Resumo da 2ª Fase do Campeonato Distrital


Recompensado o trabalho de vários meses com a presença em mais uma Fase Final.
Após o apuramento para o grupo das 6 melhores equipas de Aveiro tínhamos a noção de que teríamos capacidade, caso o grupo treinasse e encarasse esta fase da competição com seriedade, de lutar por algo mais ambicioso, que seria a presença na Fase Final. Esse objetivo teria de ser ajustado ao longo do campeonato, mediante o desempenho da equipa. 
Nesta fase os nossos adversários seriam as fortes equipas da Sanjoanense e Illiabum, em conjunto com a Ovarense, Colégio de Calvão e GICA. 
Iniciámos a participação com a receção ao adversário da 1ª fase, o Illiabum e a derrota por 10 pontos mesmo em casa, já mostrou evolução em relação aos resultados anteriores com esta equipa. 
Seguiu-se um jogo importante em Calvão, na casa de um adversário direto sendo importante ver onde nos “encaixávamos” nesta fase. Conseguimos o melhor resultado que alguma equipa conseguiu neste pavilhão com uma vitória por 34 pontos, dando uma vantagem larga em caso de confronto direto. 
Na 3ª jornada, a visita a S.J. Madeira tinha um grau de dificuldade elevado e foi efetivamente o jogo menos conseguido desta fase que resultou numa derrota por 22 pontos, mas nada que afetasse o nosso objetivo. 
Seguiu-se o jogo mais simples que teríamos, com o GICA em casa, o adversário com menos argumentos e uma vitória clara por 44 pontos. 
No final da 1ª volta a deslocação a Ovar era decisiva para ver como seria abordada a 2ª volta e após termos conseguido vencer por 3 pontos no último minuto, o objetivo passou claramente por tentar o apuramento para a fase final o mais rápido possível, para pudermos trabalhar de outra forma. 
Com o jogo em Ílhavo adiado para Janeiro, iniciámos a 2ª volta com a receção ao Calvão e vencendo por 14 pontos ficou praticamente sentenciado o apuramento, partindo agora para o objetivo seguinte que era passar por obter a melhor classificação possível nesta fase. Isso passaria, ou por vencer um jogo contra os primeiros ou aguardar que a lógica imperasse e teria de ser resolvida a questão no último jogo em casa com a Ovarense, o que veio a acontecer. 
Segue-se então derrota em casa com a Sanjoanense por 20 pontos a assumir-se como organizadora da fase final e principal candidata ao cetro distrital. 
A visita a Albergaria para defrontar o GICA foi simples com uma vitória por 66 pontos. Já a deslocação a Ílhavo para o jogo em atraso traduziu-se numa derrota por 11 pontos, mas demonstrando evolução competitiva na equipa, terminando com a obtenção do 3º lugar nesta fase com a vitória por 9 pontos em casa perante a Ovarense. 
Terminámos assim no 3ª lugar e com a presença inédita na 2ª fase final, sendo consecutiva, no escalão de sub-16 femininos, sabendo que será um pólo de motivação e uma alavanca extra para no futuro estas presenças passarem a ser assíduas pelas próximas gerações. 
Agora que lá chegámos, vamos dignificar ao máximo esta camisola e tentar obter a melhor classificação possível, numa prova que é sempre uma incógnita pela intensidade física e emocional característico duma fase final. 
Hélder Silva 

0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura