6ª Jornada: Galitos 80 – Sanjoanense 65

Jogo com partes distintas

Em todos os jogos com este adversário ao longo desta época a defesa foi a chave do sucesso e quanto maiores são os nossos níveis de agressividade na defesa melhor é o nosso desempenho no ataque.
À entrada para este confronto com a Sanjoanense não respeitámos esses princípios, fomos permissivos e face a uma equipa com vontade de nos vencer tivemos dificuldades em toda a 1ª parte. A imagem que fica das nossas debilidades prende-se com o facto de recuarmos nas situações de 2x1, não pressionando, não obrigando o jogador com bola a hesitar.
Assim, a Sanjoanense, foi gradualmente construindo uma diferença no marcador, perante um Galitos que não conseguia construir, a partir da defesa, a sua arma mais importante: o contra-ataque. Uma reacção importante da nossa parte, a 3 minutos do intervalo, permite aproximarmos no marcador e ir para o intervalo com apenas 4 pontos de desvantagem… diferença simpática. Ao intervalo o discurso prendeu-se com apenas uma palavra: Contagiar! Era importante que dentro do nosso grupo nos conseguíssemos contagiar mutuamente de forma a encararmos o jogo com mais agressividade e vontade de vencer.
A 2ª parte trouxe uma equipa com espírito diferente, mais pressionante, mais rápida, cobrindo bem as áreas defensivas e cumprindo com as tarefas determinadas. A defesa permitiu construir transições muito rápidas, finalizações fáceis, mas acima de tudo mais confiança. Um lançamento falhado dava agora ressalto ofensivo, uma perda de bola trazia uma recuperação. Os jogadores contagiaram-se de ânimo… Rapidamente, em apenas 6 minutos já liderávamos o marcador, com 47-41, mas uma boa reacção do adversário empata a 49-49. A partir daí, depois de desconto de tempo, reacção na defesa e fomos construindo a diferença final, 80-65, nunca baixando o ritmo.
Foi uma vitória importante num jogo com 2 partes distintas, sendo que a nossa marcação de pontos é o espelho disso mesmo: 30 na 1ª parte e 50 na 2ª. Apesar desta referência ao ataque não duvidamos que foi a defesa que construiu a diferença.
Chegamos às férias da Páscoa numa posição vantajosa para atingirmos os nossos próximos objectivos, mas mais do que as vitórias é importante para nós a qualidade do basket que praticamos e sentirmos que evoluímos a cada semana.
Agora utilizaremos as férias para carregar baterias e desenvolvermos muito trabalho individual, aproveitando ainda para descansar dos afazeres escolares. Aos colegas englobados nos trabalhos da selecção distrital desejamos votos de boa sorte e um bom desempenho que a todos nos orgulha.
Luís Araújo
Parciais: 18-16; 12-18; 25-16; 25-15
Marcha: 18-16; 30-34; 55-50; 80-65

Galitos: Pedro Seabra (15), Ricardo Perdigão (5), Pedro Godinho, Miguel Carvalho, João Martins (4), João Padilha (7), Bolon Sauané (16), João Tavares, Pedro Santos (16), Bruno Fartura (13) e João Azóia (4).

0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura