Resumos da 2ª Fase do 
Campeonato Nacional da 1ª Divisão


Boa prestação apesar de não termos chegado onde queríamos 
Depois de cumprido o objetivo de chegar a esta fase e após muita confusão na estruturação da serie e respetivo calendário, à 3ª foi de vez e logo na 1º jornada calhou-nos na rifa a equipa que tinha assumido claramente o seu objetivo que era subir de divisão, a Sanjoanense e perante o seu publico. 
Esta equipa tinha sido a única equipa que na 1ª fase não tínhamos conseguido vencer e sabíamos que se tivéssemos um “Ataque eficaz, derrota improvável”, mas assim não se veio a verificar pois em termos defensivos revelamos ainda alguma desconcentração e imaturidade. 
Seguiu-se a receção à equipa Madeirense na jornada seguinte. Uma equipa em que seria “Jogar contra o desconhecido” pois apenas nesta fase se apresentava em prova, o que nos levava a precauções acrescidas. Começámos “demasiado” bem, surpreendendo de facto a equipa adversaria, ao intervalo a diferença de cerca de 20 pontos praticamente afastava a equipa Madeirense pela luta da vitória, mas sabíamos que eles não iriam desistir. Uma 2ª parte equilibrada manteve a vantagem do intervalo praticamente sem se mexer. 
Nos últimos jogos estivemos mal em termos defensivos e pretendíamos modificar esta situação. Tínhamos pela frente a vencedora da serie centro, logo perspetivava-se com certeza um jogo difícil, mas o planeado ao longo da semana foi cumprido escrupulosamente, e vencemos com uma diferença elevada, podendo dizer que “Na defesa está o ganho”
Seguiu-se a receção da equipa de Viana que nos últimos anos neste escalão tinha sempre criado muitos problemas aos adversários. Do nosso lado, com muitos jogadores condicionados, o objetivo era “Controlar e Gerir”, e fizemo-lo na perfeição. Sem realizar um grande espetáculo conseguimos levar de vencida por 14 pontos, o que foi muito bom pois conseguimos não sobrecarregar ninguém. 
Pela 1ª vez iriamos ter um jogo a meio da semana, e desfalcados dos nosso jogadores da posição interior exigia-se um esforço adicional da parte de todos, e a resposta foi excelente, o que demonstrou que “Temos equipa…” Um jogo fisicamente duro, muito intenso, muita confusão, num pavilhão com poucas condições, arrancámos a ferros uma vitória muito saborosa pelo trabalho que deu. 
Mais uma vez defrontávamos um 1º classificado, desta vez da zona norte, e nas vésperas de um jogo decisivo. A equipa do Povoa recheada de jogadores experientes vinha a Aveiro tentar dificultar-nos a vida ao máximo. E conseguiu, não só pelo que faziam em campo mas também por nas nossas cabeças estar o jogo seguinte (o que não deveria acontecer!). A “Ansiedade colocou-nos à prova…” mas apesar de tudo vencemos bem e de forma justa, principalmente no último período que foi excelente em todos os aspetos. 
Na 1ª jornada da 2ª volta realizámos em casa aquela que seria a final antecipada desta serie. A Sanjoanense ainda não tinha perdido e cumpria os seus objetivos, nós para continuar a sonhar teríamos de fazer um grande jogo. Apesar de querermos muito, conseguimos fazer pouco, a “Experiencia e competência ditam resultado final…”
Apesar de estarmos longe do 1º lugar que daria acesso à final norte iriamos cumprir o restante campeonato com o objetivo de obter a melhor classificação possível ou seja o 2º lugar. A equipa de Coimbra já longe dos primeiros lugares veio a Aveiro tentar corrigir o mau jogo realizado na 1ª volta em casa. Lutou muito mas fomos quase sempre melhores, apesar de lentos na recuperação defensiva, em termos ofensivos o “Coletivo ajudou a construção da vitória!”
Com um campeonato tão bem construído, e com tantas jornadas duplas tivemos um fim de semana de folga. Quando regressamos, não o fizemos da melhor forma. 
Fomos a Viana em dia de muito calor e fizemos provavelmente aquela que seria a pior 1ª parte que realizamos neste campeonato. Apesar de tudo reagimos, soubemos estar à altura do compromisso e melhorámos, passando inclusive para a frente do marcador depois de estar e perder por quase 20 pontos. Na parte final e mais uma vez fomos imaturos na gestão da posse de bola e acabámos por perder, sendo todo o “esforço inglório!”
Depois deste jogo menos conseguido fizemos o nosso 2º jogo a meio da semana defrontando a mesma equipa da 1ª vez, a equipa do Conimbricense. Este jogo era crucial para nos mantermos no 2º lugar e sabendo das dificuldades do jogo da 1ª volta teríamos de entrar de forma fulgurante não dando hipóteses ao adversário, e os 12 pontos sofridos na 1º parte mostraram claramente que a Equipa sabia para onde queria ir! Alias, o esforço coletivo da 1ª volta e a forma como encarámos este jogo mostrava que “Equipa unida jamais será vencida!” 
Em jogo em atraso, fomos à Madeira defrontar a equipa dos Horários, e já levávamos na bagagem o 2º lugar garantido. Fomos para uma ilha muito bonita mas esta viagem de ir e vir no mesmo dia e realizar um jogo é bastante cansativa. Acusámos o esforço da viagem e estivemos até ao último período atrás do marcador apesar de sempre muito próximos. Batalhamos sempre muito, e com alguma sorte, mas com muita aplicação defensiva conseguimos no último minuto dar a volta e vencer pela margem mínima, “A sorte dá muito trabalho”
No último jogo da época e já com o campeão atribuído, algo único na história do basquetebol, pelo menos que se tenha conhecimento, fomos à Povoa do Varzim defrontar a equipa local. Um jogo muito fraco, valeu pelos emotivos instantes finais que deram um prolongamento e um lançamento de 3 pontos, invalidados no último segundo. 
Terminámos a época no 2º lugar, ficámos aquém do que pretendíamos que era o 1º, mas o balanço é claramente positivo. Muitas mudanças não puseram em risco a nossa competitividade e conseguimos praticar um basquetebol de bom nível. 
A utilização de todos os jogadores sub-20 nos seniores permitiu dar experiencia aos atletas vindos da formação e com uma mescla de experiencia construiu-se um grupo para o futuro. 
Agora vamos aproveitar o verão para descansar e recuperar forças para a nova época! 
Pelo Galitos, canta, canta, GALO! 
Ricardo Brito 

0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura