11ª Jornada: Galitos/WEBER 82 – Vasco da Gama 74 

Cada vez mais equipa... 
Recebíamos o 1º Classificado que nos havia infligido a mais pesada derrota da época para o campeonato. O principal objetivo era vencer, pois este jogo tinha implicações óbvias para a classificação final desta fase, e sentíamos que desta vez seria necessário elevar o nível, superarmo-nos. 
O jogo começou equilibrado, como seria de esperar. O Vasco da Gama cedo criou-nos problemas com a agressividade ofensiva que colocava e marcava sobretudo através de penetrações em drible. Apresentavam-se também bastante agressivos defensivamente, colocando-nos dificuldades no 5x5. Felizmente, conseguimos forçar alguns turnovers ao adversário, permitindo finalizações fáceis em contra-ataque e o 1º período terminou empatado a 16, sem que nenhuma equipa se distanciasse. 
Já o 2º período foi diferente. Começámos bem, controlando melhor as penetrações em drible contrárias, melhorámos no 5x5 e conseguindo ainda colocar importantes contra-ataques. Esse bom início permitiu-nos chegar a 7 pontos de vantagem. Mas sendo o basquetebol um jogo de “runs” seria de esperar a reação contrária. E quando ela veio, não conseguimos ser fortes o suficiente para a contrariar, e beneficiando de um elevado acerto no tiro exterior o Vasco da Gama colocou-se na frente ao intervalo, por 4 pontos. Estando atrás, estávamos no entanto próximos e confiantes que seria possível vencer. 
A 2ª parte começou e a mensagem passada ao intervalo foi claramente colocada em campo: o jogo seria ganho na defesa. Melhorámos a concentração defensiva e as alternâncias entre homem e zona que pusemos em prática criaram alguma instabilidade na equipa do Vasco. No ataque fomos bastante coletivos e pudemos contar com uma tarde bastante inspirada do Nosso Capitão, Bruno Santos. 
Acabámos o 3º período já na frente, por 1 ponto e no 4º período fomos aumentando a vantagem, mantendo uma excelente atitude defensiva e o pensamento coletivo no ataque, chegando ao final com uma liderança confortável, mas insuficiente para ganharmos vantagem no confronto direto, 2º objetivo que pretendíamos atingir. 
Felizmente para a equipa, tão importante como a vitória foi o sentimento que crescemos. Somos cada vez mais coletivos, cada vez mais conscientes da importância da defesa e cada vez mais sérios no que fazemos, não só ao fim-de-semana mas durante a semana de trabalho. E é esse o exemplo que uma equipa sénior tem que dar. 
Saímos deste jogo com o sentimento que subimos mais um degrau, que não pretendemos descer. Outros se seguirão. 
Miguel Carmo 
Parciais: 16-16; 21-25; 23-17; 22-16
Marcha: 16-16; 37-41; 60-58; 82-74 

Galitos: Pedro Seabra (8), Ricardo Pinto (4), Pedro Lourenço, Bruno Santos (32), Hugo Carvalho, Daniel Félix (16), Luís Oliveira, Pedro Santos(4), Nuno Gonçalves (1), Bolon Sauané (10), Miguel Carmo (3) e Matthew Moreira (4).

0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura