2ª Jornada: Galitos, 61 - ESA, 41 

Vitória importante e merecida 
Após 2 derrotas sucessivas (uma para o Campeonato e outra para a Taça de Portugal) era muito importante obter um resultado positivo ou, pelo menos, um bom desempenho. A equipa da ESA tem um plantel forte e equilibrado e vinha moralizada depois de uma vitória por margem dilatada na jornada inaugural. Sabíamos, por isso, que era preciso uma boa prestação defensiva para condicionar o potencial ofensivo das visitantes. 
O início do jogo decorreu com grande equilíbrio e com as 2 equipas a mostrarem um bom desempenho ofensivo ao longo do 1º período, com a nossa equipa na frente do marcador após o 2º minuto, embora sempre por margens curtas. 
No 2º período tivemos um bom desempenho defensivo e ofensivo e ganhámos algum ascendente no jogo. A jogar com intensidade, procurando sempre condicionar a jogadora com bola, garantindo o domínio na nossa tabela e assentando o jogo em transições rápidas, conseguimos chegar ao intervalo com uma vantagem de 11 pontos. 
No regresso dos balneários, a equipa manteve-se serena, intensa e concentrada, mantendo o registo que conseguiu no 2º período. A equipa adversária sentiu alguma pressão por estar sempre atrás no marcador e revelou alguma perturbação que soubemos aproveitar. 
O 4º período foi pautado por um maior equilíbrio, com a nossa equipa a procurar controlar o jogo e manter a vantagem no marcador. 
A forma como a equipa abordou o jogo permitiu alcançar uma vitória importante com uma boa exibição. Tanto o resultado como a exibição são devidos em grande medida à intensidade com que a equipa jogou, ao bom desempenho defensivo, à grande capacidade de luta nas tabelas (53 ressaltos conquistados, 9 ofensivos) e à boa leitura de jogo no ataque que permitiu uma boa seleção de lançamento e melhor eficácia que nos jogos anteriores (37%). 
Ainda relativamente à concretização, é de realçar os 17 pontos marcados em contra-ataque, 26 marcados dentro da área, e 9 conseguidos após ressalto ofensivo. Outro aspeto muito positivo foram os 22 pontos marcados pelas jogadoras que vieram do banco (contra apenas 7 pontos marcados pelas jogadoras suplentes da ESA). 
A equipa está de parabéns pela seriedade, rigor e ambição com que encarou este jogo. Agora é preciso continuar a trabalhar para melhorar os aspetos menos positivos e consolidar aquilo que já conseguimos fazer com alguma qualidade. 
Hugo Fernandes e Sofia Pinho e Melo 
Parciais: 18-15; 17-09; 15-06; 11-11 
Marcha: 18-15; 35-24; 50-30; 61-41 

Galitos: Margarida Cura, Mónica Ré, Mariana Oliveira, Ana Cerqueira, Inês Afonso, Rita Rodrigues, Joana Silva, Joana Fernandes, Rafaela Oliveira, Raquel Gonçalves e Ana Santos.

2º Encontro: MiniGalitos em Esgueira 


Domingo, 29 de Outubro, pelas 10h30, realizou-se no Clube do Povo de Esgueira o 2º encontro da época de Sub-12. 
Estiveram presentes 4 equipas de 4 clubes, Galitos, NS Estarreja e Clube do Povo de Esgueira (2 equipas).
O MiniGalitos contou com a presença de 11 atletas formando apenas uma equipa. Os nossos atletas realizaram 3 jogos, jogando contra todas as equipas. 
A participação neste encontro por parte dos nossos atletas, no geral, foi positiva, mostraram muita entrega ao jogo, sendo coletivos, com vontade de jogar e sempre com boa atitude e disposição. 
Um especial agradecimento ao público presente, que apoiou bastante os nossos atletas. 
Gabriel Diaz 

MiniGalitos: Rodrigo Silva, João Filipe, Nuno Pereira. Guilherme Carreira, Eduardo Guerra, Augusto Rocha, João Vieira, Pedro Maria, Diogo Maria, João Gaspar e Marko. Treinadores: Gabriel Diaz e Simão Verde.

2º Encontro: MiniGalitos no GICA 


No passado domingo, dia 29 de outubro, o MiniGalitos deslocou-se até ao pavilhão do GICA para realizar o 2º encontro desta época desportiva. 
Este encontro contou com a participação das seguintes equipas: GICA A e B, Illiabum, Esgueira Fem. e Masc. e Sangalhos. A equipa do MiniGalitos realizou 3 jogos contra o Esgueira Masc., o GICA A e, por fim, o Sangalhos. 
Todos os atletas demonstraram muito empenho ao longo dos jogos. Em relação ao encontro anterior foi notória uma evolução no que diz respeito ao comportamento fora de campo. Ainda assim, temos de continuar a trabalhar no treino para melhorar principalmente a noção de espaço, a reposição da bola fora e a nossa defesa. 
Parabéns aos atletas pela atitude e obrigada ao público presente, principalmente aos pais e familiares dos nossos atletas pelo apoio dado à nossa equipa. 
Mariana Oliveira 

MiniGalitos: Ana Leonor Pereira, António Fernandes, Diogo Ramos, Guilherme Wilson, João Pinto, Laura Cruzeiro, Manuel Vilarinho, Martim Costa, Pedro Félix, Rodrigo Barbosa, Salvador Vieira e Tomás Santos. Treinadoras: Joana Silva e Mariana Oliveira. 



Resumo da 1ª Fase - Série I 
do Campeonato Distrital


Objetivo cumprido totalmente … 
Iniciámos esta época em termos competitivos com a receção ao Vagos. Vencemos sem qualquer dificuldade (113-7) como demonstra o resultado. 
No 2º jogo fomos a Águeda defrontar o GICA, o adversário mais exigente do grupo mas conseguimos trazer a vitória, embora pela margem mínima. Estivemos sempre na frente e deixamos que o adversário crescesse e acreditasse nos minutos finais do jogo. 
No 3º jogo recebemos os Atómicos em mais um jogo bem conseguido e totalmente controlado, vencendo naturalmente por 53-29, continuando a melhorar o nosso desempenho. 
Terminámos esta fase com a deslocação à Gafanha e com mais um resultado positivo. 
Utilizámos 16 atletas nos jogos desta fase, sendo a sua maioria atletas de 1º ano e algumas ainda com idade de sub-12. 
Fizemos 2 jogos fora e 2 em casa, marcamos um total de 253 pontos (média de 63 por jogo) e sofremos apenas 109 pontos (média de 27 por jogo), fomos o 2º melhor ataque dos 2 grupos. 
Conseguimos demonstrar em todos os jogos uma boa atitude e desempenho defensivo como equipa. Nos últimos anos temos disputado sempre a competição no grupo nacional e mais uma vez conseguimos. 
Ficamos em 1º lugar da Série II garantindo assim a presença no grupo Nacional, onde estão as melhores 6 equipas deste escalão, cumprindo assim o 1º objetivo da época. É jogando contra as melhores equipas que vamos continuar a melhorar. Objetivo alcançado! 
Iniciamos o campeonato distrital com os nossos objetivos bem definidos, entrar o melhor possível e conseguir o apuramento para a Fase Final. 
Pelo Galitos canta, canta... 
Sofia Pinho e Melo



Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-16 do Galitos Tomás Raposo pelos seus 14 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Sub-13 Femininos no ENESSE
MiniGalitos em Esgueira e em Águeda

As Sub-13 Femininos foram a Oliveira de Azeméis vencer o ENESSE por 2-5 na 3ª jornada da 1ª Fase. As jovens Galináceas regressaram às vitórias vencendo de forma clara fora de casa.

O MiniGalitos participou hoje em mais 2 encontros, esteve com uma equipa masculina no encontro de Sub-12 em Esgueira e com uma equipa mista de Sub-8 no encontro organizado em Águeda pelo GICA.

Seniores Femininos 

Campeonato Nacional
da 1ª Divisão

Sábado, dia 28 de outubro às 21h30

2ª jornada:

Galitos, 61 x ESA, 41

(Estatística on line)


Seniores Femininos vencem ESA
Seniores Masculinos perdem com o Gafanha

As Seniores Femininos derrotaram a ESA por 61-41 na 2ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Depois da derrota fora de casa na jornada inaugural o Galitos entrou bem e liderou o marcador desde os minutos iniciais chegando ao intervalo na frente por 35-24. Na 2ª parte ainda a sua vantagem para a casa dos 20 pontos controlando depois o marcador até ao apito final derrotando um adversário que tinha vencido na 1ª jornada por margem dilatada.

Os Seniores Masculinos perderam com o Gafanha por 41-56 na 2ª Jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. O jogo começou equilibrado mas a meio do 2º período o Gafanha conseguiu uma vantagem confortável que ao intervalo era de 18-32. Na 2ª parte o Galitos ainda se aproximou ligeiramente no marcador mas sem nunca colocar em causa a liderança da partida acabando por voltar a deixar fugir os adversários.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-13/14 Gustavo Nunes pelos seus 11 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.


Sub-19 Femininos derrotam Sanjoanense e garantem presença no Grupo I

As Sub-19 Femininos venceram a Sanjoanense por 63-55 no jogo de cruzamento para decidir uma das 2 vagas ainda em aberto para o Grupo I

Depois de ficar em 3º lugar na sua série o Galitos teria de superar o 4º classificado da outra série para se apurar para o grupo I, o que veio a acontecer.

O jogo foi muito equilibrado apesar da boa entrada Galinácea (12-05), mas a Sanjoanense reagiu e até aos 5 minutos finais do encontro as equipas equilibraram-se, apesar do Galitos ter estado mais tempo na liderança.

Na recta final da partida e depois de ter 6 pontos de desvantagem (41-47) as Galináceas arrancaram para uma excelente ponta final dominando por completo os derradeiros minutos acabando por vencer de forma merecida este decisivo jogo. Parabéns!!

4ª Jornada: Gafanha, 32 - Galitos, 45 

Último jogo desta fase! 
Chegávamos a este último jogo da fase distrital já com o lugar assegurado no grupo nacional. Mais um adversário que na sua casa procura sempre criar o máximo de dificuldades possível e nunca deixa de lutar. 
Nós entrámos como temos entrado sempre, intensas e determinadas. Defendendo bem conseguimos sair do 1º parcial sair na frente do marcador e não mais deixar essa posição. 
Não obstante, fruto de algumas falhas na execução do último lançamento, termos criado na equipa adversária, de alguma maneira, esperança num resultado final diferente, conseguimos acalmar e resolver o jogo a nosso favor. 
Como já dissemos antes, temos de estar mais concentradas no momento do lançamento. 
Em termos estatísticos não podemos fazer 71 lançamentos e concretizar apenas 22. Vamos continuar a trabalhar para melhorar este aspeto do jogo. 
Primeiro objetivo da época alcançado, acesso ao grupo nacional e logo em 1º lugar do grupo, sem qualquer derrota… não está nada mau… Nos últimos anos temos sempre conseguido e superado os nossos objetivos, estamos muito contentes com o trabalho que temos desenvolvido, agora temos de continuar a trabalhar ainda melhor para conseguirmos ultrapassar os novos desafios que nos vão ser colocados. Parabéns a todas. 
Pelo Galitos canta, canta… Galos 
Sofia Pinho e Melo 
Parciais: 07-13; 10-14; 05-04; 10-17 
Marcha: 07-13; 17-27; 22-31; 32-45 

Galitos: Marta Martins, Inês Neto, Francisca Lemos, Maria Vilarinho, Beatriz Neves, Ana Rita; Renata Santos; Ana Marques; Raquel Rua; Mariana Oliveira e Beatriz Pinto.

Mudança da hora


Lembramos todas as equipas que este fim de semana muda a hora, assim na noite de sábado para domingo os relógios devem ser atrasados 1 hora.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-14 do Galitos João Diogo Freire pelos seus 13 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Taça de Portugal 

2ª Eliminatória: Galitos, 49 - CAD, 63 

Voltámos a claudicar nos últimos minutos 
Estes jogos para a Taça de Portugal são disputados no sistema de eliminatórias e, portanto, não admitem margem para errar. Assim, só a vitória interessava para podermos continuar em prova. 
Pela frente tínhamos um adversário difícil, que tem como ponto forte o seu jogo interior. Conhecendo o adversário, sabíamos que precisávamos estar muito bem defensivamente para contrariar as diferenças de altura e peso que iríamos encontrar, sobretudo nas zonas mais próximas do cesto. As nossas jogadoras sabiam que tinham de estar focadas numa boa defesa da jogadora com bola, nas ajudas/rotações defensivas e no bloqueio defensivo para podermos ter o domínio da nossa tabela. 
A equipa esteve muito bem na 1ª parte, em particular no 2º período. A defesa agressiva na bola condicionou de alguma forma o ataque do CAD, impedindo a sua organização ofensiva no nosso meio campo e limitando o seu forte jogo interior. Nesta fase do jogo estivemos bem nas ajudas e rotações defensivas, criando algumas dificuldades aos movimentos de 1x1 a partir do poste baixo. Também o ataque, assente em transições rápidas, teve nota muito positiva. 
Durante a 1ª parte fomos capazes de tirar partido da intensidade de jogo e de decidir bem entre atacar imediatamente o cesto ou explorar o 5x5 de forma a procurar a vantagem e selecionar bons lançamentos. 
Até cerca de metade do 3º período fomos uma equipa com personalidade, conseguimos controlar quase todos os aspetos e a marcha do marcador. A partir do minuto 27 deixámos de pensar o jogo, baixámos a intensidade e cometemos inúmeros erros defensivos e ofensivos. Uma defesa passiva permitiu ao CAD marcar vários pontos fáceis, muitos deles após ressalto ofensivo. No ataque, deixámos de conseguir transições rápidas e situações de vantagem numérica e jogámos sistematicamente 5x5 em meio campo, com clara vantagem para a defesa da equipa visitante. Nesta fase não conseguimos explorar as soluções do ataque para encontrar o melhor lançamento e estivemos 4 minutos (!) sem marcar pontos, permitindo ao CAD passar para a frente no marcador. A partir deste momento a equipa adversária motivou-se e não abandonou mais a liderança no marcador. 
Tal como aconteceu no último jogo para o campeonato, não conseguimos dominar a nossa tabela: 36 ressaltos conquistados contra 54 do CAD (16 deles ofensivos!), e sofremos 32 pontos em áreas próximas do cesto. No ataque, não explorámos as opções ofensivas de forma a procurar as vantagens e conseguir uma boa seleção de lançamentos e acabámos por ser pouco eficazes: a equipa do CAD fez 48% em lançamentos de campo e nós apenas metade (24%)! 
A equipa esteve bem durante praticamente 30 minutos, mas precisa ser mais consistente e coerente na sua forma de jogar para conseguir uma qualidade elevada durante todo o jogo. Não fomos capazes de dominar durante os 40 minutos e, quando a equipa adversária começou a crescer, não mostrámos capacidade para ajustar o nosso jogo às alterações introduzidas pelo CAD. Apesar de não baixarmos os braços, não conseguimos reagir de forma eficaz às adversidades, nem colocar em campo as soluções para os problemas que o CAD nos colocou no 4º período. 
A equipa tem condições para mostrar mais qualidade quando for capaz de controlar as ações perto da nossa tabela (defesa dos jogadores interiores e ressalto defensivo), colocar mais pressão na bola e melhorar a eficácia de lançamento. 
Hugo Fernandes e Sofia Pinho e Melo 
Parciais: 12-12; 20-14; 10-19; 07-18 
Marcha: 12-12; 32-26; 42-45; 49-63 

Galitos: Margarida Cura, Mónica Ré, Mariana Oliveira, Inês Afonso, Linda Nunes, Joana Silva, Joana Fernandes, Rafaela Oliveira, Raquel Gonçalves, Ana Santos e Rita Rodrigues.

2º Jornada: Sanjoanense, 5 vs Galitos, 1 

Algumas dificuldades...
No passado domingo deslocamo-nos até São João da Madeira para defrontar a equipa local, a Sanjoanense. 
Desta vez fomos a jogo apenas com as atletas mais novas e as que tem menos tempo da modalidade. Sentimos imensas dificuldades, fruto também do forte ritmo imposto pela Sanjoanense e como ainda não temos muita experiência de jogo, não conseguimos contrariar os argumentos desta equipa claramente com mais experiência nestas andanças. 
Fomos melhorando ao longo do jogo e acabamos por ter um prémio que foi a vitória no último período, não apenas porque o adversário falhou, mas porque quisemos um bocadinho mais do que nos períodos anteriores. 
Temos muito trabalho pela frente mas só com trabalho é que podemos evoluir…. Vamos a isso… 
Carlos Tavares 
Parciais: 12-02; 15-00; 05-00; 03-01; 11-00; 02-03 
Marcha: 01-00; 02-00; 03-00; 04-00; 05-00; 05-01 

Galitos: Beatriz Ferreira; Catarina Machado; Luísa Cruz; Constança Matos; Rita Afonso; Mariana Rodrigues; Carolina Vieira; Miriam Rocha e Cláudia Alves.

5ª Jornada: Oliveirense, 40 - Galitos, 46 

Vitória da Defesa! 
Começámos da pior forma, na defesa muito passivos e no ataque sem acertar com o cesto. No final do 1º período perdíamos 14-2, desvantagem que foi ampliada para 17-2 no início do 2º quarto. 
Foi exatamente neste momento que tudo se alterou e por uma razão muito simples: COMEÇÁMOS A DEFENDER! 
A partir daqui fomos recuperando gradualmente, ganhando de forma clara os 3 períodos restantes. Com uma equipa mais alta e mais pesada, a Oliveirense colocou-nos muitos problemas ao nível do ressalto, facto que conseguimos compensar com o maior número de bolas recuperadas e melhores percentagens de lançamentos de 3 pontos e lances livres. 
Com mais esta vitória, a 4ª consecutiva, alcançámos o 2º lugar nesta 1ª Fase do campeonato Distrital, confirmando o apuramento para o Grupo Nacional. 
António Barata 
Parciais: 14-02; 10-15; 07-12; 09-17 
Marcha: 14-02; 24-17; 31-29; 40-46 

Galitos: Diogo Pinto, Vasco Silva, Francisco Cordeiro, Martim Rocha, José Balseiro, Diogo Machado, João Lima, Rui Jorge e Daniel Luzia.

3ª Jornada: ENESSE, 31 - Galitos, 119 

Grande empenho coletivo… 
Deslocámo-nos a Vale de Cambra para defrontar a equipa do ENESSE. 
Entrámos com muito empenho e atitude, respeitando a nossa forma de jogar e as oponentes. Foi um jogo onde dominámos todas as acções à excepção de 3 min do 3º período onde o ENESSE foi melhor que nós, marcando 14pts!!!! 
Melhorámos muito em relação ao último jogo, fomos muito mais colectivas e tivemos um grande espírito colectivo. Jogámos num ritmo sempre alto, sempre em contra-ataque, reagindo rapidamente à recuperação da bola, finalizando muitas vezes em 3x0 ou mesmo 4x0. 
Fomos extremamente colectivas, fazendo 46 assistências num jogo onde era fácil individualizar. Mostramos carácter e união. 
Mais uma vez ficou mostrado que quando funcionamos como equipa e confiamos umas nas outras vai ser muito difícil alguém nos ganhar!!! 
Parabéns a todas, carimbámos o apuramento para a próxima fase, vamos continuar neste espírito colectivo e com este empenho defensivo porque quando chegaram os jogos mais difíceis vai ser decisivo e fundamental. 
Luís Oliveira 
Parciais: 05-30; 04-27; 14-30; 08-32 
Marcha: 05-30; 09-57; 23-87; 31-119 

Galitos: Luzia Ferreira; Joana Pereira; Inês Fartura; Beatriz Santos; Catarina Wilson; Francisca Oliveira; Beatriz Marques; Raquel Teles; Raquel Costa; Beatriz Dias; Mariana Brites e Carolina Oliveira.

1º Jornada: Galitos, 5 vs Esgueira, 3 

Bom arranque...
No passado sábado, dia 14 de Outubro, recebemos o Esgueira na 1ª jornada do Torneio de Sub-13 Fem. 
Tratando-se do 1º jogo, todas as atletas estavam com vontade para jogar e como não houve jogo de Sub-14 Fem, convocámos todas as atletas que estavam disponíveis para jogar nesta equipa. 
Para 1º jogo da época estivemos muito bem, todas as atletas tiveram os minutos de jogo distribuídos e todas conseguiram jogar muito tempo. 
No que diz respeito ao ataque, conseguimos sair muitas vezes de forma rápida encontrando a colega que estava em melhor posição para atacar o cesto, mas por ansiedade de querer fazer tudo rápido e bem acabamos por falhar alguns cestos fáceis. 
Tentámos sair várias vezes em contra-ataque mas algumas vezes com passes bombeados e como as adversárias eram mais altas acabavam por interceptar os passes. 
Na defesa conseguimos dar ajudas e comunicar, o que é fundamental para uma boa defesa em equipa. Excelente ajuda das atletas mais velhas às mais novas o que fez com que estas não se sentissem perdidas em campo. 
Carlos Tavares 

Galitos: Marta Martins, Beatriz Ferreira; Catarina Machado; Inês Neto; Maria Vilarinho, Luísa Cruz; Constança Matos, Beatriz Neves; Rita Afonso; Mariana Rodrigues; Carolina Vieira e Ana Marques.

2º Encontro: MiniGalitos organiza encontro 


No domingo, 22 de Outubro, realizou-se no Galitos o 2º encontro de sub-10. Este contou com a participação do “clube da casa” (3), do Esgueira (2), dos Atómicos (1), do GICA (1) e do Illiabum (1). 
O MiniGalitos contou com a participação de 18 atletas, divididos em 3 equipas, sendo que o Galitos A defrontou o Illiabum, o Atómicos e o GICA; o Galitos B defrontou o Esgueira A, o GICA e o Esgueira B; e o Galitos C defrontou o Esgueira A, o Esgueira B e o Illiabum. 
Num encontro em que todos os atletas tiveram oportunidade de jogar bastante tempo nos 3 jogos que realizaram, do encontro anterior para este foi notória uma evolução no trabalho de equipa. 
Ofensivamente fomos capazes de realizar saídas rápidas para o ataque através do passe em vez do drible. A nível defensivo já percebemos que é importante ter uma boa atitude, pressionar o jogador com bola e lutar por todas as bolas disputadas. 
Contudo, temos que melhorar as ajudas defensivas quando um colega nosso é ultrapassado e perceber melhor o nosso posicionamento no campo. A eficácia de lançamento na passada também é um fator a melhorar, temos que lançar mais perto do cesto. 
Parabéns aos atletas e muito obrigada aos pais e familiares pelo apoio dado às nossas equipas. 
Rafaela Oliveira

MiniGalitos A: Joseph Gamelas, Diogo Ramos, Guilherme Oliveira, Guilherme Nunes, Afonso Pires e Maria Inês. Treinadora: Mariana Oliveira. 

MiniGalitos B: Afonso Ribeiro, Inês Martins, Luís Semblano, Ema Ferreira, Inês Trindade e João Pinto. Treinadora: Raquel Gonçalves

MiniGalitos C: Afonso Génio, Francisco Machado, Gil Dias, Maria Leonor, Vicente Magalhães e Duarte Ramos. Treinadora: Rafaela Oliveira




3ª Jornada: Galitos, 75 - Illiabum, 64 

Boa vitória com fraca capacidade defensiva… 
Após a 1ª derrota da época queríamos rapidamente regressar às vitórias para continuar a perseguir o nosso objectivo. Recebemos a equipa o Illiabum num jogo decisivo para a classificação. 
Entrámos apáticas, pouco agressivas e pouco empenhadas nas nossas tarefas, permitindo que as oponentes dominassem os primeiros 15 min. Quando aumentámos a agressividade defensiva e o ritmo conseguimos finalmente controlar o marcador. 
Estivemos melhor na 2ª metade mas com pouco empenho defensivo, fomos constantemente ultrapassadas, perdemos demasiados ressaltos e por isso o jogo manteve-se equilibrado. Fomos controlando o jogo mas sem nunca nos distanciarmos confortavelmente no marcador. 
Ofensivamente fomos estando bem, com boas combinações colectivas e dinâmica ofensiva. 
Foi uma boa vitória, ganhou a melhor equipa e estamos mais perto do grupo nacional. Precisamos de melhorar defensivamente se queremos competir e ganhar às melhores equipas. 
Falta uma vitória para o apuramento direto, vamos preparar-nos para ir conquistá-la fora!!! 
Luís Oliveira 
Parciais: 13-14; 23-16; 20-18; 19-16 
Marcha: 13-14; 36-30; 56-48; 75-64 

Galitos: Inês Fartura; Ana Monteiro; Joana Pereira; Rita Rodrigues; Beatriz Santos; Mariana Fonseca; Francisca Oliveira; Margarida Cura; Raquel Teles; Raquel Costa e Carolina Oliveira.

1º Encontro: MiniGalitos organiza encontro 


Domingo, 15 de Outubro, pelas 10h30, realizou-se no Clube dos Galitos o 1º encontro da época de Sub-12. Estiveram presentes 4 equipas de 4 clubes, Galitos, AD Vagos, NS Estarreja e Brandoense. 
O MiniGalitos contou com a presença de 15 atletas formando apenas uma equipa. Os nossos atletas realizaram 3 jogos, jogando contra todas as equipas. 
Apesar de estarem ansiosos por ser o 1º encontro e o 1º jogo de alguns, os atletas mostraram muita entrega ao jogo, com vontade de jogar e lutar pela posse da bola. 
A participação neste encontro por parte dos nossos atletas, no geral, foi muito positiva e como recompensa para eles e pelo facto de estarem presentes muitos só para uma equipa, no final do encontro realizou-se mais um jogo apenas entre eles. 
Um especial agradecimento ao público presente, que apoiou bastante os nossos atletas.
Gabriel Diaz 

MiniGalitos: Rodrigo Silva, João Filipe, Nuno Pereira. Guilherme Carreira, Eduardo Guerra, Augusto Rocha, João Vieira, Afonso Pires, Josehp Gamelas, Duarte Ramos, Luís Semblano, Tomas Silva, Pedro Maria, Diogo Maria e Marko Dunylyuk. Treinadores: Gabriel Diaz e Simão Verde. 

2ª Jornada: Galitos, 66 - Illiabum, 29 

Apatia e egoísmo… 
Após um jogo onde fomos sérias e empenhadas, recebemos o Illiabum para o 1º jogo em casa da época. 
Foi um jogo de fraca atitude e empenho, privilegiámos sempre o individual ao colectivo e não respeitamos os nossos princípios de jogo. No encontro anterior fizemos 41 assistências e neste fizemos apenas 17 o que revela a forma egoísta como abordamos o jogo. 
Somos melhores que as adversárias mas temos que demonstrar dentro de campo e não o fizemos. 
Defensivamente fomos muito fracas, pouco intensas e constantemente ultrapassadas fazendo faltas estúpidas. 
Ofensivamente quisemos brilhar lançando sem critério apenas procurando fazer pontos. Os jogos têm demonstrado que como equipa somos muito mais fortes que as adversárias mas não nos podemos lembrar disso só quando interessa. 
Faltam 2 jogos para terminar esta fase e queremos de uma vez por todas jogar de forma colectiva. 
Luís Oliveira 
Parciais: 21-07; 20-09; 14-04; 11-09 
Marcha: 21-07; 41-16; 55-20; 66-29 

Galitos: Leonor Balseiro; Joana Pereira; Inês Fartura; Beatriz Marques; Catarina Wilson; Francisca Oliveira; Raquel Teles; Raquel Costa; Beatriz Dias; Ana Oliveira; Mariana Brites e Carolina Oliveira.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o seu atleta Sub-14 Miguel Gomes pelos seus 12 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Sub-19 Femininos perdem em Oliveira de Azeméis
Sub-18 Masculinos vencem em Oliveira de Azeméis
Sub-14 Femininos vencem na Gafanha
Sub-14 Masculinos vencem em Águeda


As Sub-19 Femininos foram a Oliveira de Azeméis perder com a Oliveirense por 72-56 na 4ª e última jornada da 1ª Fase do Campeonato Distrital. A 1ª parte foi equilibrada com ambas as equipas a passarem pelo comando perto do intervalo a Oliveirense começou a ganhar ascendente acabando por vencer. Com esta derrota o Galitos termina na 3ª posição do seu grupo disputando no próximo fim de semana com o 4º classificado da outra série uma vaga no grupo I.

Os Sub-18 Masculinos foram a Oliveira de Azeméis vencer a Oliveirense por 40-46 na 5ª e última jornada da 1ª Fase do Campeonato Distrital. O Galitos começou muito mal permitindo que o adversário chegue aos 17-02. A partir desse momento encetou uma recuperação mas só nos instantes finais do 3º período conseguiu pela primeira vez passar para o comando acabando depois por vencer. Com mais esta vitória, a 4ª consecutiva o Galitos termina na 2ª posição do seu grupo  apenas com 1 derrota ficando assim apurado para o Grupo I

As Sub-14 Femininos foram à Gafanha vencer por 32-45 na 4ª e última jornada da 1ª Fase do Campeonato Distrital. As Galináceas, já apuradas para o Grupo I, terminaram a 1ª Fase vencendo os 4 jogos disputados, ficando desta forma em 1º lugar do seu grupo. Segue-se agora um fim de semana de paragem antes do arranque da 2ª Fase.

Os Sub-14 Masculinos foram a Águeda derrotar o GICA por 46-67 na 5ª e última jornada da 1ª Fase do Campeonato Distrital. O Galitos terminou a 1ª Fase com uma vitória num jogo que dominou desde o 1º parcial. Com bateram-se muito bem frente a um adversário mais alto e com mais argumentos físicos, ficando desta forma na 4ª posição do seu grupo com 2 vitórias e 3 derrotas.

Depois da vitória na jornada inaugural frente ao Esgueira as Sub-13 Femininos foram a SJ da Madeira perder com a Sanjoanense por 5-1 na 2ª jornada da 1ª Fase do Torneio Distrital. A jovem equipa do Galitos com várias atletas a iniciarem-se na modalidade sentiram algumas dificuldades frente a uma equipa mais experiente.

Depois da vitória na jornada inaugural em Esgueira os Sub-13 Masculinos perderam frente ao Gafanha por 4-5 na 2ª jornada da 1ª Fase do Torneio Distrital. O jogo foi extremamente equilibrado registando empate em 3 dos 6 períodos disputados.

4ª Jornada: Galitos, 28 - Sanjoanense, 51 

Boa atitude! 
Enfrentamos a equipa mais forte do nosso grupo. Ao contrário dos jogos anteriores, entramos bem na partida. Dinâmicos, agressivos e coletivos dificultámos as tarefas ofensivas ao adversário. 
Ao intervalo a desvantagem no marcador era de apenas 6 pontos. 
A nossa desvantagem física foi mais notável na 2ª parte, 77 ressaltos para os adversários (8 pontos marcados após ressalto ofensivo) contra apenas 44 nossos. 
Ultrapassamos ADS em outros dados estatísticos: 26 perdas da bola contra 40 do adversário, 32 bolam recuperadas contra 19, 14 pontos marcados em contra ataque, 13 pontos ADS. 
Perdemos o jogo, mas ganhamos em atitude e entrega. 
Tatiana Iourtaeva 
Parciais: 05-07; 09-13; 11-19; 03-12 
Marcha: 05-07; 14-20; 25-39; 28-51 

Galitos: Bernardo Morais, Diogo Sá, Gabriel Pinto, Gonçalo Romão, Guilherme Capão, Alexandre Naia, Gonçalo Jubero, Nuno Nascimento, Tiago Pires, João Natálio, Miguel Baker e Miguel Mealha.


Feliz Aniversário

A Secção de Basquetebol do Clube dos Galitos felicita o atleta Sub-8 do MiniGalitos Isabel Vieira pelos seus 5 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

Seniores Femininos perdem com o CAD
Sub-16 Femininos derrotam Atómicos
Sub-16 Masculinos vencem em SJ da Madeira


As Seniores Femininos perderam com o CAD Coimbra por 49-63 na 2ª eliminatória sendo assim eliminadas da Taça de Portugal. O resultado acaba por ser enganador uma vez que o Galitos esteve na frente do marcador até perto do final do 3º parcial com o CAD a passar para a frente apenas nos instantes finais deste período controlando e ampliando a sua vantagem no marcador até ao apito final.

As Sub-16 Femininos derrotaram os Atómicos por 63-26 na 4ª e última jornada da 1ª Fase do Campeonato Distrital. Com mais esta vitória as Galináceas terminaram em 1º lugar do seu grupo com vitórias nos 4 jogos realizados. Segue-se agora um fim de semana de paragem para depois se dar inicio a 2ª Fase da competição.

Os Sub-16 Masculinos foram a SJ da Madeira vencer a Sanjoanense por 49-51 na 3ª e última jornada da 1ª Fase do Campeonato Distrital. Apesar do equilíbrio no encontro os Galináceos estiveram sempre atrás , sem no entanto permitir que os seus adversários fugissem no marcador. A 34 segundo do final a Sanjoanense tinha 6 pontos de vantagem e parecia que o jogo estaria decidido, mas o Galitos ainda consegue dar a volta e converter o cesto da vitória em cima do apito final. Com esta vitória o Galitos garante o apuramento para o Grupo.


Seniores Femininos 

Taça de Portugal

2ª eliminatória:

Galitos, 49 x CAD Coimbra, 63


(Estatística)

1º Encontro: MiniGalitos organiza encontro 


No passado domingo, dia 15 de outubro, participámos no 1º encontro desta nova época desportiva - organizado pelo MiniGalitos - onde estiveram presentes 4 clubes: Galitos, Illiabum, Sangalhos e Vagos. 
O MiniGalitos contou com a presença de 15 atletas, formando duas equipas, A e B. Ambas demonstraram muito empenho, no entanto, temos de continuar a trabalhar no treino para evoluir cada vez mais. 
Temos, ainda, de melhorar o nosso comportamento no banco, uma vez que o basquetebol é um desporto que exige muita concentração. Parabéns aos atletas pela atitude e obrigada ao público presente, principalmente aos pais e familiares dos nossos atletas pelo apoio dado à nossa equipa. 
Mariana Oliveira 

MiniGalitos A: Dinis Tavares, Diogo Ramos, Francisco Machado, Francisco Peixoto, João Pinto e Tomás Santos. Treinadora: Raquel Gonçalves.

MiniGalitos B: Ana Leonor Pereira, António Fernandes, Carlota Montenegro, Henrique Tavares, Laura Cruzeiro, Manuel Vilarinho, Mateus Lohmann, Miguel Moreira e Pedro Félix. Treinadora: Mariana Oliveira. 


1ª Jornada: Carnide, 64 - Galitos, 41 

Resultado demasiado penalizador… 
Iniciámos a participação no campeonato com uma deslocação a Carnide para defrontar a sempre difícil equipa local. 
Entrámos no jogo com ambição, mas cientes das dificuldades que nos esperavam: uma equipa agressiva, rápida e tecnicamente evoluída; um público entusiasta que, mesmo não sendo muito numeroso, consegue criar um clima pouco favorável aos adversários; e um pavilhão com um ambiente extremamente quente, potenciado pelas condições climatéricas pouco usuais para esta altura do ano. Nestas condições, e com limitações nas jogadoras disponíveis, tínhamos a noção de que o jogo ia ser muito exigente física e animicamente. 
A equipa da casa entrou melhor e conseguiu alguma vantagem no 1º período. A partir do 2º período, melhorámos a defesa e repusemos o equilíbrio, que durou até ao final do 3º período, com a equipa do Carnide na liderança do marcador, embora sempre por margens curtas. Nesta fase as defesas das 2 equipas criavam algumas dificuldades aos ataques, refletindo-se em parciais com poucos pontos marcados. 
Na entrada para o derradeiro período sabíamos que se encostássemos no marcador colocaríamos a equipa da casa sob pressão e discutiríamos o jogo até ao fim. No entanto, um mau início permitiu ao Carnide marcar 8 pontos sem resposta e passar para uma vantagem de 14 pontos. Este foi o momento crucial e decisivo do jogo. A equipa da casa motivou-se e acreditou na vitória. A nossa equipa, pelo contrário ficou perturbada com o ascendente da equipa do Carnide. Parámos o jogo para serenar a equipa e devolver alguma confiança. No entanto, apesar da boa atitude das jogadoras, a fadiga instalou-se e a equipa não tinha velocidade de reação. O parcial de 17-03 nos primeiros minutos do 4º período, aliado ao desgaste físico da nossa equipa, praticamente decidiu o vencedor. Apesar das dificuldades, a equipa continuou a jogar até ao fim sem desistir do jogo. 
O Carnide foi um justo vencedor, mas o resultado foi demasiado pesado e pouco revelador do que a nossa equipa fez em campo. É importante analisar o jogo e perceber o que aconteceu em determinados momentos para que seja possível melhorar os aspetos menos positivos. Continuamos a cometer erros na defesa do jogador com bola e no ressalto defensivo. Na 2ª parte fomos pouco esclarecidos no ataque, demasiado estáticos e com fracas leituras de jogo, o que não nos permitiu procurar as vantagens e ter boa seleção lançamentos. Este último aspeto foi relevante porque resultou em lançamentos com oposição, em desequilíbrio, no limite do tempo de ataque ou mesmo com infração dos 24 segundos. 
Alguns dados estatísticos podem ser esclarecedores: ganhámos 31 ressaltos (6 ofensivos) contra 45 (11 ofensivos) do Carnide e perdemos 24 bolas; relativamente à eficácia de lançamento, fizemos 16/51 em lançamentos de campo (31%) e 7/16 da linha de lances livres (44%)! Apesar do resultado final, a equipa mostrou muito caracter e personalidade, lutando sem baixar os braços mesmo quando o resultado fugia e a condição física piorava. Agora é preciso reagir, corrigir os erros e acreditar que o trabalho e dedicação vão dar os seus frutos. 
Hugo Fernandes e Sofia Pinho e Melo 
Parciais: 15-09; 11-13; 10-08; 28-11 
Marcha: 15-09; 26-22; 36-30; 64-41 

Galitos: Margarida Cura, Mariana Oliveira, Inês Afonso,Mónica Ré, Joana Silva, Rafaela Oliveira, Raquel Gonçalves e Ana Santos.

3ª Jornada: Galitos, 53 – Atómicos, 29 


Intensas na defesa! 
Domingo realizámos mais um jogo do campeonato distrital desta vez contra a equipa dos Atómicos. 
Entrámos fortes e intensas na defesa não deixando espaço para a equipa adversária conseguir sair com qualidade para o ataque. Rapidamente passamos para a frente do marcador com uma boa defesa e com saídas fortes para contra ataque. 
Chegava o intervalo com uma diferença confortável no marcador. 
Na 2ª parte propusemo-nos a melhorar a nossa saída para o ataque mas nem sempre selecionámos bem o último lançamento. Em termos defensivos tornamo-nos mas relaxadas e permitimos que a equipa adversária saísse de forma mais confortável para o ataque. 
Estamos a crescer e a evoluir como equipa, mas ainda temos um longo caminho a percorrer e estamos confiantes e conscientes do nosso valor. 
Trabalhar mais intensamente para defrontar o último adversário desta fase. 
Sofia Pinho e Melo 
Parciais: 12-02; 19-06; 08-12; 14-09 
Marcha: 12-02; 31-08; 39-20; 53-29 

Galitos: Marta Martin, Beatriz Ferreira, Inês Neto, Francisca Lemos, Maria Vilarinho, Constança Matos, Beatriz Neves; Ana Rita; Renata Santos; Ana Marques; Raquel Rua e Beatriz Pinto.

;;
GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura