Entrevista ao Diretor dos Sub-14 Masculinos, Francisco Limas que mais uma vez participou na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira
1.Como carateriza o ambiente que se vive na Festa do Basquetebol Juvenil?
O ambiente é quase impossível de descrever, só mesmo quem já lá foi é que consegue ter uma ideia da grandeza e da dimensão da Festa do Basquetebol.
É um ambiente espetacular com a envolvente das Associações e os seus atletas, o colorido e o companheirismo entre eles.
2. Como foi em termos competitivos o desempenho dos Sub-14?
O desempenho dos Sub-14 Masculinos, não podia ter sido melhor, só faltou o factor sorte para este ano conseguirmos o 1º lugar.
A motivação da equipa esteve sempre ao mais alto nível, assim como todo o empenho e dedicação da equipa técnica.
3. Como analisa o nível das gerações/equipas presentes nas Festas, a nível nacional e das seleções de Aveiro?
As selecções de Aveiro estiveram mais um ano num nível de competição muito superior às muitas Associações presentes. As nossas equipas Sub-14 estiveram a um nível altíssimo e por pouco não estiveram as duas presentes na final. As equipas sub-16, com um pouco de azar foram afastadas do pódio, onde mereciam estar.
4. Diferenças entre a competição nas festas e a competição no clube?
A competição na festa do Basquetebol é totalmente diferente da competição no clube. É uma competição muito mais intensa, mais exigente, quer a nível tático, quer a nível físico e nunca esquecendo a vertente de estar a representar o nosso distrito.
5. Que conselhos podem ser dados aos atletas que ambicionam chegar às seleções?
O objetivo de chegar às selecções do nosso distrito tem de ser encarado com muito empenho, orgulho e muita vontade de ser cada vez melhor.
O “prémio” de ir á Festa do Basquetebol é muito difícil de conseguir mas é muito enriquecedor e o crescimento que se nota nos jogadores do 1º dia até ao último é enorme. São 5 dias que parecem uma época de trabalho a nível de evolução.
6. Como se sente e o que representa fazer parte do staff da ABA nas Festas?
É um orgulho enorme fazer parte do Staff da ABA, uma vez que todo o grupo de trabalho é extraordinário. Desde a presença constante do DT da ABA, Treinadores, Diretores e não esquecendo os Atletas. Têm sido miúdas e miúdos que sabem bem representar o emblema que têm ao peito, o emblema do seu distrito e da sua terra, dignificando-a brilhantemente.
São amizades que se criam e amizades que se fortalecem. A toda a equipa técnica o meu muito obrigado pela oportunidade.
Aveiro é nosso e sempre será. Até para o ano e divirtam-se a jogar Basquetebol!