P Á G I N A S

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Sub-16 Femininos - Fase Final Distrital

Resumo da Fase Final do 
Campeonato Distrital


Não estávamos preparadas para este tipo de pressão… 
Cumprimos o 1º objetivo da época que era estar nas 4 melhores equipas distritais e poder disputar o título. Apuramo-nos em 4º lugar fazendo um campeonato equilibrado mas irregular. O objetivo era disputar o título e conseguir o melhor lugar sabendo as nossas capacidades e as nossas limitações. 
Fomos competitivas nos 3 jogos disputados apesar de não termos conseguido vencer nenhum. Perdemos por 1 contra o campeão num jogo que podíamos ter ganho e equilibramos todos os jogos. Acabou por saber a pouco porque estivemos abaixo das nossas capacidades. 
Em nenhum dia tivemos toda a gente na máxima força. Em termos de jogo não fomos capazes de defender com a qualidade que nos trouxe aqui, foi através da nossa capacidade defensiva que nós nos apuramos para esta fase final mas nestes dias não conseguimos ser agressivas a todo o campo e não conseguimos parar penetrações a meio campo. Estivemos desconcentradas na recuperação defensiva e isso foi decisivo em todos os jogos. 
Em termos ofensivos não fomos colectivas, individualizando as acções e tentando resolver à chegada com lançamentos precipitados e penetrações forçadas, apesar do nosso ataque organizado ter sucesso sempre que fomos colectivas. 
A estatística ajuda-nos a perceber porque não conseguimos vencer, com 46% de lances livres, 31% de lançamentos de 2 pontos, 24% de lançamentos de 3 pontos, 91 turnovers contra 50 bolas recuperadas. Muitos destes turnovers não foram provocados, foram más decisões. Os lances livres custaram-nos a vitória nos 2 primeiros encontros. 
Nestes dias o nosso maior problema não foi o basket mas sim o nosso descontrolo emocional, jogando sempre ansiosas e nervosas. Mais uma vez os aspetos psicológicos foram decisivos nesta equipa. Desde o início da época que temos vindo a alertar para importância de controlarmos os nervos e de estarmos preparadas para todos os cenários mas temos evoluído pouco. Em todos os jogos fomos condicionadas com factores externos ao jogo, como a bancada. 
Temos de estar orgulhosas do nosso trabalho até agora, chegamos aqui com dificuldade mas fomos a equipa que mais evoluiu e conseguimos nesta altura ser competitivas contra qualquer equipa do distrito. O caminho para o sucesso é longo e trabalhoso e nós estamos a percorre-lo na direção certa. 
Temos uma semana de reflecção onde todos temos de avaliar o nosso empenho e dedicação. Temos alertado para a necessidade do controlo emocional e de sermos mais rigorosas no trabalho semanal. 
Esta equipa precisa de estabilidade e tranquilidade e não de críticas e apupos, todos queremos o melhor para as atletas e para isso temos de remar para o mesmo lado. 
 Luís Oliveira


5 ideal da Fase Final com a Galinácea Mariana Limas

Sem comentários:

Enviar um comentário