Resumo da 2ª Fase do Campeonato Distrital


Primeiro lugar ficou muito perto… 
O Galitos partia para esta fase com o objetivo de chegar ao topo da classificação, sabendo que o 1º lugar possibilitava disputar a fase final em casa e só alcançando esse lugar seria possível vir a disputar o Campeonato Nacional. 
O Galitos disputou com a Ovarense e com o Gafanha o 1º lugar, sendo decisivas as 2 derrotas com a Ovarense para não ter sido possível alcançar tal classificação. Em ambos os jogos tivemos hipóteses claras de alcançar a vitória: em casa, desperdiçámos no último segundo um contra-ataque que nos daria a vitória após uma fantástica recuperação de 10 pontos no 4º período; em Ovar, num jogo extraordinário com 2 prolongamentos, e com triplos sobre a buzina, tanto no final dos 40 minutos, como do 1º prolongamento, os quais permitiram manter o sonho vivo até ao último segundo do jogo. 
Nos restantes jogos obtivemos só vitórias. Os jogos com o Gafanha e com a Sanjoanense foram equilibrados, especialmente os da 1ª volta: vitórias na Gafanha por um ponto e no prolongamento com a Sanjoanense. 
Por seu lado, os jogos disputados com o Illiabum e com o Sangalhos foram de domínio claro da equipa do Galitos. 
A equipa revelou grande progressão nesta fase regular, evidenciando uma forma de jogar agressiva, intensa e coletiva, mostrando ser capaz de resolver em equipa as dificuldades que lhe eram colocadas, sem, no entanto, deixar de evidenciar as capacidades individuais das atletas. 
 A média de 66 pontos marcados por jogo confirma essa capacidade de jogar de forma agressiva nas 2 fases do jogo. Apenas num jogo a equipa não ultrapassou a média global objetivada de 55 ppj para os jogos equilibrados (54 com o Gafanha) e somente em mais um não ultrapassou a barreira dos 60. 
Este jogo rápido e intenso que promove o aumento o nº de posses de bola por jogo comprometeu ligeiramente o objetivo de eficácia defensiva definido, já que ficou acima dos 50 pontos sofridos definidos (50,7 nesta fase), tendo essa barreira sido ultrapassada nos jogos equilibrados. Destaca-se pela positiva a % de lançamentos curtos (50%), de triplos (31%) e de lances livres (63%) e pela negativa uma clara inferioridade nos ressaltos. 
Individualmente, em evidência nos lançamentos curtos a Rafaela (61%) e a Mariana Oliveira (54%), nos lançamentos de 3 pontos a Adriana, Bruna, Deborah, Joana Cura e Rafaela (com 50% ou mais), embora todas com 6 ou menos lançamentos tentados e a Mariana Oliveira (38%). 
Nos lances livres 9 atletas contribuíram com percentagens acima de 50%, destacando-se a Deborah (100%), a Adriana (90%), a Inês Ferreira (83%), com menos de 10 tentados, e a Mariana Oliveira (74%) com 37 em 50. 
Na luta das tabelas destaque claro para a Joana Tavares com 8,8 ressaltos por jogo e também para a Bruna com 4,8. 
Segue-se agora a Fase Final, a qual será preparada com todo o cuidado e afinco, indo a equipa à procura do 1º lugar e do apuramento para a Taça Nacional. 
Miguel Faria

0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura