16ª Jornada: Guifões 74 – Galitos/AAUAv 80


Isto sim, é basquetebol!
A visita ao sempre difícil pavilhão do Guifões antecipava um jogo complicado que colocaria frente a frente 2 equipas que precisavam de vencer, embora a nossa posição fosse mais débil que a da equipa anfitriã e, por esse motivo, era natural sentirmos alguma pressão acrescida.
A equipa do Guifões tem o seu ponto forte na defesa muito agressiva que aproveita muito bem o poderio físico das suas jogadoras para limitar o jogo ofensivo das equipas adversárias; no ataque, assenta o seu jogo em fortes transições recorrendo à velocidade das suas jogadoras exteriores, no lançamento exterior e no poderio das suas jogadoras mais interiores. Trata-se, por estas razões, de uma equipa forte, equilibrada e com muitas soluções.
A equipa entrou no jogo algo nervosa e com dificuldade para ultrapassar a forte defesa do Guifões. Tirando partido do nosso nervosismo e das precipitações no ataque, a equipa da casa conseguiu concretizar alguns contra-ataques e acabar o período com clara vantagem em praticamente todos os aspectos do jogo.
No 2º período serenámos, corrigimos a transição para o ataque e quebrámos a barreira defensiva da equipa adversária. A eficaz gestão do ataque, alicerçada em boas leituras de jogo e selecção de lançamento, permitiu-nos retomar algum domínio e reequilibrar o resultado.
A 2ª parte caracterizou-se essencialmente pelo equilíbrio e pela grande intensidade de jogo, com o resultado a alternar sem deixar que nenhuma equipa se distanciasse no marcador. Até ao final dos 40 minutos o resultado manteve-se imprevisível e o jogo acabou mesmo por ir para o prolongamento.
No prolongamento fomos mais fortes. A boa rotação das jogadoras durante o jogo permitiu-nos chegar a esta fase com maior disponibilidade física que a equipa da casa. O triplo obtido no início do prolongamento motivou a equipa, mas a resposta do Guifões repôs a igualdade. Um parcial de 0-7 colocou-nos na frente por 7 pontos e deixou a equipa adversária nervosa e com necessidade de correr atrás do resultado. Uma boa gestão do jogo e uma forte defesa colectiva permitiram-nos chegar à vitória final.
Este é um daqueles jogos que vale a pena orientar. A qualidade apresentada pelas 2 equipas, o equilíbrio, a incerteza no resultado, a entrega com que todos disputaram este jogo e o ambiente do pavilhão faz deste encontro um bom exemplo de como devem ser os bons jogos de basquetebol.
A equipa está de parabéns pela forma como tem reagido às adversidades, pela excelente exibição e por procurar ultrapassar os obstáculos colectivamente.
Justifica-se claramente o título: isto sim, é basquetebol!
Hugo Fernandes
Parciais: 17-11; 16-23; 15-13; 17-18; 09-15
Marcha: 17-11; 33-34; 48-47; 65-65; 74-80

Galitos: Manuela Oliveira (2); Daniela Ramos (11); Inês Afonso (2); Sara Pinto; Rita Pires (2); Andreia Migueis (4); Diana Marques (4); Raquel Soares (17); Catarina Martins (15); Maria Cristo (9) e Sara Morais (14).

0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura