1ª Jornada: Sangalhos 59 - Galitos/HELLO FAGOR 61


Personalidade em construção
Iniciamos a nossa participação no Grupo Nacional num terreno tradicionalmente difícil, contra uma equipa com bastantes argumentos, o Sangalhos. À partida para o jogo definimos como objetivo para o grupo dar continuidade à construção da personalidade da nossa equipa, baseada em muita coesão, defesa muito agressiva e um ritmo de jogo intenso, tal como temos vindo a treinar.
Conseguimos tudo isso na nossa entrada no jogo. Pressionámos, obrigámos o adversário a cometer erros e com boas iniciativas liderávamos o marcador, sempre com muitas “ganas”.
No 2º período mantivemos a diferença no marcador, mas a nossa defesa não estava ao mesmo nível e após um desconto de tempo para correcções defensivas a nossa coesão “desapareceu”. O adversário pressionou e acelerou conseguindo um parcial de 15-0 e passa a liderar o marcador. Ao intervalo o empate a 27 espelhava o equilíbrio que não conseguimos desfazer.
No 3º período tivemos dificuldade em pressionar e obrigar o adversário a cometer erros, o que nos obrigou a jogar demasiadas situações de 5x5 em meio campo. O abrandar do ritmo não foi nada benéfico pois fomos acusando falta de discernimento.
No 4º período mais do mesmo, alternância no marcador, nervo-sismo, muitas faltas até que o Sangalhos foge para 54-48 nos últimos 2 minutos. Já dentro do último minuto continuamos atrás do marcador, procurando penetrações para marcar e buscar a falta para ir para o lançamento livre, conseguimos um parcial de 7-0 que nos coloca à frente por 1 ponto. O Sangalhos ainda marca e nós saímos rápido e ainda sofremos uma falta. Um lançamento livre carregado de felicidade leva-nos para o prolongamento.
No período complementar, uma novidade para nós, fomos mais consistentes, soubemos realizar um trabalho defensivo que nos trouxe a vitória.
Neste jogo tivemos a prova de alguns aspectos (fundamentais) que alertamos desde o 1º dia de trabalho: qualquer falha na nossa coesão interna vamos pagá-la bem caro, pois os adversários não vão perdoar; temos sempre de acreditar na vitória até à buzina final (pois recuperar 7 pontos em 40 segundos não é para todos); e por último, “lances livres ganham jogos”, mesmo aqueles que batem na esquina da tabela antes de entrar.
Parabéns ao grupo pelo trabalho semanal e por acreditarem até ao final e um agradecimento especial à nossa “torcida” galinácea que gritou até ao final. Um forte abraço ao Zé Tróia, impedido de participar no jogo por lesão.
Luís Araújo
Parciais: 9-17; 18-10; 15-13; 14-16; 03-05
Marcha: 9-17; 27-27; 42-40; 56-56; 59-61

Galitos: David Peralta (8), Tiago Almeida (1), Miguel Pina, João Lamas (5), Hugo Rangel (8), Pedro Mealha (1), Luís Pina (16), Pedro Vieira, Nuno Simões (17), Luís Cupido (5), Francisco Pinheiro e Ruben Costa (2).


0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura