Seniores Masculinos vencem em Águeda
Seniores Femininos vencem Lousanense
Sub-18 Masculinos perdem em Ílhavo

Os Seniores Masculinos foram a Águeda vencer o GICA por 40-72 na 6ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O Galitos/WEBER resolveu o encontro logo na 1ª metade conseguindo uma vantagem muito proxima da que se registou no final do jogo e limitando-se a gerir o resultado a partir desse momento.

As Seniores Femininos venceram o Lousanense por 85-39 na 8ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. O jogo não teve muita história com o Galitos/GLICINIAS/UA a dominar desde os minutos iniciais, ao intervalo já liderava por 43-20. Com mais esta vitória o Galitos mantém-se na frente da classificação só com vitórias.

Os Sub-18 Masculinos foram a Ílhavo perder com o Illiabum por 126-33 na 6ª jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital. O Galitos/INDASA que se apresentou sem vários elementos da equipa não conseguiu contrariar os argumentos do seu adversário acabando por perder por uma margem expressiva.

As Sub-14 Femininos perderam com o Gafanha por 55-70 na 5ª jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital. O jogo foi de altos e baixos com o resultado a não espelhar o que se passou em campo. O Gafanha liderou o 1º quarto apesar de algum equilíbrio, o Galitos/RIALTO dominou o 2º período chegando ao intervalo com uma margem confortável mas não conseguiu reagir na 2ª parte e permitiu que as suas adversárias passassem para a frente do marcador nos minutos finais do encontro.

Os Sub-14 Masculinos B foram a Ovar perder com a Ovarense B por 98-14 também num jogo onde o Galitos/INTERNATIONAL HOUSE se viu sem alguns dos seus jogadores à ultima hora.


O Galitos na Gala da ABA

Nº de Atletas inscritos

O Galitos foi distinguido na Gala anual da Associação de Basquetebol de Aveiro por tendo sido o Clube com mais atletas inscritos na ABA na época 2012/13.

Este facto ganha ainda maior relevância porque o Galitos não é só o Clube com mais atletas federados da ABA mas sim a nível Nacional e acontece pelo 2º ano consecutivo o que demonstra que o seu crescimento tem sido sustentado.

Na época 2011/12 foram 320 atletas federados e na época passada esse número cresceu até aos 334 atletas inscritos na FPB


O Galitos na Gala da ABA

Seleção de Sub-14 Femininos 
- Mariana Limas

Seleção de Sub-16 Femininos 
- Rafaela Oliveira

O Galitos esteve presente na Gala anual da Associação de Basquetebol de Aveiro com as suas atletas, Mariana Limas e Rafaela Oliveira, que foram distinguidas pela sua participação na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira em representação das Seleções de Sub-14 e Sub-16, respetivamente.

Seleção de Sub-14 Femininos 

Seleção de Sub-16 Femininos

4ª Jornada: GRIB 57 – Galitos/INTERNATIONAL HOUSE 67

Vitória com fraca prestação…

Terminamos a jornada dupla com outro jogo fora de casa, em Paços de Brandão contra o GRIB.
No 1º jogo da época contra este adversário ganhamos por 40 pontos de diferença, daí relaxamos e desde o 1º minuto até ao último desvalorizamos o adversário e tivemos pouco empenho dentro de campo.
Em termos defensivos fizemos um dos piores jogos, quer na defesa a meio campo, quer a campo todo. Fraca percentagem de lançamento, tantos nos lance livre, como nos lançamentos de 2 pontos. Muitos erros não provocados, poucas assistências e perda da lua das tabelas.
Ganhamos o jogo mas com péssima atitude e empenho, não podemos dizer que estamos contentes com esta vitória. Não podemos desvalorizar o adversário e devemos dar sempre o máximo.
Quando a diferença no marcador atinge um valor confortável devemos tentar melhorar o nosso desempenho e aprender a fazer as coisas mais complexas e complicadas. Jogos fáceis podem também ser muito uteis.
         Tatiana Iourtaeva
Parciais: 12-14; 19-19; 10-18; 16-16
Marcha: 12-14; 31-33; 41-51; 57-67

Galitos: Diogo Pinto; Jorge Ferreira; José Balseiro, Leonardo Maio; Martim Jesus; Luís Gonçalves, Rui Jorge; Simão Verde, Tiago Sá; Vasco Silva; Sebastião Peralta e João Costa.

5ª Jornada: Esgueira 74 – Galitos/RIALTO 48

Primeira parte difícil…
Domingo deslocámo-nos a Esgueira para o 1º dérbi da época. Temos passado algumas dificuldades nos últimos jogos mas não deixámos de estar empenhadas e esforçadas para darmos a volta a esta situação.
A entrada em jogo foi penosa para nós com um parcial de 16-00 onde tivemos muitas dificuldades em pôr a bola em jogo e fazer a transição. Só nos últimos minutos do período é que conseguimos fazer a transição com tranquilidade e lançar ao cesto.
No 2º período conseguimos fazer melhor a transição mas não soubemos atacar o cesto nem parar as penetrações. A 1ª parte foi muito difícil para nós, muitos turnovers e muito nervosismo.
Ao intervalo serenamos os ânimos e concentrámo-nos nas nossas tarefas. Entramos relaxadas na 2ª parte e melhoramos a olhos vistos.
Fizemos uma 2ª parte de bom nível, condicionando as ações do adversário e diminuímos os turnovers. A meio campo fomos agressivas a defender parando as penetrações e obrigando as adversárias a gastar o tempo de ataque. No ataque fomos mais ofensivas e deixámos de ter medo de jogar.
Parabéns a todas pelo empenho e pelo esforço, apesar de todas as adversidades com que nos temos deparado, temos sido umas guerreiras e o prémio foi ganhar a 2ª parte deste jogo. Temos no entanto um longo caminho a percorrer.
     Luís Oliveira
Parciais: 25-06; 20-09; 15-17; 14-16
Marcha: 25-06; 45-15; 60-32; 74-48

Galitos: Joana Cura (13); Joana Bastos; Matilde Açafrão (2); Filipa Varelas (2); Mariana Limas (15); Mafalda Solá; Djéssica Afonso; Rita Limas; Carolina Soares; Sofia Ribeiro; Barbara Lameiro (6) e Daniela Hernandez (10).



Sub-16 Masculinos A perdem em Ílhavo
Sub-16 Masculinos B perdem em Sangalhos

Os Sub-16 Masculinos A foram a Ílhavo perder com o Illiabum por 75-36 na 5ª jornada da 2ª Fase do Campeonato Distrital. O Illiabum começou melhor mas no 2º período o Galitos/SENDA encostou no marcador deixando o adversário fugir para os 33-24 que se verificavam ao intervalo. No recomeço os Galináceos não estiveram bem na defesa e não acertaram no cesto permitindo que o Illiabum fugisse definitivamente no marcador.

Os Sub-16 Masculinos B foram a Sangalhos perder por 45-33 num jogo em que o Galitos/SENDA não esteve bem não conseguindo jogar o que está ao seu alcance.


O Galitos na Gala da ABA

Nº de Atletas no Minibasquete

O Galitos esteve presente na passada sexta-feira na Gala anual da Associação de Basquetebol de Aveiro tendo sido distinguido pelo facto de ter sido o Clube com mais atletas de Minibasquete inscritos na ABA na época 2012/13.


O Galitos na Gala da ABA

Seleção de Sub-12 

Leonardo Maio e Vasco Silva

O Galitos esteve presente na passada sexta-feira na Gala anual da Associação de Basquetebol de Aveiro que serve para comemorar o seu aniversário, o 81º os mesmos anos que o Basquetebol do Galitos fez que é um dos 3 sócios fundadores da ABA e distinguir os atleta, as equipas e os Clubes que mais se destacaram na última temporada.

O Galitos esteve presente com os atletas, Leonardo Maio e Vasco Silva, que representaram a Seleção Distrital na época passada na Festa Nacional do Minibasquete que se realizou em Paços de Ferreira.

3ª Jornada: Anadia 24 – Galitos/INTERNATIONAL HOUSE 81

Jogo sem história…

Sábado a tarde deslocámo-nos a Anadia para o 1º jogo desta jornada dupla. Era o 2º confronto entre estas equipas este ano. Durante todo o jogo não tivemos oposição, o que tornou o jogo fácil.
Durante a 1ª parte defendemos campo todo e finalizámos quase sempre em contra ataque.
No intervalo queríamos fazer outras coisas procurando mais o jogo a meio campo para melhorarmos o nosso ataque, este jogo era ideal para isso. Contra uma oposição forte temos demonstrado algumas dificuldades no ataque nos cortes, na mudança do lado da bola e este jogo era uma excelente oportunidade para treinar estes aspetos.
Fomos pouco disciplinados, não cumprimos as ordens da treinadora. Ganhamos o jogo mas não aprendemos nada com esta vitória.
  Tatiana Iourtaeva
Parciais: 02-28; 03-22; 06-14; 13-17
Marcha: 02-28; 05-50; 11-64; 24-81

Galitos: Filipe Costa; Jorge Ferreira; José Balseiro, Leonardo Maio; Martim Jesus; Pedro Neves, Rui Jorge; Simão Verde, Tiago Sá; Vasco Silva e João Costa.

3º Encontro: MiniGalitos em Sangalhos 

Domingo, 24 de Novembro pelas 15h, realizou-se em Sangalhos o 2º encontro deste dia para as nossas equipas de sub-12. 
De manhã no Beira-Mar e de tarde em Sangalhos. Este encontro foi revelador da vontade dos nossos atletas em jogar minibasquete. Fomos a Sangalhos ao engano da parte da manhã, por troca do horário deste encontro, mas… regressámos a Sangalhos de tarde para mostrar a nossa vontade em jogar! 
Todos, sem exceção, evoluíram ao longo dos vários períodos que jogaram. Estamos certos que valeu bem a pena “dispensar” o Domingo inteiro para o Minibasquete. 
Pela nossa parte foi gratificante ver estes miúdos empenhados a “derrubar barreiras” e a melhorar imenso. Arriscamo-nos a dizer que alguns de nós fizemos evoluções tão grandes, basta agora esperar para perceber se serão consistentes. 
Todos estão de parabéns, sendo muito positiva a participação de todos neste encontro. 
António Benjamim 

MiniGalitos 12 C: Afonso Guilherme; Gonçalo Romão; Guilherme Lobo; João Filipe; Daniel Guiomar; Rui Brito e Sérgio Couto.

4ª Jornada: Galitos/RIALTO 35 – Illiabum 93

Jogo desmotivante…
Em fim de semana de jornada dupla, recebemos no 2º jogo o Illiabum em casa, um dos candidatos à fase final distrital. Sabíamos que o jogo não ia ser fácil pelo poderio do adversário e porque a nossa equipa não estava completa.
O adversário escolheu a estratégia de defender face a face os 40 minutos que não conseguimos ultrapassar. O resultado dessa defesa foram 44 turnovers na transição da bola e o ataque organizado completamente perturbado.
Não conseguimos dar luta em nenhum parcial, perdemos sempre acima dos 10 pontos de diferença. Defensivamente também não estivemos bem, falhámos a recuperação defensiva e não conseguimos defender as penetrações.
Fomos pouco coletivas, apenas 3 assistências e fomos pouco ofensivas. Temos de aprender a lidar com a superioridade do adversário e aprender com estes jogos. Não podemos intimidar-nos e apesar das dificuldades e da oposição forte temos de continuar a lutar e fazer o nosso jogo.
   Tatiana Iourtaeva
Parciais: 11-22; 04-20; 09-21; 11-30
Marcha: 11-22; 15-42; 24-63; 35-93

Galitos: Barbara Lameiro; Matilde Açafrão (2); Filipa Varelas (4); Mariana Limas (20); Mafalda Solá (1); Djessica Afonso; Rita Limas; Sofia Ribeiro; Joana Bastos e Daniela Hernandez (8).

Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita a atleta Sub-19 Diana Araújo pelos seus 16 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.




Sub-20 Masculinos vencem Illiabum

A 7ª jornada da Fase Inter-Distrital do Campeonato Nacional colocava frente a frente as 2 equipas que ainda não tinham perdido na competição. O jogo começou equilibrado mas com ligeiro ascendente do Illiabum, no entanto o Galitos/WEBER reagiu e passou para a frente do marcador ate ao intervalo já liderava por 33-21.

No recomeço da 2ª parte uma defesa muito forte resolveu a partida e deu uma expressão ao resultado que não era expetavel face ao percurso das 2 equipas até ao momento com o Galitos a vencer por uns claros 80-43.

5ª Jornada: FC Gaia 56 – Galitos/WEBER 77 

Meia parte pode não chegar... 
No dia 23 de Novembro deslocámo-nos ao Porto para defrontarmos novamente o Gaia, equipa com a qual jogámos no início da temporada a contar para a Taça de Portugal. Sabíamos que não seria um jogo fácil, já conhecíamos as capacidades do adversário, mas o mais importante era trazer a vitória para casa. 
Foi com azar que iniciámos a partida, pois nem 20 segundos de jogo tinham decorrido e já tínhamos um jogador a menos, Élio Maia, a quem desejamos uma recuperação rápida! 
A 1ª parte foi muito equilibrada, muito por culpa nossa que permitimos muitos pontos fáceis, fruto de uma defesa um pouco desleixada e não fomos superiores na luta das tabelas como devíamos ter sido. 
Fomos para o intervalo com uma vantagem curta (33-31) que nos sabia a muito pouco, pois dava confiança ao adversário para o retomar da partida. 
Saímos do balneário com a ideia bem assente que para ganhar o jogo tínhamos de ser mais consistentes na defesa e tomar melhores opções no ataque. 
O 3º período parecia que ia acabar como os da 1ª parte, muito equilibrado com o Gaia inclusivamente a conseguir empatar a partida, mas um final extraordinário da nossa parte, com todos os conceitos pedidos no intervalo a serem executados quase na perfeição e fazendo um parcial de 12-02, fomos para o último quarto com uma dúzia de pontos de vantagem. 
Nos 10 minutos finais mantivemos a intensidade defensiva, saindo rápido para o ataque e sentenciando a partida. 
Foi um jogo duro, mas com o qual aprendemos que não podemos deixar as decisões para o fim, temos que entrar para vencer e não com o pensamento de que mais tarde ou mais cedo vamos resolver o jogo. 
Na próxima jornada fazemos mais uma deslocação complicada e é necessário empenho durante a semana para atingirmos os nossos objetivos. 
Pedro “Mini” Seabra 
Parciais: 16-20; 16-13; 23-13; 21-12 
Marcha: 16-20; 31-33; 44-56; 56-77 

Galitos: Pedro Seabra (9), Ricardo Pinto (6), Miguel Oliveira (10), Bruno Santos (8), Hugo Carvalho (6), Daniel Félix (22), Élio Maia, Luís Oliveira (10), Pedro Santos (2), Francisco Gonzalez (1), Bolon Sauané (2) e Michael Duarte (1).

3ª Jornada: Grib 45 – Galitos/RIALTO 67

Vitória confiante…

Numa sexta-feira à noite deslocámo-nos até Paços de Brandão para defrontar o GRIB para o 1º jogo da jornada dupla. Conhecemos bem o adversário e sabíamos que estava ao nosso alcance.
Entramos bem, com defesa todo o campo com o principal objetivo de parar a bola e negar o primeiro passe para condicionar o contra ataque da equipa adversária, o seu ponto mais forte.
Cumprimos a tarefa defensiva com sucesso e durante o jogo todo recuperamos 30 bolas comparando com os 25 turnovers que fizemos, o que foi um bom resultado para nós.
No ataque fomos mais coletivos, 14 assistências é um bom número, conseguimos penetrar e assistir com oportunidade. Subimos a percentagem de lançamentos, daí os 67 pontos marcados.
No último parcial relaxamos muito e acabámos por perder o período. Ainda não conseguimos manter o nível de concentração em todo o jogo e acontecem estas recaídas.
Balanço positivo, cumprimos as indicações da treinadora e estivemos bem no empenho e concentração.
          Tatiana Iourtaeva
Parciais: 08-18; 21-12; 17-11; 14- 14
Marcha: 08-18; 39-20; 56-31; 45- 67

Galitos: Eduarda Bastos (9); Barbara Lameiro (2); Matilde Açafrão (10); Filipa Varelas (4); Mariana Limas (10); Margarida Cura (6); Catarina Silva (13); Djessica Afonso; Rita Limas (2); Sofia Ribeiro; Joana Bastos e Daniela Hernandez (11).

2ª Jornada: Galitos/INTERNATIONAL HOUSE 71 – GICA 35

Jogo prolongado com muitas faltas de parte a parte…

Jogávamos contra um adversário desconhecido. Iniciamos bem e desde cedo assumimos a liderança no marcador que nunca mais largamos até final.
Em termos de resultado final parece que foi fácil mas tivemos um jogo prolongado e confuso. Não fizemos muitos turnovers, apenas 15, recuperámos 18 bolas mas perdemos a luta das tabelas e demos ao adversário oportunidades de segundos e terceiros lançamentos.
Apenas 3 assistência durante o jogo é resultado do jogo individual e não coletivo. Gerimos muito mal a nossa possa de bola, com penetrações forçadas. Cometemos 37 faltas contra 30 provocadas o que tornou o jogo monótono e desinteressante.
Apesar de marcarmos 71 pontos e termos vencido por uma diferença grande não tivemos uma boa prestação. Não basta só ganhar...
     Tatiana Iourtaeva
Parciais: 13-08; 24-05; 15-15; 19-07
Marcha: 13-08; 37-13; 52-28; 71-35

Galitos: Vasco Silva; Simão Verde; Diogo Pinto; José Balseiro; Luís Gonçalves; João Costa; Tiago Sá; Martim Jesus; Rui Jorge; Sebastião Oliveira e Leonardo Maio.

3ª Jornada: Atómicos B 34 – Galitos/SENDA 67

Vitória natural…

Domingo, 24 de Novembro, deslocámo-nos à Bairrada para defrontar a equipa dos Atómicos, em Oliveira do Bairro. Depois da derrota no dérbi em Esgueira queríamos rapidamente regressar à competição para retomar o caminho das vitórias.
Este foi o 1º jogo entre as 2 equipas e nós não conhecíamos o adversário que íamos defrontar. Depressa se percebeu a diferença de nível entre as equipas. O adversário revelou-se muito frágil para a fase da época em que nos encontramos.
Apesar da vitória expressiva o jogo não foi bem conseguido, não demos valor aos pormenores e aos objetivos que definimos para este encontro.
No ataque, com as facilidades que o adversário nos foi concedendo exagerámos no lançamento exterior, lançando sem regra e sem escolher o melhor momento. Não tivemos a paciência de girar a bola e encontrar as vantagens. Fomos pouco ofensivos mais uma vez.
Queríamos jogar em contra ataque e transições rápidas mas apenas o fizemos a espaços. Não demos valor à defesa sendo constantemente batidos, quer no campo todo, quer a meio campo. A má prestação defensiva não resultou em pontos sofridos, mas essa atitude e falta de empenha impossibilitou-nos de fazer mais contra-ataques e finalizações fáceis.
Foi uma boa vitória mas o empenho e a atitude não foram as melhores, desvalorizámos o oponente pela facilidade com que executamos as ações. Estes jogos são bons para podermos aperfeiçoar aquilo onde somos mais frágeis.
Temos de ser mais sérios na abordagem aos jogos, na fase da época em que nos encontramos não chega ganhar.
Luís Oliveira
Parciais: 06-17; 11-18; 10-20; 07-12
Marcha: 06-17; 17-35; 27-55; 34-67

Galitos: Eduardo Robalo (8); Vasco Sousa; Pedro Gonçalves (6); João Diogo (6); Marco Hajdic (4); Vitalliy Venislavky (2); João Afonso (2); Vasco Marques (13); João Querido (14); Gabriel Cravo (8) e Miguel Pereira (4).

LXV Taça de Portugal 1/16 Final: Galitos/WEBER 47 - Algés 89 

Bom teste contra adversário com mais argumentos 
No passado Domingo, dia 17 de Novembro, tivemos como adversário o Sport Algés e Dafundo, equipa da Liga Portuguesa de Basquetebol, num jogo a contar para os dezasseis-avos-de-final da Taça de Portugal. 
O facto de jogarmos contra uma equipa do escalão máximo do basquetebol nacional proporcionou-nos uma excelente oportunidade de aprender e evoluir com as dificuldades que se esperavam encontrar, na condição de encararmos o jogo com a maior seriedade possível. 
No 1º período deparámo-nos com uma grande intensidade defensiva por parte do Algés que, aliada à vantagem de estatura em todas (ou quase todas) as posições, dificultou a transição defesa-ataque e, consequentemente, a organização e fluidez dos nossos movimentos ofensivos. Aproveitando da melhor forma os nossos erros no ataque, o adversário foi bastante esclarecido nas suas ações começando, logo no período inaugural, a cavar um "fosso". 
No 2º quarto melhorámos significativamente do ponto de vista defensivo e ofensivo. Defendemos o nosso cesto com mais agressividade, fomos progressivamente encontrando soluções para efetuar o transporte da bola para o ataque e reagimos à intensidade defensiva do Algés com maior discernimento na procura da melhor situação de finalização. A consequência desta melhoria foi a vitória no 2º período, resultado gratificante dada a diferença entre as 2 equipas. 
Na 2ª parte, a intensidade defensiva do Algés continuou altíssima e esquecemos tudo o que de bom tínhamos realizado no período anterior. Várias perdas de bola e sucessivos contra-ataques da equipa adversária rapidamente aumentaram a diferença pontual. Condicionados pelo jogo intenso do dia anterior, não fomos capazes de responder como tínhamos feito no 2º período. 
Este jogo termina um fim-de-semana de jornada dupla contra 2 equipas de grande qualidade. Se no 1º jogo, contra a Sanjoanense, reinou o equilíbrio, no 2º foi clara a supremacia do Algés. 
Porém, ainda que tenhamos saído derrotados demos a oposição possível face a uma equipa com mais argumentos do que a nossa. Além disso, fica a sensação de que está claramente ao nosso alcance fazer mais e melhor contra equipas teoricamente mais fortes se dermos continuidade ao excelente trabalho que temos vindo a realizar. 
Élio Maia 
Parciais: 12-26; 16-14; 11-32; 08-17 
Marcha: 12-26; 28-40; 39-72; 47-89 

Galitos: Pedro Seabra (8), Ricardo Pinto (5), Pedro Lourenço, Matthew Moreira, Miguel Oliveira, Hugo Carvalho, Daniel Félix (8), Élio Maia (5), Luís Oliveira (2), Pedro Santos (13), Francisco Gonzalez (1) e Bolon Sauané (5).

4º Jornada: Oliveirense 6 – Galitos/O MEU SPOT 0 

Na manhã de Domingo, dia 24 de Novembro pelas 11h15, deslocámo-nos a Oliveira de Azeméis para defrontar a equipa da casa. 
Tal e qual o que aconteceu em Sangalhos, fomos uma equipa sem capacidade para jogar no “campo grande”, se correr só por si já cansa, correr e fazer algo mais é excessivamente complexo. A pouca experiência e a falta de rotina de treino no campo inteiro é evidente e será um obstáculo que teremos de ultrapassar. 
Continuamos muito preocupados com o lançar ao cesto, quando a nossa maior dificuldade é conseguir levar a bola da defesa para o ataque e assim criar mais oportunidades de lançamento e não só apenas duas ou três por período. 
Um agradecimento aos muitos familiares que acompanharam os nossos atletas. 
Rafael Neves 
Parciais: 08-04; 14-03; 12-05; 12-03; 17-00; 16-08 
Marcha: 01-00; 02-00; 03-00; 04-00; 05-00; 06-00 

Galitos: Manuel Loureiro, Martim Santos, Diogo Thomaz, Gonçalo Correia, Gabriel Vaz, João Lima, Nuno Marques, Pedro Silva, Ricardo Vieira, Luís Gonzaga, João Morais, João Viegas e Miguel Teixeira.

 


Curso de Juízes de Basquetebol 
da ABA

A Associação de Basquetebol de Aveiro através do seu Conselho de Arbitragem vai realizar mais um Curso de Juízes de Basquetebol.

A inscrição deve ser feita para o endereço eletrónico "arbitragem@abaveiro.pt", indicando o nome completo, a idade e o contacto telefónico.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria da ABA através do telefone 234 424 655.

4ª Jornada: Sanjoanense 73 – Galitos/WEBER 65 

Alarme para dentro do nosso balneário 
No passado dia 16 de Novembro, deslocamo-nos ao sempre difícil Pavilhão Municipal Paulo Pinto para defrontar a equipa da Sanjoanense. Este encontro fechava um difícil ciclo de 3 jogos contra, à partida, as 3 equipas que deverão, juntamente com a nossa, estar mais ativas na luta pelos 4 lugares cimeiros. 
O jogo pautou-se pelo equilíbrio, com a nossa equipa a cometer erros bem difíceis de digerir, como contra-ataques e bandejas falhadas, lances livres desperdiçados e falhas de comunicação defensiva. 
Apesar desses erros, fomos conseguindo estar no jogo, com altos e baixos mas sem nunca deixar o resultado fugir, passando ainda alguns momentos do 3º período na frente do marcador. 
Finalmente, no 4º e último período, o nosso desacerto ofensivo, bem como o valor individual de alguns jogadores da equipa contrária fizeram com que o resultado fosse favorável à equipa da casa. 
Fica o sinal de alarme para dentro do nosso balneário: temos de estar mais concentrados de forma a conseguir manter a serenidade em momentos chave. 
Resta-nos agradecer o apoio dos que se deslocaram a São João e prometer um trabalho cada vez mais sério e rigoroso no sentido de melhorar dia após dia. 
Hugo Carvalho 
Parciais: 21-17; 16-16; 19-15; 21-13 
Marcha: 21-17; 37-33; 52-52; 73-65 

Galitos: Pedro Seabra (2), Ricardo Pinto, Daniel Félix (21), Matthew Moreira (7), Élio Maia (16), Luís Oliveira (8), Pedro Santos (4), Francisco Gonzalez, Bolon Sauané (5), Marcelo Costa, Pedro Lourenço e Hugo Carvalho (2).

2ª Jornada: Esgueira 37 - Galitos/RIALTO 72 

Jogo resolvido ao intervalo! 
Sábado 23 de Novembro de 2013, defrontámos a equipa do Esgueira, um adversário que não nos colocou grandes dificuldades e assim facilmente liderámos o jogo. Ao intervalo a diferença era de 15-49. 
Com o jogo resolvido ao intervalo a nossa preocupação passou a ser tirar o melhor do confronto e dar tempo de jogo às nossas atletas mais novas (sub-12) o que foi amplamente conseguido uma vez que ganharam também a 2ª parte. 
Mostraram-se motivadas e empenhadas procurando sempre colocar em campo o que treinamos durante a semana, criar situações fáceis de lançamento e defender muito e bem. Tivemos momentos do jogo na 2ª parte em que nos mostrámos desinibidas e descontraídas conseguindo bons cestos, no entanto sabemos que temos de continuar a trabalhar muito. 
Toca a treinar bem que mais jogos se avizinham. 
Aos pais como sempre o nosso obrigada o vosso apoio é essencial e fundamental. 
Pelo Galitos canta, canta..... 
Sofia Pinho e Melo 
Parciais: 09-21; 06-28; 10-17; 12-06 
Marcha: 09-21; 15-49; 25-66; 37-72 

Galitos: Margarida Cura, Mariana Fonseca, Beatriz Santos; Maria Araújo, Inês Fartura; Catarina Silva, Eduarda Bastos, Mariana Velhinho, Ana Antunes, Joana Pereira e Linda Nunes e Cristiana Rosa.

6ª Jornada: Académica 53 – Galitos/WEBER 68 

Jogo controlado em noite fria 
Deslocamo-nos a Montemor-o-Velho para defrontar a Académica, um adversário que nos inspirava muito respeito. 
Depois de uma chegada atribulada, entramos bastante bem no jogo, concentrados e empenhados, a tentar impor um ritmo forte apesar das baixas temperaturas. Mantivemos o adversário sempre a uma distância confortável durante toda a 1ª parte. 
Pecamos, no entanto, por alguma falta de rigor no ataque, nem sempre procurando desgastar o adversário quando atacávamos. Mantivemos uma boa sequência defesa/ressalto defensivo/contra-ataque, mas podíamos ter sido mais consistentes. 
Correções feitas no intervalo quanto ao ataque, aparecemos muito mais esclarecidos. Continuávamos a controlar o jogo e o marcador durante toda a 2ª parte, mas com mérito, a Académica foi-nos sempre colocando em sentido. 
Nos últimos minutos, apesar da reação do adversário, não facilitamos. Mais uma vez a equipa jogou e controlou o jogo, conseguindo que no final todos os atletas tivessem saído com apontamentos positivos que temos de valorizar, na defesa, no ressalto, nas escolhas no lançamento, etc. e temos de estar satisfeitos com o trabalho coletivo. 
Mas, desafios difíceis se aproximam e temos de aumentar a nossa capacidade de superação, de fazermos (muito) mais do que aquilo que podemos. 
Luís Araújo 
Parciais: 12-18; 08-14; 13-14; 20-22 
Marcha: 12-18; 20-32; 33-46; 53-68 

Galitos: Pedro Seabra (14), Hugo Verde, João Padilha (10), Marcelo Costa (2), Pedro Santos (7), Bernardo Fernandes (4), Michael Duarte, Ricardo Mendes (5), Mathew Moreira (2), Miguel Oliveira (11), João Paulo (7) e Bolon Sauané (17).

4º Jornada: Beira-Mar B 48 - Galitos/INTERNATIONAL HOUSE 60 


Nada com um derbie
Foi o 3º encontro com o Beira-Mar nesta temporada e finalmente a vitória dos nossos rapazes. Assente num bom espírito de luta e entreajuda, aqui e ali com alguns conceitos bem aplicados, conseguimos com uma atitude notável, dar a volta ao marcador, depois de no inicio da 2ª parte termos deixado o nosso adversário fugir. 
Daí até ao fim forçámos na defesa, conseguimos várias transições para o ataque bem concluídas e lográmos, ainda no 3º período e mais acentuadamente no 4º recompor a nossa posição e empatar. 
O prolongamento não teve grande história, o nosso empolgamento levou-nos a um parcial de 12-0. 
Agradecimento aos pais que compareceram, ficaram certamente orgulhosos da entrega dos seus filhos.
João Mário
Parciais: 12-02; 12-15; 14-11; 10-20; 00-12 
Marcha: 12-02; 24-17; 38-28; 48-48; 48-60 

Galitos: Dinis Mota, Alexandre Wilson, João Gil, Rafael Ratola, Raul Almeida, Manuel Conceição, Francisco Cordeiro, Pedro Neves, Gonçalo Urbano e Pedro Nuno.

5ª Jornada: Galitos/WEBER 80 – Gaia 76 

Gestão para refletir… 
Após as dificuldades em sermos equilibrados no jogo anterior contra o Guifões pretendíamos, nesta receção ao Gaia, dar espaço aos jogadores sem pressão adicional. Queríamos que, controlando o jogo, existisse espaço para errar. 
De início deparamo-nos com um FC Gaia organizado e empenhado em ganhar esta partida. Ao longo de toda a 1ª parte, em que desde logo mostramos uma rotação bastante larga, revelamos pouca intensidade defensiva (que vinha a ser a base do nosso desempenho) e ai o adversário consegue finalizar, muitas vezes com facilidade. Não estávamos concentrados a nível do ressalto e dessa forma tornava-se difícil sair rapidamente em contra-ataque. 
Ataque a ataque o FC Gaia vai ganhando confiança e cria alternâncias no marcador. Ao intervalo reforçamos a mensagem que não podíamos ser desleixados na defesa e tínhamos de melhorar as nossas opções ofensivas, havia definitivamente pouco rigor. 
Queríamos manter a mesma rotação da 1ª parte, abrindo espaço e responsabilizando todos os jogadores. Entramos no 3º período e tínhamos, por tudo, de nos distanciar no marcador, mas não foi assim. Um desempenho muito negativo na defesa (25 pontos sofridos) deixava o FC Gaia dominar o jogo e demorávamos em acordar. 
A 3 minutos do fim estávamos a perder por 10 (63-73) e uma ponta final onde claramente nos superamos permite um parcial de 12-2 que nos coloca na frente. Este desempenho defensivo, que colocou a vitória em causa, é reflexo da menor dedicação no treino e talvez da pressão que não colocamos aos jogadores na gestão do jogo. 
Talvez a pressão de termos um bom desempenho não possa mesmo desaparecer. Procurávamos o equilíbrio na nossa gestão mas esta não foi ainda a forma correta de o fazer e mostrou que é necessário trazer mais alma e energia individual para o nosso coletivo funcionar. 
Agora passa por analisar, refletir e voltar de novo ao trabalho para encararmos os desafios seguintes. 
Luís Araújo 
Parciais: 16-17; 24-19; 16-25; 24-15 
Marcha: 16-17; 40-36; 56-61; 80-76 

Galitos: Pedro Seabra (13), Hugo Verde (3), João Padilha (4), Marcelo Costa, Pedro Santos (19), Bernardo Fernandes, Francisco Gonzalez (1), Ricardo Mendes (10), Diogo Sousa, Miguel Oliveira (6), João Paulo (2) e Bolon Sauané (22).

3º Jornada: ACR Vale de Cambra 58 - Galitos/INTERNATIONAL HOUSE 48 

Jogo com 2 partes muito distintas 
Na 1ª parte conseguimos estar sempre por cima no marcador mercê de algumas iniciativas atacantes bem conseguidas e de uma defesa mais ou menos cuidadosa. 
Na 2ª parte foi o descalabro, deixámos de lutar, deixámos a garra no balneário apesar dos constantes avisos da equipa técnica. 
Quase no fim do jogo ainda nos aproximámos mas continuámos a ser batidos nas bolas divididas e nos ressaltos onde mostrámos confrangedora falta de atitude, muito, muito passivos. 
Esperamos que a 2ª volta nos traga melhorias… 
Agradecimento aos pais que se deslocaram e que de forma sempre bem intensa apoiaram os nossos jovens. 
João Mário 
Parciais: 11-12; 14-17; 19-08; 14-11 
Marcha: 11-12; 25-29; 44-37; 58-48 

Galitos: Dinis Mota, João Reis, João Gil, Rafael Ratola, Jaime Oliveira, Manuel Conceição, Nuno Silva, Gonçalo Urbano, Pedro Nuno e Diogo Pinto.

4ª Jornada: Sanjoanense 102 - Galitos/SENDA 36 

Má abordagem ao jogo… 
Na conversa habitual antes do jogo pedimos aos atletas: espírito de equipa e de entreajuda, ambição em evoluir perante um jogo difícil e por último disputar cada período como se de um jogo se tratasse, em que tentaríamos jogar de igual para igual em cada um dos 4 períodos. 
O nosso início foi completamente desastroso, sofremos um parcial inicial de 22-00. Perante a enorme pressão do adversário não cumprimos as indicações dadas cometendo inúmeros erros, jogando sem a garra e agressividade que nos é habitual. No final do 1º período perdíamos por 27-05. 
No 2º período melhorámos ligeiramente, conseguimos ser mais agressivos, jogar mais rápido, mas continuando a fazer muitos turnovers, fruto de excesso de drible e não cumprimento do que foi solicitado. No final da 1ª parte o resultado era favorável à equipa da casa por 53-17. 
Falamos ao intervalo com os atletas e solicitamos mais atitude, mais empenho, mais garra, mais espirito de equipa e de entreajuda perante as grandes dificuldades que a equipa da Sanjoanense nos colocava. 
Tivemos no 3º período o melhor período conseguindo equilibrar o jogo com o adversário, fruto de uma maior agressividade defensiva e de transições rápidas defesa-ataque. 
No último parcial voltámos a baixar os níveis de empenho e de agressividade acabando por perder por 102-36. Resultado duro, pesado, que evidencia a enorme distância que nos separa da melhor equipa deste grupo. 
A nossa abordagem a este tipo de jogos tem de melhorar, a atitude, o empenho, a agressividade e a intensidade têm de se manter sempre, independente do adversário que defrontamos. 
Daqui para a frente temos ainda 3 jogos para disputar na 1ª volta desta fase e contamos com o trabalho intenso de todos para melhorar e evoluir. 
André Leitão 
Parciais: 27-05; 26-12; 20-11; 29-08 
Marcha: 27-05; 53-17; 73-28; 102-36 

Galitos: André Carvalho (4), Luís Almeida, Tiago Bebiano (2), Alexandre Pereira (9), André Neves, Henrique Rocha (1), Luís Patrício (7), Miguel Teixeira (2), Rodrigo Leite (3), Afonso Fonseca (2) e António Matias (6).


Sub-18 Masculinos perdem em Oliveira de Azeméis
Sub-16 Masculinos A perdem em SJ da Madeira
Sub-16 Femininos perdem em Esgueira
Sub-14 Femininos vencem em Águeda
Sub-14 Masculinos A vencer em Paços de Brandão

Este fim de semana as equipas do Galitos tiveram de realizar todos os seus jogos fora em virtude do seu Pavilhão estar a ser utilizado como um dos espaços da Convenção de Fitness da MANZ.

Os Sub-18 Masculinos foram a Oliveira de Azeméis perder por 54-42 na 5ª jornada da 2ª Fase. O encontro foi equilibrado com o Galitos/INDASA a não conseguir vencer depois de ter ido buscar o jogo 

Os Sub-16 Masculinos A foram a São João da Madeira perder com a Sanjoanense por 102-36 na 4ª jornada da 2ª Fase. O Galitos/SENDA intimidou-se com a superioridade da equipa adversária entrando muito mal na partida e não conseguindo jogar ao seu nível.

Os Sub-16 Masculinos B foram a Oliveira do Bairro vencer os Atómicos por 34-67 num jogo em que a equipa esteve bem.

As Sub-16 Femininos foram a Esgueira perder por 74-50 na 5ª jornada da 2ª Fase. Depois de apresentarem dificuldades para contrariar o seu adversário durante a 1ª parte o Galitos/RIALTO melhorou na 2ª metade acabando por vencer os segundos 20 minutos do encontro.

As Sub-14 Femininos foram a Águeda vencer o GICA por 52-56. Depois da vitória confortável obtida na véspera o Galitos/RIALTO sentiu algumas dificuldades para superar o seu adversário vencendo num jogo que foi muito equilibrado e disputado.

No 2º jogo do fim de semana de jornada dupla para todas as equipas de Sub-14 e no jogo referente à 1ª jornada da 2º volta da 2ª Fase os Sub-14 Masculinos A foram a Paços de Brandão vencer por 57-67. Apesar da vitória o Galitos/INTERNATIONAL HOUSE não esteve muito bem.

Os Sub-14 Masculinos B foram ao Beira-Mar vencer a equipa B por 48-60 após prolongamento. Na entrada para o último período o Galitos/INTERNATIONAL HOUSE perdia por 10 pontos de diferença mas uma boa recta final permitiu empatar o jogo e vencer depois na etapa complementar fruto de uma boa ponta final.

Os Sub-13 Femininos foram ao ENESSE empatar 3-3 e e a equipa Masculina perdeu em Oliveira de Azeméis 6-0.

O MiniGalitos/ROYAL SCHOOL esteve hoje em grande atividade participando com 2 equipas de Sub-8 em Oliveira do Bairro no encontro dos Atómicos e os Sub-12 participaram com uma equipa no Beira-Mar e outra em Sangalhos.

4ª Jornada: Galitos/WEBER 76 – Guifões 66 

Duas caras… 
Recebemos a equipa do Guifões que vinha a crescer jornada após jornada. Entramos muito bem, com um ritmo muito forte, assente numa defesa irrepreensível, domínio do ressalto e saídas a alta velocidade, disparando para 22-08, no final do 1º período. 
 Na entrada do 2º parcial, e rodando, caímos no rendimento, perdemos a intensidade e a objetividade, aumentamos as perdas de bola e permitimos ao adversário ganhar confiança nas suas ações, dominando perto do cesto. 
Entramos melhor no 3º período, mantendo uma distância de 10 pontos, no entanto estávamos perante um adversário que sentia que nos conseguiria ganhar e chega a liderar o marcador perto do final deste período, em 52-50. 
Durante o 4º período tivemos consecutivas alternâncias no marcador e só com os 2 últimos minutos de alto nível, com um parcial de 10-2, sentenciamos o encontro. Este jogo mostrou 2 caras da nossa equipa, aquela em que conseguimos impor um ritmo muito forte e intimidador e outra onde não tivemos a chama e vontade de mostrar serviço. 
Desde o 1º dia de trabalho que olhamos para a consistência como meta, sempre assente no equilíbrio do desempenho de todos os 12 jogadores, mas mostramos muitas falhas a esse nível. Temos que conseguir passo a passo ter um desempenho equilibrado de todos, e todos têm que mostrar que querem fazer parte deste processo. 
Luís Araújo 
Parciais: 22-08; 14-24; 17-20; 23-14 
Marcha: 22-08; 36-32; 53-52; 76-66 

Galitos: Pedro Seabra (12), Hugo Verde, João Padilha, Marcelo Costa (6), Pedro Santos (27), Bernardo Fernandes, Pedro Lourenço, Ricardo Mendes (4), Diogo Sousa, Miguel Oliveira (9), João Paulo e Bolon Sauané (18).

Seniores Masculinos








Prémio 
- Jogador do Ano

Seniores Masculinos

Alexandre Martins



O prémio Jogador do Ano é atribuído ao atleta de cada equipa que mais se destacou ao longo da época, tendo por base a assiduidade a Treinos e Jogos e o seu desempenho na competição.

Treino de aperfeiçoamento técnico 



Na passada quarta-feira, dia 20 de novembro, realizou-se o 9º treino técnico desta temporada dirigido pelos  treinadores Tatiana Iourtaeva e Luís Oliveira

Estiveram presentes no treino de aperfeiçoamento técnico 17 atletas:
  • Sub-13 Fem - Beatriz Santos
  • Sub-14 Masc - Filipe Costa, Diogo Pinto, João Costa, Martim Jesus, Rui Jorge, Simão Verde, Tiago Sá e Vasco Silva
  • Sub-14 Fem -  Linda Nunes e Margarida Cura
  • Sub-16 Masc - Eduardo Robalo, João Afonso e Pedro Gonçalves
  • Sub-16 Fem -  Carolina Soares, Júlia Gaspar e Mariana Limas

Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita a atleta Sub-19 Francisca Lourenço pelos seus 16 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Seniores Masculinos vencem em Gaia
Sub-19 Femininos vencem na Gafanha
Sub-18 Masculinos perdem em Esgueira
Sub-14 Femininos vencem em Esgueira

Os Seniores Masculinos foram a Gaia vencer o FC Gaia por 56-77 na 5ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Depois de uma 1ª parte equilibrada (os Galináceos  liderava por apenas 2 pontos) o Galitos/WEBER arrancou para uma boa 2ª metade vencendo confortavelmente.

As Sub-19 Femininos foram à Gafanha vencer por uns apertados 53-54 na 4ª jornada da 2ª Fase. Apesar da vitória pela margem mínima o Galitos/PIZZARTE esteve quase sempre na liderança chegando a dispor de uma vantagem já na 2ª parte de 8 pontos, mas a equipa do Gafanha conseguiu encostar no marcador nos minutos finais e colocar incerteza quanto ao vencedor.

Os Sub-18 Masculinos foram a Esgueira perder por 56-51 num jogo em que estiveram na liderança durante praticamente todo o tempo. No final do 3º período o Galitos/INDASA ainda liderava por 34-42 mas no último parcial e já sem 4 jogadores em campo excluídos com 5 faltas não conseguiu segurar a vantagem e acabou por perder já nos minutos finais da partida.

Em fim de semana de jornada dupla para todas as equipas de Sub-14 e quando chega ao fim a 1º Volta da 2ª Fase, as Sub-14 Femininos foram a Esgueira vencer por 37-72. O Galitos/RIALTO não sentiu dificuldades perante o seu adversário, ao intervalo já vencia por 15-49.

Os Sub-14 Masculinos A foram a Anadia também vencer de forma clara por 24-81 enquanto a Sub-14 Masculinos B foram a Vale Cambra perder por 58-48. Depois de liderar durante a 1º metade do encontro o Galitos/INTERNATIONAL HOUSE não conseguiu vencer o encontro.

2ª Encontro: MiniGalitos em Ílhavo 


No passado Domingo, dia 17 de novembro pelas 10h30, o MiniGalitos marcou presença no Pavilhão do Illiabum para mais uma manhã de festa do Minibasquete. 
Para além do MiniGalitos (2 equipas) estiveram presentes também o Esgueira (1), os Atómicos (1) e o clube anfitrião o Illiabum (2). 
Cada equipa realizou 3 jogos e ainda houve tempo para um circuito técnico ganho pelo Francisco Fonseca, atleta do MiniGalitos, e um torneio de 1xs1 ganho pelo Diogo, atleta dos Atómicos, num duelo interessante com o João Roldão, atleta do MiniGalitos que após várias disputas acabou, também, por acusar algum cansaço... 
No final os nossos 24 atletas presentes fizeram-se ouvir no pavilhão dando o nosso grito bem alto... Pelo Galitos, Canta, Canta... 
Carlos Tavares 

MiniGalitos: João Roldão; Francisco Fonseca; Renata Santos; Sofia; Francisca Francisco; Francisco Coelho; José Leitão; Alexandre Andrade; Miguel Santos; Henrique Gama; Rodrigo Fartura; João Tavares; João Nunes; Tiago Pires; David Soares; Guilherme Capão; Tiago Lemos; Martim Ribeiro; Vasco Silva; Pedro Vale; Francisco Matos; Duarte Lourenço; Miguel Gomes e José. Treinadores: Bruno Santos; Carlos Tavares e Paulo Sá.


 




;;
GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura