18ª Jornada: Galitos/WEBER 56 – Celestino Gomes Basket 68
Início e final de jogo comprometedor
A fechar esta fase a receção ao Celestino Gomes antevia-se de elevada dificuldade mas não com um desenrolar de partida tão negativo.
Os minutos iniciais vieram a condicionar por completo a nossa prestação no jogo. A passividade na defesa e displicência nas ações ofensivas originaram uma desvantagem significativa (0-12 em aproximadamente 3m!) e deram motivação adicional ao adversário. Com uma pausa efetuada e 8-0 nos 2m seguintes pensávamos poder mudar o rumo dos acontecimentos mas tal não aconteceu, pois dai até ao final do período inicial permitimos nova fuga no marcador.
O parcial do 2º período (18-18) foi o melhor que conseguimos no jogo, equilibrado mas pautado pela nossa irregularidade. Alternámos momentos positivos com concretização de 8 pontos sem resposta, com segundos finais de completa desconcentração a permitir 2 triplos consecutivos, um deles do meio campo ao soar da buzina após um lance livre falhado com apenas 2s para jogar!
O intervalo, ao contrário do desejado, não foi retemperador, antes pelo contrário com a desconcentração a manter-se no reatamento. Logo de início consentimos novo triplo que nos pôs ansiosos e precipitados no ataque, aproveitando da melhor forma o Celestino Gomes Basket para conquistar a diferença de 17 pontos a meio do quarto (33-50). A alteração defensiva efetuada condicionou o ataque adversário que esteve em branco até terminar o 3º período mas em termos ofensivos o desacerto continuou. Concretizando somente mais 6 pontos (8 no total de 10m!), apenas conseguimos atenuar ligeiramente a desvantagem.
O que se passou no último quarto é de difícil compreensão e explicação. Durante a 1ª metade de tempo decorrido ainda tentámos esboçar uma recuperação (50-55), momento em que “desaparecemos” do jogo. Daí até ao derradeiro minuto estivemos sem conseguir concretizar qualquer cesto de campo e o adversário também, 1-13 da linha de lance livre a traduzir um score de 51-58, diferença máxima esbatida com 5 pontos consecutivos nos segundos finais.
O balanço desta 1ª fase só pode ser positivo mas finalizou da pior maneira com uma derrota em clara consequência da fraca qualidade patenteada na prestação coletiva. Este foi sem dúvida um jogo em que só podemos e devemos tirar ilações do que não queremos fazer no futuro.
A pausa prolongada até ao início da fase final tem que servir para todos em conjunto trabalharmos de forma a evoluirmos e evitarmos cometer os erros anteriores, sejam eles técnicos, táticos ou disciplinares.
Jorge Dias
Parciais: 13-21; 18-18; 08-11; 17-18Marcha: 13-21; 31-39; 39-50; 56-68
Galitos: Alexandre Martins (3); João Casa Nova (6); João Silva (6); Matthew Moreira (8); João Machado; Jaime Neves; Diogo Reis (4); Élio Maia (8); Luís Oliveira (7); Pedro Santos (8); Pedro Lourenço e Miguel Oliveira (6).
Labels: Seniores Masc.
0 comments:
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)