8ª Jornada: Galitos / Hello Aveiro 69 – Olivais 68

Aprender a ganhar “sofrendo”…vai dar “frutos” no futuro

Na recepção ao Olivais tivemos pela frente não a equipa que só tem derrotas nesta fase, mas uma mais forte e renovada com excelentes executantes com traquejo de Sub-19.
A vitória neste jogo era crucial para definir o que temos de fazer nas últimas 2 jornadas e reforçar a nossa posição de líderes.
O jogo começou com um ritmo alto da nossa parte (12-2), mas fomos sendo pressionadas pelo número excessivo de faltas, algumas delas só por “respirar” próximo das adversárias, não acontecendo o inverso, sendo assim, terminou-se este período só com 6 pontos de vantagem. No 2º período tudo foi mais equilibrado e com a 4ª falta de uma das nossas jogadoras mais influentes a gestão do jogo e a nossa habitual agressividade defensiva foi afectada, tendo o Olivais recuperado aos poucos, num período em que só se atacou na “quadra”, indo nós para o intervalo já a perder por 1 ponto.
No reinício, sofrendo 2 triplos de rajada, tivemos um período penoso para não deixar fugir o Olivais, mais do que os 7 pontos no final do período após parcial de 2-11. Na recta final entrámos com tudo, mudámos sistema defensivo, alterámos a forma de atacar, baralhando o adversário e com vontade de ganhar. Voltámos ao jogo após uns 11-2 e mesmo após a 5ª falta da Mariana, com 4 minutos para jogar, o grupo cumpriu com vontade, confiança, conseguindo explorando ofensivamente situações novas nunca antes treinadas, mas adaptadas ao momento, resistindo uma vez mais nos últimos 25 seg, a uma falta anti-desportiva e 2 posses contrárias, com uma defesa “guerreira” mas consciente.
Na estatística, destaque para os CA (10/6 60%), LC (51/25 49%) e só 13 perdas bola.
Estranho termos conseguido o melhor desempenho do ano ao nível de eficácia de lançamento e termos o pior desempenho defensivo, muito por culpa do critério das 23 faltas!!!, não nos deixando jogar e não premiando o gosto de defender adquirido nos treinos, mas não vamos mudar. A 2 jornadas do fim está já definido o que temos de fazer: perdendo em Gaia com o Bolacesto a 25/04, temos de ganhar por 7 em casa ao Lousada, ganhando em Gaia, basta em 01/05, vencer por…meio ponto.
O 1º Objectivo já está conseguido de qualquer forma: levar a decisão de vencer a série na nossa “casa” e depois tentar o 2ª Objectivo: presença na fase final do Inter-Associações.
Agora, muito empenho nos 19 dias de treino para merecermos ter sucesso, nessa semana decisiva.
Obrigado aos pais e público, pelo ambiente “excitante”, o êxito também é vosso. Pelo Galitos…canta, canta…GALO!
Hélder Silva
Parciais: 20-14; 18-25; 13-19; 18-10
Marcha: 20-14; 38-39; 51-58; 69-68

Galitos: Joana Tavares (12) Bruna Pires (8), Mariana Oliveira (25), Catarina Pereira, Maria Morais (2), Adriana Ramos (6), Vanessa Marieiro, Inês Araújo (8) e Angélica Mendes (8)

0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura