4ª Jornada: Galitos/QueroImprimir 47 – Oliveirense 44
Neste Domingo, 14 de Outubro, efectuámos a 4ª jornada em nossa casa contra a Oliveirense, sabendo que após a derrota desta equipa por 20 pontos no sábado frente ao outro adversário do grupo e com a vantagem de 28 pontos trazida de Oliveira de Azeméis, uma vitória nossa garantia de imediato o apuramento para o Grupo de acesso à final-four e eliminaríamos o adversário, vice-campeão distrital há 2 anos em sub-14, bem como nos colocaria a salvo de surpresas extra, não dependentes de nós.
O 1º período teve da nossa parte uma boa entrada, apesar dos 01-04 iniciais, respondemos com 11-00, sendo de salientar a postura defensiva da equipa, sufocando o adversário logo no seu meio campo e pena foi o não aproveitamento da maioria das situações de vantagem junto ao cesto.
No 2º período estivemos irreconhecíveis. Uma má postura defensiva, quer nos gestos técnicos básicos, quer na atitude e pouco assertivas no ataque, provocou um parcial de 00-09 contrário e não fosse uma parte final com 06-01, fruto da supremacia na tabela ofensiva, os 2 pontos de vantagem ao intervalo não existiriam.
No reinício, a equipa demorou a reagir, acontecendo após parcial de 01-06 e 3 pontos para recuperar. Fizemos então um parcial de 13-02, agora sim, jogando aquilo que cada uma sabe e pode. Com 9 pontos de vantagem no final deste período, tinhamos feito um bom trabalho para continuar a aumentar a vantagem. Puro engano.
No último quarto, após equilíbrio inicial, sofremos 00-06, que manteve a incerteza até final, nunca baixando dos 3 pontos de vantagem, com os últimos pontos de cada equipa a serem durante largos minutos da linha de lance livre e já com 4 jogadoras Galináceas excluídas.
Acabou por ser um jogo intenso e muito físico, lento, por vezes, face à estratégica defesa zona contrária e outras estratégias utilizadas.
Um jogo limitado pelos 70 (!!) lances livres, e aqui estivemos bem, como bem estivemos nos 50 ressaltos e poucas perdas de bola, pela fraca pressão que nos exerceram, contrastando pela má eficácia no lançamento e nula no tiro longo, este como opção, como forma de atacar a zona através de penetrações, que nos trouxe a vitória.
Objectivo principal e imediato conseguido, apuramento ao Grupo Nacional, feito que as nossas últimas 2 gerações de sub-16 conseguiram, pela importância que é garantir a competição com os melhores no distrito, por mais 4 meses, fulcral para a formação das atletas, pois a sua formação não termina no 2º ano de sub-14, nem no 1º de sub-16, como alguns defendem.
Segue-se na próxima semana a última deslocação desta fase, no domingo 21 às 17h00, antes da folga, já sem efeitos classificativos, podendo agora preparar a nossa participação na próxima fase com início a 11.Novembro, noutros moldes e sem a pressão natural dos resultados.
Obrigado a todos os presentes pelo apoio.
Pelos Galitos… canta…canta…GALO
Hélder Silva
Parciais: 12-06; 06-10; 19-12; 10-16Marcha: 12-06; 18-16; 37-28; 47-44
Galitos: Sofia Garrucho; Rafaela Oliveira (11); Joana Cura (2); Tânia Costa (7); Alexandra Rosa; Joana Brandão; Diana Araújo (3); Ana Costa (2); Maria Folque; Francisca Lourenço (9); Rafaela Reis (13) e Maria Loura.
Labels: Sub-16 Fem
0 comments:
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)