5ª Jornada: Clube 5 Basket, 44 – Galitos/KNOCK OUT, 42
Muita transpiração e pouca inspiração
Em fim de semana de jornada dupla, deslocamo-nos ao Porto para defrontar o Clube 5 Basket. Na véspera fizemos um jogo pouco conseguido e queríamos voltar ao nosso nível.
Entramos bem, intensas e dinâmicas mas começamos a falhar tiros abertos e perdemos alguma confiança ofensiva. Conseguimos fugir ligeiramente no marcador através do contra-ataque.
Os primeiros 5 min do 2º quarto foram muito difíceis, não conseguimos marcar qualquer ponto, mas tivemos a capacidade de defensivamente só sofrer 4. Fomos para o intervalo a vencer por 1 e sabíamos das dificuldades que íamos ter no 2º tempo.
A 2ª parte foi muito equilibrada, sem que nenhuma equipa conseguisse uma vantagem tranquila. Dominámos o 3º quarto, mas não conseguimos traduzir esse domínio em pontos. Defensivamente estivemos muito bem, fomos conseguindo parar os ataques das adversárias e no ataque fomos construindo boas situações, mas falhámos demasiados lançamentos e nesta fase também falhamos 8 lances livres.
O início do último quarto foi decisivo para o desfecho do marcador, a equipa adversária entrou com um parcial de 08-00 e não mais conseguimos virar o jogo. A 20s do fim ainda tivemos posse de bola para virar o marcador, mas não conseguimos finalizar.
Foi um jogo muito físico e desgastante, as oponentes eram mais fortes e pesadas e tivemos muitas dificuldades nos ressaltos e em atacar o cesto. Tivemos mérito defensivo muitas vezes, mas depois não conseguimos ganhar o ressalto e mesmo quando ganhámos o ressalto não definimos bem o 1º passe e isso desgastou-nos muito.
Tentamos, lutamos e nunca desistimos, mas estivemos pouco inspiradas na finalização (26%) e ainda falhamos 17 lances livres. A ineficácia ofensiva foi penalizadora para o empenho e para o jogo que fizemos.
Perder faz parte do caminho e não põe em causa o nosso trajeto nem os nossos objetivos, o 5 basket pôs-nos problemas que não estamos habituadas a enfrentar (tamanho e peso) mas lutamos com todas as nossas capacidades e fomos umas guerreiras tremendas, faltou um bocadinho de tranquilidade na saída para o ataque e na altura de finalizar.
Parabéns a todas, se ontem não lutamos hoje lutamos com tudo o que tínhamos e temos de ter orgulho nisso, o foco está no nosso crescimento e no nosso DNA!!!!
Luís Oliveira
Parciais: 11-16; 12-09; 06-08; 15-09
Marcha: 11-16; 23-24; 29-33; 44-42
Galitos: Margarida Abrantes; Inês Neto; Marta Martins; Francisca Lemos; Maria Vilarinho; Victória Azevedo; Ana Beatriz Neves; Ana Urbano; Constança Matos; Ana Marques; Maria Tavares e Raquel Rua.