5ª Jornada: CAD 61 – Galitos/AAUAv 57 

Quando ganhar 3 períodos não é suficiente 
Esta jornada colocou frente a frente as 2 equipas que ocupavam o topo da classificação só com vitórias. Apesar de ainda estarmos apenas no início do campeonato e este jogo não decidir nada, sentia-se alguma pressão em ambas as equipas porque a vitória permitiria atingir o 1º lugar de forma isolada. 
Esperava-se por isso um jogo equilibrado onde a equipa que cometesse menos erros sairia vitoriosa. Entrámos muito bem, concentradas na defesa e serenas no ataque. A boa prestação defensiva permitiu algum controle sobre os pontos fortes da equipa do CAD e as boas opções ofensivas mantiveram-nos na frente do marcador praticamente durante os primeiros 10 minutos. 
No 2º período procurámos refrescar a equipa com alguma rotação do banco, mas o resultado revelou-se desastroso. Não conseguimos manter o ritmo e cometemos muitos erros defensivos (demasiados) que comprometeram o resultado parcial deste período. 
A equipa da casa aproveitou bem a nossa permissividade, a ausência de pressão na bola e a fraca recuperação defensiva e marcou 21 pontos, muitos deles em situações de contra-ataque. Com a diferença no marcador a dilatar-se a equipa ficou nervosa e ansiosa e acabou também por acumular muitos erros no ataque. 
O intervalo serviu para serenar a equipa e procurar recuperar alguma estabilidade. O grupo, consciente dos erros cometidos no 2º período reentrou em campo determinado a inverter o rumo do jogo. 
Com uma defesa mais consistente aliada a rápidas transições defesa-ataque conseguimos um parcial de 10-00 no início do 3º período reduzindo a desvantagem. A equipa do CAD conseguiu reagir e entrámos no derradeiro período com uma desvantagem de 8 pontos. 
No 4º período voltámos a entrar muito bem e graças a um parcial de 09-00 colocámos o resultado a apenas 2 pontos de diferença. A equipa da casa acusou a pressão e conseguimos mesmo estar na frente por 4 pontos já perto do final. No entanto, a nossa eficácia não foi a melhor e não soubemos aproveitar as oportunidades conseguidas na linha de lances livres. 
Já no final, com apenas 10 segundos para jogar e com 2 pontos de desvantagem, não conseguimos parar o cronómetro e não fomos bem sucedidas na defesa de uma reposição de bola na linha lateral que a equipa do CAD converteu com um lançamento sem oposição, fixando o resultado final. 
Este jogo foi mais uma evidência que quando estamos ao nosso nível somos uma equipa muito competitiva. No entanto, precisamos manter a qualidade durante mais tempo e evitar cometer erros elementares, quer na defesa, quer no ataque. 
Sempre que cumprimos as nossas tarefas conseguimos ser bem sucedidas. Pelo contrário, quando deixamos de jogar coletivamente e nos desviamos da nossa forma de jogar, perdemos o controlo do jogo. 
O trabalho realizado durante a última semana de treinos esteve longe daquilo que pretendemos e isso também acaba por se refletir no nosso desempenho. Apesar de tudo a equipa demonstrou uma grande capacidade de luta e reagiu bem à desvantagem que tínhamos ao intervalo. 
De facto, tirando o mau desempenho no 2º período, a equipa esteve bem em quase todos os aspetos do jogo, com exceção para a eficácia da linha de lances livres: em momentos decisivos perto do final apenas convertemos 2 em 9 tentados (22%)! 
Em jogos desta natureza, este aspeto pode ser (e foi!) determinante para o resultado final. Como se viu, ganhar 3 períodos não foi suficiente para ganhar o jogo, mas deu-nos boas indicações acerca daquilo que somos capazes de fazer e da nossa qualidade. 
O campeonato ainda agora começou e esta derrota não nos pode perturbar nem desviar do nosso caminho. Devemos continuar o nosso trabalho para sermos competitivos em todos os jogos. 
Para isso é fundamental treinarmos com qualidade e apresentarmo-nos nos treinos ao nosso melhor nível. 
Hugo Fernandes 
Parciais: 14-17; 21-06; 09-13; 17-21
Marcha: 14-17; 35-23; 44-36; 61-57 

Galitos: Mariana Pinto, Catarina Martins (8), Rita Andrade (2), Inês Afonso (6), Sara Pinto, Maria Cristo (11), Raquel Gonçalves (18), Andreia Miguéis, Ana Martins, Raquel Soares (4), Joana Reis e Mariana Oliveira (8).

1 comments:

Saudações!
Começo por dar os parabéns aos responsáveis por este blog (segundo percebi, os treinadores do Galitos).
É um excelente trabalho em favor do basquetebol do vosso clube dando continuidade ao grande trabalho que fazem nos campos de basquete.
Gostava só de fazer ums comentários ao vosso artigo sobre este jogo, uma vez que sou um dos treinadores das Seniores do Bolacesto.
O no jogo baseia-se de facto em processos simples (o que não tem sido nada simples de implementar) mas não para tirar partido das capacidades técnicas e físicas das nossas jogadoras mas, precisamente, para as desenvolver. Acreditamos que a formação não deve parar mesmo em Seniores, principalmente quendo no plantel se têm (e utilizam) 3 sub-19 de 1º ano e 6 seniores de 1º ano.
Apenas um detalhe quanto à questão da eficácia indicada no artigo, foram 9/9 em LL, o que ainda valida mais o vosso comentário.
Apesar de termos perdido foi um prazer jogar contra a vossa excelente equipa. Continuação de bom trabalho.
Um abraço,
José Almeida
(treinador de basquetebol no GDB)

JM disse...
26 de janeiro de 2013 às 15:58  

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura