17ª Jornada: Galitos/MATSURI, 70 – JuveMaia, 61
Vitória difícil, mas justa.
Jogar em casa com o último classificado do campeonato a 2 jornadas do fim da fase regular podia ser motivo para encarar este jogo com alguma tranquilidade. No entanto, o conhecimento que temos da competitividade das equipas desta competição e a forma intermitente com que temos jogado, mostrando momentos de excelente basquetebol alternados com exibições paupérrimas, não nos permite abordar o jogo com a serenidade que desejaríamos.
O início foi bastante intenso, com as 2 equipas a jogarem com intensidade, prevalecendo o jogo mais ofensivo, muitas vezes bem jogado ao nível tático. O resultado foi sempre equilibrado, com a equipa do JuveMaia a conseguir estar sempre em vantagem por margens curtas até cerca de 2 minutos do fim do período. Com uma atitude mais decidida passámos para a frente por 4 pontos, mas a equipa adversária reduziu para 2 pontos mesmo sobre o apito do final de período.
No 2º período deixámos de ser agressivas na defesa e permitimos que a jogadora com bola tivesse mais liberdade. Também não fomos eficazes na defesa em situações de 1x1 e a equipa adversária aproveitou para passar para a frente. Neste período sofremos 10 pontos de segundos lançamentos ou após turnover. Nos últimos 3 minutos do parcial não marcámos pontos e o jogo foi para intervalo com o JuveMaia na frente por 4 pontos.
Depois do intervalo mudámos a nossa atitude em campo, passámos a defender com mais agressividade e a jogar com maior intensidade. Conseguimos condicionar mais o ataque da equipa visitante e transformámos algumas posses de bola em pontos fáceis. Recuperámos no marcador e levámos o jogo para o último parcial com a vantagem mínima.
No 4º período mantivemos a mesma atitude e chegamos a cerca de 1 minuto do final com 12 pontos de vantagem. Nessa fase do jogo o JuveMaia arriscou tudo em ações individuais e ainda reduziu para 9 pontos.
O jogo valeu sobretudo pelo que fizemos depois do intervalo. Fomos superiores em quase todos os aspetos do jogo, mas temos que ser mais consistentes no que fazemos e não podemos abdicar de defender com intensidade e inteligência.
Continuamos a cometer alguns dos erros básicos que já nos perseguem desde o início do campeonato e que se estão a revelar muito difíceis de debelar - só vamos ultrapassar este obstáculo quando todas se mentalizarem que é sobretudo uma questão mental e de atitude.
Ainda vamos a tempo de mudar algumas coisas a este respeito, agora que falta um jogo para o início do playoff!
Hugo Fernandes e Sofia Pinho e Melo
Parciais: 17-15; 13-19; 18-13; 22-14
Marcha: 17-15; 30-34; 48-47; 70-61
Galitos: Mónica Ré, Margarida Cura, Raquel Gonçalves, Mariana Oliveira, Inês Afonso, Joana Silva, Rafaela Oliveira e Ana Santos.
Labels: Seniores Fem.
0 comments:
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)