Treinador das Seniores Femininos, José Guerreiro, em entrevista ao site da FPB
«NÃO VAMOS VIRAR A CARA À LUTA»
José Guerreiro quer Galitos na 2ª ronda
O primeiro jogo da ronda inaugural do playoff do campeonato nacional da 1ª divisão feminina colocou as quatro equipas mais bem classificadas da fase regular mais próximas da eliminatória seguinte. Isto porque, numa série disputada à melhor de 3 jogos, todas elas venceram o único jogo disputado em casa dos respetivos adversários. Ainda assim, o Galitos/RIABLADES foi o que equilibrou mais o resultado (68-71), vale o que vale, e cedeu apenas nos cinco minutos finais de um encontro em que esteve quase sempre no comando.
Embora esteja numa posição na série menos favorável, José Guerreiro não esquece aquilo que foi feito durante a fase regular da prova. “Claramente saldo positivo, neste que foi o 1º ano da equipa na divisão mais portuguesa e competitiva dos últimos anos. Não podíamos pedir mais. Manutenção e playoff garantidos com naturalidade e competência da nossa equipa.”
As metas estabelecidas foram alcançadas, por um grupo que inexperiente e nada habituado a estas andanças. “Os objetivos traçados no inicio do ano foram atingidos e com a maturidade de algumas jogadores e outras mais novas que nunca tinham jogado a este nível, acabámos por efetuar uma fase regular equilibrada.”
O técnico reconhece a dedicação demonstrada pela equipa ao longo da fase regular, apontado esse factor como o principal responsável por uma temporada de êxito. “As atletas com grande atitude competitiva, foram a chave do sucesso desta fase regular, que foi pautada pelo equilíbrio competitivo.”
A vitória no 1º jogo não esteve tão longe, e a margem para melhorar existe. Guerreiro sabe onde a equipa esteve menos bem, e está igualmente esperançado que o grupo tenha crescido com a disputa do 1º jogo desta série. “Temos que claramente corrigir as nossas posições no ressalto defensivo e a nossa agressividade defensiva, para conseguirmos estar ao mesmo nível das nossas adversárias, e ainda manter a serenidade e determinação nos próximos 40 minutos.”
A estatura do adversário é um problema acrescido para a formação do Galitos, bem como a agressividade defensiva colocada no seu jogo pela equipa da Amadora. “Este é um adversário que ninguém deseja, pela sua forma de jogar, muito físico e com muitos contactos. Que ainda apresenta um cinco inicial alto e bem constituído fisicamente, que coloca muitos problemas a qualquer equipa na nossa divisão.”
Quase se pode dizer que Galitos morreu na praia, já que só na parte final do jogo a ESA garantiu adiantar-se na eliminatória. Forçar um 3º jogo é para já o objetivo da formação de Aveiro, com a promessa que tudo irá fazer para tentar dar a volta à ronda. “Após o 1º jogo, que dominámos durante 35 minutos e que ficámos com a nítida sensação de uma derrota amarga. Não vamos virar a cara a luta e vamos à Amadora vender a ronda playoff muito cara. Determinadas, com atitude nos limites, para tentarmos levar esta ronda à negra.”
in FPB
Labels: Entrevista, FPB, Seniores Fem.
0 comments:
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)