Dia 3 - 29

Depois de revermos os erros que cometemos no nosso 1º jogo contra Castilla y Leon preparámos logo o jogo seguinte que acabou por ser mais fácil apesar de termos perdido.
Depois da derrota e desalentados vimos parte do jogo do barreirense e fomos jantar. Depois da refeição vimos o programa do dia seguinte (dia 30) o último deste estágio.

Dia 4 - 30

Hoje acordámos de manhãzinha para a nossa final ou seja não ficávamos em último lugar se ganhássemos mas tal não aconteceu!
Enfim para além destas derrotas todas aprendemos, ganhámos mais experiência o que é sempre bom!

p.s: esqueci-me de referir o facto de termos ido ver um jogo da ACB Valladolid Fuenlabrada no dia 28, que foi espectacular.


O treinadores Galitos deseja a todos os atletas galináceos, pais, seccionistas, directores, e visitantes do Blog uma Boa Entrada no Ano 2008!

Após representarem a selecção Regional de Aveiro no VIII TORNEIO DE NATAL/OEIRAS 2007 ouvimos algumas palavras dos atletas Galináceos André Ferreira e Simão Ratola.

O que significa para ti fazer parte de uma convocatória para os trabalhos da Selecção Regional?

André: Significa que o meu trabalho foi reconhecido e que tenho tido uma boa evolução. Mas também que qualquer jogador que trabalhe, seja mais ou menos experiente, pode ter o seu trabalho reconhecido e jogar com os melhores do distrito.
Sinto-me muito contente e agradecido pela oportunidade proporcionada.

Simão: Para mim significa muito porque é o reconhecimento do meu esforço e do meu empenho, foi uma boa oportunidade que me deram que eu vou tentar aproveitar e agarrar

Achas que passas a ter mais responsabilidades perante os colegas da tua equipa e o teu clube?

André:
Claro. Como disseram nos treinos, “ Um jogador que seja chamado aos treinos da selecção quer fique ou não tem de ser um exemplo “, daí depreendo que tenho de jogar a um nível moral mais elevado, ou seja, não posso discutir com os árbitros, não posso baixar os braços, e tenho de dar o meu melhor sempre que possível. Logo tenho de continuar o bom comportamento, o que me dá uma responsabilidade acrescida.

Simão: Sim. Porque aumenta a minha responsabilidade perante os meus colegas e perante o meu clube.

Que mensagem gostarias de deixar aos teus colegas de equipa?

André: Quem sabe onde podem chegar?
Esforcem-se, trabalhem, não desistam…
O próprio Michael Jordan esteve um ano a treinar porque não entrou na equipa da universidade à primeira tentativa…
Ninguém sabe o que podemos vir a fazer.

Simão: Não desistam e que continuem a trabalhar.


"No desporto as equipas vencedoras são aquelas que conseguem derrubar os limites, superando-se".

Tomaz Morais

Neste fim de ano de 2007 vale a pena recordar as fotos da Gala da A.B.A. onde foram galardoadas as equipas galináceas campeãs regionais 2006/07.


Iniciados A



Juniores A




"Pensa se que ao se reduzir a complexidade do jogo no treino se está a tornar as coisas mais fáceis. Quanto a mim, está apenas a criar-se condições de sucesso no treino, não no jogo! No jogo, a complexidade continua lá."

José Mourinho

Pedrajas San Esteban, Espanha

Dia 1 - 26 Dezembro
Bem, em primeiro lugar, pertencer à Selecção Nacional é a melhor coisa que nos pode acontecer pois é um dos nossos sonhoa, temos orgulho em jogar pelo nosso país e sentimos uma grande emoção em fazê-lo.Antes de mais, a viagem correu bem apesar de ter sido bastante cansativa. Já em Espanha vimos muitas montanhas cobertas de neve, o que para mim foi algo de inédito. Quando chegámos ao hotel, até estávamos quentinhos dentro do carro, mas quando saímos destes sentimos logo o clima da terra. Estava mesmo muito frio!!
Dia 2 - 27 de Dezembro
No dia seguinte, depois do pequeno-almoço preparámos o jogo da tarde com vídeos das movimentações da equipa de Castilla y Léon. À hora do jogo todos estávamos ansiosos e nervosos. Acabámos por defender muito bem, mas no ataque não estávamos a conseguir marcar pontos. Já avisados, fomos confrontados com uma defesa bastante agressiva. Mantivemos o resultado pelos 10 pontos de desvantagem.
Na 2ª parte recuperámos mesmo para 5 pontos. No final do jogo o resultado foi 60-42 para Castilla y Léon. Agora temos de ver os erros que cometemos e corrigi-los, para no próximo jogo não os voltar a cometer.

TreinadoresGalitos: Quando iniciaste a pratica do basquetebol?
Lobo: Iniciei há cerca de 4 anos

TreinadoresGalitos: Porque escolheste esta modalidade?
Lobo: Foi quase por acaso, eu andava com o Ricardo Mota na escola e quando fui ver os horários vimos que não dava grande jeito continuar no futebol, e ele perguntou-me se eu não queria vir para o Galitos jogar. Vim experimentar e até hoje ainda não saí.

TreinadoresGalitos: Porquê o clube dos galitos?
Lobo: Eu fui para o clube dos Galitos porque era onde o Ricardo Mota andava e foi ele que me convenceu e convidou a vir experimentar.

TreinadoresGalitos: Qual o exemplo que gostarias de seguir e porquê?
Lobo: Não tenho nenhum em especifico, talvez o do João Santos porque ele é um verdadeiro exemplo é um óptimo jogador e amigo.

TreinadoresGalitos: Consegues conciliar o basquetebol com os estudos?
Lobo: Consigo, quando há vontade acho que tudo é possível se bem que por vezes tenho que faltar a treinos para estudar.

TreinadoresGalitos: Quais as ambições para ti e para a tua equipa esta época?
Lobo: Para mim é melhorar e fazer tudo cada vez melhor, para a minha equipa acho que temos muito potencial e que podemos não só ser campeões regionais como quem sabe lutar pelo nacional.

TreinadoresGalitos: Qual o momento mais marcante no teu percurso desportivo?
Lobo: O momento mais marcante do meu percurso desportivo foi há 2 anos quando fomos a fase final distrital, onde acho que podíamos ter feito muito mais.

TreinadoresGalitos: Que mensagem gostarias de deixar aos teus colegas de equipa?
Lobo: Nunca desistam mesmo quando não jogam, continuem a trabalhar para que o treinador tenha confiança em vocês e também esforcem-se por melhorar sempre a atitude e empenho.


"No desporto o stress deve ser sinónimo de novas oportunidades".

Tomaz Morais


"É Importante não esquecer e ter sempre presente que "as estrelas só brilham no céu e até mesmo no céu estão organizadas em grupos!!!"

Mais um artido disponivel no link de documentos técnicos.



"O jogo joga-se fundamentalmente com a cabeça. A mente tem de estar sempre presente em relação a tudo, e o jogo tem de começar por ser um fenómeno pensado."

Rui Faria

TreinadoresGalitos: Desde que idade jogas basquetebol?
Alex: Jogo basquetebol desde os 7 anos. Tive uma paragem de cerca 3 mas acabei por voltar para a modalidade!

TreinadoresGalitos: Já praticaste outros desportos? Porque escolheste esta modalidade?
Alex: Já pratiquei futebol. Escolhi o basquetebol pois é a modalidade com que mais me identifico e gosto de praticar.

TreinadoresGalitos: O que te trouxe para o Galitos?
Alex: O facto de o clube Beira-Mar deixar de ter condições para a prática da modalidade, por outro lado o facto de o Galitos ser um clube muito mais organizado e com melhor formação.

TreinadoresGalitos: Tentas seguir o exemplo de alguém na modalidade?
Alex: Tento seguir o exemplo de dois jogadores. Ambos já jogaram comigo. Recentemente um deles já não joga, o Jaime verde. Escolhi o Jaime como um exemplo a seguir pela sua capacidade de responsabilidade e capacidade de assumir o jogo nos momentos mais “apertados” . O outro e que ainda joga comigo, é o Élio Maia pois é um jogador que não desiste, que motiva a equipa, mantendo sempre a calma, é um grande jogador, apesar de praticar a modalidade à relativamente pouco tempo.

TreinadoresGalitos: Como fazes para conciliar o basquetebol com os estudos?
Alex: Organizo o meu tempo de estudo diário, consoante a hora dos treinos e jogos.

TreinadoresGalitos: Quais os teus objectivos na modalidade?
Alex: Alcançar um título nacional e nunca deixar de praticar a modalidade. Juntamente com estes dois aspectos também tenciono melhorar as minhas capacidades.

TreinadoresGalitos: O que esperas alcançar esta temporada, individual e colectivamente?
Alex: Individualmente espero melhorar, não só tacticamente como tecnicamente. A nível colectivo espero alcançar um bom lugar no regional que me permita disputar o nacional.

TreinadoresGalitos: Qual o momento que mais te marcou, pela positiva e pela negativa, no teu percurso na modalidade?
Alex: O momento mais positivo para mim foi quando alcançamos uma vitória ao primeiro classificado na altura, o Sangalhos, quando ainda era jogador do beira mar. A relação que se cria não só com os colegas de equipa como também com adversários também é um dos aspectos que mais me marca.
O momento mais negativo foi as últimas duas derrotas contra o Sanjoanense, apesar de não serem derrotas por mérito do adversário mas sim por alguma sorte!
Espero alcançar com o Galitos muitos momentos que me marquem positivamente, o que acredito que ainda irá acontecer!



"A verdadeira estrela é o grupo e o grupo enquanto todo é diferente e vale mais que a soma das partes. O grupo transforma-se e supera-se à soma de todas as partes".

José Mourinho

Nesta época natalicia os treinadores Galitos desejam um Feliz Aniversário ao atleta junior B João Romão pelos seus 17 anos.

Muitas felicidades...


"Feliz Natal"
Treinadores Galitos


"FELIZ NATAL"
Treinadores Galitos

Galitos 26 – Seis do Nadal 60

“No jogo da final do Torneio de Natal do Gafanha encontramos uma forte oposição do Seis do Nadal, de Vigo – Espanha.
Existiu um grande desequilíbrio físico, que tentámos contrapor com a intensidade e rapidez habitual, com sucesso no 1º período (7-9), mas uma entrada algo receosa e demonstrando ansiedade, no 2º período, provocou um parcial negativo de 13-0, revelando algumas fragilidades quer no ataque, quer na defesa.
Conseguimos a espaços criar dificuldades ao adversário, mas não atenuar a diferença final (60-26), que em nada mancha o trabalho realizado por todos neste Torneio.
Assim fechamos o primeiro ciclo de trabalho, com um balanço positivo, e pensamos já nos desafios de 2008.
Uma palavra de apreço à organização do Torneio e o agradecimento a todos aqueles que nos acompanharam nestes dois dias. De destacar, ainda, que os nossos representantes, no concurso de 3 pontos, João Lemos, sagrou-se vencedor, e nos lances livres, João Azoía conquistou o 3º lugar.”
Luís Araújo

Parciais: 1º Período 7-9; 2º Período 0-13; 3º Período 15-20 e 4º Período 4-18;
Pelo Galito0s alinharam: Tiago Monteiro, Luís Vieira (4), Carvalho, Padilha (4), João Lemos (2), José Miguel, Azoía, Francisco Mata (2), Alexandre, Pedro Santos (12) e Pedro Godinho (2).


"As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas."

Joubert

Torneio de Natal do Gafanha

“Primeiro dia vitorioso no Torneio de Natal do GDG, com vitórias frente ao FC Gaia e ao FC Porto, mas mais importante do que os resultados foram as duas boas exibições e o contributo importante de todos os jogadores.
Primeiro um jogo desequilibrado contra o FC Gaia (63-24), onde fizemos do contra-ataque a nossa arma mais eficaz.
O segundo com o FC Porto, fomos obrigados a colocar em campo todas as nossas armas, com uma grande entrega defensiva.“
Luís Araújo

Galitos 64 – FC Gaia 24
Pelo Galitos alinharam: Jorge, Catarino (11), Luís Vieira (8), Fartura (4), Carvalho, Padilha (2), João Lemos (8), João Carlos (2), Azoía (9). Francisco Mata (4), Alexandre (6) e Pedro Godinho (8).

Galitos 49 – FC Porto 37
Ficha de jogo: Seabra (4), Catarino (8), Luís Vieira (1), Francisco Mata (2), Carvalho (4), Padilha (8), João Lemos (2), João Carlos (6), Santos (7). Azoía (3), Alexandre (2) e Pedro Godinho (3).


"Deus dá as nozes, mas não as parte."

Provérbio português

A Selecção Distrital de Sub 13 iniciará este sábado, dia 22, a preparação da sua participação no Torneio Santa Joana em 2008 e a Festa Nacional do Basquetebol em 2009, com um treino de observação destinado a 50 atletas Sub 13.
Do Clube dos Galitos foram escolhidos 3 atletas : João Padilha, Bruno Fartura e Hugo Verde.

Joao Padilha_Bruno Fartura_Hugo Verde

Brandoense 59 - Galitos 71

"O Galitos assegura a presença na fase final distrital. Depois da vitória alcançada em Paços de Brandão o Galitos junta-se à Ovarense como as únicas equipas apuradas até ao momento. Fica só a faltar decidir o local da prova.Apesar da noite muito fria a equipa do Galitos entrou muito bem, liderando sempre o marcador até ao final do encontro.Conseguímos resistir às investidas do adversário principalmente na 2ª parte em que o adversário conseguiu encurtar a diferença para 7 pontos.Vitória justa que permite manter a equipa na corrida pelos objectivos estabelecidos".
Pedro Cura

Marcha do marcador: 1º Período 19-9; 2º Período 21-16; 3º Período 12-12 e 4º Período 19-22.

Pelo Galitos alinharam: Yuri Paulo (2), João Samico (2), Nuno Gonçalves (2), Ricardo Leite (6), Pedro Gaioso (18), Hugo Carvalho (19), Carlos Resende (20) e David.

Realizou-se no dia 15 de Dezembro de 2007 a festa de Natal do "Minigalitos". Foi solicitado a todos os nossos atletas que trouxessem 2 amigos e um gorro de Natal. Na maioria dos casos isso aconteceu e tornou a actividade mais bonita e interessante. As actividades decorreram ao longo de 02 hrs, onde a participação dos pais foi bastante activa. Eles foram os treinadores e árbitros de várias equipas e jogos, foi bastante divertido e entusiamente observar-los nestas personagens. No final houve um jogo "amigável" entre os pais e treinadores, assim como, oferta de bolas para todos os participantes.Em nome do Minigalitos desejamos um "Bom Natal" e um Feliz Ano de 2008 para todos.
Abraço,
Paulo Quina


O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra.
Aristóteles


A equipa de Iniciados “A” do Galitos irá participar nos próximos dias 21 e 22 de Dezembro no Torneio Internacional de Natal do GD Gafanha, onde defrontaremos FC Gaia e o FC Porto, participando ainda as equipas do Illiabum, GD Gafanha e Seis do Nadal (Vigo-Espanha).
Este é uma óptima oportunidade para os nossos atletas competirem e conviverem com equipas de fora do distrito, e de fora do país, terminando da melhor forma o ano de 2007.

Dia 21:
15h00 – Galitos x FC Gaia
19h00 – FC Porto x Galitos
Dia 22:
Finais – Horários a designar


"Quem não traz na cabeça um graozinho de ambição?"
Jean de La Fontaine

Estão disponiveis os horarios dos treinos das férias de Natal das equipas de cadetes o Link de informações

10ª Jornada: Beira-Mar 44 - Galitos 71

“O Galitos venceu o Beira-Mar, por 44-71, em jogo a contar para a 11ª jornada do campeonato regional de Juniores B.
Quando faltam 3 jornadas para terminar a 1ª fase o Galitos mantêm intactas as suas aspirações, apesar do jogo com o Beira-Mar ter sido bastante “pobre” em termos da qualidade do basquetebol praticado.
Com uma entrada no jogo algo desconcentrada o Galitos não conseguiu expressar em campo a sua superioridade, terminando a 1ª parte com uma pontuação baixíssima.
Na 2ª parte, apesar de continuar sem fazer um grande jogo, impôs-se vencendo sem contestação mas não deixando ninguém muito satisfeito com a sua prestação individual e com o desempenho colectivo da equipa.
Vencer não pode ser suficiente para nós. Queremos ganhar, mas também queremos jogar bom basquetebol.
O Beira-Mar fez o seu jogo com uma boa entrega. A nós compete-nos continuar a trabalhar e a encarar todos os jogos por igual e durante a totalidade do tempo de jogo.”
João Cura

Parciais: 6-16; 16-8; 9-21; 13-26
Marcha do Marcador: 6-16; 22-24; 31-45; 44-71

Pelo Galitos Alinharam: André Santos (4), Anísio Mané, Filipe Lopes (20), Gonçalo Pacheco (6), Edward Moreira (2), Frederico Moreira, Alexandre Brandão (4), Pedro Ribeiro (6), Hugo Soares (8), David Ferreira (7) e João Afonso (14).

Galitos b 68 - Sanjoanense b 67

“Foi numa manhã fria de domingo que se realizou o jogo entre estas duas equipas. O Galitos acusou o frio que se fazia sentir no pavilhão, mas reagiu bem e acabou a 1ª parte a ganhar por 8 pontos. Na 2ª segunda o Galitos apesar de não jogar bem nunca perdeu a liderança na partida mas sofreu até à última posse de bola. Vitória justa mas sofrida.”
Bruno Monteiro

Pelo Galitos alinharam: Filipe (11), Gonzalez (4), Figueiredo (2), Tiago(9), Clemêncio(9), Luís(13), Limas(4), Kiko(4), Pedro e Fábio (12)

Galitos b 56 - Anadia 106

“A equipa do Galitos disputou este sábado o 3º jogo da segunda fase do campeonato distrital,contra a equipa do Anadia, mais forte fisicamente, com jogadores na sua maioria de segundo ano. O Galitos entrou sem receios mas a forte oposição da equipa contrária fez com que os nossos atletas se encolhessem e começassem a retrair. Na 2ª parte o Galitos entrou muito bem no jogo conseguindo reduzir para 14 pontos a diferença no marcador, e pôs em sentido a equipa do Anadia que de seguida reagiu e levou o jogo para números que não espelham a diferença no jogo.”
Bruno Monteiro

Pelo Galitos alinharam: Filipe, Gonzalez, Figueiredo, Tiago, Clemêncio, André, José, Luís, Limas, Pedro e Fábio.

Ovarense b 75 - Galitos b 54

“Entrámos mal no jogo começando a perder por 14-0, apesar disto até ao final da 1ª parte ainda conseguimos reequilibrar o resultado chegando ao intervalo a perder apenas por 3 pontos.No 3º e 4º período as coisas complicaram-se, tendo nós dois atletas excluídos e um lesionado, condicionando dessa forma o nosso desempenho pois acusámos esta situação e desconcentramo-nos permitindo contra ataques e cestos fáceis por parte da Ovarense.”
João Clemêncio(Atleta)

Pelo Galitos alinharam: Filipe (2, Gonzalez (3, Figueiredo, Tiago(6), Clemêncio(3), André(15, José(16), Luís(1), Limas(3)e Kiko(3).


“O basquetebol é o mais importante das coisa pouco importantes.”
ROBERTO SANTOS



“Há quem afirme que as finais não são para jogar mas para ganhar e eu reafirmo que o pior é ver as finais pela televisão.”
HÉCTOR CÚPER.

As selecçoões distritais de Sub 14 e Sb 16 masculinos, vãoretomar o seu trabalho nesta época de Férias Escolares de Natal, tendo em vista a participação o Torneio de Lisboa (27 e 28 de Dezembro) e a Festa do Basquetebol, em Portimão.

Na selecção de Sub 14 foram convocados os seguintes atletas galináceos:

_João Pedro___Padilha___ Pedro Santos

_P.Seabra___ Tomas Sa


Na selecção de Sub 16 foram convocados os seguintes atletas galináceos:

__Simão____ André F.



“Derrotas, reveses e fracassos são naturais e são valiosos maestros nonosso caminho para o êxito.”
JERRY LYNCH.

Gafanha 47 – Galitos 96

“Iniciados conquistam vitória na deslocação à Gafanha.
A equipa do Galitos venceu o seu adversário, que na última jornada tinha vencido a equipa de Esgueira e se encontrava motivada para este jogo.
O Galitos venceu todos os períodos, tendo dominado todo o encontro. No 1º período, a equipa Galinácea geriu bem o jogo e com boas entradas para o cesto de todos os jogadores acabou o período a vencer por 22 pontos.
O 2º período foi também controlado, mas com menos pontos para o Galitos e mais para o Gafanha. Jogando bem o Galitos foi para os balneários com uma vantagem que deixava o jogo praticamente decidido.
Na 2ª parte o Galitos entrou novamente forte no jogo impondo o ritmo que quis e conseguiu acabar os primeiros dez minutos do segundo tempo com uma vantagem que já não deixava dúvidas quanto ao vencedor do encontro.
No último período com um Gafanha empenhado em encurtar o resultado a tónica do jogo manteve-se sempre com grande superioridade do Galitos.
Desta forma conseguimos mais uma vitória superando da melhor maneira a derrota da última jornada contra a ACR.“
Pedro Seabra “Mini”

Parciais: 1º Período 6 - 28; 2º Período 14 – 24; 3º Período 12 – 20 e 4º Período 15 – 24.

Pelo Galitos alinharam: Pedro Seabra (13), Gonçalo Catarino (12), Luís Vieira (13), Tomás (10), Carvalho (6), Padilha (12), João Lemos (3), João Carlos (4), Pedro Santos (4) Francisco Mata (6) e Alexandre (3).

Galitos 57 - Sangalhos 56

Vitória alcançada no último segundo, num jogo “carregado” de emoções.
Num fim-de-semana marcado por uma jornada dupla e pelos últimos jogos de 2007, o Galitos jogou na tarde de domingo a 13ª jornada, ganhando por 1 ponto à forte equipa do Sangalhos que tudo fez para vencer.
O Galitos entrou a defender bem e a contrariar os pontos fortes do adversário nomeadamente o seu jogador interior que possui uma estatura muito elevada. Mas como nem sempre fizemos as melhores opções nas transições ofensivas acabamos por nunca conseguir dilatar o marcador, sendo aproveitado muito bem pelo Sangalhos para manter "aceso" o jogo ate ao último segundo onde teve a hipótese de ganhar nos lances livres.
Parabéns a toda a equipa que soube finalmente gerir as emoções e estar bem nos momentos decisivos.”
RicardoBrito

Marcha do marcador: 1º Período 13-10; 2º Período 15-14; 3º Período 15-16 e 4 Período 14-16.

Alinharam pelo Galitos: Zé Sá (1), Rui, André Ferreira (6), Matthew Moreira (13), Ricardo Mota (18), Lopes, Luís Lobo, Simão Ratola (2), Bruno Dias, Luís Folque (13) e Vasco Quintino (2).

Illiabum 41 - Galitos 76

"A equipa de cadetes do Clube dos Galitos jogou a 12ª Jornada do Campeonato Regional e ganhou de forma clara apesar de algum equilibrio na 1ª parte.
O jogo teve duas partes distintas em termos ofensivos. Uma 1ª em que jogámos muito lentamente, com pouca agressividade ofensiva e falhando cestos fáceis o que fez com que se marcassem poucos pontos estando ao intervalo a ganhar apenas por 7.
Na 2ª parte foi "outra" equipa que saiu dos balneários, com muita atitude e tomando boas opções, melhoramos muito ofensivamente dilatando a vantagem no marcador.
Mas quer numa quer noutra parte a equipa teve sempre uma boa atitude defensiva sofrendo poucos pontos, muito menos que no jogo da 1ª volta.
Parabéns pela boa 2ª parte."
Ricardo Brito

Marcha do marcador: 1º Periodo 17-8; 2º Periodo 12-14; 3º Periodo 22-6 e 4º Periodo 25-13

Alinharam pelo Galitos: Rui, Gustavo (1), André F. (14), Matthew (11), Mota (9), Lopes, Diogo M.(4), Lobo (2), Simão (7), Bruno (6), Folque (16) e Vasco (8).


"O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros."

(Autor desconhecido)

;;
GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura