…e este jogo foi o resultado de uma semana de treinos com muita qualidade…jogámos como treinámos e é este o caminho…
Neste Sábado, 09 de Março, recebemos no nosso pavilhão o Vitória de Guimarães.
O adversário, para além de vice-campeão de Braga, era o líder isolado sem derrotas nesta Taça Nacional, com um conjunto de resultados muito consistentes, sendo uma equipa muito organizada e que joga “basquetebol” à imagem do seu conceituado treinador.
O objetivo era o mesmo de sempre: vencer. No entanto queríamos quebrar em casa a sequência de 2 derrotas e este jogo era crucial para o futuro da equipa na competição: em caso de derrota passaríamos a estar dependentes de outros e em caso de vitória manteria a equipa na luta pelos lugares de topo.
No 1º período o equilíbrio entre as equipas foi constante. Com 05-07, partimos para parcial de 06-00 que foi anulado com 2 triplos contrários e 00-08. Reagimos e este período terminou com 2 pontos de desvantagem. Com 24/7 em lançamentos de campo, faltou um pouco mais de eficácia para traduzir em pontos o volume ofensivo. Em compensação, os 15 ressaltos (8def+7ofe) mostravam a vontade em lutar pelas posses de bola.
No 2º período, após o Vitória chegar aos 4 pontos de vantagem partimos para um período e para vantagens que durariam até final. Com um parcial muito forte de 15-02, fruto de uma intensidade defensiva enorme e com rápidos contra-ataques, chegámos aos 9 pontos a cima. O adversário reage e através de 2 triplos (a sua maior arma na 1ª parte) equilibra o jogo, mas nós soubemos lidar taticamente com situações novas no jogo e após desconto tempo terminámos com o nosso 1º triplo e 8 pontos de vantagem. Com 20/9 de 2 pontos e 1/1 em triplos e sem falhar um único lance livre a equipa acertou no ataque o que tanto procurava: sucesso. Com mais 8 ressaltos e a chave deste período: 6 roubos de bola.
Ao intervalo, havia a retificar a defesa à jogadora com 4 triplos convertidos e sobretudo contrariar as más entradas após o descanso, preparando a equipa para a reação contrária, sobretudo as alternâncias defensivas que iriam acontecer.
No reinício a equipa cumpriu, faz 08-02 e 14 pontos de vantagem, relaxa sofrendo 00-06, conseguindo manter o jogo nos cerca de 12/14 pontos e um 01-06 final leva para os 7 pontos para a reta final, conseguindo passar incólumes a nossa pior fase. Com 16/6 a equipa teve mais dificuldade a atacar a zona contrária até se adaptar e começar a ter sucesso.
No 4º período, o Vitória começa com mais um triplo e passa a 5 pontos, respondemos na mesma moeda e a seguir com 06-00 e 12 pontos, a equipa soube gerir, jogar com o tempo e fazer com que o adversário se precipitasse e cometesse erros. Neste período a capacidade de luta nas tabelas com 13 ressaltos ganhos e o lançamento longo a cair (2 triplos) levou a uma vitória justa.
Acima de tudo salientar o belíssimo jogo de basquetebol para quem assistiu, em que as grandes protagonistas foram as miúdas das 2 equipas que se divertiram a jogar e também a qualidade de jogo bem acima da média. Parabéns ao Vitória e ao Tam Ling, pela forma como dignificaram a nossa vitória e o jogo em si.
Quanto a nós, a mensagem da semana passou. Esperávamos esta reação das nossas miúdas pelo bem que treinaram durante a semana e quando assim é, será muito mais fácil evoluir, ser competitivas, lutar por objetivos e as coisas em jogo saírem naturalmente.
Com esta vitória estamos na luta e temos à 5ª jornada as 5 equipas da frente separadas só por uma vitória, pelo que vai ser uma Taça Nacional equilibrada até ao fim.
Segue-se uma pausa até 07.Abril, por causa da Páscoa e das Festas de Basquetebol em Albufeira, pelo que aproveitamos para desejar muita sorte às seleções de Aveiro e às atletas Galináceas que nelas participarem.
Vamos trabalhar forte para estar muito bem na visita a Cantanhede na 6ª jornada em mais um jogo importante. Parabéns ao grupo de trabalho.
Obrigado aos pais pelo apoio.
Pelos Galitos… canta…canta…GALO
Hélder Silva
Parciais: 15-17; 24-14; 13-14; 14-10
Marcha: 15-17; 39-31; 52-45; 66-55
Galitos: Rafaela Reis (16); Sofia Garrucho; Rafaela Oliveira (17); Tânia Costa (16); Alexandra Rosa (2); Maria Loura; Joana Brandão; Mariana Limas (12); Ana Costa (3); Maria Folque e Francisca Lourenço.
Sem comentários:
Enviar um comentário