2ª Jornada: Galitos, 61 - ESA, 41
Vitória importante e merecida
Após 2 derrotas sucessivas (uma para o Campeonato e outra para a Taça de Portugal) era muito importante obter um resultado positivo ou, pelo menos, um bom desempenho. A equipa da ESA tem um plantel forte e equilibrado e vinha moralizada depois de uma vitória por margem dilatada na jornada inaugural. Sabíamos, por isso, que era preciso uma boa prestação defensiva para condicionar o potencial ofensivo das visitantes.
O início do jogo decorreu com grande equilíbrio e com as 2 equipas a mostrarem um bom desempenho ofensivo ao longo do 1º período, com a nossa equipa na frente do marcador após o 2º minuto, embora sempre por margens curtas.
No 2º período tivemos um bom desempenho defensivo e ofensivo e ganhámos algum ascendente no jogo. A jogar com intensidade, procurando sempre condicionar a jogadora com bola, garantindo o domínio na nossa tabela e assentando o jogo em transições rápidas, conseguimos chegar ao intervalo com uma vantagem de 11 pontos.
No regresso dos balneários, a equipa manteve-se serena, intensa e concentrada, mantendo o registo que conseguiu no 2º período. A equipa adversária sentiu alguma pressão por estar sempre atrás no marcador e revelou alguma perturbação que soubemos aproveitar.
O 4º período foi pautado por um maior equilíbrio, com a nossa equipa a procurar controlar o jogo e manter a vantagem no marcador.
A forma como a equipa abordou o jogo permitiu alcançar uma vitória importante com uma boa exibição. Tanto o resultado como a exibição são devidos em grande medida à intensidade com que a equipa jogou, ao bom desempenho defensivo, à grande capacidade de luta nas tabelas (53 ressaltos conquistados, 9 ofensivos) e à boa leitura de jogo no ataque que permitiu uma boa seleção de lançamento e melhor eficácia que nos jogos anteriores (37%).
Ainda relativamente à concretização, é de realçar os 17 pontos marcados em contra-ataque, 26 marcados dentro da área, e 9 conseguidos após ressalto ofensivo. Outro aspeto muito positivo foram os 22 pontos marcados pelas jogadoras que vieram do banco (contra apenas 7 pontos marcados pelas jogadoras suplentes da ESA).
A equipa está de parabéns pela seriedade, rigor e ambição com que encarou este jogo. Agora é preciso continuar a trabalhar para melhorar os aspetos menos positivos e consolidar aquilo que já conseguimos fazer com alguma qualidade.
Hugo Fernandes e Sofia Pinho e Melo
Parciais: 18-15; 17-09; 15-06; 11-11
Marcha: 18-15; 35-24; 50-30; 61-41
Galitos: Margarida Cura, Mónica Ré, Mariana Oliveira, Ana Cerqueira, Inês Afonso, Rita Rodrigues, Joana Silva, Joana Fernandes, Rafaela Oliveira, Raquel Gonçalves e Ana Santos.