Em fim de semana com 7 jogos em casa, Sub-16 e Sub-18 Masculinos recebem Gumirães e Vila Real, respectivamente

Os Campeonatos Nacionais Zona Norte entram na recta final. Os Sub-16 Masculinos que se encontram isolados no 2º lugar (com 2 derrotas) recebem o Gumirães, 3º classificado com os mesmos pontos do Sangalhos (ambos com 3 derrotas). Um jogo importante na luta pelo apuramento para a Fase Final Nacional.

Os Sub-18 Masculinos, estão na 4ª posição mas já fora da luta pelo apuramento, recebem o Basket de Vila Real procurando consolidar esta posição.

Para o Torneio Inter-Associações as Sub-14 Femininos voltam a jogar em casa recebendo a equipa de Vila Pouca e os Sub-14 Masculinos recebem o Brandoense.

Para o Torneio Inter-Distrital os Sub-18 Masculinos B Recebem equipa de Cantanhede.

Nas Provas Distritais prosseguem os diferentes campeonatos com os Sub-16 Masculinos B a terminarem a sua participação na 4ª Fase recebendo a Ovarense B e os Sub-14 Mistos a receberem o vizinho Illiabum C.

Sub-20 perdem frente ao CNT Paredes

Depois da vitória da véspera frente ao Guifões o Galitos perdeu por 49-91 frente ao CNT Paredes.

Sem vários elementos da equipa o Galitos teve dificuldades em contrariar o forte ritmo imposto pela equipa do CNT, muita rápida a realizar as transições, o que lhe permitia finalizar vários cestos em situações de vantagem. 

Esta equipa do CNT sediada em Paredes está a preparar a sua participação no Campeonato da Europa que se realiza no Verão.

Equipa Feminina da UA perde na final frente ao IPP

A Universidade de Aveiro não conseguiu ultrapassar o favoritismo da equipa do IPP e perdeu  por 51-59 o jogo de atribuíção do Titulo de Campeão Nacional Universitario.

Com um excelente percurso a equipa aveirense só caiu no último e decisivo encontro sendo desta forma Vice-Campeão.

1ª Jornada: AD Vagos 30 – Galitos 73

Ganhar sem jogar nada bem na 2ª parte

Começou a 2ª fase do Inter-Associações e logo com a AD Vagos, um jogo algo diferente dos outros que já realizámos.
Talvez pelos resultados obtidos anteriormente com esta equipa ou pela saturação de estarmos a jogar pela 5ª vez esta época com o mesmo adversário, os jovens Galináceos não aceleraram muito o ritmo neste jogo.
Só no 1º período estivemos iguais a nós próprios, os outros 3 foram algo fora do comum, daí o parcial do 1º período acusar um desnivelado 30-1.
A partir daqui os nossos jovens como que desligaram do jogo, jogando a um ritmo bastante lento fomos deixando o adversário agigantar-se e ganhamos o 2º período apenas pela diferença de 11 pontos. Mesmo assim ao intervalo a diferença já se situava nos 40 pontos.
A 2ª parte e quando tudo levava a entender que iria ser mais uma vitória volumosa, correu mal este pensamento dos nossos atletas. É certo que foi dado o mesmo tempo de jogo (20 minutos), jogando dois cincos diferentes durante os 2 períodos da 2ª parte, mas nem isso justifica este estranho desinteresse pelo jogo levando-nos a perder o último parcial.
Esperamos uma atitude diferente no próximo jogo frente ao GRI Brandoense pois é um adversário que ainda não vencemos esta época e que está ao nosso alcance. Para isso teremos que trabalhar com a máxima concentração durante a semana, pois muitas vezes os jogos decidem-se pelos pormenores, por vezes para ganhar basta apenas cometer o menor número de erro.
Paulo Sá
Parciais: 1-30; 09-20; 06-18; 14-05
Marcha: 1-30; 10-50; 17-68; 30-73

Galitos: José Tróia (4), Pedro Mealha (15), Luís Pina (12), Eduardo Oliveira, Marcelo Cardoso, Pedro Vieira (4), Miguel Catarino (2), Hugo Rangel (18), Eduardo Antunes (2) e João Daniel (16).

Sub-20 vencem Guifões

O Galitos venceu hoje a agressiva equipa do Guifões. Num jogo equilibrado a equipa Galinácea deu uma sapatada no jogo a meio do 3º período conseguindo ultrapassar a defesa zona contrária. Com uma vantagem próxima dos 10 pontos a equipa geriu bem o resultado até final acabando por vencer por 81-69.

Amanhã novo jogo em casa, desta vez frente ao CNT de Paderes.

Equipa Feminina da AAUAv na Final do Campeonato Nacional Universitário

A equipa feminina venceu hoje na meia-final da prova a FMH de Lisboa e ganhou o direito de disputar a final amanhã frente ao IPP.

Num jogo bem disputado a equipa aveirense, composta maioritariamente pelas atletas do Galitos, às quais se juntam elementos do Esgueira, Colégio de Calvão e GICA, venceram por 55-40.

SELECÇÃO NACIONAL SUB-16 MASCULINOS – Projecto 2010

Pedro Santos atleta que recentemente ficou em 3º lugar no Fase Final do Campeonato Nacional foi convocado para participar no Estágio de preparação Campeonato da Europa de 2010, de 1 a 3 e de 5 a 9 Julho.

No 1º Estágio os atletas ficam na Residência CNT Paulo Pinto em S. João da Madeira e vão treinar ao Pavilhão do Brandoense. O 2º Estágio realiza-se em Melgaço.

Esta chamada é o reconhecimento pelo trabalho realizado pelo equipa de Sub-16 Masculinos e pelo Pedro Santos e é um justo prémio para o atleta e para todos quantos têm trabalho para ele e com ele.

Muitos Parabéns e Felicidades no estágio.

Sub-20 recebem o Guifões e o CNT de Paredes

O Galitos realiza esta semana uma jornada dupla. Na quarta recebe o Guifões e na quinta recebe o Centro Nacional de Treino de Paredes que este ano é composto por atletas nascidos em 94 (Sub-16) que no Verão irão disputar o Europeu de Sub-16.

Depois de termos recebido o CNT Paulo Pinto esta semana temos a oportunidade de ver jogar alguns dos melhores jogadores nacionais deste escalão.

Equipa Feminina da AAUAv apura-se para as meias-finais

Ao vencer hoje de manhã a Associação Académica de Académica por 35-21 no último e decisivo jogo da 1ª fase a equipa Feminina da UA apurou-se para as meias-finais nos CNUs que se estão a disputar em Matosinhos

Amanhã a equipa discute o acesso à final frente à Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-16 Pedro Godinho pelos seus 16 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-14 Gonçalo Vítor pelos seus 12 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Equipa Feminina da AAUAv entra com o pé direito

A equipa Feminina da Universidade de Aveiro composta maioritariamente por atletas do Galitos entrou a ganhar nos Campeonatos Nacionais Universitários que se está a disputar em Matosinhos no Pavilhão de Guifões.

Depois de uma viagem que começou em Aveiro bem cedo a equipa aveirense venceu o 1º jogo do dia realizado de manhã frente à equipa da Universidade de Lisboa sem qualquer dificuldade como demonstra o resultado final (44-12).

No 2º jogo, realizado de tarde, a equipa da AAUAv perdeu frente ao Campeão em titulo a equipa do IPP por 21-44.

Amanhã às 12h30 a equipa realiza o último e decisivo jogo da 1ª fase frente à Associação Académica de Académica. Uma vitória dá o apuramento para as meias-finais

18ª Jornada: Galitos/AAUAv 59 – Oliveirense 39

Mais um objectivo cumprido em gestão de esforços.

Este domingo a equipa do Galitos/AAUAv realizou mais um derby aveirense, realizando em casa o seu ultimo jogo do campeonato frente à Oliveirense.
Com o apuramento para a Fase Final Nacional já garantido e com o inicio da fase final do campeonato universitário logo na segunda-feira, a equipa entrou muito forte com o objectivo de se manter invicta nesta fase.
Mas esta atitude foi “sol de pouca dura”. Logo no 2º período entrou em gestão de esforços e baixou os braços cometendo mais erros do que o normal acabando por perder este parcial de uma forma algo estranha, até porque a equipa da Oliveirense encontrava-se desfalcada em relação ao jogo da 1ª volta que foi o jogo em que ganhamos por menos pontos de diferença em todo o campeonato.
A equipa ferida no seu orgulho conseguiu na 2ª parte gerir estes dois objectivos, jogar melhor para ganhar e poupar-se para o inicio da fase final dos CNU’s.
Terminamos com uma vitória mais do que justa por 20 pontos de diferença.
Toda a equipa está de parabéns. Mesmo com altos e baixos trabalhou imenso esta época culminando com este apuramento para a fase final.
Para isto contribuíram também os treinos em que estavam presentes outras atletas universitárias, as nossas juniores, alguns jogadores do clube. A todos eles um muito obrigado.
Mais uma vez não esquecer a minha treinadora adjunta e o seccionista que tiveram um enorme contributo nesta conquista.
Por ultimo agradecer ao clube incluindo directores, director técnico, secretário técnico, rouparia, que fizeram tudo para que não faltasse nada a esta equipa.
Ainda há muito que trabalhar pois um objectivo maior se aproxima... Mais uma vez... Mãos ao trabalho...
Ricardo Brito
Parciais: 24-09; 05-12; 17-08; 13-10
Marcha: 24-09; 29-21; 46-29; 59-39

Galitos: Elisa Sá (7), Cláudia Conceição (6), Catarina Martins (2), Milene Serrão (8), Catarina Monteiro (17), Rita Andrade (2), Marta Pinto, Soraia Magalhães (3) e Daniela Ramos (14).

MiniGalitos organiza Encontro de Sub-12


Este domingo o MiniGalitos organizou mais um encontro de Sub-12 com a presença habitual do nosso vizinho Gafanha, Vale Cambra e um estreante o Clube CERCA.
Estiveram presentes 13 atletas sub-12 divididos em 2 equipas que foram orientados pelos treinadores Ricardo Brito e António Benjamim.
Todos os atletas tiveram a oportunidade de realizar 3 jogos, disputados com extremo fair-play.
De realçar a estreia de mais um atleta nos encontros. Em termos de jogo as nossas equipas continuam a demonstrar muita evolução não só nas questões técnicas como na organização ofensiva do seu jogo.
Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido.
Um agradecimento especial aos nossos atletas cadetes que arbitrando os jogos também contribuíram bastante para o desenrolar do encontro e para a evolução destes jovens atletas.
Mais uma vez os pais deste grupo demonstraram um grande fair-play na bancada e um apoio importante no crescimento destes jovens.
Ricardo Brito

Galitos: Simão Verde, João Afonso, João Gavaia, André Alves, Alberto, Ricardo Rosado, José Balseiro, Joana Cura, Luís Almeida, Luís Patrício, Matilde Açafrão, Pedro Anjos e Bernardo Matias.

1ª Jornada: Galitos B 67 – Gafanha A 53

Jogo físico e disputado decidido no último período!
Nova fase, nova vitória! No entanto, o resultado final não espelha as dificuldades com que nos deparámos em toda a partida.
Sabíamos de antemão que o Gafanha, uma equipa A de Iniciados, vinha ao nosso pavilhão com uma equipa forte fisicamente e muito agressiva, como é normal nas equipas do GDG.
Entrámos muito bem no jogo, com uma excelente atitude e concentração, concluindo o parcial com uma vantagem de 12 pontos.
Esta vantagem deu-nos uma falsa sensação de conforto, o que provocou a derrota por 1 ponto no 2º parcial, indo para o intervalo a ganhar por 33-22.
No recomeço da partida conseguimos jogar o nosso basquetebol, rodando toda a equipa durante a 2ª parte e dando minutos a todos os jogadores.
Embora tenhamos estado sempre na frente do marcador, o Gafanha conseguiu assustar, aproximando-se já no 4º período a 57-50. Mercê de rodarmos toda a gente, tivemos a calma para fazer um parcial de 10-0, o que tirou todas as dúvidas sobre o vencedor.
Nota para o pormenor: todos os jogadores marcaram pontos, algo inédito esta época e que merece elogios.
Destaque nesta partida para as prestações de João Lamas, Manuel Santos e Nuno Simões.

Daniel Marques
Parciais: 23-11; 10-11; 18-15; 16-16
Marcha: 23-11; 33-22; 51-37; 67-53

Galitos: Leonardo Matias (2), Pedro Meireles (2), João Pinheiro (2), Luís Cupido (9), Manuel Santos (4), Nuno Simões (12), Rúben Costa (2), Bruno Soares (2), Diogo Lameiro (2), Miguel Pina (3), João Lamas (25) e Rogério Ratola (2).


Se não queres ser esquecido quando morreres, escreve coisas que vale a pena ler ou faz coisas que vale a pena escrever.

Benjamin Franklin

8ª Jornada: FC Porto 99 – Galitos 84


Resultado para reflectir

Defrontámos a forte equipa do FC Porto com o objectivo de alterar o resultado negativo da 1ª volta, apesar da boa réplica que tínhamos conseguido dar.
A entrada no jogo revelou nervosismo da nossa parte permitindo ao FC Porto arrancar com 11-3. Serenámos, melhorámos as nossas opções ofensivas e com um 4 triplos consecutivos nos últimos minutos do 1º período terminámos o parcial a vencer 21-18. Estávamos com dificuldade em segurar a tabela defensiva, permitindo ao adversário vários segundos lançamentos.
O 2º período é marcado pelo equilíbrio e pelas várias igualdades no marcador. É claramente o nosso período mais estável no jogo. Conseguíamos controlar o ataque adversário, obrigar a maus lançamentos e ganhar ressaltos defensivos, o que nos deu mais estabilidade no ataque. Assim liderávamos o marcador no final da 1ª parte.
Nova má entrada na 2ª parte, provocada por excesso na procura de soluções individuais. Escolhemos mal a hora de lançar ao cesto, forçámos as soluções de finalização o que dava ressaltos defensivos ao adversário e permitia ao FC Porto concretizar facilmente contra-ataques. Os 32 pontos sofridos no 3º período, contrapondo com a nossa dificuldade em finalizar, obriga-nos a correr atrás no marcador, agora contra um adversário mais sereno, que concretiza no último período 5 triplos que nos afastam. O nosso desempenho defensivo na 2ª parte foi muito inferior ao habitual, menos intenso e a não conseguir parar as penetrações, obrigando a ajudar e a libertar os lançadores adversários.
A diferença final não traduz o que se passou no jogo, onde conseguimos um bom desempenho e demos uma boa réplica, mas o elevado número de pontos sofridos indica que temos de melhorar o nosso desempenho defensivo, quer a nível individual, quer colectivo. Além disso, no ataque, fomos em alguns momentos precipitados e noutros pouco colectivos, o que facilitou a tarefa do adversário.
Este jogo e os erros cometidos vão claramente indicar-nos o caminho a seguir, permitindo definir as áreas do jogo onde temos de continuar a melhorar. Terça-feira começaremos já a implementar essas prioridades no treino. Se em outros jogos somos críticos com o balneário e o banco quanto a uma atitude passiva neste jogo revelámos um óptimo espírito colectivo da parte de todos, nunca desistindo, sempre incentivando e lutando para vencer. Vamos manter esta atitude nos próximos desafios aproveitando a mensagem que este jogo passa: que nos vamos bater e criar dificuldades a qualquer equipa.
Luís Araújo
Parciais: 18-21; 18-19; 32-17; 31-27
Marcha: 18-21; 36-40; 68-57; 99-84

Galitos: Pedro Seabra (27), Gonçalo Catarino (3), Ricardo Perdigão (4), Pedro Godinho, Miguel Carvalho, João Padilha, João Martins (5), Bolon Sauané (15), João Tavares, Pedro Santos (20), Bruno Fartura (10) e João Azóia.



                                                                                                       Fotos Carlos Padilha

Seniores Femininos terminam 1ª Fase sem derrotas

O Galitos /AAUAv venceu hoje a Oliveirense por 59-39 na última jornada da 1ª Fase. Com mais esta vitória o Galitos terminou a 1ª Fase com 16 vitórias e sem qualquer derrota.
Esta semana a equipa da AAUAv, composta maioritariamente pelas atletas do Galitos, vai disputar a Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários e nos dias 7, 8 e 9 de Maio o Galitos vai discutir o Titulo Nacional e a subida de divisão na Fase Final Nacional da 3ª Divisão.

Em fim-de-semana de jornada dupla os Sub-18 Masculinos, depois de terem vencido ontem a ED Viana, perderam em Ovar por 75-53 frente à Ovarense.

Para o Torneio Inter-Associações as Sub-16 Femininos foram a Sangalhos perder por 73-32 e os Sub-14 Masculinos foram a Vagos vencer por 30-73 na 1ª jornada da 2ª Fase. Relembre que neste grupo de 4 equipas aveirenses sairá a 6ª equipa que irá disputar a Fase Final Distrital.

Os Sub-14 Masculinos B foram a Esgueira vencer o equilibrado derbie por 59-66 e os Sub-16 Masculinos B perderam em Ílhavo por 66-58 num jogo marcado por vários “episódios” desagradáveis.


O MiniGalitos em Sub-8 esteve presente com 9 atletas no Memorial JOSÉ ANÇÃ. Neste encontro especial participaram cerca de 20 equipas e 200 atletas tendo sido prestada uma homenagem ao ex-Treinador ilhavense.


Em Sub-12 o MiniGalitos organizou mais um encontro com a participação de 6 equipas das quais 2 eram Galináceas.

Sub-16 perdem no FC Porto

Os Sub-18 Masculinos venceram a ED Viana por 66-52 para o Campeonato Nacional. Apesar do resultado conseguido o jogo não foi fácil. Sem alguns dos seus elementos o Galitos perdia ao intervalo por 2 pontos de diferença mas uma boa 2ª arte permitiu construir uma vitória segura.

Os Sub-16 Masculinos foram ao Porto perder um jogo que colocava frente a frente os 2 primeiros classificados. Tal como no jogo da 1ª volta, o Galitos esteve muito bem chegando a liderar por 7 pontos de vantagem ainda na 1ª metade e chegando ao intervalo com 4 pontos de avanço. 
Na 2ª parte o FC Porto reagiu e conseguiu passar para a frente num jogo em que a eficácia das 2 equipas na linha de 3 pontos foi muita alta. O resultado final (99-84) não espelha o equilíbrio que existiu entre as duas equipas.

Os Sub-20 foram a Paços de Brandão perder com o Brandoense por 69-57 para o Campeonato Nacional. Na 1º volta o Galitos tinha vencia o actual Campeão Distrital.

As Sub-14 Femininos também receberam e venceram a equipa da ED de Viana, por 55-39, neste caso para a 2ª Fase do Torneio Inter-Associações. O jogo foi equilibrado apenas no 1º parcial com o Galitos a assumir a liderança a partir do 2º período e a controlar o resto do encontro.

8ª Jornada: FC Porto 79 – Galitos 48


Derrota apesar de boa 1ª parte
A 2ª volta desta fase recomeçou com uma derrota pesada que reflectiu a falta de ritmo da nossa equipa em resultado da baixa percentagem de assiduidade verificada no interregno do campeonato.
A nossa equipa sentiu, durante toda a partida, muitas dificuldades na circulação de bola no ataque face à agressividade colocada em campo pelo adversário, com forte pressão nas linhas de primeiro passe. Apenas conseguimos chegar com a desvantagem mínima ao fim dos primeiros 10 minutos, ao tirar bom aproveitamento das situações de contra ataque que dispusemos.
Durante grande parte do 2º período o equilíbrio manteve-se no marcador (27-27), mas os últimos 2 minutos foram fatais para a nossa equipa que “perdeu a cabeça” e sofreu 9 pontos consecutivos. Perdas de bola logo no início do ataque e ausência de recuperação defensiva permitiram finalizações fáceis ao adversário.
Novo parcial negativo no recomeço do jogo (0-9) sentenciou a partida. Com a desvantagem de 18 pontos e ainda com mais de 15 minutos para o final desistimos de lutar pela vitória. Passivos na defesa e a individualizar as acções ofensivas sem sucesso, deixámos aumentar progressivamente a desvantagem no marcador até à diferença máxima.
Concluímos novamente que mantemos, em pequenos períodos dos jogos (3/4 minutos), graves falhas de concentração, determinantes no resultado final com equipas que já apresentam bons níveis de maturidade e qualidade.
Jorge Dias
Parciais: 17-16; 19-11; 22-09; 21-12
Marcha: 17-16; 36-27; 58-36; 79-48

Galitos: André Ferreira (8), João Silva (15), Matthew Moreira (11), João Clemêncio (2), Ricardo Lopes, José Sá (6), Luís Sousa (2), João Limas (2), Tiago Maio e Luís Lobo (2).



8ª Jornada: Lousada 46 – Galitos 45

Jogo emocionante do inicio ao fim

A ausência de algumas jogadoras afectou as galináceas, desconcentrando-as.
Entrámos desorganizadas na defesa e pouco produtivas no ataque, acabando o 1º período a perder por 7 pontos de diferença (15-8).
Nos primeiros 4 minutos do 2º período a nossa equipa entrou bastante ansiosa e isso fez com que nos desconcentrássemos na defesa. Após um desconto de tempo a equipa voltou a concentrar-se. Com garra e um bom trabalho de equipa na defesa e no ataque, mostrando alguma da nossa eficácia, encurtámos a diferença no marcador (14-9). Mesmo assim chegámos ao intervalo a perder por 2 (24-22).
No 3º período estávamos pouco organizados no ataque isso fez com que a equipa adversária aproveitasse ara realizar uma defesa pressionante e agressiva o que nos dificultou as acções ofensivas. Não perdemos a atitude e mantivemo-nos a defender. Ambas as equipa não mostraram a sua eficácia no ataque neste período o que levou a um parcial menos produtivo (5-7).
No parcial final, não queríamos deixar o resultado fugir e tentámos recuperar, mas houve ligeiras falhas na defesa, o que fez com que a vantagem do Lousada se mantivesse. A 2 minutos do fim a equipa lutou e mostrou novamente a eficácia da equipa, tanto no ataque como na defesa, o que fez com que empatássemos a um minuto do fim. A tensão aumentou e houve mais pressão, mas as galináceas não se intimidaram e continuaram a acreditar passando para 3 pontos de diferença. Contudo o Lousada começou a converter mais lances livre o que lhes permitiu ficar a vencer por um. Faltavam segundos e perdemos uma grande ocasião para ganharmos o jogo, pois falhamos uma bandeja.
Contudo as atletas estiveram bem mas sem dúvida alguma que podemos melhorar muito mais.
Força meninas, somos uma equipa e vamos até ao fim!
Diogo Peralta
Parciais: 15-8; 09-14; 07-05; 15-18
Marcha: 15-8; 24-22; 31-27; 46-45

Galitos: Joana Tavares (19), Beatriz Pereira, Mónica Duarte, Catarina Pereira (2), Sofia Cirne (2), Inês Ferreira (4), Tânia Vieira (2), Inês Araújo, Lia Delgado (14) e Ana Sousa.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-14 Alexandre Pereira pelos seus 12 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita a Fisioterapeuta Sofia Teixeira pelos seus 28 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o colaborador da Secção Carlos Padilha pelos seus 50 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


MiniGalitos Sub-8 no Memorial JOSÉ ANÇÃ

O MiniGalitos vai estar presente no Memorial JOSÉ ANÇÃ que se realiza no dia 25 de Abril de 2010, Domingo no Pavilhão do Illiabum com início às 10h00 e final previsto para as 17h30.

Para além das diversas actividades destinadas aos mais novos, o percurso de José Ançã no Illiabum Clube será relembrado com o descerramento de uma Placa evocativa ao Treinador às 10h15.

3ª Jornada: Galitos 53 – FC Porto 99

Boa 1ª parte apesar do resultado desnivelado

Apenas três dias depois voltámos a defrontar o FC Porto em casa, jogo em atraso da 1ª volta, com o resultado a ser novamente desnivelado mas com um desenrolar diferente.
Contrariamente ao jogo anterior entrámos concentrados e com uma atitude positiva, parecendo querer corrigir os erros cometidos, o que nos permitiu manter o jogo equilibrado durante toda a 1ª parte.
Nos 2 primeiros períodos fomos colocando problemas no jogo exterior do Porto mas nas zonas próximas do cesto não conseguíamos esbater a diferença de estatura e peso que lhe dava clara vantagem. O resultado foi-nos sempre desfavorável mas a entrega na defesa e paciência no ataque, com equilíbrio entre o lançamento exterior e o jogo interior, nunca deixámos fugir o adversário.
Na 2ª parte a nossa equipa parecia outra, para pior. Voltámos a demonstrar as fragilidades do jogo anterior, debilidade defensiva e precipitação no ataque permitiu que o Porto concretizasse muitos pontos fáceis. Não conseguimos evitar que o adversário colocasse maior velocidade no jogo e assim cada vez com maiores dificuldades deixámos aumentar a desvantagem no marcador.
No último período baixamos os braços e o parcial (8-33) traduziu a diferença de intensidade colocada em campo pelas 2 equipas.
Neste jogo ficou mais uma vez vincada a necessidade de treinar com intensidade para possibilitar manter regularidade nas nossas prestações durante toda a partida.
Jorge Dias
Parciais: 15-21; 15-17; 15-28; 08-33
Marcha: 15-21; 30-38; 45-66; 53-99

Galitos: Diogo Peralta, Diogo Lima (7), Matthew Moreira (14), Élio Maia (12), Rui Oliveira, Alexandre Brandão, André Ferreira, Frederico Oliveira (10), Luís Oliveira (8) e Hugo Soares (2).

Resumo da 4ª Fase do Campeonato Distrital

Algumas oscilações, mas notam-se os progressos!


Terminou a 4ª Fase Distrital de jogos e feitas as contas o 1º lugar coube à nossa equipa de Iniciados B.
Embora tenhamos tremido numa ou noutra ocasião (derrotas com o Brandoense B e Illiabum B), conseguimos manter-nos invencíveis em casa, acabando com médias de 63.6 pontos marcados e 40.9 sofridos, o que mostra que temos vindo a melhorar em termos defensivos e ofensivos.
No que toca aos adversários, a equipa do Illiabum B foi a que demonstrou maior capacidade de luta, conseguindo mesmo vantagem no conjunto dos 2 jogos. Não ficou à nossa frente mercê de uma derrota inesperada no terreno do Ovarense C.
Quanto a perspectivas de futuro, falta-nos disputar a 5ª e última Fase de jogos, a começar em Abril, em que teremos como adversários o Illiabum B, o Esgueira B e uma equipa de Iniciados A do Gafanha, sendo de antever diferentes obstáculos nos confrontos com esta nova equipa e as mesmas dificuldades com as outras duas, ou seja, jogos disputados até ao fim em que a equipa mais concentrada sairá vitoriosa.
Daniel Marques


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta do MiniGalitos Francisco Cordeiro pelos seus 9 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-16 Ricardo Dantas pelos seus 16 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.




Entrevista à Atleta Mariana Oliveira que participou na Festa do Basquetebol Juvenil em Portimão na equipa de Sub-14 da ABA


1. Quando e como começaste a jogar basquetebol no Galitos?
  • Comecei a jogar basquetebol no Galitos em Setembro de 2008, por iniciativa do Professor / Treinador Miguel Coelho, visto que já treinava esta modalidade no desporto escolar com ele.
2. O que representou para ti participar nos trabalhos da Selecção e ser a única atleta feminina seleccionada para as equipas que foram representar Aveiro na Festa em Portimão?
  • Tudo isto foi, não só para mim mas também para todos que me têm acompanhado, um enorme orgulho e privilégio e uma grande experiência.
3. Como foi a experiência de Jogar na Selecção e particularmente na Festa de Portimão?
  • A minha participação na Selecção e particularmente na festa de Portimão foi uma grande aprendizagem, uma vez que se joga a um nível muito mais elevado, com jogadoras muito experientes e onde a exigência é muito maior.
4. Gostavas de voltar a repetir a experiência? O que achas que precisas de fazer para isso acontecer?
  • Claro que gostava, mas obviamente que para isso tenho que trabalhar muito e melhorar consideravelmente a minha técnica de jogo, pois a competitividade nas Sub-16 é ainda mais elevada.
5. Que conselhos davas aos atletas que ambicionam chegar à Selecção Distrital?
  • Diria para terem muito empenho, força de vontade e que nunca desistam dos seus objectivos, pois tudo é possível.
6. Esta temporada tem corrido bem? Participação no Campeão Nacional, participação na Selecção. O que esperas do que ainda falta?
  • A nossa participação no campeonato nacional foi algo para o qual trabalhámos muito como equipa e a minha participação na Selecção foi fruto de muito trabalho e empenho meu. Gostava que a equipa das Sub-14 femininas conseguisse chegar ao final six. E também me agradava receber novamente o prémio de jogadora do ano das Iniciadas do Galitos e para isso tenho que continuar a trabalhar muito.
7. Que mensagem gostavas de deixar para aos teus colegas de equipa para o que resta da época?
  • Acreditem nas vossas capacidades, treinem muito, dêem sempre o vosso melhor e lutem até ao fim.
8. Costumas visitar o Blog Treinadores.Galitos? Qual a tua opinião?
  • Sim, diariamente. Gosto de ler os relatos dos jogos. O blog está sempre actualizado e muito bem organizado.

Mariana Oliveira
  • 3º Classificada nos Campeonatos Nacionais de Selecções em Sub-14 (2009-10)
  • Jogadora do Ano das Sub-14 do Galitos (2008-09)

Sub-16 Masculinos deslocam-se ao FC Porto

O Galitos vai jogar ao FC Porto no jogo mais importante da jornada e que coloca frente a frente o 1º e 2º classificado da Zona Norte.
Na 1º volta o FC Porto levou a melhor apesar do Galitos ter dominado praticamente todo o encontro só permitindo que o adversário passasse para a frente do marcador nos minutos finais.

As Seniores Femininos encerram a sua participação na 1ª Fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão recebendo o vizinho Oliveirense. A equipa já apurada à algum tempo para a Fase Final Nacional procura terminar esta fase sem derrotas.

Também para os respectivos Campeonatos Nacionais os Sub-18, em jornada dupla, recebem a equipa de Viana e deslocam-se a Ovar e os Sub-20 jogam no reduto do actual Campeão Distrital, o Brandoense.

Para o Torneio Inter-Associações as Sub-14 Femininos recebem a equipa de Viana procurando regressar às vitórias depois da derrota na 1ª jornada na Gafanha.
As Sub-16 Femininos deslocam-se a Sangalhos e os Sub-14 Masculinos iniciam a 2ª Fase desta competição em Vagos.

Par os Torneio Distritais os Sub-16 Masculinos B à procura da sua 1ª vitória nesta Fase jogam em Ílhavo, os Sub-14 Masculinos B têm um derbie aveirense em Esgueira e os Sub-14 Mistos C recebem o vizinho Illiabum.

O MiniGalitos organiza mais um encontro no Pavilhão do Galitos desta vez no escalão de Sub-12.
Os Sub-8 vão participar um encontro diferente em Ílhavo. o Illiabum vai organizar o Memorial JOSÉ ANÇÃ em homenagem ao seu antigo Treinador. A actividade vai decorrer durante todo o dia com diversas iniciativas.

;;
GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura