1ª Jornada: Galitos 76 – Salesianos 53


Arranque positivo
Foi uma vitória tranquila, a conquistada no jogo inaugural do Campeonato CNB2, tendo por base um bom trabalho colectivo com realce no aspecto defensivo. Globalmente a atitude e o empenho foi o desejado, com tradução numa exibição regular.
O 1ºperíodo nem começou bem para nós, ao desperdiçarmos as primeiras 4 posses de bola e sofrermos 5 pontos “de rajada”. No entanto ao manter a serenidade necessária, conseguimos com um bom trabalho defensivo tirar o melhor proveito para capitalizar pontos em rápidas situações de contra ataque, tendo sido por isso natural terminar os primeiros dez minutos já na frente do marcador.
No 2ºperíodo estivemos com muito boa dinâmica na defesa, só permitindo 4 pontos ao Salesianos nos 7 minutos iniciais. Dilatámos a vantagem para 16 pontos até esse momento, altura em que “bloqueámos” no ataque e ao procurarmos soluções de lançamento em zonas mais afastadas do cesto apenas convertemos mais 2 pontos até ao intervalo!
A segunda parte recomeçou em quase tudo, idêntica à primeira. Ao manter a mesma intensidade na defesa fomos novamente eficazes no contra ataque e à alternância defensiva do adversário, fomos respondendo sempre com paciência, procurando situações de finalização em zonas próximas do cesto aproveitando positivamente as situações de lance livre (7/10).
Ao iniciar o 4ºperíodo com uma diferença confortável, conseguimos gerir muito bem o resultado. Obtivemos mais posses de bola no ataque fruto do bom desempenho no ressalto ofensivo, só que a percentagem de lançamento não foi a desejada e ao cometermos vários “turnovers” despropositados na pressão realizada em todo campo pelo Salesianos, impediu-nos de alcançarmos uma vitória mais acentuada.
Se no início desta crónica valorizámos os aspectos positivos, no final temos que dar registo aos aspectos a corrigir no futuro. Elevado número de perdas de bola em consequência de dois alertas já focados inúmeras vezes nos treinos: excesso de drible nas transições defesa ataque (talvez na jogada mais bonita do jogo apenas realizámos 4 passes e concluímos cesto fácil) e timing de passe no ataque planeado.
Neste aspecto do jogo é fundamental trabalhar mais o enquadramento com o cesto e a finta de passe.
Jorge Dias
Parciais: 21-14; 16-12; 19-12; 20-15
Marcha: 21-14; 37-26; 56-38; 76-53

Galitos: Diogo Lima (4); João Casa Nova (1); João Silva (14); Rui Martins (1); Matthew Moreira (4); Jaime Neves; Bruno Santos (12); Bolon Sauané (6); Luís Oliveira (6); Hugo Carvalho (6); Pedro Silva e Alexandre Martins (22).


0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura