14º Encontro: MiniGalitos em Ílhavo 


No domingo, 28 de Maio, deslocámo-nos a Ílhavo para mais um encontro de Sub-10. Neste encontro participaram 2 clubes, Illiabum e Galitos, cada um com 2 equipas. 
Os nossos MiniGalitos realizaram então 2 jogos, um com cada uma das equipas do Illiabum. 
Cada vez mais se vai notando a evolução dos nossos atletas, sobretudo na procura do colega livre e na qualidade do passe e drible. 
No entanto a ânsia de ter a posse de bola continua a prejudicar a nossa defesa, pois preocupamo-nos mais em roubar a bola, sendo por isso muitas vezes ultrapassados. 
Estamos muito melhores mas temos ainda muito para treinar e evoluir! 
Fizemos entre os jogos um Elimina em que cada equipa apurou 2 jogadores para a grande final. Parabéns ao Jota, Gui Pires, Afonso Pires e Nuno pela vossa prestação! 
Este encontro reservou ainda uma surpresa aos nossos atletas que tiveram o prazer de conhecer a Joana Soeiro, jogadora aveirense que iniciou a sua carreira no Gafanha. 
A Joana está há cerca de 3 anos nos EUA a jogar na Universidade de Marian onde também estuda. Foi recentemente campeã nacional da 2ª divisão universitária, onde foi considerada MVP da final e da competição. 
Juntamente com uma colega norte-americana, a Joana falou um bocadinho com os nossos craques e com os pais sobre a sua experiência e como consegue conciliar o Basquetebol com a Universidade e ser bem sucedida em ambos. 
Houve tempo para muitas fotos, autógrafos e brincadeiras, sendo que os nossos atletas desafiaram ainda a Joana a mostrar os seus dotes e lançar do meio campo! 
Obrigada à Joana pela simpatia e bom exemplo! 
Por fim, um obrigada aos nossos pais por mais uma vez nos acompanharem com o entusiasmo e apoio de sempre! 
Joana Fernandes e Mónica Ré 

MiniGalitos A: Bianca Cancela, Luís Semblano, Nuno Pereira, Augusto Rocha, Marta Campolargo e Guilherme Pires. 

MiniGalitos B: Afonso Pires, Bárbara Cancela, João Pedro Vieira, Joseph Gamelas e Inês Martins. 




9ª Jornada: Galitos A/FERRO, 72 – Sangalhos 54 

Equilíbrio em alguns momentos 
Jogo um pouco diferente de há uma semana e meia atrás onde dominámos durante os 40 minutos. 
Entramos desconcentrados e a facilitar defensivamente permitindo que o nosso adversário conseguisse equilibrar o jogo.
No 2º período a atitude e agressividade defensiva e ofensiva melhorou e deu os frutos naturais, passando para a frente e chegando ao intervalo com 10 pontos de vantagem. 
Entramos muito fortes no 3º período, chegando à vantagem de 41-23, no entanto a equipa adversária reagiu mas nós conseguimos ser superiores e manter a distância e controlar o marcador até ao final do jogo. 
Parabéns Equipa por mais uma vitória! 
José Guerreiro 
Parciais: 15-15; 18-08; 19-11; 20-20 
Marcha: 15-15; 33-23; 52-34; 72-54 

Galitos: Martim Rocha; João Costa; Vasco Silva; Daniel Luzia; Diogo Pinto; Ricardo Almeida; Manuel Loureiro; Francisco Cordeiro; Miguel Silva; Diogo Soares; João Lima e Leonardo Maio.

6º Congresso de Treinadores 

Workshop Basquetebol


BASQUETEBOL EM DESTAQUE

Realiza-se nos próximos dias 3 e 4 de Junho, em Gondomar - Capital Europeia do Desporto o 6º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa.

O workshop de Basquetebol está integrado no 6º Congresso de Treinadores e realiza-se no sábado dia 3, organizado pela Treinadores de Portugal em parceria com a ANTB (Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol) 

Programa da Formação de componente específica de basquetebol:
  • 14h00 - "Planeamento e gestão do jogo" - Diogo Perdigão
  • 15h15 - "Treino funcional no basquetebol" - Rui Garganta e Dimas Pinto
  • 16h30 - "Organização e didática no treino de basquetebol" - João Rocha
  • 17h45 - "Melhorar resultados desportivos com Coaching e Psicologia" - Nádia Tavares

O Congresso vale 2,2 UC para a revalidação da TPTD e tem um custo de inscrição de 10€ até 28 de Maio.
Para mais informações consultem o site do evento:
https://www.treinadores.pt/pt/vi-congresso/o-congresso/noticias/369-basquetebol-em-grande-destaque



Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o seu jogador do MiniGalitos Sub-8 e Sub-10 Joseph Gamelas pelos seus 8 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

2ª Jornada: GICA, 2 - Galitos/KNOCK-OUT, 4 

Bom jogo coletivo...
No passado dia 14 de Maio voltamos a Águeda para mais um jogo do torneio distrital. 
Desta vez apenas nos apresentamos com 9 atletas, o que não é normal pois geralmente temos atletas a mais. No entanto as atletas presentes estiveram empenhadas aproveitando muito tempo de jogo e não deixaram que o cansaço as afetasse. 
O empenho nos últimos treinos e após 15 dias sem jogos aumentou a vontade de jogar das atletas. Conseguimos realizar muitos contra-ataques, pois soltámos a bola cedo para a colega que se encontrava sozinha à nossa frente e quando não conseguíamos sair em contra-ataque encontrámos boas soluções em meio campo. 
Falhamos alguns lançamentos fáceis, mas conseguimos colmatar na defesa recuperando algumas bolas e obrigando o nosso adversário a realizar maus passes. 
Temos de continuar a trabalhar para continuar a melhorar. 
Carlos Tavares 
Parciais: 05-07; 06-14; 10-07; 01-02; 06-00; 03-08 
Marcha: 00-01; 00-02; 01-02; 01-03; 02-03; 02-04 

Galitos: Marta Martins, Beatriz Ferreira, Inês Neto, Maria Vilarinho, Constança Matos, Beatriz Neves, Ana Rita Urbano, Renata Santos e Laura Vieito.

Resumo da 2ª Fase da Taça Nacional


Modelo de disputa ingrato! 
Após 4 vitórias, por diferenças amplas, nos 4 jogo disputados nesta 2ª Fase da Taça e com um total de 13 vitórias e apenas 1 derrota em toda a competição, não conseguimos o apuramento para a Fase Final. 
É um modelo de disputa ingrato, já que na 2ª Fase são contabilizados os resultados da 1ª Fase entre as equipas apuradas. Assim, ficámos em desvantagem com a Ovarense por termos perdido um jogo por 6 pontos e ganho outro por 1 ponto. 
Começámos muito bem esta 2ª Fase com uma vitória caseira sobre o Desportivo da Póvoa por 47 pontos de diferença. Apesar do nosso domínio durante todo o jogo, foi no último quarto que construímos a maior vantagem. 
Seguimos para um jogo difícil em Vila Real perante o Diogo Cão. Após um início equilibrado, um fantástico parcial de 28-00 praticamente decidiu o jogo a nosso favor, com uma vitória final por 17 pontos. 
Voltámos a jogar fora, no Desportivo da Póvoa, num jogo muito agressivo e de elevada intensidade que se manteve equilibrado até final do 3º período. A partir daqui construímos mais uma vantagem de 17 pontos. 
Para finalizar recebemos o Diogo Cão em que dominámos sempre acabando por vencer por 19 pontos. 
Não podíamos ter feito mais nesta 2ª Fase mas, perante o sistema de disputa da Taça, não foi possível estarmos na Fase Final. 
No cômputo geral foi uma excelente participação. Fomos intensos, competitivos e fortes defensivamente. Em 12 dos 14 jogos realizados sofremos abaixo de 49 pontos e, nos restantes apenas sofremos 57 pontos em Ovar e 52 no Ginásio Figueirense. 
Em termos ofensivos fomos crescendo e sabemos exatamente o que precisamos para continuar a crescer. 
Foram utilizados nesta fase os seguintes jogadores: Vasco Silva, Simão Verde, Vasco Marques, Marco Hajdic, José Balseiro, João Costa, João Afonso, Rui Jorge, Sebastião Oliveira, Miguel Teixeira e Leonardo Maio. 
António Barata 

Resumo da 1ª Fase do Campeonato Nacional


Perder cedo a oportunidade de lutar por algo mais ambicioso… 
Depois de longa paragem competitiva entrávamos no Campeonato Nacional jogando fora frente ao 1º da Fase Regular da ABP, o CLIP, mas a entrámos apáticas e sem reação chegando ao final do 1º período a perder por 24-11. Reagimos, passámos para a frente mas nos últimos 10 minutos voltámos a não estar bem e com a Má entrada… e má saída… acabámos por perder. 
Depois do jogo menos conseguido em termos defensivos na abertura queríamos voltar ao nosso registo, obtendo uma boa Vitória em jogo intenso e equilibrado… frente a outro representante ABP 
Frente a mais uma equipa do Porto acabámos por perder em jogo intenso que foi mais equilibrado do que o resultado deixa transparecer. 
Deslocámo-nos a Guimarães para defrontar o Vitória entrando determinadas. Fizemos um Bom jogo coletivo… construindo um resultado volumoso com o contributo de toda a equipa 
Após um início equilibrado na receção ao Vagos permitimos que fizesse um parcial de 00-09 e fugissem no marcador. Reagimos e passámos para a liderança mas uma Fraca eficácia ofensiva… nos momentos decisivos não nos permitiu vencer. 
Uma excelente dinâmica defensiva e ofensiva na deslocação ao Academia fez com que o jogo só tivesse um sentido chegando aos 74-29 no início do 4º período, no entanto Apesar do bom jogo terminámos desconcentradas… marcasse mais pontos nos últimos 6/8 minutos do que nos restantes, 
Recebemos o Campeão da ABPorto no fecho da 1ª Volta e queríamos voltar a entrar na corrida pelo apuramento. Foi um Jogo de altos e baixos… com ambas as equipas a terem momentos em que dominaram os acontecimentos acontecendo várias sequências de pontos para cada uma das equipas, a sequência final foi para as adversárias que conseguiram assim vencer 
Deslocámo-nos ao António Aroso com Falta de ritmo… e pouca ambição depois de quase um mês sem competição não conseguindo contrariar a maior agressividade adversária averbando a derrota mais pesada pois nos jogos anteriores discutimos o resultado até aos instantes finais. 
Recebíamos o último classificado, Vitória de Guimarães, e apesar de não termos entrado suficientemente ativas cedo fugimos no marcador resolvendo o jogo Serviços mínimos… 
Na nossa deslocação até ao vizinho Vagos demos 20 minutos de avanço às adversárias, entrando completamente apáticas jogando de forma pouco intensa. Na 2ª parte melhorámos passando mesmo para a frente mas uma excelente eficácia das adversárias nos derradeiros minutos permitiu-lhes voltar ao comando e vencer. 
Deslocámo-nos a Ermesinde para defrontar o CPN, e depois de uma 1ª parte equilibrada um parcial de 08-00 desconcentrou-nos e não mais conseguimos mais reequilibrar o encontro apesar de nunca termos baixado os braços e termos tentando sempre encurtar a distância no marcador num Jogo difícil... onde registámos uma percentagem global de lançamento de campo baixíssima de 19%. 
Depois da boa vitória em Coimbra apresentámo-nos muito desfalcadas, mas também muito desconcentradas e pouco focadas nas nossas tarefas, no entanto fomos melhorando ao longo do jogo acabando por Perder por 1 ao fim de 50 minutos de jogo… num jogo com 2 prolongamentos 
Deslocámo-nos a Gaia para defrontar o líder da Zona Norte, Coimbrões, equipa já apurada para a Fase Final Nacional, muito limitadas, sem os nossos elementos fisicamente mais fortes e tivemos de lutar com a equipa mais forte fisicamente do grupo num Jogo muito difícil… que terminou com uma diferença demasiado expressiva. 
Terminámos a nossa participação no Campeonato Nacional com a sensação que poderíamos ter ido mais além mas algumas derrotas apertadas em jogos decididos nos últimos momentos retiraram cedo da luta pelo apuramento quebrando depois a nossa motivação, no entanto sabemos que melhorámos ao longo desta prova, defrontando as melhores equipas. 
Referência ainda para o facto de não termos caído nas 2 últimas posições e por esse facto mantermos as vagas para a ABA para o próximo ano. 
João Cura 



Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o seu jogador dos Sub-14 César Sousa pelos seus 14 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Sub-16 Masculinos A vencem na Gafanha
Sub-16 Femininos derrotamDiogo Cão
Sub-14 Masculinos A perdem com MaiaBasket
Sub-18 Masculinos B derrotam Atómicos
Sub-13 Femininos vencem em SJ da Madeira
Sub-13 Masculinos derrotam Brandoense


Os Sub-16 Masculinos A foram à Gafanha vencer por 63-68 na 6ª jornada da 2ª Fase do Torneio Inter-Associações. Depois das vitórias na quarta e sexta-feira frente ao Sangalhos e Limiense o Galitos A/FERRO venceu após uma 1ª parte equilibrada (29-29) fugindo no 3º parcial apesar da reação adversária final. Com mais vitória o Galitos garante desde já o 1º lugar na edição do Torneio Inter-Associações desta temporada quando ainda lhe faltam disputar 2 jornadas.

As Sub-16 Femininos venceram o Diogo Cão por 89-36 na 4ª e última jornada 2ª Fase da Taça Nacional. Já com o apuramento para a Fase Final Nacional garantido o Galitos/FLOR DE AVEIRO não desperdiçou a oportunidade para terminar esta 2ª Fase sem derrotas e venceu de forma clara o seu adversário.

Os Sub-14 Masculinos A perderam com o MaiaBasket por 59-65 em jogo antecipado da 8ª jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional. Num encontro muito equilibrado e disputado, com várias alternâncias no marcador o Galitos A/PRIMUS VITÓRIA fez um bom jogo apesar de ter perdido nos minutos finais frente a um adversário que está na luta pelo apuramento para a Fase Final.

Os Sub-18 Masculinos B derrotaram os Atómicos por 61-55 na 14ª e última jornada da 4ª Fase do Campeonato Distrital. Com mais esta vitória o Galitos B/WEBER SAINT GOBAIN terminou a sua época competitiva terminando esta 4ª Fase em 3º lugar com 9 vitórias e apenas 5 derrotas numa série com muitas equipas A.

As Sub-13 Femininos foram a SJ da Madeira derrotar a Sanjoanense por 1-6 na 4ª e última jornada da 3ª Fase do Torneio Distrital. Com esta vitória o Galitos/KNOCK OUT terminou em 1º lugar nesta 3ª Fase com 3 vitórias e apenas 1 empate. Parabéns!!

Os Sub-13 Masculinos derrotaram o Brandoense por 5-1 na 4ª jornada da 3ª Fase do Torneio Distrital. O Galitos/ATRIUM venceu 5 parciais só tendo perdido um e por apenas 1 ponto de diferença.

O MiniGalitos/ADRIANO CARREIRA participou com 2 equipas de Sub-10 em mais um encontro desta vez em Ílhavo no pavilhão do Illiabum.

Sub-16 Femininos vencem Guifões
Sub-14 Femininos perdem com Clube 5 Basket
Sub-14 Masculinos C perdem em Ílhavo

As Sub-16 Femininos derrotaram o Guifões por 60-48 na 3ª jornada 2ª Fase da Taça Nacional. Depois da vitória em Guifões o Galitos/FLOR DE AVEIRO carimbou o apuramento para a Fase Final Nacional quando ainda falta disputar uma jornada. As Galináceas estiveram sempre no comando do marcador (ao intervalo já venciam por 29-21) e na 2ª parte controlaram sempre o jogo chegando a dispor de 18 pontos de vantagem.
Parabéns por este merecido apuramento para a Fase Final Nacional!!

As Sub-14 Femininos perderam com o Clube 5 Basket por 43-53 na 8ª jornada da Taça Nacional. O jogo foi equilibrado apesar do Galitos/LA CLINIC ter andado quase sempre atrás no marcador lutando no entanto sempre para dar a volta e passar para a frente o que acabou por não conseguir.

Os Sub-14 Masculinos C foram a Ílhavo perdem com o Illiabum C por 91-23 na 5ª jornada da 6ª Fase do Campeonato Distrital. Frente a uma equipa com mais jogadores da equipa B do que da C o Galitos C/NAUTA sentiu naturais dificuldades em face do grande desnível físico entre as equipas acabando por perder por margem dilatada.

3ª Jornada: Galitos C/NAUTA, 72 – Ovarense C, 40 

Primeira vitória 
Esta semana tínhamos encontro marcado com uma equipa que se enquadrava na faixa etária dos nossos atletas. Estávamos motivados para alcançar a 1ª vitória e assim foi. 
Neste jogo fomos superiores em todos os aspetos e fomos construindo uma vitória robusta. 
Após 3 jogos contra adversários que apresentavam argumentos superiores aos nossos, esta vitória é um justo prémio e que nos dá alento para continuar a trabalhar e enfrentar os desafios que se seguem. 
Paulo Nunes 
Parciais: 21-08; 08-09; 25-08; 18-15 
Marcha: 21-08; 29-17; 54-25; 72-40 

Galitos: Diogo Cabral, Diogo Sá, Francisco Coelho, Guilherme Capão, Gustavo Nunes, João Diogo, João Francisco, Miguel Santos, Tiago Lemos, Tomé Pedro e Vasco Silva.


Sub-16 Masculinos A vencem em Ponte de Lima


Os Sub-16 Masculinos A foram a Ponte de Lima derrotar o Limiense por 55-64 em jogo antecipado da 8ª jornada da 2ª Fase do Torneio Inter-Associações.

Depois da vitória esta quarta-feira frente ao Sangalhos o Galitos A/FERRO superou mais um adversário mantendo desta forma o 1º lugar. Os Galináceos ao intervalo já lideravam por 28-36 e na 2ª metade confirmaram a vitória.

Numa semana com 3 jogos o Galitos desloca-se no domingo à Gafanha para o 3º embate em 5 dias. 

2ª Jornada: Diogo Cão, 48 – Galitos/FLOR DE AVEIRO, 60 

Nada nos pode e vai perturbar… 
Na 2ª jornada deslocámo-nos a Vila Real para defrontar a equipa do Diogo Cão. A vitória no jogo anterior de nada nos servia se não vencêssemos mais este desfaio fora de portas. 
Entrámos com vestido de gala achando que ia ser fácil, pouco intensas e agressivas a defender, falhando inúmeros lançamentos fáceis que nos colocaram numa situação complicada. 
Conseguimos no 2º período melhorar ligeiramente e virar o marcador, para não mais deixar a liderança. 
Na 2ª metade fizemos um jogo inteligente, sabendo sofrer e aproveitando as vantagens que fomos criando. Conseguimos marcar a diferença quando começamos a ser mais intensas nas transições, fugindo para 20 pts. 
Com as limitações de faltas e lesões que tivemos, o último período foi gestão emocional e física. Voltámos a “desligar” nos últimos minutos e o marcador apertou num jogo que nada teve de equilíbrio. 
Vencemos num jogo “esquisito” onde muitos factores não permitiram que jogássemos ao nosso melhor nível. Foi mais uma aprendizagem para nós: “Nada nos pode e vai perturbar”, trabalhamos muito para sermos melhores e sacrificamos muito das nossas vidas diariamente para que nos deixemos perturbar ou condicionar pela “incompetência” de outros agentes do basquetebol. 
Demos mais um grande passo para concretizar o apuramento, vencer no sábado para carimbar!!! 
Parabéns a todas pelo espírito que foi preciso para vencer este tremendo jogo. 
Luís Oliveira 
Parciais: 13-09; 10-16; 14-21; 11-14 
Marcha: 13-09; 23-25; 37-46; 48-60 

Galitos: Maria Almeida; Ana Monteiro; Joana Pereira; Inês Fartura; Beatriz Santos; Mariana Fonseca; Barbara Ferreira; Raquel Teles; Francisca Oliveira; Beatriz Dias e Beatriz Vieira.

Circuito Prof. Mário Lemos: MiniGalitos na etapa do Sangalhos 


No sábado, dia 20 de Maio, os sub-10 do MiniGalitos deslocaram-se até Sangalhos para participar em mais uma etapa do Circuito Mário Lemos. Esta etapa contou com a participação do Sangalhos, clube organizador, dos Atómicos, do Arco e do Ginásio, com os quais realizámos os nossos jogos. 
Dando continuidade ao modelo do jogo 4x4, nos 4 jogos que efetuámos os nossos atletas demonstraram um bom espírito coletivo e boas leituras ofensivas, nomeadamente na procura do colega sozinho para um melhor lançamento. 
Relativamente à defesa, na maior parte das vezes fomos capazes de pressionar o adversário e consequentemente roubámos bolas que nos permitiram converter cestos fáceis. No entanto e apesar de termos feito boas exibições ainda temos vários aspetos a melhorar, essencialmente defensivos, e para tal temos de estar mais concentrados nos treinos. 
Por fim, terminámos esta etapa com a realização de um circuito composto por lançamentos na passada, tanto do lado direito, como do lado esquerdo e lançamentos livres, dos quais saímos vitoriosos em ambos os lançamentos na passada e em 2º lugar nos lançamentos livres, tendo obtido os seguintes resultados: lançamento na passada do lado direito (47), lançamento na passada lado esquerdo (58) e lançamento livres (28). 
Muito obrigada aos pais e familiares dos nossos atletas pelo apoio dado à nossa equipa. 
Rafaela Oliveira 

MiniGalitos: Rodrigo Silva, Luís Semblano, Catarina Machado, Bárbara Cancela, João Filipe, Rodrigo Ferreira, Luísa Cruz, Joseph Gamelas, Eduardo Guerra, Nuno Pereira, Bianca Cancela e Inês Martins. 



5ª Jornada: Galitos A/FERRO, 68 – MaiaBasket, 50 

Vitória dura… mas justa… 
Entramos determinados em vencer e convencer, mas hoje, inicialmente, as coisas nem nos correram de feição, a errar e falhar coisas que por norma não falhamos, e apenas no final do período tivemos algum ascendente sobre o adversário. 
O 2º período foi claramente dominado pela nossa equipa, defendemos bem, e muita intensidade e pressão sobre os adversários, colocaram-nos ao intervalo com uma vantagem confortável. 
No entanto a equipa do Maia nunca deitou a toalha ao chão e com muita agressividade, às vezes extrema, conseguiram chegar a assustar, no entanto a nossa equipa arregaçou as mangas e vestiu o fato de macaco, colocamos rapidamente o jogo a 20 pontos a nosso favor, sabendo depois gerir e manter a vantagem até final do jogo. 
Esta semana é fundamental para nossa equipa, vamos focar-nos no nosso objetivo e um jogo de cada vez tornar as coisas simples. 
Parabéns Equipa 
José Guerreiro 
Parciais: 16-11; 15-06; 14-13; 23-20 
Marcha: 16-11; 31-17; 45-30; 68-50 

Galitos: Martim Rocha; João Costa; Vasco Silva; Daniel Luzia; Diogo Pinto; André Fonseca; Manuel Caetano; Victor Alves; Gonçalo Correia; Ricardo Almeida: Manuel Loureiro e Leonardo Maio.

 
Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o seu jogador dos Sub-16 Manuel Caetano pelos seus 16 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.



Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o seu jogador dos Sub-13 Miguel Santos pelos seus 12 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita a sua jogadora Sub-6 do MiniGalitos Carlota Montenegro pelos seus 6 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

4ª Jornada: Sangalhos, 36 – Galitos A/FERRO, 65 

Tornamos simples 
Um jogo que se adivinhava difícil, pois a ultima vez, há cerca de 4 meses quando jogamos em Sangalhos, não nos conseguimos impor e saímos mesmo derrotados nesse jogo. 
Hoje tudo foi diferente, entramos muito bem, a liderar e dominar todas as ações, com uma defesa muito agressiva a colocarmos muitos problemas ofensivos aos adversários, com rápidas saídas para o ataque fazíamos cestos fáceis e muito cedo ganhamos vantagem no marcador. 
Durante o jogo fomos mantendo o nosso ritmo e fomos fugindo no marcador. Acabou por ser uma vitória tranquila e sem qualquer contestação, tal foi o nosso ascendente durante os 40 minutos. 
Parabéns Equipa 
José Guerreiro 
Parciais: 13-25; 07-13; 06-14; 10-13 
Marcha: 13-25; 20-38; 26-52; 36-65 

Galitos: Martim Rocha; João Costa; Vasco Silva; Daniel Luzia; Diogo Pinto; André Fonseca; Manuel Caetano; João Lima; Ricardo Almeida e Leonardo Maio.

 
Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o seu diretor e atleta Master Álvaro Pires pelos seus 43 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Sub-16 Masculinos A derrotam Sangalhos


Os Sub-16 Masculinos A derrotaram o Sangalhos por 72-54 em jogo antecipado da 10ª e última jornada da 2ª Fase do Torneio Inter-Associações.

Depois de um 1º período onde houve equilíbrio o Galitos A/FERRO embalou para mais uma vitoria confortável apesar do Sangalhos nunca ter desistido voltando a equilibrar o último parcial e a não permitir ao Galináceos ampliar ainda mais a sua vantagem. 

1ª Jornada: Guifões, 42 – Galitos/FLOR DE AVEIRO, 58 

Entrar a vencer fora… 
Começamos esta 2ª fase em casa do 1º classificado do outro grupo, equipa que também se apurou sem derrotas. Sabíamos das dificuldades que íamos enfrentar mas queremos estar na fase final. 
Entrámos ansiosas mas concentradas e agressivas, o jogo manteve-se equilibrado durante os primeiros 5 min mas aumentámos a pressão campo todo e a intensidade e fugimos no marcador, acabando com uma vantagem escassa para a diferença neste 1º parcial. 
O 2º período foi ao contrário, entrámos muito bem mas depois perdemos o controlo do jogo e permitimos que o adversário equilibrasse o marcador. Fomos a vencer por 8 pts para o intervalo mas merecíamos mais. 
Apesar da reentrada após o intervalo não ter sido boa, dominámos a 2ª metade. Fomos agressivas e intensas na defesa a meio campo e fomos pacientes e eficazes no ataque. Fomos sendo capazes de parar os pontos fortes e depois atacar com sucesso a zona, cavando uma diferença de 25 pts no marcador. 
Nos últimos 4 min “desligámos” e não marcamos mais pontos, precipitando lançamentos, passes e penetrações. Defensivamente conseguimos não perder toda a vantagem vencendo por 16 pts. 
Foi uma vitória importante e que pode ser decisiva no apuramento, vencer fora nesta fase é difícil e marcar esta diferença é ainda mais. 
Temos agora a deslocação a Vila Real que é decisiva e com um grau de dificuldade grande. O caminho está a ser construído, vencemos a 1ª final faltam 3!! 
Temos ambição e temos trabalhado para alcançar os objectivos. Parabéns!! 
Luís Oliveira 
Parciais: 07-16; 13-12; 10-22; 12-08 
Marcha: 07-16; 20-28; 30-50; 42-58 

Galitos: Catarina Wilson; Maria Almeida; Ana Monteiro; Luzia Ferreira; Joana Pereira; Inês Fartura; Beatriz Santos; Mariana Fonseca; Barbara Ferreira; Raquel Teles; Beatriz Dias e Beatriz Vieira.

Resumo da 4ª Fase do Campeonato Distrital


Bom momento para evoluir… 
Uma fase onde tivemos como adversários os Atómicos e as diversas equipas B, Sangalhos, Sanjoanense, Ovarense e Oliveirense. 
O objetivo da nossa participação foi inteiramente atingido, fazer participar todos os jogadores que tinham pouco espaço na equipa A e juntar-lhe sangue novo da equipa de sub-14, um misto que resultou na perfeição. 
Fomos competitivos em todos jogos, com alguns resultados mais dilatados, mas também alguns resolvidos nos últimos segundos, o que só faz crescer os atletas, ganham experiência, maturidade e jogarem contra alguns atletas mais fortes fisicamente, fez com que os mais novos sentissem outras dificuldade e as tivessem de ultrapassar, confronto com a realidade do ano que vem para os mais novos, excelente experiência para eles. 
Para os mais velhos que tanto tem trabalhado em prol da Equipa A, tiveram também a oportunidade de se mostrarem e desfrutarem do jogo, e serem eles os protagonistas e mesmo decisivos em alguns momentos. 
O resultado foi o menos importante, mas não podemos deixar de salientar que estão todos de Parabéns, pois acabamos por vencer o nosso Grupo com o mesmo nº de vitórias da Ovarense B, mas como vencemos os 2 jogos com a ADO, acabamos por ficar em 1º Lugar. 
Queremos também agradecer aos Pais destes atletas pelo esforço e dedicação despendidos durante toda a época e não deixaram de participar, mesmo quando foi necessário fazer jornadas duplas e as vezes triplas, com as respetivas equipas A, para que fosse possível existir mais este momento de competição para os atletas. 
Parabéns a todos atletas pelo vosso desempenho e atitude de louvar. 
Pelo Galitos Canta, Canta,…, Galo 
José Guerreiro 

14ª Jornada: Coimbrões, 72 - Galitos/ERGOVISÃO, 24 

Jogo muito difícil… 
Deslocámo-nos a Gaia para defrontar o líder da Zona Norte, Coimbrões, equipa já apurada para a Fase Final Nacional na última jornada. Já sabíamos que não seriamos 7º classificados garantindo desta forma a vaga da ABA para a próxima época. 
Nós estávamos muito limitadas, sem os nossos elementos fisicamente mais fortes e tivemos de lutar com a equipa mais forte fisicamente do grupo. 
Apesar da desvantagem física entrámos a lutar procurando atenuar essas diferenças e apesar de ao intervalo a diferença ser de 31-11, em termos de jogo jogado conseguimos bater-nos de igual para igual com as adversárias mas sem conseguirmos ser eficazes na altura de lançar ao cesto, em algumas situações por mera infelicidade, e isso justificava o resultado ao intervalo. 
Na 2ª parte não tivemos a mesma capacidade de luta deixando-nos abater pelo resultado que se foi avolumando e pelas dificuldades que tínhamos de ultrapassar permitindo um resultado final demasiado volumoso para a diferença real entre as equipas e nada de acordo com as nossas capacidades. 
Não terminámos da melhor forma mas devemos ter consciência que é nas dificuldades que nós aprendemos e crescemos e que a participação neste campeonato nacional nos fez evoluir apesar de nem sempre o resultado espelhar esse crescimento 
João Cura 
Parciais: 17-06; 14-05; 26-07; 15-06 
Marcha: 17-06; 31-11; 57-18; 72-24 

Galitos: Ana Antunes; Mariana Velhinho; Joana Cura; Rita Rodrigues; Matilde Açafrão; Maria Almeida; Margarida Cura; Bárbara Ferreira; Francisca Oliveira e Joana Pereira.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o seu treinador das Sub-13 Femininas e dos Sub-8 do MiniGalitos Carlos Tavares pelos seus 31 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o seu jogador dos Sub-8 do MiniGalitos  Rafael Conde pelos seus 8 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

10ª Jornada: Oliveirense, 55 – Galitos, 60 


Inconsistentes… 
Hoje fizemos o nosso jogo menos conseguido desta fase, diversos fatores se conjugaram para que tal acontecesse, mas a equipa nunca baixou os braços e lutou bravamente pela vitória deste jogo, ANORMAL. 
Apenas estivemos na frente durante 3 minutos em todo o jogo, foi claramente na hora decisiva. Fracas percentagens de lançamentos de campo e de lances livres, jogo duro e viril por parte dos adversários, com alguns lances demasiado duros, mas nós fomos lutando, persistindo no campo. 
Acabamos esta fase com mais uma vitória e sem dúvida frente a uma das equipas que merece estar apurada para fase final. 
Parabéns Equipa 
Pelo Galitos Canta, Canta,…, Galo 
José Guerreiro 
Parciais: 16-12; 10-09; 18-16; 11-23 
Marcha: 16-12; 26-21; 44-37; 55-60 

Galitos: Pedro Fonseca; Marcelo Azevedo; André Pedrosa; Jorge Naia; Hector Benites; Luís Santos; Álvaro Pires; Renato Santos; Nuno Morais e Eugénio Monteiro.

3ª Jornada: Galitos A/FERRO, 82 – BC Limiense, 41 

Entrada estrondosa 
Com um parcial inicial de 24-00 o jogo praticamente ficou sentenciado. Fomos sempre superiores frente a uma equipa que não tem o nosso ritmo competitivo. 
Com o decorrer dos minutos e com uma grande rotação entre todos os jogadores fomos alargando a nossa vantagem ao longo dos 40 minutos, conseguindo distribuir os minutos de jogo por todos os atletas, o que é muito importante nesta fase da época, onde a equipa já leva muitos jogos nas pernas com muitos atletas a fazer 2 equipas muitos fins-de-semana. 
Claro que neste momento também tiramos partido disso mesmo, porque o nosso ritmo competitivo é elevadíssimo em relação aos nossos adversários. 
Parabéns Equipa 
José Guerreiro 
Parciais: 26-02; 19-15; 18-17; 19-07 
Marcha: 26-02; 45-17; 63-34; 82-41 

Galitos: Martim Rocha; João Costa; Vasco Silva; Daniel Luzia; Diogo Pinto; Miguel Silva; Diogo Soares; João Lima; Manuel Loureiro e Leonardo Maio.

Sub-19 Femininos perdem em Gaia
Sub-18 Masculinos B vencem em Arouca
Sub-16 Masculinos A derrotam MaiaBasket
Sub-14 Masculinos A perdem no Porto
Sub-14 Femininos derrotam Limiense

As Sub-19 Femininos foram a Vila Nova de Gaia perder com o Coimbrões por 72-24 na 14ª e última jornada do Campeonato Nacional. Frente ao vencedor da Zona Norte já apurado para a Fase final e sem alguns elementos da equipa o Galitos/ERGOVISÃO sentiu muitas dificuldades para contraria o poderio físico adversário acabando por perder por números que não espelham a diferença entre as equipas.

Os Sub-18 Masculinos B foram a Arouca vencer por 33-82 na 13ª jornada da 4ª Fase do Campeonato Distrital. O Galitos B/WEBER SAINT GOBAIN não sentiu dificuldades para se superiorizar aos seus adversários vencendo por margem dilatada.

Os Sub-16 Masculinos A derrotaram o MaiaBasket por 68-50 na 5ª e última jornada da 1ª volta da 2ª Fase do Torneio Inter-Associações. Com mais esta vitória clara o Galitos A/FERRO termina a 1ª volta em 1º lugar sem qualquer derrota.

Os Sub-14 Masculinos A foram ao Porto perder com o FC Porto Dragon Force por 39-35 na 7ª jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional. Frente a um dos candidatos ao apuramento o Galitos A/PRIMUS VITÓRIA discutiu a vitoria até aos instantes finais acabando por perder nas últimas posses de bola.

As Sub-14 Femininos venceram o Limiense por 51-45 em jogo em atraso da 6ª jornada da Taça Nacional. Depois da derrota na véspera nos minutos finais o Galitos/LA CLINIC regressou às vitórias frente a um adversário direto na classificação.

Os Sub-14 Masculinos C venceram a Ovarense C por 72-40 na 4ª jornada da 6ª Fase do Campeonato Distrital. O Galitos C/NAUTA conseguiu a sua 1ª vitória na experencia neste novo escalão num jogo em que estiveram sempre na liderança.

As Sub-13 Femininos derrotaram o Sangalhos por 4-3 na 3ª jornada da 3ª Fase do Torneio Distrital. As jovens do Galitos/KNOCK OUT obtiveram mais uma vitória apesar de terem jogado com uma equipa muito nova.

O MiniGalitos participou em mais 2 encontros em Ílhavo. Esteve com uma equipa de Sub-12/ADRIANO CARREIRA no encontro realizado na EB de Ílhavo e outra de Sub-8/ROYAL SCHOOL no pavilhão do Illiabum.

Masters vencem em Oliveira de Azeméis
Sub-14 Femininos perdem com Vitória SC
Sub-10 do MiniGalitos no Circuito Mário Lemos


Os Masters foram a Oliveira de Azeméis vencer a Oliveirense por 55-60 na 13ª jornada da II Liga de Basquetebol Master. Apesar de não terem estado ao seu nível habitual o Galitos obteve mais uma vitória que consolida o 2 lugar em igualdade pontual com o lider Illiabum.

As Sub-14 Femininos perderam com o Vitória de Guimarães por 48-51 na 7ª jornada da Taça Nacional. O Galitos/LA CLINIC andou na frente do marcador na maior parte do tempo chegando a dispor de 13 pontos de vantagem mas na recta final do encontro as adversárias foram mais eficazes tirando partido da sua vantagem de estatura acabando por passar para a frente e vencer.

Os Sub-10 do MiniGalitos/ROYAL SCHOOL participaram em mais uma etapa do Circuito Prof. Mário Lemos, desta vez organizada pelo Sangalhos, atividade destinada aos atletas Sub-10. Os atletas do MiniGalitos venceram os 2 circuitos de lançamento na passada, tanto do lado direito (47), como do lado esquerdo (58), ficando ainda em 2º lugar nos lançamentos livres (28).

Parceria Galitos/Knock-Out


No âmbito da parceria do Galitos com o Ginásio Knock-Out as equipas de Sub-13 e Sub-14 Femininos foram realizar um treino ao Knock-Out Power Center, um espaço excelente para o treino funcional

O KNOCK OUT é parceiro do Basquetebol do Galitos dando naiming à equipa de Sub-13 Feminina - Galitos/KNOCK OUT.

O Galitos agradece mais uma vez a colaboração e a confiança depositada pelo Knock Out no nosso projeto... Obrigado.





;;
GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura