Treinadores Galitos: Desde que idade jogas basquetebol?
Élio: Entrei para o basquete com 14 anos

Treinadores Galitos: Já praticaste outros desportos? Porque escolheste esta modalidade?
Élio: Estive muito pouco tempo no futebol, badminton e natação. Depois inscrevi-me no hóquei do Bonsucesso e fiquei lá uma série de meses. Eu entrei para o basquete porque um colega, o Eddy, mudou de escola e acabou por ficar na minha turma. Como na altura ele era bom jogador eu e alguns colegas decidimos experimentar a modalidade. Além disso, o basquete é o desporto colectivo que se joga num campo de menores dimensões e como não sou grande fã de Atletismo, juntei o útil ao agradável.

Treinadores Galitos: O que te trouxe para o Galitos?
Élio: Foram, como já referi, os incentivos dos meus colegas

Treinadores Galitos: Tentas seguir o exemplo de alguém na modalidade?
Élio: Gostava de me tornar uma promessa desde muito cedo como o João Soares, da Ovarense. A nível internacional admiro o Dwight Howard e o Lebron James. Dentro do Galitos, tento seguir o exemplo do Hugo Carvalho, que é meu colega de equipa nos Juniores A.

Treinadores Galitos: Como fazes para conciliar o basquetebol com os estudos?
Élio: Na maior parte das vezes, isso é fácil. Com dedicação e organização conseguimos ter um bom aproveitamento nos dois. No entanto, em escassas ocasiões, foi necessário faltar a um treino ou dois para estudar ou entregar um trabalho a tempo. Afinal, os estudos estão em primeiro lugar.

Treinadores Galitos: Quais os teus objectivos na modalidade?
Élio: Ganhar jogos e poder ao nosso mais alto nível.

Treinadores Galitos: O que esperas alcançar esta temporada, individual e colectivamente?
Élio: Quanto aos Juniores B, espero dar um grande contributo para a participação da equipa na Fase Final Distrital, mas isso exigirá muito trabalho e determinação. Além de nos colocar num dos 4 primeiros lugares do Campeonato, teremos, como recompensa pelo esforço, um leitão prometido por alguns pais. Se isso se verificar, estabeleceremos, depois, objectivos mais ambiciosos. Quanto aos Juniores A, vou continuar a trabalhar para poder, eventualmente, dar o meu contributo à equipa, conquistar o 1º lugar Distrital e chegar à Fase Nacional.

Treinadores Galitos: Qual o momento que mais te marcou, pela positiva e pela negativa, no teu percurso na modalidade?
Élio: Pela positiva, destaco a série vitoriosa que conseguimos alcançar enquanto Cadetes A (18 vitórias consecutivas). No nosso caminho estiveram equipas como a Sanjoanense e o Sangalhos e algumas equipas que participaram connosco no Inter-Associações. Marcaram-me, pela negativa, 2 acontecimentos: a saida do Jaime Verde para o Esgueira e a lesão que contraí, o ano passado, durante um treino, que me impossibilitou de jogar uma importante partida, contra a Ovarense (que se encontrava sem derrotas), partida essa que acabaríamos por perder por apenas 1 ponto de diferença.

1 comments:

Olá Élio:

Estou certo que irás conseguir o teu segundo leitão da tua carreira desportiva!
Gostei muito da tua entrevista e especialmente do teu contributo que dás em todos os treinos e em todos os jogos,espalhando por esses pavilhões fora um perfume de qualidade,motivação,correcção,entrega,querer,companheirismo e colectivismo.
Gostei muito da tua referência ao Jaime Verde, que foi sempre um bom companheiro, mas que decidiu,esta época,seguir um outro caminho.
Também apreciei muito teres elegido o Hugo Carvalho,como exemplo a seguir,dentro do clube.
Felizmente temos muitos atletas que são grandes exemplos na vida desportiva e académica!
No caso do Hugo é muito parecido contigo na atitude e na cumplicidade que estabelecem no jogo colectivo, e tenho a certeza que os dois em breve serão esteios fundamentais na equipa de Seniores do Clube.
Que consigas concretizar os teus desejos são os meus votos!

Unknown disse...
16 de novembro de 2007 às 02:10  

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura