Galitos classifica-se em 2º lugar por diferença de
apenas 2 pontos
no desempate entre as 3 equipas


Depois de vencermos, sem derrotas, o grupo em que estivemos inseridos na 1ª fase, entrámos na 2ª fase do campeonato regional com o objectivo claro de nos classificarmos para a fase final, de preferência em 1º lugar uma vez que isso nos permitia disputar a fase decisiva em casa.
Desde cedo 3 equipas se destacaram das demais, Galitos, Sanjoanense e a Ovarense criando um fosso enorme para as restantes 5 equipas que discutiram entre si a última vaga para a fase final.
Os 3 candidatos ao título discutiram o 1º lugar desta fase até à última jornada terminando os 3 empatados com 2 derrotas cada. Todas venceram e perderam um jogo entre si sendo decidido o 1º lugar pela diferença de pontos marcados e sofridos nos jogos entre os 3. Com este critério a Sanjoanense acabaria por ficar em 1º lugar com apenas 2 pontos de vantagem relativamente ao Galitos (1º Sanjoanense +23; 2º Galitos +21 e 3º Ovarense -44). O 4º classificado, a Oliveirense, venceu apenas 6 jogos contra as 12 vitórias de cada um dos 3 primeiros classificados.
O Galitos depois de perder com a Ovarense por 11 pontos em Ovar e em casa com a Sanjoanense por 20 pontos de diferença, faz uma excelente 2ª volta vencendo todos os jogos. Em casa derrotou a Ovarense por 46 pontos de diferença e na última jornada venceu a Sanjoanense por 6 pontos de diferença quando precisava de 8 pontos para ficar em 1º do grupo. Esta boa 2ª volta deixou boas perspectivas para a fase final, apesar de esta se realizar em São João da Madeira.
Nos restantes 10 jogos com as outras equipas, com maiores ou menores dificuldades vencemos sempre, alternando bons jogos, com boa atitude, com outros em que a forma como encarávamos o encontro não nos permitia marcar uma diferença clara para os nossos adversários, um aspecto que apesar das melhorias já conseguidas, temos ainda de continuar a progredir para podermos ser mais consistentes.
João Cura



Na sequência do Plano de Formação do Clube dos Galitos disponibilizamos os documentos produzidos na 1ª Sessão realizada este mês de Janeiro. Nesta sessão foram abordados os temas:
"Prevenção de lesões nas articulações dos membros inferiores" - Fisioterapeuta Baltazar Moutela;
"A Psicologia no Treino Desportivo" - Psicóloga Liliana Correia.
O vídeo que se apresenta foi realizado durante um treino de uma das equipas do clube e serve para ilustrar algumas das propostas apresentadas na prevenção de lesões das articulações dos membros inferiores.

3ª Jornada: Académico FC 61 – Galitos 57

Galitos sofre 1ª derrota no campeonato nacional após 14 jogos oficiais sem perder.

Este sábado o Galitos deslocou-se ao recinto sempre difícil do Académico do Porto, 2º Classificado no campeonato regional da Associação de Basquetebol do Porto e que também se encontrava ainda sem derrotas neste grupo do Campeonato Nacional.
O Galitos perdeu este jogo justamente contra um adversário muito equilibrado e que, tal como todas as equipas do Académico, luta bastante por cada posse de bola como se fosse a ultima, algo que deveríamos “copiar”.
Este jogo teve duas partes distintas. Entrámos algo nervosos e desconcentrados no jogo, provavelmente pelo facto de enfrentarmos um adversário que também se encontrava invicto e não soubemos contrariar os seus pontos fortes. A defesa agressiva e bastante fechada por parte desta equipa, obriga a uma gestão mais cuidada da posse de bola e a uma boa selecção de lançamentos. Em termos ofensivos são fortes e exploram bem situações de 1x1 com muitas penetrações para o cesto. Por estas razões não são de admirar os resultados registados no 1º e 2º períodos com vantagem para o Académico de 7 e 6 pontos, respectivamente.
Na 2ª parte não conseguimos melhorar o nosso desempenho ofensivo que registámos na 1ª metade, em grande parte pelo mérito da equipa adversária que é muito forte defensivamente. No entanto em termos defensivos conseguimos alterar tudo, passando a recuperar melhor o que nos permitiu anular os contra ataques da equipa adversária, demos melhores ajudas nas penetrações para o cesto e dominámos a tabela defensiva, conseguindo que Académico apenas marcasse apenas 10 pontos em cada período, vencendo assim os dois parciais da 2ª parte. Esta melhoria defensiva não foi no entanto suficiente para inverter o resultado final.
Parabéns pela reacção, foi a nossa 1ª derrota mas é também com as derrotas que se aprende. Temos de continuar a trabalhar para continuar a nossa evolução.
Uma nota final para a entrada de um novo jogador que aconteceu logo num jogo bastante difícil complicado. Sejas bem-vindo Eli.
Ricardo Brito
Parciais: 22-16; 19-12; 10-14; 10-15
Marcha: 22-16; 41-28; 51-42; 61-57.

Galitos: Luís Pina (2), Reynaldo, Hugo Verde (2), Henrique Romão (4), João Tavares, João Padilha (16), Dikilson Neto (5), Jorge Anjos, Hugo Rangel, Eli, Francisco Cacho (6) e Bruno Fartura (22).

3ª Jornada: Galitos C 51 – Vagos 44

Nova vitória

O Galitos recebeu o Vagos na 3ª jornada da 3ª fase do Regional, jogo que se esperava equilibrado, atendendo a que o adversário se encontrava com o mesmo numero de vitórias que nós.
Entrando na partida concentrados e com uma boa atitude defensiva, chegamos ao fim do 1º período com uma vantagem de 3 pts (13-10).
No 2º período o desacerto foi total e permitimos que o adversário obtivesse 10 pts sem resposta chegando ao fim da 1ª parte com o resultado de 16-24.
Na 2ª parte corrigimos alguns dos erros defensivos cometidos e mesmo jogando perante uma defesa zona conseguimos equilibrar e passar para a frente do marcador terminando o 3º período com uma vantagem de 5 pts (37-32).
No último parcial o equilíbrio manteve-se, acabando com a nossa equipa a vencer com o resultado de 51- 44.
Paulo Santos
Parciais: 13-10; 03-14; 21-08; 14-12
Marcha: 13-10; 16-24; 37-32; 51-44

Galitos: João Ferreira (20), Alexandre Oliveira, Tiago Maio (8), Miguel Carvalho (9), Francisco Vieira (2), Rodolfo Santos (4), Francisco Antunes (2) Tiago Vasconcelos (8) Tiago Monteiro e André Resende.

14ª Jornada: Sanjoanense 60 – Galitos 66

Vitória por 6 pontos em S. João da Madeira deixa boas perspectivas para Fase Final

Apesar de ter vencido a Sanjoanense na última jornada por 6 pontos de diferença, o Galitos não conseguiu trazer a Fase Final para o seu pavilhão ficando a um escasso cesto desse objectivo que podia até ter acontecido no último segundo.
Apesar de ter falhado este objectivo a equipa voltou a demonstrar, mais uma vez, capacidade para vencer qualquer adversário, seja qual for o pavilhão.
O jogo começou muito vivo com a Sanjoanense a concretiza os primeiros dois cestos. O Galitos que se apresentou muito determinado reagiu e rapidamente assumiu a liderança da partida que chegou a ser de 8 pontos ainda no 1º período (23-15), fruto do seu acerto no ataque.
O encontro foi jogado com muita intensidade e emotividade e por esta razão nem sempre o basquetebol praticado foi de qualidade.
Durante praticamente toda a 1ª parte mantivemo-nos na frente, com uma vantagem que oscilou entre os 2 e os 7 pontos de diferença, mas duas desconcentrações e consequentes perdas de bola no último minuto da 1ª parte permitiram ao nosso adversário aproximar-se no marcador. Ao intervalo vencíamos por 38-37.
Na 2ª parte a qualidade do jogo baixou com as equipas a jogarem mais com o coração do que com a cabeça. A Sanjoanense conseguiu liderar durante parte deste parcial no entanto no final do 3º período o Galitos continuava na frente mas por um escasso ponto de vantagem.
No último decisivo parcial a Sanjoanense volta a liderar o marcador com o Galitos a nunca baixar os braços. Mais uma vez nesta fase final do jogo não tomámos as melhores decisões, tanto a atacar, como a defender, mas a nossa vontade de ganhar falou mais alto e depois de estar a perder por 4 pontos de diferença fizemos um parcial de 10-0 que nos permitiu vencer por 6 pontos de diferença, quando precisávamos de vencer por 8 pontos para podermos disputar a Fase Final no nosso pavilhão. Refira-se ainda que dispusemos de um último lançamento de 3 pontos mesmo em cima do apito final que por muito pouco não entrou e que nos teria dado esse direito.
Parabéns a toda a EQUIPA não só pela vitória, mas essencialmente pela recta final conseguida nesta 2ª fase que nos deixa boas perspectivas para a fase final que se disputa já no próximo fim-de-semana em S.J. da Madeira. Estamos preparados para o que aí vem!
João Cura
Parciais: 20-26; 17-12; 13-13; 10-15
Marcha: 20-26; 37-38; 50-51; 60-66

Galitos: Filipe Pereira, Francisco Gonzalez, Bolon Sauné (4), Matthew Moreira (26), João Clemêncio (1), André Occhiallini (7), José Sá (6), Luís Sousa (2), João Limas, Pedro Santos (2), Luís Folque (14) e Marcelo Martins (5).

2ª Jornada: Ovarense C 57 - Galitos B 55

Galitos perde por 2 pontos

Os galináceos deslocaram-se a Ovar, para cumprir o 2º jogo da 3ª Fase, perdendo por 2 pontos.
Após um 1º período tímido para ambas as equipas, onde ambas falharam muitos lançamentos perto do cesto.
No 2º período as equipas entraram mais agressivas, com a equipa galinácea a superar a Ovarense, terminando a 1ª parte empatadas a 28.
Na 2ª parte o Galitos entrou mal, embora criando boas oportunidades, não conseguiu concretizar. Acabando por perder o 3º período por 12-20.
No quarto e último período entrámos melhor, recuperando e chegando mesmo a empatar o jogo a 54 pontos. No entanto nos últimos 4 minutos quebrámos fisicamente não conseguindo reagir. Embora só permitindo 3 pontos ao adversário, não conseguimos concretizar, apesar de criarmos boas situações de lançamento mas faltando discernimento na altura da finalização.
Bruno Fangueiro
Parciais: 9-6; 19-22; 20-12; 09-15;
Marcha: 9-6; 28-28; 48-40; 57-55;


Galitos: Miguel Pina (6); João Lamas (28); Pedrinho; Manuel (2); Hugo Rangel (9); Frederico Sá (2); Guilherme (4); Francisco Pinheiro (4); Pedro Mealha; João Daniel (5) e Eduardo Antunes(2).

3ª Jornada: Galitos B 59 – Illiabum B 54

Galitos vence em jogo sempre controlado

O Galitos recebia o Illiabum com o objectivo de continuar a colocar em campo os princípios que tem vindo a trabalhar. A história do jogo é simples com o nossa equipa a controlar o encontro tendo conseguido estar sempre na frente do marcador.
Começamos já a revelar alguma estrutura no ataque, bem como uma maior iniciativa de todos os jogadores, ocupando correctamente os corredores, movimentando-nos bem sem bola e libertando os colegas para bons lançamentos (especialmente de meia distância).
Apesar de estarmos esclarecidos no ataque tivemos sempre dificuldades defensivas, recuperámos mal defensivamente, não bloqueámos no ressalto e demos algumas facilidades no lançamento exterior. Estes são os aspectos onde temos de insistir e melhorar, sabendo que a defesa é fundamental no basquetebol.
A equipa demonstra estar no caminho correcto relativamente ao trabalho, dado que todos os jogadores deram um contributo positivo, em vários aspectos, revelando muita vontade e intensidade. Bom trabalho.
Luís Araújo
Parciais: 15-9; 18-19; 14-11; 12-16;
Marcha: 15-9; 33-28; 47-39; 59-54;

Galitos: Pedro Seabra (12), Gonçalo Catarino (14), Luis Vieira, Pedro Godinho (2), Miguel Carvalho, Francisco Mata (4), João Lemos (5), João Azoia (4), João Tavares (12), Jorge Paula (2) e José Gonçalves.




CONVOCATÓRIA PARA ENCONTRO DE SUB-12

ACTIVIDADE: ENCONTRO DISTRITAL DE SUB-12
PARTICIPANTES: Atletas Sub-12 Masculinos e Femininos
ORGANIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DE AVEIRO E CLUBE DOS GALITOS
DIA DO JOGO: DOMINGO – dia 25 de JANEIRO de 2009
HORAS DOS JOGOS: Das 10h30 até às 12h30
LUGAR DOS JOGOS: PAVILHÃO DO GALITOS
CONCENTRAÇÃO NO PAVILHÃO DO GALITOS: DOMINGO, às 10h

POR FAVOR NÃO SE ESQUEÇA
CASO O SEU EDUCANDO CUJA PRESENÇA É IMPORTANTE, NÃO PUDER ESTAR PRESENTE, DEVE AVISAR O SEU MONITOR.


CONVOCATÓRIA PARA ENCONTRO DE SUB-8

ACTIVIDADE: ENCONTRO DISTRITAL DE SUB-8
PARTICIPANTES: Atletas Sub-8 Masculinos e Femininos
ORGANIZAÇÃO: Associação de Basquetebol de Aveiro e Vagos
DIA DO JOGO: DOMINGO – dia 25 de JANEIRO de 2009
HORAS DOS JOGOS: Das 14h30 até às 16h30
LUGAR DOS JOGOS: PAVILHÃO DO VAGOS
CONCENTRAÇÃO NO PAVILHÃO DO VAGOS: DOMINGO, às 14H

POR FAVOR NÃO SE ESQUEÇA
CASO O SEU EDUCANDO CUJA PRESENÇA É IMPORTANTE, NÃO PUDER ESTAR PRESENTE, DEVE AVISAR O SEU MONITOR. OS ATLETAS DEVEM LEVAR O EQUIPAMENTO NOVO.

MINIGALITOS – Encontro de Sub-12

Galitos participa em mais um encontro na Gafanha!

No domingo, dia 11 de Novembro, realizou-se mais uma jornada de Minis sub-12, mais uma vez organizado pelo GD Gafanha. Estiveram presentes várias equipas do distrito, tendo o Galitos jogado apenas com o Gafanha e o Beira Mar.
Tendo disponíveis 9 jogadores, foi possível participarem todos em bastantes momentos dos dois encontros! No final do convívio cada atleta tinha dado o seu contributo em pelo menos 3 períodos.
No 1º jogo, frente à equipa do Beira Mar, os nossos jovens entraram um bocadinho ainda a dormir, em que custava a correr e muitas vezes a bola escapava das mãos. No entanto, logo a partir do 2º período, melhoraram começando a serem mais rápidos, recuperando bolas e criando cestos fáceis de 1x0 ou mesmo 2x0. Foi um jogo equilibrado e muito bem jogado por ambas as equipas.
No 2º jogo, encontrámos uma das equipas da casa, o Gafanha. Dada a quantidade de jogadores no banco, foi possível uma boa rotação dos nossos atletas, o que provou ser positivo pois o elevado ritmo de jogo nunca baixou do primeiro ao último segundo. De realçar a concentração com que todos entraram em campo. Uma partida muito bem jogada, em que ficou provado que os treinos têm sido eficazes melhorando o desempenho de todos os atletas.
Ainda nos falta muito trabalho e muito empenho nos treinos para que se possa melhorar alguns pormenores, mas o caminho está encontrado… Só falta percorrê-lo!
Daniel Marques

Galitos: Luís Patrício, Luís Almeida, Alexandre Pereira, Henrique Rocha, Rui Pereira, Pedro Anjos, Joana Cura, Afonso Lavrador e Gonçalo Vítor.

2ª Jornada: GICA 71 – Galitos B 75

Galitos consegue 1ª vitória em jogo difícil

O Galitos perseguia a sua 1ª vitória da época e queria melhorar após a fraca prestação da semana anterior.
Jogo difícil, duro e conflituoso, contra uma equipa a quem ainda não tínhamos ganho após 2 partidas. Entramos bem, pressionamos e impusemos um ritmo rápido e constante procurando soluções fáceis no ataque e assim estivemos sempre na frente do marcador. Pressionamos sempre em todo o campo, criando dificuldades nas transições do adversário e após roubo de bola ou ressalto finalizávamos rapidamente.
O 4.º período revelou-se ainda mais difícil, muito conflituoso e com a nossa equipa muito limitada por faltas pessoais. Com uma boa gestão da posse de bola e boas opções na hora de lançar ao cesto, a equipa deu uma boa resposta em campo ao jogo da semana anterior, às dificuldades tidas para trabalhar durante a semana e ao clima conflituoso no campo.
De destacar a seriedade e o empenho que tivemos durante a semana treinando limitados no espaço e tempo de treino e a calma, fair-play e saber-estar com que toda a equipa brindou o adversário.
Luís Araújo
Parciais: 17-22; 14-21; 13-10; 27-22
Marcha: 17-22; 31-43; 44-53; 71-75

Galitos: Pedro Seabra (24), Gonçalo Catarino (9), Miguel Ferreira, Luís Vieira (9) Pedro Godinho (11), Miguel Carvalho (1), João Lemos (7) , Alexandre Oliveira, João Azoia (4), José Gonçalves (5) e João Tavares (4).

9ª Jornada: Lousanense 56 – Galitos\AAUAv 64

Vitória tirada a frio...

O Galitos\AAUAv deslocou-se no fim-de-semana passado à Lousa para disputar a ultima jornada da 1ª volta. Com muito frio no pavilhão e uma má entrada em jogo o Galitos\AAUAv perdeu os minutos iniciais por um parcial significativo (10-2). Melhorando o seu desempenho e com alguns bons momentos, a equipa equilibrou o encontro mas sempre atrás no marcador.
Na 2ª metade do jogo, o Galitos\AAUAv, à semelhança das boas 2ª partes que tem realizado, a equipa aumentou a pressão defensiva, foi mais agressividade e certeira na hora de atirar ao cesto, dando a volta ao resultado.
De notar que a equipa da casa lutou até onde teve forças, mas nos momentos finais fomos mais fortes e vencemos.
Bruno Monteiro
Parciais:17-05; 17-20; 13-18; 09-21
Marcha: 17-05; 34-25; 47-43; 56-64

Galitos: Mafalda Segura (15), Mariana Gomes, Milene Serrão (19), Catarina Monteiro (17), Sofia Neves (3), Katiusca Bastião (3), Soraia Magalhães (5) e Sara Pinto (2).


Resumo da 1ª Volta


No final da 1ª volta e depois de ter realizado 6 jogos (ainda tem um em atraso), a equipa do Galitos\AAUAv encontra-se em 5º lugar.
Com um bom inicio de prova, visto ser este o seu ano de estreia, perder por apenas por “um cesto” de diferença com os mais directos adversários na luta pelo 2º lugar é de realçar.
Apesar da pesada derrota com o Sporting Figueirense a equipa nunca se deixou desmoralizar, e isso foi evidente nos jogos seguintes - 3 vitórias consecutivas e umas quantas exibições bom nível, tanto defensivamente, como ofensivamente.
De destacar ainda o muito público que tem aderido a este projecto, participando com muita emoção fora do campo, tem ajudado muito a equipa a ultrapassar os momentos difíceis dentro do campo.
Esta semana começa a 2ª volta e espera-se que continue a senda de vitórias que nos vem acompanhando.

1ª Jornada: Galitos B 27 – Esgueira B 37

Galitos perde por falta de comparência

No regresso à competição, após uma larga paragem de Natal, a equipa do Galitos recomeçava a competir recebendo o Esgueira.
Um conjunto de contingências inesperadas, em virtude de alguns atletas terem adoecido e outros faltarem injustificadamente, a verdade é que a equipa galinácea não tinha à hora de jogo atletas suficientes para defrontar o seu opositor.
Depois da falta de comparência consumada e do resultado decidido, as equipas jogaram não penalizando os atletas que na fria manhã de domingo (o jogo foi disputado às 9h da manhã) se levantaram cedo com vontade de jogar basquetebol.
Pelo facto do Galitos apenas apresentar 6 jogadores dos 11 convocados jogarem-se 4 períodos de 10 minutos corridos.
Os atletas galináceos presentes jogaram, divertiram-se e demonstraram durante o jogo uma grande vontade atitude.
Facto a realçar é que todos os atletas que alinharam pela nossa equipa marcaram pontos.
Bruno Fangueiro
Parciais: 10-15; 07-08; 02-10; 08-04;
Marcha: 10-15; 17-23; 19-33; 27-37;

Galitos: Miguel Pina (2); João Lamas (8); Francisco Pinheiro (6); Pedro Mealha (7); João Daniel (2) e Eduardo Antunes (2).

Plano de Formação – Galitos 2009

Realizou-se ontem a 1ª Acção do Plano de Formação – Galitos 2009, dinamizado pela equipa técnica e colaboradores da Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos.
Nesta Acção onde o Fisioterapeuta Baltazar Moutela abordou o tema “Prevenção de lesões nas articulações dos membros inferiores” e a Psicóloga Liliana Correia abordou o tema “A Psicologia no Treino Desportivo” estiveram presentes perto de três dezenas de pessoas entre treinadores, directores e seccionistas.
De salientar o facto da Acção ter despertado o interesse de diversas Áreas tendo assistido treinadores de outros clubes, de outras modalidades e vários elementos da Secção de basquetebol.
Brevemente serão disponibilizados aqui no Blog os documentos de apoio das duas intervenções.
No mês de Fevereiro terá lugar a 2ª Acção com a intervenção do treinador Ricardo Brito subordinada ao tema “Propostas para a melhoria dos Fundamentos Técnicos Ofensivos”.

Plano de Formação – Galitos 2009

Amanhã, terça-feira dia 20 de Janeiro vai ter inicio o Plano de Formação, dinamizada pela equipa técnica da Secção de Basquetebol.
Este Programa de Formação tem como objectivos a formação contínua de treinadores, nas diversas áreas do treino e da gestão de equipas de basquetebol, a partilha de experiências entre treinadores e a criação de um espaço aberto de discussão.
Estas acções terão uma periodicidade mensal sendo dinamizadas pela equipa técnica e colaboradores da Secção de Basquetebol e destinam-se aos treinadores do clube, estando no entanto abertas à participação de todos os interessados, tendo o Clube gosto na participação de todos quantos pretendam faze-lo.

A 1ª acção terá lugar no dia 20 de Janeiro, terça-feira, pelas 21h30, com a apresentação de 2 temas:

1) 21h30 - 22h15 - “Prevenção de lesões nas articulações dos membros inferiores” - Fisioterapeuta Baltazar Moutela;

2) 22h15 - 23h15 - “A Psicologia no Treino Desportivo” - Psicóloga Liliana Correia.
A 2ª acção está já calendarizada devendo ser realizada na 1ª semana do mês de Fevereiro, e será da responsabilidade do treinador Ricardo Brito subordinada ao tema “Propostas para a melhoria dos Fundamentos Técnicos Ofensivos”.

As inscrições podem ser realizadas para os seguintes contactos:
- Secretaria do pavilhão - 234 421 464;
- Prof. Luís Araújo - 91 643 59 09;
- e-mail - coordenacao.basquetebol@galitos.pt

2ª Jornada: Galitos 93 – Basket Vila Real 60

Galitos ganha 1º jogo do Nacional em casa
Este domingo a equipa do Galitos recebeu e venceu de forma categórica a equipa de Vila Real.
O jogo iniciou com o Galitos algo receoso, sem nenhuma explicação aparente, pouco ofensiva e eficaz. Na defesa esteve muito agressiva mas com dificuldades na recuperação defensica. Tal como inexplicavelmente aconteceram estes erros, de um momento para o outro a equipa corrigiu tudo e faz um parcial de 9-0, passando para a frente do marcador.
Nos 2º e 3º período fomos iguais a nós próprios, com uma defesa agressiva, com muitas recuperações de bola, muitos contra ataques e poucas situações de 5x5 a meio campo. Este jogo teve uma agradável surpresa que foi o tiro exterior que começou a aparecer.
O 4º período foi atípico. Algo semelhante tinha acontecido no regional contra a equipa do Gafanha. No ataque tivemos muito fortes conseguindo 27 pontos com excelentes pormenores ofensivos, mas, defensivamente muito permissivos e pouco colectivos, algo que teremos que corrigir rapidamente.
Uma palavra de apresso para a equipa de Vila Real pois com um campeonato regional pouco competitivo apresentou-se em Aveiro a praticar bom basquetebol.
Parabéns a todos pela vitoria e objectivo cumprido mas atenção que o trabalho ainda vai a meio.
Ricardo Brito
Parciais: 15-12; 26-14; 23-13; 27-23
Marcha: 15-12; 43-26; 76-37; 93-60

Galitos: Luís Pina (10), Reynaldo, Hugo Verde (13), Henrique Romão (6) , João Tavares (2), João Padilha (16), Dikilson Neto (7), Jorge Anjos, Hugo Rangel (5), Francisco Cacho (11) e Bruno Fartura (23).

14ª Jornada: Galitos 83 – EB Ovar 59

MISSÃO CUMPRIDA

Depois de uma semana em que estivemos concentrados noutra competição, voltámos a jogar e a ganhar no CNB2. Foi uma vitória justa, perante um opositor que lutou sempre por um resultado melhor. Entrámos no jogo dispostos a marcar distâncias o que fomos conseguindo. Fomos aumentando e gerindo o resultado, sem nunca deixarmos galvanizar o adversário.
Vamos nos sete jogos que restam no campeonato tentar vencer o maior número de jogos que conseguirmos para alcançar a melhor classificação possível.
Parabéns pelo querer e atitude demonstrada por todos.
João Neto
Parciais: 30-14; 13-17; 24-18; 16-10
Marcha: 30-14; 43-31; 67-48; 83-59

Galitos: Pedro Oliveira (22), Nuno Gonçalves (8), Hugo Carvalho (15), Pedro Pereira (8), João Machado, André Patarrana (10), António Gaioso (9), Jaime Neves, Luís Oliveira (1), Freddy Pereira (2), Carlos Resende (6) e Diogo Peralta (2).

13ª Jornada: Galitos 103 – Ovarense 57

Grande jogo e vitória deixa tudo em aberto para a última jornada

O Galitos vence de forma clara a Ovarense, outra das equipas já apuradas para a fase final e deixa em aberto a decisão sobre o local onde esta se vai disputar.
O jogo começou intenso com ambas as equipas empenhadas, mas o equilíbrio existiu apenas nos primeiros minutos quando a Ovarense liderava por 8-6. A partir deste momento o Galitos pegou definitivamente no jogo e com grande agressividade defensiva e rápidas saídas para o contra-ataque começou a criar uma vantagem que no final do 1º período era já de 15 pontos.
A entrada no 2º parcial foi ainda mais forte e determinada o que nos permitiu continuar a marcar pontos de forma consecutiva, tornando um jogo, que se previa difícil e equilibrado, aparentemente fácil. Fruto desta facilidade por nós criada ainda mostrámos alguma displicência em algumas situações de contra-ataque, não finalizando da forma mais simples.
Na 2ª parte o adversário ainda tentou reagir, procurando entrar no jogo mas a atitude da nossa equipa não se alterou e continuou a jogar com grande empenho e intensidade aumentando de forma progressiva a diferença no marcador.
Neste jogo a equipa mostrou o seu real valor, devendo continuar a treinar forte como até aqui, de forma a continuar a evoluir para desta forma poder atingir os seus objectivos colectivos.
Parabéns, não só pela vitória, mas essencialmente pelo bom jogo realizado e pela atitude demonstrada durante os 40 minutos.
João Cura
Parciais: 23-08; 29-11; 25-18; 26-20
Marcha: 23-08; 52-19; 77-37; 103-57

Galitos: Filipe Pereira, Francisco Gonzalez, Bolon Sauné (7), Matthew Moreira (18), João Clemêncio (2), André Occhiallini (7), José Sá (19), Luís Sousa (5), João Limas (2), Pedro Santos (26), Luís Folque (10) e Marcelo Martins (7).

2ª Jornada: Galitos C 83 – Gafanha 41

Galitos vence segundo jogo consecutivo

O Galitos recebeu o Gafanha na 2ª jornada da 3ª fase do Regional, entrando na partida concentrados e com uma boa atitude defensiva. Com facilidade obtivemos um parcial de 9-2, para depois a equipa adversária vir a corrigir alguns erros e equilibrar o jogo, terminarmos o 1º período com uma vantagem de 8 pts (18-10).
No 2º período o equilíbrio foi constante e só na parte final é que conseguidos aumentar a nossa vantagem para 13 pts.
A entrada na 2ª parte foi muito forte, permitindo que o adversário marcasse apenas 5 pts durante o 3º período (55-28) dos quais 3 foram da linha de lance livr.
No 4º e ultimo período mantivemos o ritmo e com boas saídas em contra-ataque a distancia no marcador foi aumentando terminando o jogo com uma vitória confortável de 83-41.
Paulo Santos
Parciais: 18-10; 18-13; 19-05; 28-13
Marcha: 18-10; 36-23; 55-28; 83-41

Galitos: João Ferreira (20), Francisco Mata (4), Tiago Maio (8), Filipe Pereira (10), Jorge Paula (19) Francisco Vieira (2), Rodolfo Santos (4), Francisco Antunes (6) Tiago Vasconcelos (10), André Resende e João Frade

Galitos vence Ovarense e recupera título regional


Depois de ter obtido o 1º lugar na 1ª fase do Campeonato Regional, o Galitos venceu todos os seus adversários da Fase Final sagrando-se assim Campeão Regional de Juniores A.
Notável o facto do Galitos ter vencido 4 títulos de campeão regional neste escalão nas últimas 5 temporadas.
Parabéns a todos!

Juniores A - Fase Final

1ª Jornada:

Galitos 85 – Sangalhos 79
Ovarense 75 – Oliveirense 61

2ª Jornada:

Galitos 66 – Oliveirense 61
Ovarense 62 – Sangalhos 61

3ª Jornada:

Sangalhos 91 – Oliveirense 58
Galitos 62 – Ovarense 55

3ª Jornada: Galitos 62 – Ovarense 55

CAMPEÕES !!

Seja onde for e para que for, jogar uma final marca qualquer jogador. Talvez isso explique a nossa fraca prestação atacante durante o 1º período do jogo. Oito pontos marcados contra quinze da Ovarense, era um resultado que nos ia obrigar, mais do que nunca, a sermos fortes mental e colectivamente.
Começámos o 2º período mais soltos e determinados e chegávamos ao intervalo já na frente tendo concretizado 21 pontos durante estes 10 minutos.
No 3º período, apesar de estarmos sempre na frente, não conseguimos melhor do que 4 pontos de vantagem. O equilíbrio reinava e os 2 pontos de diferença mantinham-se no marcador. A Ovarense, equipa bem organizada, defendeu sempre bem o nosso jogo interior. Não nos deixava fugir no marcador.
Com um parcial de 10-2 no 4º período conseguíamos finalmente fugir no marcador. Soubemos ir gerindo essa vantagem, conquistando justamente mais um título para o nosso clube. Fomos uma equipa muito forte. Mesmo quando não jogávamos bem, fomos sempre um grupo com grande espírito de sacrifício. Para isso também contribuiu o apoio sentido da bancada com muitos Galináceos presentes. Obrigado.
Uma palavra de apreço para a Ovarense, digna vencida nesta final. Excelente equipa com excelente atitude.
Quanto a nós, nenhum resultado tirava brilho à boa época que estamos a realizar. Parabéns por este campeonato. O primeiro para muitos jogadores desta equipa. Vamos agora no Campeonato Nacional honrar certamente o basquetebol do nosso grande clube.
João Neto
Parciais: 08-15; 21-12; 15-15; 18-13
Marcha: 08-15; 29-27; 44-42; 62-55

Galitos: Diogo Peralta, Gonçalo Pereira (9), João Silva, Élio Maia, Nuno Gonçalves (2), Ricardo Leite, António Gaioso (31), Hugo Carvalho (7), Rui Oliveira, Rui Puga, Carlos Resende (13) e Hugo Soares.

2ª Jornada: Galitos 66 – Oliveirense 61

Segunda vitória

Entrando bem no jogo, alcançámos a meio do 1º período uma vantagem de 10 pontos que poderia ter sido o mote para o resto do tempo. Assim não aconteceu. A Oliveirense com uma excelente atitude e com 3 triplos concretizados reage e equilibra o período. O equilíbrio foi-se mantendo e o intervalo chegou com a nossa equipa a vencer por apenas 4 pontos (39-35).
Não estávamos bem no ataque. Só nos restava ser superiores em termos defensivos. Assim o conseguimos, apesar da Oliveirense ter estado na frente (59-55) a cerca de 3 minutos do final. Aí veio ao de cima o nosso espírito de equipa que nos possibilitou passar de novo para a frente e vencer esta difícil partida.
Vamos agora ter pela frente uma final. Tudo pode acontecer, mas tudo faremos para ser melhores.
João Neto
Parciais: 25-19; 14-16; 11-14; 16-12
Marcha: 25-19; 39-35; 50-49; 66-61

Galitos: Diogo Peralta, Gonçalo Pereira, João Silva (6), Élio Maia, Nuno Gonçalves (14), Ricardo Leite (7), António Gaioso (10), Hugo Carvalho (8), Rui Oliveira, Rui Puga (2), Carlos Resende (19) e Hugo Soares.

Campeonato Regional – Fase Final

1ª Jornada: Galitos 85 – Sangalhos 79

Grande atitude possibilita entrar a ganhar

Quando se tem uma fase final no nosso pavilhão, talvez seja normal entrarmos ansiosos. Foi o que nos aconteceu. Grande ansiedade, e pela frente um excelente Sangalhos. Não é fácil estar a perder por 16 pontos de diferença (17-33) na 1ª parte ou por 15 já na 2ª (30-45), e conseguir vencer. Não é fácil mas os nossos jogadores e a nossa equipa conseguiram e estão de parabéns por isso.
Início de jogo muito bom e eficaz do nosso adversário que cedo conquistou a liderança do marcador. Concretizaram 5 triplos na 1ª parte, defenderam muito bem o nosso jogo interior e ao intervalo comandavam o marcador com inteira justiça. 12 Pontos de desvantagem era o cenário sobre o qual teríamos que reflectir. Tínhamos apostado em sofrer muito menos pontos mas não conseguimos. Mérito do adversário.
Entramos em campo com o intuito de recuperar o mais possível da desvantagem no marcador. Assim o conseguimos. Entramos mesmo no último minuto do 3º período empatados, mas o adversário acaba o mesmo com 5-0 a seu favor incluindo um dos seus 11 triplos concretizados ao longo do encontro.
Com 5 pontos de atraso no marcador e 10 minutos para jogar, sentimos que íamos conseguir dar a volta ao resultado. Conseguimos passar para frente aos 65-63 e nunca mais deixámos até ao fim do jogo a liderança.
Vitória conseguida à custa de um enorme espírito de equipa, que nos manteve unidos mesmo quando o resultado nos era de todo desfavorável. PARABÉNS!
João Neto
Parciais: 12-24; 18-18; 26-19; 29-18
Marcha: 12-24; 30-42; 56-61; 85-79

Galitos: Diogo Peralta, Gonçalo Pereira (7), João Silva (11), Élio Maia, Nuno Gonçalves (12), Ricardo Leite (2), António Gaioso (40), Hugo Carvalho (3), Rui Oliveira, Rui Puga, Carlos Resende (10) e Hugo Soares.


CONVOCATÓRIA PARA ENCONTRO DE SUB-10

ACTIVIDADE: ENCONTRO DISTRITAL DE SUB-10
PARTICIPANTES: Atletas Sub-10 Masculinos e Femininos
ORGANIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DE AVEIRO E CLUBE DOS GALITOS
DIA DO JOGO: DOMINGO – dia 18 de JANEIRO de 2009
HORAS DOS JOGOS: Das 10h30 até às 12h30
LUGAR DOS JOGOS: PAVLHÃO DO GALITOS
CONCENTRAÇÃO NO PAVILHÃO DO GALITOS: DOMINGO, às 10h00

POR FAVOR NÃO SE ESQUEÇA
CASO O SEU EDUCANDO CUJA PRESENÇA É IMPORTANTE, NÃO PUDER ESTAR PRESENTE, DEVE AVISAR O SEU MONITOR.

7ª Jornada: Galitos 52 - Anadia 75

O jogo de basquetebol tem duas partes!

Se sempre demonstrámos algumas dificuldades na 1ª parte dos jogos, neste encontro essas dificuldades foram ainda mais evidentes.
Entrámos sem atitude nenhuma, sem vontade de ganhar e muito menos de nos divertir, verificando-se isso no resultado da 1ª parte (mais acentuado no 1º período).
Na 2ª parte, super descontraídas, nem parecendo as mesmas a jogar, a lutar pelo jogo e com vontade de ganhar. O tempo de jogo que restava não foi suficiente e apesar de termos ganho a 2ª parte e termos reduzido a diferença, não foi o suficiente para ganhar o jogo.
Andreia Migueis
Parciais: 04-23; 14-30; 12-09; 22-13
Marcha: 04-23; 18-53; 30-62; 52-75

Galitos: Mariana Oliveira (6), Sara Correia (3), Joana Carvalho, Renata Santos (5), Diana Marques (12), Inês Araújo (1), Beatriz Beer (11), Inês Vieira, Jéssica Miranda (2), Maria Inês Ferreira (4), Lia Delgado (8) e Joana Tavares.

Galitos recebe Fase Final de Juniores


Depois de ter obtido o 1º lugar na 1ª fase do Campeonato Regional e com isso garantir a participação no Campeonato Nacional, o Galitos vai tentar recuperar o titulo de Campeão Regional na Fase Final que começa esta noite e vai ser jogada até quinta-feira no seu pavilhão.
No 1º dia o Galitos joga com o Sangalhos a única equipa que lhe venceu na fase regular

Calendário dos Jogos:

Terça, 13 de Janeiro

20h - Galitos – Sangalhos
22h - Ovarense - Oliveirense

Quarta, 14 de Janeiro

20h - Vencedor do 1º jogo – Vencido do 2º jogo
22h - Vencedor do 2º jogo – Vencido do 1º jogo

Quinta, 15 de Janeiro

20h - Vencido do 1º jogo – Vencido do 2º jogo
22h - Vencedor do 2º jogo – Vencedor do 1º jogo

1ª Jornada: Desp. da Povoa 36 – Galitos 65

Galitos entre com pé direito no Nacional

O Galitos iniciou este fim-de-semana a participação no campeonato nacional de iniciados deslocando-se ao recinto do Desportivo da Povoa, vencendo por números esclarecedores.
No 1º período fruto de uma defesa pressionante recuperamos muitas bolas o que nos permitiu jogar da forma que mais gostamos que é em contra ataque. Quando houve necessidade de jogar em 5x5 em meio campo tivemos a serenidade suficiente para escolher os melhores lançamentos, apesar de nem sempre sermos eficazes.
No inicio do 2º período, provavelmente com algum excesso de confiança, entrámos com a mesma atitude defensiva, mas seleccionando mal os lançamentos, o que provocou alguma desconcentração na recuperação defensiva aproveitada pelo Desportivo da Povoa para realizar alguns contra ataques. Após um desconto de tempo que serenou a equipa modificamos a nossa atitude e voltamos a aumentar a diferença no marcador, chegando ao intervalo a vencer por 9 pontos.
O intervalo foi bom conselheiro. Voltámos a atacar com serenidade escolhendo bem os lançamentos e aproveitando as recuperações de bola resultantes de uma boa defesa. De referir apenas que a diferença não foi maior pois fizemos demasiadas faltas colocando o adversário 19 vezes (?) na linha de lance livre.
Parabéns a todos pelo excelente inicio de campeonato.
Ricardo Brito
Parciais: 07-18; 13-11; 12-17; 04-19
Marcha: 07-18; 20-29; 32-46; 36-65.

Galitos: Luís Pina (4), Reynaldo, Hugo Verde (4), Henrique Romão, João Tavares, João Padilha (21), Dikilson (15), Jorge Anjos, João Daniel, Hugo Rangel (2), Francisco Cacho (7) e Bruno Fartura (12).

1ª Jornada: Sangalhos B 41 – Galitos C 62

Galitos regressa à competição com vitória

O Galitos deslocou-se a Sangalhos para o 1º jogo da 3ª fase do Regional, debaixo de uma temperatura negativa de -2º.
Entrando na partida lentos e com pouca disponibilidade defensiva (muito provavelmente devido ao exagerado frio que se fazia sentir), permitimos que o adversário discutisse o jogo até meio do 1º período (7-5) altura em que conseguimos impor um ritmo mais elevado, fazendo 10 pts sem resposta, terminando o 1º parcial a vencer por 11-17.
No 2º período não fomos capazes de aumentar o ritmo e o Sangalhos equilibrou o jogo terminando a 1ª parte com uma vantagem a nosso favor de 7pts (23-30).
No 3º período entramos mais concentrados e com outra disponibilidade, aumentámos a nossa vantagem no resultado a meio do parcial para 16 pts (25-41), voltando depois a cometer erros na transição da defesa para o ataque que o adversário aproveitou e começou a acreditar que era possível discutir o resultado.
No inicio do 4º período ainda permitimos que o adversário diminuísse ainda mais a desvantagem que tinha no resultado (39-43), para finalmente impormos um ritmo mais elevado e uma maior agressividade defensiva que nos permitiu aumentar de novo a vantagem no marcador (9-2 e 10-0), acabando por ganhar com o resultado final de 41-62.
Paulo Santos
Parciais: 11-17; 12-13; 12-11; 06-21
Marcha: 11-17; 23-30; 35-41; 41-62

Galitos: João Ferreira (10), Miguel Ferreira (4), Tiago Maio (11), André Occhialini (30), Jorge Paula (1) Francisco Vieira (2) Tiago Monteiro (2), Rodolfo Santos (2), Francisco Antunes e Luís Vieira.

1ª Jornada: Galitos B 52 – Ovarense B 61

Galitos perde jogo no regresso à competição

O Galitos regressou à competição após paragem prolongada, com objectivos renovados, tanto para a equipa como em aspectos do desempenho individual. Pretendíamos manter a dinâmica implementada em Dezembro com muito ritmo, pressionando o adversário e criando um jogo veloz.
Apesar dessas intenções ficamos muito aquém do pretendido uma vez que depois de um boa entrada no jogo nunca acertámos a nossa defesa HxH ao adversário e revelámos uma falta de dinâmica e entrosamento no ataque, presos nos movimentos e sem agressividade, quer a defender quer a atacar.
O nosso adversário impôs o seu jogo e a partir do início do 2º período dominou o jogo com o Galitos a correr atrás do resultado. Sofremos 24 pontos neste período, fundamentalmente através de saídas rápidas da Ovarense após erros ofensivos e aí fica marcada aquela que seria a diferença final.
Deixamos uma imagem muito diferente do nosso valor e do nosso trabalho, mas mais ainda, muito longe daquilo que implementamos e praticamos durante os treinos. Esta é uma irregularidade normal de uma época que terá altos e baixos, mas devemos sem dúvida aparecer nos jogos mais desinibidos e mais activos.
Luís Araújo
Parciais: 12-15; 18-24; 13-12; 09-10;
Marcha: 12-15; 30-39; 43-51; 52-61;

Galitos: Pedro Seabra (24), Gonçalo Catarino (7), Miguel Ferreira, Pedro Godinho (2), Miguel Carvalho, João Pedro, Alexandre Oliveira, João Azoia (4), José Gonçalves, João Tavares (11) e Francisco Mata (3).

13ª Jornada: Brandoense 47 – Galitos 73

Vitória justa e determinada

Numa noite fria fomos a Paços de Brandão conscientes que não iria ser fácil a tarefa de levar de vencido mais um adversário. Apesar da temperatura, soubemos arregaçar as mangas e defender o nosso lugar na classificação. Com esta vitória, mantemos a nossa boa posição na tabela classificativa.
Entrámos no jogo determinados e através de um parcial de 7-0 a nosso favor demos o mote para o resto do jogo. No entanto, vimos ainda o adversário reagir e não nos deixar fugir no marcador ao longo destes dez minutos iniciais. Paulatinamente, ao longo do 2º período, fomos aumentando a nossa intensidade defensiva e concretizando alguns contra ataques que nos davam ao intervalo uma boa, mas não decisiva, vantagem de 14 pontos (39-25).
No reinício do jogo, fomos muito fortes e concentrados e conseguimos acabar com o jogo. Aumentámos para 27 pontos de diferença o que permitiu encarar o último período com total tranquilidade. Gerimos o resultado e garantimos assim mais uma justa vitória.
Estão de parabéns os nossos jogadores que souberam mais uma vez ser uma equipa.
João Neto

Parciais: 14-18; 11-21; 11-24; 11-10
Marcha: 14-18; 25-39; 36-63; 47-73

Galitos: Pedro Oliveira (7), João Balseiro (16), José Silva, Pedro Pereira (2), João Machado, André Patarrana (4), António Gaioso (19), Jaime Neves, Luís Oliveira (2), Freddy Pereira (2), Carlos Resende (13) e Henrique Silva (8).

14ª Jornada: CNT Paulo Pinto 34 – Galitos 73

Acabar da melhor maneira

Terminou da melhor maneira a 1ª fase do Regional de Sub-20 para a nossa equipa. Se em termos classificativos tudo estava decidido, a nossa maneira de estar, obrigava-nos a realizar um jogo sério, que respeitava o adversário e que nos servia de preparação para a Fase Final que se avizinha.
Entrando muito intensos, organizados e concentrados nas nossas acções defensivas, conquistámos desde cedo uma vantagem que soubemos gerir e aumentar. Tivemos sempre boa atitude para o jogo. Estivemos sempre determinados em sofrer o menor número de pontos possível.
Temos agora na próxima semana a Final Distrital. Serão com certeza três bons e difíceis jogos, perante opositores com valor. Tudo faremos, como temos feito, para que o nome do nosso clube se eleve bem alto. Fica desde já o convite e o apelo, para todos os adeptos e amigos comparecerem a apoiar a nossa equipa.
João Neto
Parciais: 05-23; 08-25; 08-15; 13-10
Marcha: 05-23; 13-48; 21-63; 34-73

Galitos: Diogo Peralta (2), Gonçalo Pereira (5), João Silva (5), Élio Maia (2), Nuno Gonçalves (10), Ricardo Leite (4), António Gaioso (15), Hugo Carvalho (10), Rui Oliveira, Carlos Resende (15) e Hugo Soares (4).

Mês de Novembro – Iniciados Masculinos B
Destaque Mensal de participação nas actividades da Equipa
Destaque para 7 jogadores da Equipa de Iniciados A, que durante o mês de Novembro participaram em 80% das actividades, entre Treinos e Jogos.



Mês de Novembro – Iniciados Masculinos B
Destaque Mensal de participação nas actividades da Equipa

Destaque para apenas 3 jogadores da Equipa de Iniciados A, que durante o mês de Dezembro participaram em 80% das actividades, entre Treinos e Jogos.


Mês de Novembro – Iniciados Masculinos A
Destaque Mensal de participação nas actividades da Equipa

Destaque para 10 jogadores da Equipa de Iniciados A, que durante o mês de Novembro participaram em 80% das actividades, entre Treinos e Jogos. De realçar que embora o André tivesse participado em 71% das actividades da equipa fez 100% de participação aos treinos.



Mês de Dezembro – Iniciados Masculinos A
Destaque Mensal de participação nas actividades da Equipa


Destaque para 11 jogadores da Equipa de Iniciados A, que durante o mês de Dezembro participaram em 80% das actividades, entre Treinos e Jogos. De realçar que nesta época festiva mantivemos a regularidade da participação aos treinos.



12ª Jornada: Vale Cambra 56 – Galitos 58

Galitos regressa às vitórias

Após a derrota em casa o Galitos deslocou-se a Vale Cambra para jogar com um adversário que na 1ª volta nos tinha colocado alguns problemas.
O Jogo realizou-se de manhã e com algum frio o que terá “arrefecido” as equipas. O encontro foi disputado com pouca intensidade e algo lento, sem transições rápidas e poucas situações de contra-ataque. Em toda a 1ª parte nenhuma equipa conseguiu uma vantagem significativa chegando o intervalo com uma desvantagem de 1 ponto para o Galitos.
No 3º período o Vale Cambra entrou melhor e conseguiu uma ligeira vantagem, terminando o parcial 6 pontos acima. O Galitos reagiu com muita entrega e maior agressividade defensiva o que permitiu algumas recuperações de bola, colocar mais velocidade no seu jogo e passar para a frente do marcador já perto do final do encontro.
Conseguimos regressar às vitórias apesar de não ter feito um grande jogo, mas demonstramos vontade de ganhar quando a equipa adversária se preparava para fugir no marcador, fazendo melhores opções e melhores leituras de jogo. Soubemos jogar bem as últimas posses de bolas. Parabéns pela vitória
João Cura
Parciais: 14-13; 14-14; 16-11; 12-20
Marcha: 14-13; 28-27; 44-38; 56-58

Galitos: Filipe Pereira, Francisco Gonzalez, Bolon Sauné (16), Matthew Moreira (7), João Clemêncio (2), José Sá, Luís Sousa (2), João Limas (2), Pedro Santos (6), Luís Folque (23) e Marcelo Martins.

Formação Interna – Galitos 2009

O mês de Janeiro traz ao Clube dos Galitos o arranque do seu Plano de Formação Interno, dinamizada pela equipa técnica da Secção de Basquetebol.
Este Programa de Formação tem como objectivos a formação contínua de treinadores, nas diversas áreas do treino e da gestão de equipas de basquetebol, a partilha de experiências entre treinadores e a criação de um espaço aberto de discussão.
Estas acções terão uma periodicidade mensal sendo dinamizadas pela equipa técnica e colaboradores da Secção de Basquetebol e destinam-se aos treinadores do clube, estando no entanto abertas à participação de todos os interessados, tendo o Clube gosto na participação de todos quantos o pretendam fazer.

A 1ª acção terá lugar no dia 20 de Janeiro, terça-feira, pelas 21h30, com a apresentação de 2 temas:

1) 21h30 - 22h15 -“Prevenção de lesões nas articulações dos membros inferiores” - Fisioterapeuta Baltazar Moutela;

2) 22h15 - 23h15 - “A Psicologia no Treino Desportivo” - Psicóloga Liliana Correia.

A 2ª acção está já calendarizada devendo ser realizada na 1ª semana do mês de Fevereiro, e será da responsabilidade do treinador Ricardo Brito subordinada ao tema “Propostas para a melhoria dos Fundamentos Técnicos Ofensivos”.

7ª Jornada: Galitos 67 – Sanjoanense 87

1º parte decisiva na 2ª derrota do Galitos no Regional

Galitos perde contra a Sanjoanense em jogo muito intenso.
A Sanjoanense entrou melhor no jogo conseguindo algum ascendente ao qual o Galitos tentou responder. No final do 1º período perdíamos por 6 pontos de diferença (14-20).
O 2º período veio a revelar-se decisivo para o desfecho final do encontro. A Sanjoanense teve uma percentagem de lançamento altíssima com 5 triplos concretizados só neste parcial e alguns contra-ataques finalizados colocando o resultado ao intervalo com uma diferença de 18 pontos. Nós até nem estivemos mal em termos ofensivos mas não fomos suficientemente agressivos na defesa para contrariar o ataque adversário.
Durante toda a 2ª parte tentámos encurtar distâncias mantendo uma boa atitude e intensidade no jogo, apesar da desvantagem que trazíamos da 1ª parte, mas sempre que nos aproximávamos no marcador o nosso adversário reagia e quebrava-nos a recuperação nunca conseguindo baixar da casa dos 10 pontos de diferença.
A atitude da equipa foi boa apesar de necessitarmos de ser ainda mais agressivos, tanto na defesa e ressalto, como em termos ofensivos para jogar contra equipas fortes fisicamente e que jogam com intensidade.
Vamos continuar a tentar melhorar para chegarmos mais fortes ao ultimo fim de semana de Janeiro.
João Cura
Parciais: 14-20; 18-30; 14-14; 21-23
Marcha: 14-20; 32-50; 46-64; 67-87

Galitos: Filipe Pereira, Francisco Gonzalez (4), Bolon Sauné 11), Matthew Moreira (13), João Clemêncio (5), João Ferreira, José Sá (5), Luís Sousa, João Limas (3), Pedro Santos (12), Luís Folque (6) e Marcelo Martins (8).





12ª Jornada: Galitos 86 – Académico 80

Uma vitória tão difícil como importante

Apesar de virmos de uma fase festiva, em que acabamos naturalmente por nos desconcentrar um pouco, pelo início de jogo ninguém diria que o campeonato tinha estado parado.
O 1º período foi jogado a um ritmo alucinante, em que o nosso adversário entrou a ganhar com um parcial de 7-17. Também com eficácia elevada, conseguimos responder e com um parcial de 21-13, chegava o fim o período, com o marcador a assinalar uns loucos 28-30, com 5 triplos convertidos pelo Académico e 2 pelo Galitos. Sabíamos e tivemos a certeza de que não iria ser fácil vencer e vergar esta excelente equipa.
Naturalmente, o 2º período foi disputado a um ritmo mais baixo. Manteve-se o equilíbrio mesmo quando passamos para a frente com 8 pontos de vantagem. Aqui foi a vez do Académico reagir e chegar ao final da 1ª parte ainda a vencer por 4 pontos de diferença (44-48).
Estávamos obrigados a ser mais fortes e determinados. Assim o fomos no 3º Período. Conseguimos virar o jogo a nosso favor. Vencemos estes 10 minutos por 25-11 e abrimos uma vantagem de 10 pontos que fomos sabendo gerir ao longo do último quarto. No entanto, temos que reflectir e pensar que não podemos dar posses de bola extra ao adversário com estas vantagens. É que 6 lances livres falhados, uma técnica e uma anti-desportiva a juntar a duas faltas atacantes, tudo no mesmo período de jogo, podem virar qualquer resultado. Temos que ser ainda mais constantes. Não o fomos e a prova disso mesmo é termos ganho apenas um dos 4 períodos jogados.
Conseguimos mais uma vitória que nos mantém por mérito no 2º lugar. A equipa está de parabéns por isso.
João Neto

Parciais: 28-30; 16-18; 25-11; 17-21
Marcha: 28-30; 44-48; 69-59; 86-80

Galitos: Pedro Oliveira (6), Nuno Gonçalves (2), Luís Oliveira, Pedro Pereira (8), João Machado (8), André Patarrana, António Gaioso (34), Hugo Carvalho (2), Luís Ferreira, Freddy Pereira (2), Carlos Resende (24) e Henrique Silva.

CONVOCATÓRIA PARA ENCONTRO DE SUB-12

ACTIVIDADE: ENCONTRO DISTRITAL DE SUB-12

PARTICIPANTES: Atletas Sub-12 Masculinos e Femininos

ORGANIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DE AVEIRO E CLUBE DESPORTIVO DO GAFANHA

DIA DO JOGO: DOMINGO – dia 11 de JANEIRO de 2009

HORAS DOS JOGOS: Das 10h30 até às 12h30

LUGAR DOS JOGOS: PAVLHÃO DO GAFANHA

CONCENTRAÇÃO NO PAVILHÃO DO GAFANHA: DOMINGO, às 10h00


POR FAVOR NÃO SE ESQUEÇA

CASO O SEU EDUCANDO CUJA PRESENÇA É IMPORTANTE, NÃO PUDER ESTAR PRESENTE, DEVE AVISAR O SEU MONITOR.

CONVOCATÓRIA PARA ENCONTRO DE SUB-8

ACTIVIDADE: ENCONTRO DISTRITAL DE SUB-8

PARTICIPANTES: Atletas Sub-8 Masculinos e Femininos

ORGANIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DE AVEIRO E CLUBE DOS GALITOS

DIA DO JOGO: DOMINGO – dia 11 de JANEIRO de 2009

HORAS DOS JOGOS: Das 10h30 até às 12h30

LUGAR DOS JOGOS: PAVLHÃO DO GALITOS

CONCENTRAÇÃO NO PAVILHÃO DO GALITOS: DOMINGO, às 10h00


POR FAVOR NÃO SE ESQUEÇA

CASO O SEU EDUCANDO CUJA PRESENÇA É IMPORTANTE, NÃO PUDER ESTAR PRESENTE, DEVE AVISAR O SEU MONITOR.

11ª Jornada: Galitos 75 – Illiabum 47

Galitos regressa das férias de Natal com vitória

O Galitos defrontou a sempre motivada e desinibida equipa do Illiabum, sabendo que teria de dar o seu máximo para levar o adversário de vencido.
Assim, entrou forte no jogo, rápido e agressivo, pressionando e saindo para finalizações rápidas e determinadas, terminando o primeiro parcial com 24-11.
No 2º período não conseguimos manter a mesma consistência, relaxamos defensivamente, não fomos capazes de parar os pontos fortes adversários, mas acima de tudo, não mostramos a mesma qualidade, apesar de dominarmos e sofrermos apenas 6 pontos no período, não cumprimos o que havia sido definido.
Mantivemos a mesma toada no 3º período, empatando a 11-11. O último parcial é muito animado, jogado com rapidez e muitos pontos, onde defensivamente não estivemos bem, pois sofremos 19 pontos. A equipa ganhou o jogo, alternando bons momentos, quer no ataque, quer na defesa, com períodos de menos concentração e empenho, que se traduziu em menos intensidade, aspectos que já tinham ocorrido em jogos anteriores e que nos encontros recentes não se tinha verificado. Sentimos que estamos melhores, mas temos ainda muito a evoluir para os importantes desafios que se avizinham. Precisamos de consistência e de uma rotação que não nos faça perder competitividade, pois é um dos aspectos que poderá ser o nosso efectivo ponto forte. Boa sorte para os próximos desafios.
Luís Araújo
Parciais: 24-11; 13-06; 11-11; 26-19
Marcha: 24-11; 37-17; 48-28; 75-47

Galitos: Filipe Pereira (4), Francisco Gonzalez (2), Bolon Sauné (14), Matthew Moreira (23), João Clemêncio, Pedro Seabra (6), José Sá (7), Luís Sousa (4), João Limas (2), Pedro Santos (2), Luís Folque (4) e Marcelo Martins (8).

6ª Jornada: Galitos C 65 – Sangalhos B 37

Galitos termina 2ª fase com vitória clara

O Galitos recebeu a equipa do Sangalhos B para o 6º jogo e ultimo desta 2ª fase do Regional.
Entrando na partida pouco concentrados, deixamos o adversário jogar à vontade e isso verificou-se no resultado do 1º período (8-11).
Melhoramos muito defensivamente no 2º período e passamos a controlar o jogo chegando ao fim da 1ª parte já com uma vantagem de 9 pts (25-16).
No 3º período fomos mais serenos na finalização e estando também bem em termos defensivos, aumentámos a vantagem no marcador para 24 pts (51-27).
No 4º e último período controlamos o jogo acabando por ainda aumentar a nossa vantagem para 28 pts, terminando o jogo com o resultado 65-37.
Paulo Santos
Parciais: 08-11; 17-05; 26-11; 14-10
Marcha: 08-11; 25-16; 51-27; 65-37

Galitos: João Ferreira (2), Pedro Godinho (9), Tiago Maio (13), Jorge Paula, Francisco Vieira (5) André Resende, Miguel Carvalho (2), Tiago Monteiro, José Gonçalves (4), João Tavares (18) e Alexandre Oliveira (12).

;;
GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura