13ª Jornada: Guifões, 60 – Galitos/MATSURI, 42
O Guifões, para além de liderar o campeonato com apenas 1 derrota, é a melhor equipa em vários aspetos estatísticos: média de pontos marcados por jogo, % de lances livres, % de lançamentos de 3 pontos e ressaltos ofensivos. Para além disso consegue ser ainda a equipa com menos turnovers e a 2ª melhor equipa na percentagem de lançamentos de 2 pontos. Estes são motivos mais do que suficientes para encararmos este como sendo um jogo de elevado grau de dificuldade.
O 1º período foi jogado a um bom nível, com as 2 equipas a praticarem um basquetebol muito intenso e ofensivo. Entrámos no jogo com muita personalidade e criamos alguns problemas ao ataque das anfitriãs, roubando algumas bolas. No entanto, não aproveitámos da melhor forma o bom desempenho defensivo ao falharmos inúmeros lançamentos fáceis (alguns na passada!) nos primeiros minutos, justificando o baixo número de pontos marcados no final do período. O Guifões, por seu turno, aproveitou com eficácia a maioria dos lançamentos tentados, chegando ao final dos primeiros 10 minutos com 6 pontos de vantagem.
Na entrada do 2º período sofremos um parcial de 10-02, fazendo disparar a diferença no marcador para os 14 pontos. Melhorámos a defesa e forçámos a equipa da casa a estar cerca de 4 minutos sem marcar pontos, conseguindo ir para o intervalo com o jogo em aberto.
O 3º período foi muito mal jogado da nossa parte. Com um ataque pouco esclarecido (estivemos um total de 6 minutos sem marcar pontos neste período) e uma defesa permissiva, permitimos ao Guifões afastar-se no marcador e cavar uma diferença de 17 pontos no final deste parcial.
Entrar no último período do jogo com uma desvantagem tão grande face a uma equipa forte não é tarefa fácil de encarar, nem física, nem animicamente. Nos primeiros minutos o Guifões chegou à maior diferença registada no jogo (19 pontos). Apesar disso, não desistimos de procurar melhorar o nosso desempenho e disputámos o resto do jogo de igual para igual.
Não fizemos um resultado positivo para as nossas ambições. No entanto, o resultado final é algo enganador e não reflete a qualidade e empenho que colocámos em campo. Como é evidente, contra uma equipa desta qualidade não podemos dar-nos ao luxo de errar muito, nem na defesa, nem no ataque.
O Guifões fez jus à posição que ocupa no ranking da estatística: ganhou mais ressaltos (52 contra 25); teve melhor eficácia da linha de lances livres (88% - 14/16) contra 41% (9/22); fizemos praticamente tantos lançamento de campo como a equipa adversária, mas falhámos mais.
Jogámos com qualidade, mas precisamos manter a qualidade mais tempo e sermos mais eficazes no que fazemos.
Hugo Fernandes e Luís Oliveira
Parciais: 16-10; 13-12; 19-09; 12-11
Marcha: 16-10; 29-22; 48-31; 60-42
Galitos: Mónica Ré, Margarida Cura, Raquel Gonçalves, Mariana Oliveira, Inês Afonso, Joana Silva, Rafaela Oliveira, Ana Santos e Henrietta Wells.
Labels: Seniores Fem.
0 comments:
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)