henrique Rocha, João Lebre, Luís Almeida e Marco Hadjic (que fraturou o pé esta semana). 
André Leitão 
Parciais: 11-25; 18-09; 22-20; 13-16 
Marcha: 11-25; 29-34; 51-54; 64-70 

Galitos: Eduardo Robalo, Rui Pereira (22), Tiago Bebiano, Alexandre Pereira (20), André Neves, Luís Patrício, Vasco Marques (6), Simão Verde (2), Rodrigo Leite (6), Afonso Fonseca (9) e António Matias (5).

Torneio da Páscoa do Brandoense 

1ª Jornada: GRIB 63 - Galitos/RIALTO 65 

Entrar a vencer 

Na paragem do campeonato para o trabalho das seleções distritais e para a comemoração da Páscoa o GRIB convidou a nossa equipa de sub-16 para participar no seu torneio. 
Iríamos defrontar o GRIB, o Bolacesto e o Maia, seriam jogos importantes pois tanto a equipa de sub-16, como a de sub-14 estavam sem competição há mais de 2 semanas. O objetivo da nossa participação no torneio, retomar o ritmo competitivo foi amplamente conseguido. 
Entrámos bem no torneio e conseguimos no 1º jogo obter um resultado favorável, vitória no final por 2 pontos. 
Ganhar o 2º e 4º período foram suficientes para garantir o resultado final. 
Como não podia faltar também o agradecimento aos pais que como sempre são fundamentais no apoio que dão à equipa. 
Pelo Galitos canta, canta..... 
Sofia Pinho e Melo
Parciais:16-15; 12-16; 16-10; 18-24 
Marcha: 16-15; 28-31; 44-41; 63-65 

Galitos: Eduarda Bastos (11), Mariana Velhinho (7), Ana André, Bárbara Silva, Margarida Cura (6), Joana Cura (16), Catarina Bastos (13) Daniela Hernandez (4); Filipa Silva, Sofia Ribeiro, Linda Nunes (4) e Matilde Açafrão (2) .

 
Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta dos Sub-20 e Senior Miguel Oliveira pelos seus 20 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Seniores Masculinos perdem com a Sanjoanense
Sub-19 Femininos perdem com o Valongo
Sub-14 Femininos vencem no Aroso


Os Seniores Masculinos perderam com a Sanjoanense por 53-86 na 1ª jornada da 2ª Volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão em jogo que colocava frente a frente o 1º e 2º classificado desta série. O Galitos/WEBER precisava de vencer para continuar a lutar pelo 1º lugar que dá acesso ao jogo decisivo de apuramento para a Final Nacional mas desde os minutos iniciais que a Sanjoanense esteve no comando do marcador controlando sempre o jogo.

As Sub-19 Femininos perderam com o Valongo por 50-68 na 2ª Jornada da 2ª Fase da Taça Nacional. O jogo começou intenso e com algum equilibrio apesar do ligeiro ascendente do adversário. Na reta final da 1ª parte e no recomeço o Valongo ganha uma vantagem que vai ampliando ao logo da 2ª parte apesar do Galitos/PIZZARTE nunca ter baixado os braços e ter lutado para inverter o rumo dos acontecimentos.

As Sub-14 Femininos foram ao Porto derrotar o António Aroso por 54-67 na 2ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional. Depois da vitória em casa na 1ª jornada o Galitos/RIALTO foi conseguir uma importante vitória na casa do 3º classificado do Distrital do Porto. O jogo foi muito equilibrado apesar do Galitos ter estado sempre na frente do marcador por margens curtas, só no último parcial as Galináceas fugiram no marcador.


Sub-16 Masculinos B perdem em Ovar
Sub-14 Masculinos A vencem Esgueira
Sub-13 Masculinos derrotam Gafanha


Os Sub-16 Masculinos B foram a Ovar perder com a Ovarense B por 78-19 na 4ª jornada. Depois de uma longa interrupção competitiva os jovens Galináceos do  Galitos/SENDA acusaram a falta de ritmo competitivo e tiveram muita dificulade em atacar o cesto.

Os Sub-14 Masculinos A iniciaram da melhor forma a 6ª Fase do Campeonato Distrital ao derrotarem o Esgueira por 51-46. O jogo foi muito equilibrado apesar do Galitos/INTERNATIONAL HOUSE a ter entrado melhor. Na 2ª parte a toada do jogo mantevesse com o Galitos a ser mais forte na parte final do encontro.

Os Sub-13 Masculinos venceram a equipa do Gafanha por 4-3 na 1ª jornada da 3ª Fase do Torneio Distrital nu jogo muito discutido que só ficou decidido nos ultimos instantes do ultimo parcial com o Galitos/O MEU SPOT ea entrar bem nesta nova fase.

O MiniGalitos/ROYAL SCHOOL retomou a atividade participando em 3 encontros, esteve com 2 equipas de Sub-12 e 1 de Sub-8 na Gafanha e outra de Sub-8 em Ovar.

 
Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta dos Sub-16 B Miguel Pereira pelos seus 15 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Sub-18 Masculinos perdem com o Brandoense
Sub-16 Masculinos A vencem em Cantanhede
Sub-16 Femininos perdem com os Atómicos
Sub-13 Femininos vencem ENESSE


Os Sub-18 Masculinos perderam com o Brandoense por 32-61 na última jornada do Torneio Inter-Associações. O Galitos/INDASA não esteve bem na 1ª parte chegando ao intervalo a perder por 10-31. Na 2ª metade ainda tentou reagir conseguindo encurtar um pouco esta diferença mas o adversário não permitiu grande aproximação acabando por fugir novamente no marcador.

Os Sub-16 Masculinos A foram a Cantanhede vencer por 64-70 na 8ª jornada do Torneio Inter-Associações. Apesar de não ter estado muito bem o Galitos/SENDA esteve quase sempre na liderança permitindo apenas que o adversário passasse para a frente por 3 pontos já no 4º periodo mas uma boa reta final permitiu chegar à vitória. Com mais este resultado o Galitos mantem-se na corrida pela apuramento para a Fase Final do Torneio.

As Sub-16 Femininos perderam com os Atómicos por 55-62 na 8ª jornada do Torneio Inter-Associações. O jogo foi muito equilibrado, o Galitos/RIALTO dominou a 1ª parte chegando a dispor de 10 pontos de vantagem e chegou ao intervalo na frente por 30-26. Na 2ª parte os Atómicos passaram para a frente e controlaram o marcador até ao fim.

Os Sub-14 Masculinos B perderam com o Anadia por 37-53 na 1ª jornada da 6ª Fase do Campeonato Distrital. O jogo foi muito equilibrado e jogado com grande intensidade com o  Galitos/INTERNATIONAL HOUSE a lutar muito e a só permitir que o seu adversáio fugisse no marcador na reta final do encontro

As Sub-13 Femininos venceram a equipa mista do ENESSE por 5-1 na 1ª jornada da 3ª Fase do Torneio Distrital. Depois de uma longa interrupção competitiva as jovens Galináceas do Galitos/TRIPLO SABER estiveram bem apenas perdendo um parcial na 1ª parte.


Seniores Masculinos vencem Desportivo da Póvoa
Sub-19 Femininos perdem na Maia
Sub-14 Femininos vencem Limiense


Os Seniores Masculinos venceram o Desportivo da Póvoa por 79-64 na última jornada da 1ª Volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e com esta vitória mantem-se no 2º lugar da classificação logo atrás da Sanjoanense e seu proximo adversário já este domingo. O Galitos/WEBER esteve sempre na liderança mas sempre que conseguia uma vantagem na casa das dezenas o adversário reagia e encostava no marcador até que no último parcial os Galináceos fugiram definitivamente acabando por vencer com naturalidade.

As Sub-19 Femininos iniciaram a sua participação na 2ª Fase da Taça Nacional perdendo na Maia com o MaiaBasket por 57-42. O jogo teve muito equilibrio na 1ª parte com o Galitos/PIZZARTE a ganhar ligeiro ascendente na reta final e a chegar ao intervalo na frente (22-26). Na 2ª parte as Galináceas reentraram mal e permitiram que o Maia passasse para a frente e fugisse no marcador.

As Sub-14 Femininos iniciaram a sua participação na 2ª Fase do Campeonato Nacional derrotando o Limiense por 71-56. Apesar da vitória por números confortáveis o jogo não foi nada fácil e teve bastante equilibrio. Depois de estar a perder por 2 pontos no final do 1º periodo o Galitos/RIALTO passou para a frente do marcador mas sempre por margens muito curtas só conseguindo fugir no marcador no último parcial.



Sub-20 Masculinos vencem Vasco da Gama

Os Sub-20 Masculinos venceram o Vasco da Gama por 85-81 na 6ª jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional. 

Depois de ter perdido no Vasco por uma margem dilatado o Galitos/WEBER deu uma excelente resposta dominando o encontro do principio ao fim frente a um adversário forte que ainda não tinha perdido nesta 2ª Fase. O jogo começou intenso sempre com o Galitos a comandar as operação, chegando ao intervalo a vencer por 47-36.

Na 2ª parte o Vasco tentou reagir mas os Galináceos sempre muito concentrados não permitiram que o seu adversário se aproximasse no marcador. Apenas nos instantes finais do encontro o marcador registo equilibrio com o Galitos a conseguir segurar a sua escassa vantagem e vencer bem.


Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita a treinadora dos Sub-14 Masculinos A e das Sub-16 Femininos Tatiana Iourtaeva pelos seus 36 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

 
Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta dos Sub-16 A Alexandre Pereira pelos seus 16 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Histórico dos workCamps já realizados
  1. Pré-temporada 2011
  2. Pré-temporada 2012  
  3. Páscoa 2013
  4. Verão 2013
  5. Pre-temporada 2013 
  6. Páscoa 2014 
No final da temporada, quando se iniciarem as férias cá estaremos com a 7ª edição do WorkCamp

 
Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita a atleta Sub-10 do MiniGalitos Sofia Santos pelos seus 9 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta dos Sub-14 Francisco Cordeiro pelos seus 13 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.



Sub-20 Masculinos perdem no Dragon Force

Os Sub-20 Masculinos foram ao Porto perder com o Dragon Force por 69-52 na 1ª jornada da 2ª Volta do Campeonato Nacional. 

Apesar da derrota o Galitos/WEBER fez uma boa 1ª parte frente ao lider do campeonato chegando ao intervalo na frente do marcador por 33-36.

Na 2ª parte os Galináceos já não conseguiram manter o mesmo nível permitindo que o Dragon Force desse a volta ao jogo logo no 3º periodo.

6ª Jornada: Conimbricense 52 – Galitos/WEBER 66 

Temos equipa... 
Na passada 4ª feira deslocamo-nos a Coimbra ao difícil e velhinho campo da Palmeira para defrontar a equipa do Conimbricense. 
Defrontávamos uma equipa bastante atras na classificação mas com bons resultados em todos os campos, pelo que nos esperava um jogo difícil. Para agravar íamos desfalcados de 3 jogadores interiores o que nos colocava em peso e estatura muito abaixo do adversário. Só com grande espirito e muita inteligência conseguiríamos levar de vencida a equipa adversaria. 
E foi assim que começámos, muito concentrados na defesa, condicionando o tiro exterior adversário e com muita entreajuda e comunicação conseguíamos parar o seu jogo interior. Em termos ofensivos, não jogávamos a correr como gostaríamos mas fomos muito inteligentes e pacientes a desmontar a zona da equipa adversaria. Alternando o tiro exterior com o interior (através de penetrações). 
Entramos ainda melhor no 2º período e quando parecia que íamos disparar para uma vitória confortável, uma desconcentração inacreditável permitiu um parcial de 10-00 à equipa adversaria que apesar de se manter atras do marcador ganhou novamente confiança. 
O intervalo foi bom conselheiro e quando parecia que tudo voltava ao normal 4 lances livres “oferecidos” parecia voltar a acontecer o mesmo filme do fim da 1ª parte. 
Mas com todas estas contrariedades a equipa uniu-se como nunca, e fez um último período muito bom. Retirámos a ferros uma vitória justíssima, com muito suor e muita “cabeça”. 
Parabéns, pois a equipa dentro e fora de campo mostra-se nas contrariedades e a nossa mostrou-se claramente neste dia! 
Ricardo Brito 
Parciais: 11-19; 19-14; 10-13; 12-20 
Marcha: 11-19; 30-33; 40-46; 52-66 

Galitos: Pedro Seabra, Nuno Vicente, João Paulo (2), Marcelo Costa, Daniel Félix (18), Luís Oliveira (2), Pedro Santos (20), Francisco Gonzalez, Diogo Sousa, Ricardo Pinto (4), Miguel Carmo (16) e Matthew Moreira (3).





6º WorkCamp
Páscoa 20014





Atletas Presentes no 6º WorkCamp - Páscoa 2014 
  • 2003 Fem: Beatriz Marques, Luzia Ferreira
  • 2003 Masc: Miguel Silva, Pedro Silva, Tiago Leite
  • 2002 Fem: Beatriz Santos, Inês Fartura, Joana Pereira, Maria João Ribeiro, Raquel Costa
  • 2002 Masc: Diogo Gonçalves, Martim Santos
  • 2001 Fem: Mariana Fonseca
  • 2001 Masc: Diogo Pinto, Francisco Cordeiro, João António Lima, João António Viegas, João Costa, Leonardo Maio, Luís Gonzaga, Manuel Conceição, Ricardo Almeida, Vasco Silva
  • 2000 Fem: Ana Antunes, Bárbara Silva, Catarina Silva, Carolina Tavares, Eduarda Bastos, Linda Nunes, Margarida Cura, Maria Araújo, Mariana Velhinho, Rita Rodrigues
  • 2000 Masc: Alexandre Wilson, André Alves, Jaime Oliveira, João Gil, José Balseiro, Jorge Ferreira, Luís Gonçalves, Martim Jesus, Pedro Nuno Azevedo, Rui Jorge, Tiago Taliscas Sá
  • 1999 Fem: Anastasiya, Daniela Hernandez, Filipa Varelas, Matilde Açafrão, Rita Limas, Sofia Ribeiro
  • 1999 Masc: André Alves, Eduardo Robalo, João Afonso, João Diogo, Marco Hadjic, Miguel Pereira, Pedro Gonçalves, Vasco Marques, Vasco Sousa
  • 1998: Alexandre Pereira, Rui Pereira 
  • 1997: Rafaela Oliveira

Torneio de Futuro de Sub-18 
do Beira-Mar 


Parabéns à nossa equipa pelo desempenho e vitória no Torneio do Futuro de Sub-18 do Beira-Mar, com uma equipa composta por atletas com as idades da próxima época deste escalão. 
André Leitão 
1º Jogo: Galitos/INDASA 59 - Atómicos 23 
Boa atitude, bom desempenho! 

Parciais: 21-05; 14-08; 16-02; 08-08 
Marcha: 21-05; 39-13; 51-15; 59-23 

Galitos: Tiago Sá (4), Rogério Ratola (2), Miguel Pina (6), Ruben Costa (3), Alexandre Pereira (4), Nuno Simões (18), André Carvalho (10), Wandilson Afonso, Tiago Bebiano (7), Pedro Meireles (2), Afonso Fonseca e António Matias (3). 

2º Jogo: Beira-Mar 37 – Galitos/INDASA 50 
Jogo equilibrado! 

Parciais: 10-14; 14-13; 07-13; 06-10 
Marcha: 10-14; 24-27; 31-40; 37-50 

Galitos: Tiago Sá (4), Rogério Ratola, Miguel Pina (4), Ruben Costa (6), Alexandre Pereira (4), Nuno Simões (8), Luís Patrício, André Carvalho (4), Rodrigo Leite (2), Tiago Bebiano (12), Pedro Meireles e Afonso Fonseca (6).

Mês de Março – Seniores Femininos 

Destaque Mensal de participação nas atividades da Equipa 

No Mês de Março destaque para 5 atletas que registaram uma assiduidade superior a 90% das atividades da equipa e para mais 6 atletas que estiveram em mais de 80%. 


6º WorkCamp
Páscoa 20014

Terminou o 6º WorkCamp, uma atividade criada pelo Galitos para aproveitar as interrupções letivas dos atletas e aumentar de forma significativa o volume de treino, incidindo em aspetos que não são tão treinados no trabalho regular das equipas.

Esta 6ª edição decorreu ao longo de 2 semanas  com 7 dias de trabalho (três na 1ª semana e quatro na 2ª) alternando entre sessões só da parte da manhã com sessões de manhã e de tarde.

Cada sessão matinal foi composta por 3 blocos de trabalho, um essencialmente para o desenvolvimento da condição física, outro para aperfeiçoar os fundamentos técnicos e um terceiro com formas mais competitivas.

Na parte da tarde, para além das sessões teóricas foram realizados muitos jogos e concursos para aplicar os conteudos que iam sendo trabalhados. A parte social também não foi esquecida com 2 visitas à Feira de Março no encerramento de cada semana.

O trabalho decorreu sempre a um bom ritmo com os muitos atletas presentes, número recorde (61 no conjunto das 2 semanas: 51 na 1ª semana e 42 na 2ª) a aplicarem-se ao máximo e melhorarem de forma significativa os seus desempenhos.

Uma palavra final de agradecimento pelo excelente trabalho desenvolvido pelos treinadores, ao Luís Oliveira na organização e articulação de todo o trabalho, ao Matt Nover, treinador convidado pela inovação nas propostas de trabalho físico e aos restantes treinadores Galináceos, Catarina Martins e Bruno Santos e ao atleta Pedro Santos.







Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta dos Sub-10 do MiniGalitos Tiago Lemos pelos seus 9 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

 
Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita a treinadora das Sub-14 Femininos Sofia Pinho e Melo pelos seus 44 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


6º WorkCamp
Páscoa 20014

2ª semana

Aproveitando a paragem letiva e as férias da pascoa preparámos-nos para mais 1 semana de grande intensidade e trabalho. 
A semana anterior foi um sucesso e esperáva-nos outra igual. Nesta 2ª semana contamos com 42 Galináceos e ao longo da semana fomos crescendo com a chegada dos atletas que estiveram ao serviço das seleções distritais na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira. 
Os temas do trabalho foram os mesmos, drible, passe, enquadramentos e lançamentos. Com a evolução dos conteudos chegámos ao fim da semana a jogar o jogo livre com reações às penetrações. Foram 2 semanas intensas, dinâmicas e muito cansativas, mas também muito produtivas. Conseguimos cumprir todos os objetivos proposto. Os parabéns aos atletas pelo empenho e dedicação que demonstraram, esperamo-los no proximo WorkCamp quando se iniciarem as férias no Verão. 
Um agradecimento aos treinadores que ao longo destes dias trabalharam de forma intensa, sem eles o sucesso não tinha sido atingido, Bruno Santos, Catarina Martins, Matt Nover e Pedro Santos. 
Vamos regressar ao trabalho nas equipas importante não esquecer os pormenores trabalhados. 
Luís Oliveira




;;
GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura