P Á G I N A S

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sub-16 Masculinos A - Camp. Distrital 2º Fase

9ª Jornada: Sangalhos 61 – Galitos/INDASA 60 

Muito equilíbrio e emoção até ao último segundo… 
Os objetivos definidos para este encontro foram muito claros: melhorar em relação ao último jogo de 2012 contra a Sanjoanense e fazer melhor do que no confronto da 1ª volta em casa onde perdemos por 14 pontos com o Sangalhos. Para isso o empenho e a atitude de todos os atletas teria de ser 100%! 
O início de jogo pautou-se pelo equilíbrio entre as 2 equipas. Ambas entraram defensivamente mal e os ataques conseguiam ter sucesso. O empenho e a intensidade ofensiva era grande de parte a parte, no entanto uma nota menos positiva para os 3 triplos que sofremos neste período. 
O adversário ganhou ligeira vantagem a meio do 1º período, mas na parte final encostamos e chegamos ao final do parcial a perder por 21-19. 
A nossa entrada no 2º período não foi a melhor, com pouca intensidade defensiva, no ataque éramos pouco ofensivos, lentos e tínhamos muitas dificuldades em criar situações de vantagem. A meio do período chegámos a estar a perder por 12 pontos de diferença (a maior do jogo) 36-24, mas na parte final do período melhorámos bastante, pressionámos bem alto e forte a campo inteiro, fomos mais agressivos na defesa do 5x5 em meio campo e no ataque fizemos coisas simples que nos permitiram através de um parcial de 1-8 chegar ao intervalo apenas a perder por 37-32. 
Ao intervalo tentámos motivar a equipa, dando realce às coisas boas, identificando os aspetos do jogo a melhorar e que tínhamos claras capacidades de “lutar” pela vitória. 
Na 2ª parte os papéis inverteram-se, as 2 equipas melhoraram em termos defensivos e foram menos esclarecidas no ataque. Conseguimos vencer o 3º período e encurtar ligeiramente a vantagem, no final deste 3º parcial (45-41). 
No 4º período o equilíbrio manteve-se e a 2 minutos do fim perdíamos por 51-45. Conseguimos marcar um triplo que nos colocou apenas a 3 pontos e nos derradeiros instantes roubámos várias posses de bola que nos permitiram efetuar ataques consecutivos conseguindo empatar o jogo a 53-53 e forçar a prolongamento. 
No prolongamento entrámos muito bem com um parcial de 0-5, mas com o passar do tempo não “matamos” o jogo e fomos dando confiança ao adversário que se foi aproximando no marcador acabando por vencer no final por 61-60, com a nossa equipa a dispor da última posse bola a 4 segundos do fim que não resultou em cesto. 
Foi um jogo cheio de equilíbrio, de entrega máxima e empenho dos atletas das 2 equipas, muita emoção no campo e nas bancadas, enfim, proporcionamos um excelente ambiente e espetáculo a quem assistiu ao jogo. Parabéns à equipa! Pese embora a derrota pela diferença mínima fizemos um bom jogo, tivemos sempre uma boa atitude, lutamos até ao máximo das nossas forças e acabámos no final por não ser felizes. 
Foi o 3º prolongamento que disputamos este ano e o único que perdemos, mas faz parte da aprendizagem natural dos atletas e da equipa. 
Desejamos as melhoras ao atleta Bruno Soares que se encontra ausente por lesão e que foi alvo de uma operação cirúrgica recente. 
André Leitão 
Parciais: 21-19; 16-13; 08-09; 08-12; 08-07 
Marcha: 21-19; 37-32; 45-41; 53-53; 61-60 (após prolongamento) 

Galitos: Rogério Ratola (4), Miguel Pina (16), João Lamas (10), Ruben Costa (4), Vasco Peralta (16), Manuel Santos, Nuno Simões (6), Alexandre Pereira (2), Diogo Santos, Francisco Pinheiro, Rafael Martinho e Carlos Monteiro (2).

Sem comentários:

Enviar um comentário