1ª Jornada: Galitos/Fisiomanual 53 – Beira Mar 44

Mão fria em dia não…
Iniciámos neste jogo a nossa participação na denominada Taça Distrital após uma paragem de algumas semanas. Mais uma vez se veio a provar que as paragens não têm sido benéficas para nós e temos sempre dificuldades em apanhar novamente o comboio.
Estivemos apáticos e completamente desastrados na hora de lançar ao cesto. Tardámos a entrar em jogo, não defendemos bem, mas é verdade que atacámos bem pior.
No 1º período quisemos a maior parte das vezes resolver sozinhos, no 2º fizemos exactamente o oposto, com situações de cesto fácil passávamos a bola. Muita falta de confiança sem explicação. Tivemos neste jogo as piores percentagens da época; Lançamento 3 pontos (3-20) = 15%, Lançamento médio (1-10) = 10%, Lançamento curto (18-36) = 50% ?!?, Lançamento livre (4-13) = 31% ?!?, efectivamente mau e completamente fora do normal ter de lançar 2 vezes debaixo do cesto ou na passada sem oposição para marcar uma, já para não falar dos lances livres.
Apesar de várias tentativas, tanto dos atletas, com em termos tacticos, nunca conseguimos passar para a frente no marcador na 1ª parte, perdendo mesmo os dois períodos 11-14 e 11-12, chegando ao intervalo a perder 22-26.
No 3º período melhorámos qualquer coisa mas, mesmo assim sem consistência e confiança continuámos a alternar algumas coisas boas com muitos erros infantis principalmente no passe, nos lançamentos fáceis e permitindo alguns ressaltos ofensivos.
Entrámos no último quarto a perder por 36-37 e sem fazer nada de muito extraordinário, apenas a jogar o nosso basquete, a assumirmos mais o jogo e a melhorarmos a união e coesão do grupo ganhámos este período por 10 pontos chegando ao final do encontro com a maior diferença alcançada ao longo de todo o encontro 53-44. O que fizemos neste quarto teria sido o normal e caso o tivéssemos feito nos 3 anteriores teríamos conseguido uma vitória ao nível da última que tínhamos obtido contra esta mesma equipa.
Atirar a bola ao cesto não é treinar lançamento, este é dos movimentos que mais treino, repetição e concentração requer no basquetebol para que se consigam atingir bons resultados. Só vamos conseguir melhorar as nossas percentagens quando percebermos, interiorizarmos e perseguirmos este objectivo, treinando o lançamento no treino com situações similares às de jogo e com vontade e confiança de melhorar.
De referir ainda a estreia neste jogo do Ricardo Perdigão, do Miguel Ferreira e do João Azóia da equipa A, que vieram ajudar-nos a sermos melhores e a melhorarem connosco. Todos os que estiverem e vierem com o mesmo espírito serão sempre bem vindos e bem recebidos
Obrigado a todos, nem sempre as coisas correm como queremos, contudo, aprendamos com os nossos erros e voltemos com vontade de melhorar e de retificar durante a semana o que esteve menos bem.
Marcelo Azevedo / João Madureira
Parciais: 11-14; 11-12; 14-11; 17-07
Marcha: 11-14; 22-26; 36-37; 53-44

Galitos: Hugo Verde (13), Tomás Tavares, Emanuel Silva (7), Pedro Marçal, Bernardo Fernandes (8), Francisco Cacho (2), Miguel Sousa, Ricardo Perdigão (12), João Azóia, Francisco Mata, Miguel Ferreira (11) e João Sérgio.

0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura