4ª Jornada: Esgueira 3 – Galitos/Colégio D. José I 3 

Bom jogo! 
Na 4ª e última jornada da 3ª Fase do Torneio Distrital defrontámos em Esgueira a equipa da casa. 
Iniciámos bem o jogo, com boas decisões ofensivas e concentradas na defesa, apesar de uma ou outra situação em que nos esquecemos de correr para trás ou deixámos de disputar os ressaltos. 
No final do 1º período alertámos para estas situações e no 2º conseguimos corrigir alguns pormenores, acabando por não sofrer pontos. 
Já no 3º voltámos a relaxar e a permitir que nos marcassem cestos fáceis em contra-ataque e fomos facilmente batidas no 1x1. 
Ao intervalo voltámos a focar as situações em que não estávamos tão bem, na perspetiva de as corrigirmos para a 2ª parte. 
Na 2ª metade o jogo manteve-se idêntico, em que a diferença de atitude perante a disputa da bola em relação à equipa adversária fez a diferença. Apesar de ter havido muitas situações de bola presa, com as atletas a quererem a bola e lutarem por ela, a verdade é que o Esgueira se mostrou sempre mais “feroz”, quer na disputa de bolas divididas, quer na disputa dos ressaltos. E foi aqui que fomos inferiores, acabando por o resultado final dar um empate. 
Apesar de tudo, foi um bom jogo, disputado entre 2 equipas de características idênticas e que, como descrito acima, foi decidido em pormenores. 
Quanto a nós, temos que continuar a batalhar para que os pequenos erros sejam cada vez menos frequentes e consigamos manter-nos a um bom nível durante todo o jogo e não só em pequenos períodos de tempo. 
Aos pais e familiares das atletas que estiveram presentes em Esgueira, o nosso agradecimento. 
Catarina Martins 
Parciais: 10-09; 09-00: 05-08; 06-08; 08-06; 05-09 
Marcha: 01-00; 02-00; 02-01; 02-02; 03-02; 03-03 

Galitos: Carolina Vieira, Rita Rodrigues, Joana Pereira, Mariana Nunes, Beatriz Santos, Mariana Fonseca, Íris Fartura, Carolina Tavares, Linda Nunes, Raquel Teles, Bárbara Silva e Inês Fartura.

Treino de aperfeiçoamento técnico 



Na passada sexta-feira, dia 24 de maio, estiveram presentes no treino de aperfeiçoamento técnico dirigido pelos  treinadores  Tatiana Iourtaeva e Luís Oliveira os seguintes atletas
  • Sub-14 Masc - João Diogo, João Pedro Querido, Leonardo Maio, Miguel Teixeira e Simão Verde 

Mês de Maio – Sub-16 Femininos

Destaque Mensal de participação nas atividades da Equipa 

No 9º mês da época e ultimo do período competitivo, tivemos em destaque as atletas Rafaela Oliveira e Mariana Limas que apesar de Sub-14, cumpriu a totalidade das atividades neste escalão, e para mais 5 atletas que participaram em mais de 83% das atividades. 

Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita a atleta Sub-14 Femininos Filipa Silva pelos seus 14 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

11ª Jornada: Sanjoanense B 44 – Galitos/DUNIK 47 

Péssimo jogo que termina em vitória pós prolongamento… 
No dia 25 de Maio deslocámo-nos a São João da Madeira para defrontar a Sanjoanense B para o último jogo contra esta equipa esta época. Ganhámos todos os jogos anteriores mas com alguma dificuldade, no último foi por apenas 2 pontos em casa. É uma equipa que luta até ao final. A sua defesa principal é a campo todo procurando o 2x1 causando-nos dificuldades e provocando-nos turnovers. 
O 1º período foi um dos piores do jogo, em termos ofensivos apenas marcámos 6 pontos. Apáticos e sem agressividade defensiva permanecemos dentro de campo e não conseguimos melhorar o desempenho. 
No 2º período melhorámos a nossa defesa sofrendo apenas 5 pontos, adaptamo-nos na defesa da bola à mão e nos bloqueios diretos e garantimos o ressalto defensivo. Aumentámos o ritmo e realizámos alguns contra ataques acabando a 1ª parte na frente do marcador. 
No 3º período mais uma recaída, em termos defensivos sofremos 16 pontos mais do que em toda a 1ª parte, contra 9 pontos marcados. A ausência de vontade e de carater foram notórias. 
O 4º período foi equilibrado e terminámos empatados. 
O jogo foi caraterizado pelos pontos marcados 40 por cada equipa em 40min. A nossa percentagem de lançamento foi medíocre, 23% em lançamentos de campo e 47% na linha do lance livre, o que demonstra a fraca pontuação. 
Ganhámos no prolongamento à custa das 5 faltas coletivas do adversário, dos 7 pontos marcados 5 foram de lance livre. 
Depois dos 2 bons jogos voltámos a descer de nível o que nesta altura do campeonato não é compreensível. A vontade de ganhar dos treinadores não pode ser superior à dos atletas. A equipa é forte quando cada jogador tem determinado nível de empenho e este nível tem de se manter e ir evoluindo. Não podemos depois de 8 meses de trabalho ser tão inconsistentes nesse aspeto. 
Tatiana Iourtaeva 
Parciais: 10-06; 05-13; 16-09; 09-12; 04-07 
Marcha: 10-06; 15-19; 31-28; 40-40; 44-47 

Galitos: Rui Pereira (6); Afonso Pereira (2); Tiago Bebiano; Alexandre Pereira (10); Henrique Rocha (4); Luís Patrício (5); Wandilson Afonso; André Neves (6); António Matias; Vasco Peralta (14) e Rodrigo Leite.

 

Cursos de Treinador 
de Basquetebol

A ENB da FPB vai organizar vários Cursos de Treinadores, sendo que alguns ainda estão em fase de preparação.
Curso Treinador Basquetebol - Grau II 
  • Angra do Heroísmo - 2 Julho a 14 Julho 
  • Covilhã - 22 de Agosto a 3 de Setembro 
Curso Treinador Basquetebol - Grau I 
  • Viana do Castelo - 1 a 5 Julho e 8 a 12 Julho - Organiza AB Viana do Castelo 
  • Barreiro - 15 Julho a 27 Julho - Organiza AB Setúbal 
  • Ponta Delgada - Açores - 5 de Julho a 14 Julho - Organiza AB São Miguel 
  • Lisboa - 12 Julho a 27 Julho - Organiza AB Lisboa 
  • Faro - 26 de Julho a 4 Agosto - Organiza AB Algarve 

Para mais informações devem contactar a ENB - catiamota@fpb.pt, isto depois de consultarem o aviso de abertura e regulamento dos respetivos Cursos na página da FPB.

Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-16 B Mssculinos Henrique Rocha pelos seus 15 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-8 do MiniGalitos Gil Maia pelos seus 8 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Resumo da Taça Nacional - Zona Norte


Competição equilibrada que proporcionou evolução das atletas 
O apuramento para a Taça Nacional era um dos objetivos primários da equipa, caso não conseguisse atingir outros mais ambiciosos. A responsabilidade de representar Aveiro era um dos fatores que nos motivavam, bem como estar numa competição da responsabilidade da FPB. 
A análise aos adversários numa competição que se estendeu por 5 distritos é sempre complicada e a 1ª volta iria servir para ver onde estaríamos situados a nível competitivo. Participaram nesta Zona Norte o campeão e vice-campeão de Leiria (NDA Pombal e Soutocico), o vice-campeão de Coimbra (Columbófila Cantanhedense), o campeão de Vila Real (CTM Vila Pouca), o vice-campeão de Braga (Vitória de Guimarães) e o 5º classificado do Porto (Maia Basket). 
Na 1ª jornada recebemos o MaiaBasket da sempre difícil AB Porto. Conhecíamos algumas atletas do Campeonato Nacional do ano transato e a vitória por 8 pontos foi um bom princípio de prova. 
Na 2ª jornada a longa deslocação a Vila Pouca de Aguiar teve contornos problemáticos e a derrota por 8 pontos acabou por ser um mal menor, pois foi um pavilhão onde todas as equipas perderam e a desvantagem era anulável. 
Na 4ª jornada ao visitar Pombal, a equipa tinha tido uma semana complicada com castigos e lesões, além de outros impedimentos e a derrota por 16 pontos deixava-nos com pouca margem de manobra logo de início. 
A equipa começou a reagir após esse jogo e vai passar o melhor período na competição com a vitória por 11 pontos na receção ao líder da altura e sem derrotas, o Vitória de Guimarães na 5ª jornada, ao impor na 6ª jornada a derrota mais desnivelada do Cantanhedense em sua casa por 40 pontos no nosso melhor jogo e na 7ª jornada vencendo o Soutocico por claros 53 pontos. 
Assim no final da 1ª volta dependíamos só de nós para nos colarmos aos primeiros lugares e com a vantagem de agora já conhecermos os adversários. 
No início da 2ª volta a deslocação à Maia era de alto risco e a equipa acusou um pouco a pressão da necessidade de ganhar e acabou por perder por 14 pontos, mas com os objetivos ainda intactos, pelo que na 9ª jornada na receção ao CTM Vila Pouca, foi mais um líder que fizemos cair ao vencer sem margem para duvidas por 17 pontos. 
A 11ª jornada com o NDA Pombal em casa era fundamental e a derrota por 14 pontos ditou quem seria a melhor equipa desta Taça. Na jornada seguinte em Guimarães ainda a procurar chegar ao 2º lugar a derrota por 5 pontos afastou-nos desse objetivo. 
Restava a luta pelo 3º lugar e nas 2 últimas jornadas com vitória na receção à equipa de Cantanhede por 4 pontos e vitória folgada em Leiria por 83 pontos, conseguimos então essa honrosa classificação. 
Terminámos assim no 3º lugar, no entanto a equipa que se mostrou claramente superior a nós foi o Pombal, com 2 vitórias a mais que nós e foi a única que conseguiu vencer em Aveiro, pelo que desejamos muito sucesso na Fase Final Nacional. Com todas as outras fomos superiores, quer no desempate direto, quer a nível classificativo, em que o 2º classificado tem um score negativo de -9 e nós +159. 
Fomos igualmente o melhor ataque desta taça com 799 pontos (média 66.6 por jogo) com mais 100 e 160 pontos que os primeiros classificados. Esse pendor ofensivo, o estar sempre com os olhos no cesto contrário, sem recurso a sistemas defensivos complexos, fez com que a nível defensivo fossemos mais permeáveis, mas privilegiámos que todas pudessem explanar as suas capacidades ofensivas e se divertissem. 
Parabéns mais uma vez a todas, aos pais, clube e após análise, achamos que fomos dignos de representar Aveiro, sendo uma equipa reconhecida por todas as outras com grande capacidade técnica e com futuro. 
Hélder Silva 

Treino de aperfeiçoamento técnico 



Na passada sexta-feira, dia 23 de maio, estiveram presentes no treino de aperfeiçoamento técnico dirigido pelos  treinadores  Tatiana Iourtaeva e Luís Oliveira os seguintes atletas
  • Sub-14 Masc - Eduardo Robalo, João Afonso, João Costa, João Diogo, Marco Hajdic, Miguel Pereira,  Pedro Gonçalves e Rui Jorge
  • Sub-16 Masc - Henrique Rocha e Tiago Bebiano.

11ª Jornada: Galitos/HELLO AVEIRO 74 – Académica 70 


Jogo de nervos – parte II… merecemos. 
Depois de 3 semanas onde a falta de dificuldade de competição e a exigência do trabalho físico condicionou o trabalho semanal, encaramos a chegada deste jogo com uma mentalidade muito forte. Semana de trabalho com espírito profissional. Só por isso chegar para jogar já nos deixou satisfeito. 
Entrámos muito bem conseguindo finalizar sempre em contra-ataque ou transição, mas jogávamos com uma equipa com muita qualidade e com mais argumentos que nós. 
Assim, depois de liderarmos o marcador no 1º período e grande parte do 2º a Académica consegue passar para a frente antes do intervalo, perante uma diminuição do nosso ritmo. Lutava-se ressalto a ressalto e posse de bola a posse de bola. A manutenção da eficácia era fundamental. 
Após o intervalo o adversário estabiliza o seu jogo e nós tivemos dificuldades em reagir defensivamente e em encontrar boas opções de lançamento. 
À entrada do 4º período a diferença de 9 pontos parecia intransponível, mas de novo a nossa boa ponta final limita a Académica a apenas 6 pontos em 10 minutos e foi precisamente na defesa que virámos o resultado a apenas 2 minutos do fim. 
Era para nós importante conseguir deixar uma boa imagem neste jogo e se vencêssemos ainda melhor. Conseguimos fazê-lo perante a equipa mais competente desta fase. Diminuímos a diferença no número de ressaltos relativamente ao 1º jogo, diminuímos o número de turnovers que nos andavam a ser extremamente penalizadores e por último fomos eficazes no lançamento livre. Nestes indicadores, quando somos bem-sucedidos invariavelmente permitem-nos vencer jogos equilibrados. 
Foi um ótimo último jogo em casa, agora resta-nos carimbar a passagem a mais uma fase com a deslocação a Barcelos. 
Luís Araújo 
Parciais: 21-14; 18-26; 16-24; 19-06
Marcha: 21-14; 39-40; 55-64; 74-70

Galitos: David Peralta, Tiago Almeida, Hugo Verde (8), Bruno Fartura (14), Hugo Rangel, Bernardo Fernandes (5), Francisco Cacho (2), João Padilha (30), Emanuel Silva (13), Luís Pina (2), José Troia e Pedro Mealha. 




Fotos Carlos Padilha

Seleção Nacional de 
Seniores Masculinos 
no Galitos

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos vai realizar um estágio de prepara em Aveiro, no Pavilhão do Galitos de 23 de Junho a 7 de Julho

Mário Palma, Selecionador Nacional convocou 18 jogadores para este estágio de preparação com vista à qualificação para o Eurobasket’2015, que Portugal vai disputar no próximo mês de Agosto. 

A Seleção vai ficar alojada no Hotel Imperial e os treinos serão realizados no Pavilhão do Galitos. 

Jogadores convocados: 
  • Académica: João Balseiro, Marco Gonçalves e Mário Fernandes 
  • AD Ovarense: Cristóvão Cordeiro, José Barbosa e Miguel Miranda 
  • Algés: António Pires 
  • Barcelos: Nuno Oliveira 
  • Física Torres Vedras: João Santos 
  • Illiabum: Miguel Queiroz 
  • Sampaense: Carlos Ferreirinho 
  • SL Benfica: Carlos Andrade, Cláudio Fonseca, João Gomes, Pedro Belo e Tomás Barroso 
  • V. Guimarães: José Silva 
  • Breogan Lugo (Espanha): Rafael Wildner 


14ª Jornada: Soutocico 35 - Galitos/QueroImprimir 118 

Terminar ano bem com vitória e uma grande dinâmica e intensidade da equipa 
Neste Sábado, 25.Maio, visitámos o Soutocico em casa emprestada na aldeia de Souto da Carpalhosa às portas de Leiria. Tínhamos vários objetivos que perseguíamos para este ultimo jogo: a vitória que nos garantia um honroso 3º lugar, sermos o melhor ataque desta Taça Nacional e ultrapassar os 2.000 pontos marcados na época. Sempre arranjámos motivos para trabalhar e melhorar. 
Sabíamos que o adversário era frágil, fruto das 11 derrotas em outros tantos jogos, mas a equipa soube ser séria e respeitar o trabalho diário. 
No 1º período o jogo começou morno até aos 03-04 contrário, mas um parcial de 12-00, deu a entender que dificilmente o Soutocico resistiria à nossa dinâmica. Quando chegámos aos 20-06, sofremos um triplo mas respondemos da mesma forma, apesar do equilíbrio até final do período que terminou com 18 pontos de vantagem. Não conseguimos muitos contra-ataques (2/2) face às 13 recuperações de bola, mas com 26/11 em lançamentos de campo a equipa chegava facilmente à tabela contrária, as 8 assistências em que 7 deram pontos mostravam que procurávamos a colega em melhor posição. 
No 2º período, após uma fase inicial em que sofremos 02-06, fizemos até final 23-01 que foi demonstrativo da alegria com que jogávamos e o intervalo chega com 38 pontos de vantagem. Melhorámos defensivamente e agora as 11 recuperações já deram contra ataques que aproveitámos bem (6/5). 
Ao intervalo foi pedido que a equipa se divertisse a jogar, uma vez que a vitória estava assegurada e assim foi o que aconteceu. 
No reinício e após mais uma fase de equilíbrio com 06-04, a equipa faz parciais de 09-00 e 08-03 e o Soutocico equilibra no final com 04-06, ficando a nossa vantagem em 52 pontos. Num período em que não perdemos um único ressalto defensivo, foi neste capitulo em que estivemos melhor com 19 ressaltos ganhos em ambas as tabelas. 
No 4º período, com 10 atletas utilizadas, atingimos o ponto alto a nível ofensivo e defensivo, perante um adversário já em défice físico. Consentido somente um cesto de campo, começámos com 16-00 e terminámos com 17-00. Com 23/16 em lançamentos de campo (70%), atingimos valores de eficácia que comprovavam a atitude de todo o grupo. 
Conquistado o 3º lugar na Taça, este jogo tornou-se fácil pelos números finais, pela atitude que todas colocaram em campo e na vontade de terminar bem. Foi um jogo com dados interessantes como os imensos contra ataques (23/17 74%), as 29 assistências que resultaram em 23 cestos (79%) e os 67 ressaltos (39+28). 
Parabéns ao grupo pelo desempenho na Taça Nacional e no restante período competitivo. 
Finalmente o meu muito obrigado a todos os pais que nos acompanharam nestes meses, sem eles era impossível criar condições ao nível de transporte e alimentação em praticamente todas as viagens do ano e a empatia criada com todo o grupo facilitou o nosso trabalho e sentiram-se sempre parte integrante da equipa, pois sempre se tentou que se envolvessem com a mesma. 
Pelos Galitos… canta…canta…GALO 
Hélder Silva 
Parciais: 13-31; 07-27; 13-27; 02-33 
Marcha: 13-31; 20-58; 33-85; 35-118 

Galitos: Rafaela Oliveira (32); Joana Cura (17); Tânia Costa (22); Alexandra Rosa; Joana Brandão; Diana Araújo (4); Ana Costa (2); Maria Folque (2); Francisca Lourenço (2); Rafaela Reis (31); Mariana Limas (4) e Maria Loura (2).

10ª Jornada: Galitos/HELLO AVEIRO 61 – Basket de Vila Real 60 

Quase um deslize, por culpa própria 

A deslocação a Vila Real tinha trazido muitas dificuldades e por isso este jogo não se adivinhava nada fácil. No trabalho semanal estivemos dedicados aquilo que viria a médio prazo e íamos pagando caro essa opção. 
Sabíamos perfeitamente que estaríamos desgastados para o jogo e tudo assentaria na disponibilidade mental dos jogadores para serem coletivos e tomarem boas opções. Não conseguimos. 
Desde início que o adversário se revelou competente, eficaz e descontraído. Pretendíamos quebrar o seu ritmo com uma rotação elevada para conseguirmos obrigá-los a correr e começámos bem, liderando o marcador na 1ª parte. 
Com a rotação que imprimimos sabíamos que íamos cometer alguns erros e estávamos preparados para isso, mas… no reinício do jogo, após a ida ao balneário, veio ao de cima o pior de nós: muito egoísmo, pouca ou nenhuma partilha da bola e relaxe defensivo. 
O adversário, bem, aproveita e coloca-se na frente obrigando-nos a um esforço suplementar e só com alguma sorte acabámos a vencer. 
Depois da exigência física da semana e do desgaste que é atacar uma defesa zona muito fechada durante 40 minutos sabemos que é difícil, mas… deveríamos ter sido mais positivos e alegres. 
Sobra-nos espaço para ainda melhorar. 
Luís Araújo 
Parciais: 21-17; 14-10; 13-22; 13-11
Marcha: 21-17; 36-27; 49-49; 61-60

Galitos: David Peralta, Hugo Verde (12), Bruno Fartura (25), Hugo Rangel, Bernardo Fernandes (2), Francisco Cacho (4), João Padilha (21), Emanuel Silva (9), Luís Pina (2), José Troia, Pedro Marçal e Pedro Mealha (3). 




Fotos Carlos Padilha

NBA 3x Tour em Portugal!


O NBA 3x Tour, esteve presente pela primeira vez em Portugal! 
Taj Jami Gibson, jogador profissional de basquetebol da NBA dos Chicago Bulls e o ex-jogador Muggsy Bogues, lendária estrela da NBA foram as estrelas do evento presentes. 

O evento contou com um vasto programa:
24 de Maio – SEXTA-FEIRA 
  • 10:30 – Conferência de Imprensa – Auditório do Padrão dos Descobrimentos 
  • 16:30 – Tour – Praça do Império – Presença da celebridade da NBA, jogos de cadeiras de rodas e exibição dos Special Olympics 
25 de Maio – SÁBADO 12:00 – ABERTURA OFICIAL 
  • 12:30 / 14:00 - Atividades na Pista Central com presença da Celebridade. 
  • 16:00 / 18:00 - Atividades na Pista Central com presença da Celebridade. 
26 de Maio – DOMINGO 
  • 12:00 / 14:00 - Atividades na Pista Central com presença da Celebridade e finais 
  • 15:00 - Encerramento e Entrega de Prémios.

 
Sub-19 Femininos perdem com o Juvemaia
Sub-13 Masculinos vencem ENESSE

As Sub-19 Femininos perderam com o Juvemaia por 44-48 no 1º jogo disputado na Fase Final do Torneio Inter-Associações. o encontro foi equilibrado com a equipa da Maia a ser mais forte na parte final da partida e a vencer o Galitos/ESTRELA DO SUL. No próximo fim de semana o Galitos realiza os 2 jogos que tem em atraso referentes à 1ª e 2ª jornada.

Os Sub-13 Masculinos venceram o ENESSE por 6-0 em mais uma jornada da 3ª Fase do Torneio Distrital, quando falta apenas disputar mais um jogo.

As Sub-13 Femininos foram a Esgueira empatar 3-3 no último jogo da temporada do 3ª Fase do Torneio Distrital.

MiniGalitos organiza encontro só com os seus atletas


Aproveitando a data definida pela ABA para o último encontro da temporada antes da realização da Festa de Final de Época em Oliveira de Azeméis no próximo dia 10 de Junho (segunda-feira) o MiniGalitos organizou um encontro só com os seus atletas, dos Sub-6 aos Sub-12.

Estiveram presentes cerca de 6 de dezenas de jovens jogadores, menos de metade dos atuais atletas do MiniGalitos, que nesta altura do ano também têm muitos compromissos pessoais e não podem comparecer às atividades de fim de semana. 

Enquadrados por 15 treinadores foram disputados diversos jogos de minibasquete entre as 10 equipas formadas e realizado um circuito com várias destreza para melhorar a coordenação dos jovens atletas.

Mais uma manhã com muita atividade e animação onde os nossos atletas puderam divertir-se a jogar Minibasquete.


Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-13 Masculino Manuel Conceição pelos seus 12 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Feliz Aniversário


A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-8 do MiniGalitos Miguel Santos pelos seus 8 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

 
Sub-18 Masculinos perdem em Barcelos
Sub-16 Femininos vencem em Leiria
Sub-16 Masculinos B vencem em SJ da Madeira

Os Sub-18 Masculinos perderam em Barcelos por 66-65 ma última jornada da Taça Nacional. O jogo foi muito equilibrado, com várias alternâncias no marcador ficando decidido apenas nos instantes finais. Apesar desta derrota o Galitos/HELLO AVEIRO garantiu o 2º lugar da Zona Norte e desta forma vai disputar a última vaga na Fase Final Nacional com o 2º classificado da Zona Sul.

As Sub-16 Femininos foram a Leiria derrotar o Soutocico por 35-118 na última jornada da Taça Nacional. O jogo começou a ser desequilibrado logo nos primeiros minutos com as Galináceas a imprimir um ritmo de jogo que o Soutocico tinha dificuldade em acompanhar. Com esta vitória o Galitos/QUERO IMPRIMIR fica em 3º lugar da Zona Norte.

Os Sub-16 Masculinos B foram a SJ da Madeira vencer a Sanjoanense B por 44-47 na 11ª jornada da 4ª Fase do Campeonato Distrital. Apesar de não terem estado nada bem o Galitos/DUNIK conseguiu vencer na etapa complementar.

14º Encontro: Da Decathlon para o Alboi segundo São Pedro 


Domingo 19 de Maio, os Sub-10 do MiniGalitos dirigiram-se ao pavilhão do Beira-Mar para participar em mais um encontro juntamente com a equipa do Beira-Mar, Illiabum, Gafanha, Sangalhos e GRIB.
Primeiramente o encontro era para ser realizado na Loja da Decathlon mas as condições meteorológicas não permitiram, e assim transferimos os nossos atletas até ao Alboi.
No 1º jogo defrontámos a equipa da casa, o Beira-Mar, no 2º, o Sangalhos e no último jogo tivemos como adversário o Gafanha.
O grupo demonstrou no 1º jogo um pouco de apatia e desconcentração a todos os níveis talvez por se ter improvisado um novo cenário.
No 2º jogo o equilíbrio nas tarefas ofensivas e defensivas foram claramente evidentes e o basquete pretendido começou a surgir.
No 3º e último jogo conseguimos reforçar tudo o que tínhamos feito de positivo no jogo anterior e concluímos o encontro da melhor maneira. Conseguimos ver atletas a derrubar as suas próprias barreiras e a assumir o controlo dos seus próprios movimentos, o que nos deixou bastante satisfeitos visto ser uma batalha diária nos treinos.
Passamos 15 dias à espera de um encontro e demonstramos durante a semana muita vontade em participar, por isso, temos de o aproveitar para evoluir e crescer como atletas e treinadores, não esquecendo tudo o que é alheio ao objetivo final, mas sim, dando-lhe só o valor merecido.
Penso que algumas lições ficaram assimiladas… Um muito obrigado a todos os que acompanharam os nossos atletas e se deslocaram da Decathlon para o Pavilhão do Beira-Mar, tudo em prol da criação de “alicerces” mais fortes na educação dos nossos Minis.
Rafael Neves 

MiniGalitos: José Duarte, Tiago Leite, Simão Alves, Guilherme Lobo, Gonçalo Oliveira, Francisco Santos, Rodrigo Fartura, Élio Batista, Tomás Raposo, Gonçalo Romão, Sérgio Couto e Tiago Pires.

Cruzamento: Galitos/SPOT 47 – Esgueira 48 


Sem palavras… 
Dia 18 de Maio recebemos o Esgueira para mais um dérbi da cidade de Aveiro. Vínhamos de uma série negra, sem alegria, sem confiança e sem vitórias e queríamos mudar isso, mas não conseguimos, fizemos um jogo pobrezinho, sem ideias e com pouca concentração. 
A 1ª parte foi melhor que a 2ª, conseguimos no 2º quarto fazer um parcial de 07-00 e fugir no marcador mas depressa perdemos essa vantagem. 
O 3º período foi horrível, não fomos coletivos, não conseguimos defender as penetrações do adversário, não recuperámos defensivamente permitindo demasiados lançamentos fáceis. O ataque era uma confusão, sem ideias, sem girar a bola e sem sermos ofensivos. 
No último período mostrámos que não estávamos agostar da nossa prestação e mudamos de atitude. Mais empenhados nas tarefas defensivas conseguimos condicionar o adversário e obriga-lo a tomar más decisões. No ataque com 3 triplos marcados empatámos o jogo. Empolgados passamos para a frente do marcador. 
A 9s do fim estávamos na frente mas a desconcentração permitiu ao adversário percorrer todo o campo sem oposição e fazer um cesto fácil que lhes deu a vitória. 
Depois desta série de jogos temos de pensar bem no nosso empenho e na nossa atitude, o nosso problema não é só o basquetebol que estamos a praticar. Temos sido pouco disciplinados no jogo e principalmente no treino. 
Temos agora tempo para trabalhar e recuperar o nosso nível habitual. 
Obrigado aos pais presentes. 
Luís Oliveira 
Parciais: 09-09; 17-14; 06-17; 15-08 
Marcha: 09-09; 26-23; 32-40; 47-48 

Galitos: João Gil; Jorge Ferreira; Vasco Sousa; Leonardo Vasconcelos; Diogo Pinto; José Balseiro; João Costa; Miguel Pereira; Martim Jesus e Gabriel Cravo. 


;;
GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura