Galinácea Inês Neto no Challenger FIBA Sub-16 em Matosinhos
- Galitos - Basquetebol at quarta-feira, agosto 11, 2021PORTUGAL regista primeira derrota no CHALLENGER
Seleção não resistiu à 6ª classificada do ranking FIBA
Moralizada pela vitória na primeira jornada do Challenger contra a República Checa, a seleção nacional de sub16 femininos procurava o segundo triunfo da competição, desta feita frente à Rússia.
A formação russa entrou melhor no encontro, e com a vantagem no capítulo do lançamento exterior (40% de eficácia), depressa chegou à vantagem. Apesar da iniciativa portuguesa, a equipa do leste europeu conseguia gerir a diferença, aproveitando algum nervosismo luso.
Ao intervalo o marcador assinalava 42-20, e o terceiro período viu o nível qualitativo do jogo cair, com o quarto a terminar com um parcial de 10-7 fruto de vários lançamentos falhados de parte a parte. Nos dez minutos finais as comandadas de Mariyana Kostourkova assumiram a iniciativa e tentaram encurtar a diferença, mas não conseguiram anular o défice, perdendo por 66-43.
Rita Rodrigues (8pts, 5res) e Fatumata Djaló (8pts, 1res, 1ast) assumiram-se como protagonistas na marcação de pontos, com Clara da Silva (3pts, 8res, 1rb) e Maria Andorinho (7res) a mostrarem-se na luta das tabelas.
Na reação ao encontro, Rita Rodrigues, uma das jogadoras que tem estado em destaque na nossa Seleção, destacou o “poderio físico da equipa russo” e mostrou confiança para o próximo jogo.
Por seu turno, João Janeiro, treinador adjunto de Portugal, analisou esta derrota e a campanha, até agora, da turma lusa: “Quisemos aplicar uma defesa mais intensa e pressionante, mas muitas vezes fomos penalizados na avaliação dos contactos. Mas neste Challenger, cada dia é diferente, e esta noite sentimos muita dificuldades. Mas temos de trabalhar para obter um desempenho diferente diante da Polónia. Vamos ter de retificar o aproveitamento ofensivo, o trabalho sem e com bola, para que tenhamos um aproveitamento diferente e possamos discutir o jogo. Este foi o escalão que pagou a fatura da não competição de cerca de ano e meio, salvo raras exceções. Há aqui atletas que não competiam desde o escalão de sub14 e para o ano são sub17, e isso paga-se. Na preparação tivemos problemas, porque não realizámos jogos de treino, mas resta-nos não arranjar desculpas, continuar a trabalhar e vamos, certamente, mostrar outra cara contra a Polónia, garantiu.
Esta quarta-feira, às 21 horas, Portugal enfrenta a Polónia, num duelo que tem transmissão aqui.
Labels: FIBA, FPB, Selecções Nacionais, Sub-16 Fem
0 comments:
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)