Resumo da 1ª Fase do
Campeonato Nacional da 1ª Divisão
“Estamos todos de parabéns!”
Após uma pré-época bastante intensa, com muito empenhamento e intensidade, iniciamos a nova época com uma equipa que já não defrontávamos à muito tempo mas que sabíamos que na época anterior tinha vencido todos os jogos em casa, mas fora tinha alguma debilidades, começamos com muita ansiedade e apesar de “Estreia positiva a Defesa negativa".
Mal tínhamos começado e fizemos uma pausa no campeonato para realizar um jogo da Taça de Portugal onde fomos a Vale Cambra com muita vontade de chegar mais longe e apesar de desfalcados neste jogo “A caminho do Jamor” o ressalto foi determinante.
Reiniciamos o campeonato com um derby regional com a receção ao Gafanha e “Quando a defesa dá os seus frutos” o jogo torna-se mais fácil e conseguimos uma vitória dilatada perante uma equipa que deu muito que fazer a todos no campeonato.
Embalados do jogo anterior fomos a Coimbra defrontar um historio do basquetebol nacional, o Conimbricense, e após “início fulgurante permite gestão com final alucinante” sem necessidade se mantivéssemos a concentração ao longo de todo o jogo.
Na jornada seguinte recebemos o Lousanense, uma das equipas mas débeis deste campeonato e numa “Tarde de facilitismo” a vitória dilatada não sofreu contestação, mas o problema seria os jogos seguintes em que nada seria fácil.
A 5ªa jornada colocava frente a frente as 2 equipas que se encontravam em 1º lugar e fomos novamente a Coimbra defrontar o ambicioso Olivais fazendo um grande jogo. Começamos com uma defesa asfixiante e um ataque demolidor mostrando claramente que “Quando o trabalho compensa” o sucesso aparece.
Com a vitória da jornada anterior colocávamo-nos em 1º lugar sem derrotas e bastante motivados, recebendo a estreante equipa dos Povoenses que foram totalmente “atropelados”. Com “Atitude séria confirma favoritismo num jogo sem história.” com a margem mais dilatada desta fase.
Segue-se nova pausa no Campeonato para mais uma eliminatória da Taça de Portugal que viria a ser histórica, pois não só por que eliminámos uma equipa do escalão superior mas porque passamos a uma fase onde provavelmente nunca tínhamos chegado. Provámos a nós próprios que "caminho para o jamor"... superação e confiança” determinantes para as vitorias.
Com a cabeça ainda no sonho da Taça realizámos mais um jogo do campeonato com a recém despromovida equipa da Académica, que regressava ao escalão mais baixo completamente renovada apostando em jovens da casa mantendo apenas um ou outro jogador experimente. Apesar de um bom início de jogo a 2ª parte foi menos conseguida tivemos um “Susto que serve de aviso”.
Com o jogo seguinte em casa com mais uma equipa de Coimbra, o CAD, teríamos de dar outra resposta, apesar de não começarmos muito bem soubemos “Contrariar as adversidades” e partimos para uma vitória incontestável!
O último jogo desta 1ª volta e do ano de 2014 colocava-nos em mais um derby, desta feia com a forte equipa do Illiabum B recheada de jovens promessas.
Para quem esperasse muito equilíbrio o “Domínio tanto na defesa como no ataque!” pela nossa equipa permitiu-nos sair do jogo com uma vitória confortável, permitiu-nos sair desta 1ª volta invictos e encarar a 2ª volta com mais tranquilidade.
Começamos o ano de 2015 e começámos a 2ª volta. Deslocamo-nos pela primeira vez durante a semana para realizarmos um jogo e esta estreia foi muito boa pois pela 1ª vez tivemos uma “Excelente atitude durante os 40 minutos!” mostrando que o resultado da 1ª volta tinha ficado aquém do esperado.
Como a exceção confirma a regra o 1º jogo tinha sido uma exceção, a curta viagem à Gafanha para defrontar a equipa local não foi o que esperávamos. Começamos muito mal, tivemos lentos a defender e ineficazes a atacar, “Só jogámos os últimos 20 minutos...”, o que se pode tornar curto quando defrontarmos equipas com outros argumentos.
O desafio lançado era “Quando ganhar já não chega...”, tínhamos de ser mais ambiciosos e também tentar aliar a frieza da vitória com a alma de jogar bem e proporcionar bom espetáculo e foi o que aconteceu quando recebemos o Conimbricense. Um grande jogo fez-nos sair com mais uma vitória.
Mais uma vez o desafio cumprido não se prolongou por muito tempo e “Contagiados pelo frio...” jogamos apenas “em serviços mínimos” contra uma equipa com poucos argumentos. O Lousanense continuava apesar de muito lutar a ser uma equipa com poucos argumentos.
Soubemos até recebermos em casa o Olivais que “Quando o trabalho compensa…” mas o inverso também é verdade, quando se deixa de trabalhar com a mesma concentração o insucesso rapidamente aparece, e num jogo atípico da nossa parte perdemos pela 1ª vez no campeonato com a reforçada equipa do Olivais que mostrou querer ser uma equipa candidata à subida à Proliga.
Após esta derrota teríamos de levantar a cabeça pois o sonho de ir à final da Taça de Portugal estava já aí mas um gigante entrepôs-se no nosso caminho e com outro tipo de argumentos a equipa do Sampaense confirmou o seu favoritismo colocando um ponto final nesta nossa viagem mas proporcionando a quem viu este jogo a verdadeira “Festa da Taça”.
Com duas derrotas seguidas fomos à cidade dos estudante defrontar a equipa da Académica e após uma 1ª parte dominadora, “Falta de consistência traz vitória difícil.”
Poucos dias depois voltámos ao mesmo pavilhão para defrontar o CAD, saindo com uma vitória fácil estávamos “Mais perto do objetivo / Já só faltam 2… jogos.
Em jogo alterado devido ao compromisso da taça fomos a Viseu e não jogando muito bem saímos apenas com a sensação de “Objetivo cumprido”, vitoria com um sabor amargo por jogarmos tão mal…
Esta fase terminava cum um derby em casa, recebendo a equipa do Illiabum, e se na 1ª volta dominamos por completo desta feita não começamos tão bem e o domínio foi visitante. No resto do jogo procurámos com afinco a vitoria mas infelizmente não conseguimos e passávamos “A depender de terceiros” para ficarmos em 1º lugar.
Felizmente o adversário direto perdeu e cumprimos o 2º objetivo da época que era ficar em 1º lugar nesta fase. Não ganhamos nada mas já aprendemos muita coisa, vamos agora prepararmo-nos com afinco para a 2ª volta.
Ricardo Brito
Labels: Seniores Masc.
0 comments:
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)