3ª Jornada: Sangalhos 51 – Galitos/WEBER 65 


A defesa (começou) a ganhar-nos jogos 
Esta visita a Sangalhos confirmou as dificuldades que antevíamos, pois defrontávamos uma equipa muito organizada e com qualidade. O nosso plano para o jogo passava por anular os pontos fortes do adversário (utilização do bloqueio direto e o lançamento de 3 pontos) e partir da nossa defesa construirmos um jogo rápido de contra-ataque e transição. 
No primeiro aspeto estivemos muito bem, no segundo esteve a nossa dificuldade em ganhar o jogo mais cedo. Todo o jogo foi de parada e resposta, fugíamos no marcador mas o Sangalhos surgia, conseguia igualar e passar a liderar. Nem sempre as nossas decisões ofensivas foram as melhores e o adversário aproveitava com consistência para passar para a frente (liderou 19-12 e 34-29) e tivemos de responder sempre com parciais de 8-0 e 10-0. 
No final do 3º período chegamos a 47-41 e não mais largamos a vantagem, chegando a dispor de 16 pontos na liderança. Não fomos no ataque a equipa alegre que vínhamos a mostrar, mas fomos muito comprometidos com o nosso objetivo. A nossa defesa desgastou desde o início os principais elementos do Sangalhos, contestou tiros e batalhou imenso no ressalto. Limitamos, com muito sucesso, a marcação do adversário a 51 pontos, e os seus lançamentos exteriores a apenas 3 convertidos e no final, a nossa maior rotação pesou, e muito a nosso favor. 
Ficaram alguns aspetos defensivos a melhorar, como o bloqueio defensivo dos nossos exteriores, e a envolvência de todos os jogadores na defesa do bloqueio direto (onde melhoramos imenso na 2ª parte). No ataque, tudo passa pela afinação para podermos defrontar, mais eficácia, uma equipa competente como esta. Lá chegaremos. 
Devemos reter que não haverão jogos fáceis, especialmente fora, e a visita ao Sampaense, no fim de semana não será excepção. Este jogo foi ganho claramente no treino, no trabalho diário que fizemos até aqui, e que nos permite ser uma equipa competente na defesa. 
Luís Araújo 
Parciais: 15-12; 11-14; 16-21; 09-18 
Marcha: 15-12; 26-26; 42-47; 51-65 

Galitos: Pedro Seabra (4), Hugo Verde Mathew Moreira (4), João Padilha (4), Marcelo Costa (2), Pedro Santos (8), Bernardo Fernandes, Diogo Sousa, Ricardo Mendes (8), Miguel Oliveira (17), João Paulo (4), e Bolon Sauané (14).



 Fotos: Carlos Padilha

0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura