20ª Jornada: Galitos/AAUAv 75 – Desportivo da Póvoa 70
A equipa do Desportivo da Póvoa tem um grupo que joga com intensidade e que sabe tirar partido da sua vantagem física. Os resultados positivos que esta equipa conseguiu frente às equipas que ocupam os primeiros lugares da classificação alertou-nos para as dificuldades que iríamos encontrar.
O início do jogo foi equilibrado e até conseguimos um ligeiro ascendente na 1ª metade do período inicial. A partir deste momento a equipa adversária passou a dominar todos os aspetos do jogo. Com uma boa postura defensiva a equipa da Póvoa colocou-nos muitas dificuldades no ataque, obrigando-nos a cometer erros sucessivos que depois aproveitavam bem em contra-ataque. Para além disso, foram também mais consistentes e mais fortes ofensivamente nas situações de 55. Usando a sua vantagem física conseguiam muitas vezes vantagem em zonas próximas do nosso cesto, quer a partir de penetrações, quer usando as posições das suas jogadoras interiores.
Durante a 1ª parte a equipa visitante conquistou mais ressaltos ofensivos que a totalidade de ressaltos ganhos por nós, resultando em inúmeros segundos lançamentos que permitiram obter cestos fáceis ou tirar faltas. Pelo que as 2 equipas fizeram nos primeiros 20 minutos, a vantagem de 10 pontos que a equipa da Póvoa levava para o intervalo era totalmente justa.
Era imperioso mudar a nossa forma de jogar. O intervalo permitiu-nos refletir no que estava mal e procurar as soluções. Sabíamos que não podíamos continuar a cometer erros defensivos e a perder a luta nas tabelas, em particular na nossa. No ataque era importante sacudir a pressão defensiva que a equipa adversária colocava nos 10 segundos iniciais do nosso ataque e sermos nós a impor a velocidade do jogo.
Apesar das indicações dadas na paragem do jogo, a equipa reentrou desconcentrada e ansiosa e sofremos um parcial de 03-10, permitindo à equipa adversária a maior vantagem no jogo: 17 pontos. Fomos obrigados a parar o jogo para acalmar a equipa e relembrar o que tinha sido dito no intervalo.
As alterações defensivas surtiram o efeito desejado e a equipa da Póvoa passou a ter muitas dificuldades nas ações ofensivas, permitindo-nos tirar partido de transições defesa-ataque mais rápidas e de controlar o ritmo de jogo. A boa prestação na defesa, a melhoria da capacidade de ressalto e de luta pelas bolas divididas e a serenidade no ataque permitiram-nos recuperar a desvantagem, conseguindo nesta fase um parcial favorável de 14-02.
A equipa motivou-se e acreditou que tinha condições para ganhar o jogo. Mantendo uma boa postura defensiva conseguimos voltar a discutir o resultado e passar para a frente do marcador. No final do 4º período mantivemos a calma na linha de lances livres e fomos mais consistentes nas posses de bola, acabando por conquistar esta difícil vitória.
Esta vitória só foi possível porque a equipa acreditou que era possível contrariar o rumo dos acontecimentos, percebeu que era necessário mudar a forma de defender e apostou num jogo mais coletivo, contrariamente ao que tinha acontecido ao longo da 1ª parte, onde se procurou resolver o jogo a partir de ações individuais.
Um agradecimento ao público, que não se cansou de apoiar a equipa.
Hugo Fernandes
Parciais: 14-20; 17-21; 17-12; 27-17Marcha: 14-20; 31-41; 48-53; 75-70
Galitos: Manuela Oliveira (1); Inês Afonso (4); Sara Pinto; Rita Pires (5); Andreia Miguéis (3); Raquel Soares (10); Catarina Martins (26); Joana Reis; Maria Cristo (18); Mariana Pinto e Sara Morais (8).
Labels: Seniores Fem.
0 comments:
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)