Sub-18 Masculinos - Resumo do Campeonato Nacional
- Galitos - Basquetebol at terça-feira, junho 05, 2018
Resumo da 1ª Fase do Campeonato Nacional
Só um objetivo alcançado!
Sabendo que o Campeonato Nacional é uma prova muito exigente, dominada nas últimas épocas pelas equipas do Porto e em que as equipas de Aveiro têm revelado grandes dificuldades, definimos como objetivos para a nossa participação, em 1º lugar a "fuga" aos 2 últimos lugares da classificação para evitar a perda de mais um lugar para a ABAveiro e depois, uma classificação final nos quatro primeiros lugares da classificação. Acabámos em quinto, embora em igualdade pontual com o 3º, Diogo Cão e 4º, Guifões.
Assim, podemos afirmar que alcançámos o 1º objetivo e falhámos o 2º.
Isto, independentemente dos problemas de arbitragem nos jogos disputados em Vila Real pelo Digo Cão, com queixas de todas as equipas. O Diogo Cão teve 6 vitórias em "casa" e apenas uma derrota com o FC Porto, sendo a sua classificação algo irreal.
Apesar de termos falhado o 2º objetivo, chegámos à última jornada com hipótese de alcançar o 2º lugar e consequente apuramento para a Fase Final Nacional. Teríamos de ganhar no Vasco da Gama por mais de 5 pontos, tarefa difícil mas pela qual lutámos, apenas cedendo no último período.
Embalados pela dinâmica da brilhante conquista do Campeonato Distrital, entrámos da melhor forma na competição, com 4 vitórias consecutivas, embora por diferenças curtas, perante Diogo Cão, Desportivo da Póvoa, FC Porto e Ovarense.
Na 5ª jornada cedemos em "casa" perante o Braga por 3 pontos. Não conseguimos superar a enorme vantagem atlética desta equipa, num jogo muito físico e com demasiados contactos.
Na 6ª jornada em Guifões fizemos um dos jogos menos conseguidos e perdemos por 13.
À 7ª jornada tivemos mais um jogo extremamente equilibrado com o Vasco da Gama, apenas decidido no final, com derrota por 5 pontos.
Na 8ª jornada em Vila Real com o Diogo Cão, tivemos o jogo fundamental da competição. Depois de 3 desaires era o jogo ideal para retomar o caminho das vitórias. Apesar de todos os problemas de arbitragem, uma excelente 1ª parte permitiu chegar ao intervalo a ganhar por 15. Tudo parecia bem encaminhado, mas as coisas ainda conseguiram piorar no decorrer da 2ª parte e ficámos com a certeza de que era impossível ganhar o jogo, como veio a acontecer.
Menos confiantes voltámos a ceder em "casa" por 1 ponto perante o Desportivo da Póvoa e, na 10ª jornada voltámos a fazer um jogo fraco perante o F.C. Porto.
Seguiu-se a Ovarense em "casa", um jogo decisivo para alcançarmos o 1º objetivo e apesar da má fase em termos de resultados, conseguimos reagir da melhor forma e vencer por 3 pontos.
Fomos depois a Braga vencer por 11, num jogo difícil mas em que talvez tenhamos feito durante a 2ª parte o melhor basquetebol da época.
Recebemos depois o Guifões e nova vitória por 5 pontos, num bom jogo da nossa parte.
E foi após 3 vitórias consecutivas que disputámos na última jornada, no Vasco da Gama, o apuramento para a Fase Final, num bom jogo de ambas as equipas, com decisão apenas no último período.
Resumindo, consideramos positiva a participação pois a exigência e qualidade da competição permitiram um importante crescimento e ganho de experiência aos nossos atletas, aspetos bem mais importantes que as preocupações classificativas.
Foram utilizados nesta fase os seguintes jogadores: Diogo Pinto, Vasco Silva, Simão Verde, Miguel Silva, Francisco Cordeiro, Martim Rocha, José Balseiro, João Costa, João Lima, Rui Jorge, Daniel Luzia, João Luzia e Diogo Machado.
António Barata e José Guerreiro
Labels: Sub-18 Masc. A
1 comments:
Francisco Carvalho
disse...
7 de junho de 2018 às 11:38
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)
Resumir o insucesso aos arbitros, é sempre um excelente desculpa.
Uma equipa que trabalha junta ao longo de 8 anos, que treina 4 vezes por semana, que se inscreve numa cnb2 para ter tempo de jogo e fazer um campeonato mais competitivo, que trabalha em condições que poucas ou nenhumas equipas a nivel nacional trabalham, que fez uma primeira volta com jornadas duplas, resumir tudo isto aos arbitros é uma tremenda falta de respeito por um grupo de trabalho que trabalhou para mercer o lugar que alcançou.
Assinado
Francisco Carvalho
Treinador S18 Diogo Cão