Galitos não conseguiu contrariar o favoritismo do adversário
A nossa equipa depois de 2 vitórias nas jornadas anteriores chegou ao jogo decisivo desta fase com todo mérito mas com o favoritismo a ser atribuído à Sanjoanense devido à sua invencibilidade esta época. Existia a expectativa de podermos causar uma surpresa.
Começámos o jogo concentrados e a jogar de igual para igual com o adversário, apesar da desvantagem evidenciada no aspecto físico dos dois cincos iniciais apresentados. Uma atitude positiva na defesa colmatava a diferença existente, obrigando a Sanjoanense a utilizar o lançamento exterior como solução que, apesar do sucesso inicial, não nos abalou e nos permitiu manter o jogo equilibrado durante quase todo o 1º período. No entanto e sem motivo aparente com o placard empatado a 12 pontos, tivemos um final de quarto de completa desconcentração e precipitação. Decisões erradas no ataque e ausência de recuperação defensiva permitiram diversas situações de contra ataque fáceis para o adversário e sofrer um parcial de 0-14, desvantagem verificada no final dos primeiros 10 minutos.
A equipa “abalou” e no 2ºperíodo ainda mostrou maiores dificuldades para pontuar ao procurar situações individuais em detrimento do colectivo. A Sanjoanense mostrava muita tranquilidade no seu jogo e ao aproximar do intervalo voltamos a ter 3 minutos de total “desnorte”, sem concretizar qualquer ponto e a deixar fugir a desvantagem para cima das 2 dezenas de pontos (20-43).
No regresso ao jogo estivemos ainda durante alguns minutos muito passivos mas após uma pausa e o marcador em 29-57, colocamos uma defesa zona que surpreendeu o adversário. Com elevada pressão no jogador com bola e a interditar a entrada na nossa área restritiva, forçámos inúmeros erros à Sanjoanense possibilitando boas situações de contra ataque e concretizar 16 pontos sem resposta. Chegamos ao final do 3º período com a desvantagem de 15 pontos mas ainda determinados em discutir o resultado.
Entrámos nos últimos 10 minutos com vontade de continuar a recuperação efectuada com um 4-0 inicial mas não conseguimos baixar a “barreira” os 10 pontos e ao sofrer 2 triplos acusamos a pressão.
A partir deste momento com a diferença do marcador e o pouco tempo que restava não tivemos força anímica para contrariar a maior maturidade da Sanjoanense, que soube gerir da melhor forma a vantagem alcançada e obter uma vitória justa.
Um 2º lugar sabe sempre a pouco mas devemos estar orgulhosos da prestação efectuada durante toda a Fase Final.
Parabéns a todos pelo comportamento e entrega que dignificou o nosso emblema.
Jorge Dias
Parciais: 12-26; 08-17; 25-17; 13-24Marcha: 12-26; 20-43; 45-60; 58-84
Galitos: Luís Filipe, João Limas, João Silva (9), Matthew Moreira (12), André Ferreira, Pedro Santos (11), José Sá (4), Bolon Sauané (13), Simão Ratola (7), Pedro Fernandes, Luís Folque (2) e Luís Lobo.
Sem comentários:
Enviar um comentário