As séniores do Clube dos Galitos arrancam a Liga Betclic Feminina amanhã, dia 1/10, em sua casa. As galináceas recebem as atuais campeãs nacionais, a equipa do GDESSA Barreiro, num duelo marcado para as 16h00.

Depois de competir na Taça Vítor Hugo, a equipa do Galitos procura refazer a sua imagem e dar boa conta de si frente a um conjunto que se apresenta como um dos candidatos ao título. A tarefa não se adivinha ser fácil, mas Camila Peri, na antevisão ao jogo, afirmou a vontade da equipa fazer melhor: "Depois da Taça Vítor Hugo tivemos duas semanas de preparação duras onde nos focamos nos erros que não podemos cometer, vamos demonstrar isso!"



Os jogos da Taça Vítor Hugo foram o teu primeiro impacto com o estilo de jogo europeu e em Portugal, como é que te sentiste?

Camila Peri (CP): "Penso que em Portugal se joga um jogo dinâmico, mas também físico. Há muito foco nos conceitos táticos e isso fez-me sentir confortável, com muitas coisas para melhorar, obviamente, mas é um estilo de jogo no qual me enquadro."

Os resultados na última competição não foram, certamente, os que a equipa desejava. Agora começam a Liga Betclic contra as campeãs nacionais, o que esperas deste jogo?

CP: "Depois da Taça Vítor Hugo tivemos duas semanas de preparação duras onde nos focamos nos erros que não podemos cometer. Espero que possamos demonstrar isso mesmo e colocar em campo as nossas ideias de jogo!"

Para conseguir competir bem contra o GDESSA, qual deve ser o principal foco da equipa?

CP: "O principal objetivo é defensivo! Temos de ter uma defesa dura e comunicativa, sem perder o foco nas nossas tarefas ofensivas. Também não queremos deixar o jogo avançar nos ritmos que o GDESSA gosta de jogar!"

É a tua primeira temporada em Portugal, quais são as tuas ambições pessoais para esta época?

CP: "As minhas ambições são absorver ao máximo as ideias e o estilo de jogo, desta forma poderei encontrar a minha melhor versão e o meu papel para ajudar a equipa! As ambições da equipa são de tentar chegar ao playoff, temos de tentar acabar a época o mais bem classificadas possível e a jogar com qualidade!"


Queremos começar a época com a casa cheia e contamos contigo para isso! Domingo, às 16h00, todos os caminhos vão dar ao Pavilhão dos Galitos! 

Até já! 👋

 








 




 O experiente treinador de 62 anos, coadjuvado por José Guerreiro, arranca mais uma temporada ao leme da equipa sénior masculina do Clube dos Galitos. Após duas semanas de trabalho com os seus jogadores, fez a antevisão da época que se avizinha!



- Esta será a sexta época a liderar a equipa sénior do Clube dos Galitos. Ao longo dos anos, a responsabilidade e/ou a motivação são diferentes?

António Barata: "É a sexta época a treinar os seniores, sempre na companhia do José Guerreiro. A responsabilidade e/ou motivação são sempre as mesmas e sempre ao máximo. O Galitos é uma grande instituição e como tal deve merecer sempre o máximo de todos. Cada época para nós tem sido sempre um desafio e como tal, a motivação é sempre elevada."

- Já toda a gente conhece as suas equipas pela capacidade defensiva, deduzimos que não seja diferente este ano, podemos presumir que o estilo da equipa se irá basear na consistência defensiva?

AB: "Sim a defesa é decisiva no jogo. Dificilmente uma equipa conseguirá bons resultados se não  for forte defensivamente. Para além da defesa, procuramos ter um estilo de jogo próprio, sempre com muita intensidade." 

- O plantel teve reforços, alguns deles sonantes, como são o caso do Bolon, do João Balseiro e até do Francisco Albergaria. A experiência destes jogadores na nossa Liga Principal, pode ser um fator diferenciador quando chegarem os jogos da Proliga?

AB: "São excelentes jogadores, acima de tudo com excelente atitude e grande compromisso com a equipa. Certamente acrescentam qualidade e experiência. Estamos muito satisfeitos com a forma como se integraram e como têm treinado."

- Quanto aos outros reforços, que características procuraram nos jogadores estrangeiros que contrataram?

AB: "Relativamente aos jogadores estrangeiros, procurámos colmatar as posições onde tínhamos menos opções. Claro que procuramos sempre jogadores que possam jogar o estilo de jogo da equipa, com intensidade defensiva, mobilidade, lançamento exterior, coletivismo e, sempre que possível consigam jogar em mais que uma posição."

- Quais são os objetivos para esta época?

AB: "Ao longo das várias épocas nunca definimos no início o objetivo final. Consideramos prematuro, num momento em que pouco conhecemos das outras equipas e até da nossa, uma vez que não sabemos qual será o nosso desempenho. Definimos com o grupo um objetivo inicial que passa por alcançar a manutenção na Proliga o mais rapidamente possível. No momento em que o conseguirmos voltaremos a falar de objetivos. Para já, esse é o foco."

Nos próximos dias 15 a 17 de setembro, decorre, em Aveiro, nos pavilhões do Clube dos Galitos e no do CP Esgueira, a XV Taça Vítor Hugo que reúne as 12 equipas que irão participar na Liga Betclic Feminina, versão 23/24.

Na sexta-feira, pelas 22h00, a equipa do Clube dos Galitos irá receber em sua casa a congénere do CPN, num jogo a contar para a primeira eliminatória da competição.

Daniela Domingues e Luzia Ferreira lançaram a primeira competição da época! Ambas se mostraram com ambição e afirmaram a vontade de colocar em campo uma identidade clara e que todos possam reconhecer.


- Este é a primeira competição da época. Como está a correr a pré-época e a preparação desta edição da Taça Vítor Hugo?

Daniela Domingues (DD): "Nesta fase inicial estamos focados em integrar os novos elementos, na construção da equipa e da nossa identidade. A Taça Vítor Hugo faz parte do processo de preparação da equipa para a nova época."

Luzia Ferreira (LF): "A pré época está a correr bem, três semanas de muito trabalho onde o foco foi conhecermo-nos e construirmos o nosso ADN. Estamos a dar o nosso melhor para apresentarmos uma identidade forte e começarmos a época da melhor forma."

- Quais são os objetivos da equipa para esta competição e, como estamos no início da época, quais são os objetivos para esta temporada?

DD:  "A Taça Vítor Hugo é um bom palco para as equipas terem o primeiro contacto antes do campeonato. Os  resultados são importantes, mas agora temos como grande objetivo implementar o que já fomos construindo enquanto equipa e iniciar o processo de crescimento e de consolidação de conceitos. A equipa tem enquanto objetivo pilar, alcançar uma melhor posição da dos últimos anos, ou seja, queremos estar presentes nos play-offs. É necessário dar esse passo para o clube continuar a crescer!"

LF: "Para esta competição temos como objetivo pôr em prática o que temos vindo a treinar. Competir é sempre uma mais valia para criar ligações e percebermos melhor as reações de cada uma dentro e fora de campo. Relativamente à época no geral, a manutenção é um objetivo, mas com o pensamento em algo mais. Jogo a jogo, com o foco no processo, acreditamos que vamos chegar mais longe."

- Como lidam com a pressão de começar a época com uma competição oficial?

DD: "Pressão existe em todos os jogos, faz parte do processo de crescimento, e nós gostamos de competir."

LF: "Começar a época com uma competição oficial, não é motivo de pressão, é um bom ponto de partida. Serve de preparação para a temporada, o que estiver menos bem será melhorado e é assim que crescemos enquanto equipa."

- Acreditam que jogar na vossa cidade e no vosso pavilhão pode ter influência no apoio que vão ter e, por consequência, no resultado que podem obter?

DD: "Não considerando o resultado, acredito que o nosso público estará sempre presente a apoiar-nos incondicionalmente. O clube dos Galitos é uma família! O mais fulcral é a importância de receber este tipo de iniciativas na cidade de Aveiro para continuarmos a crescer no basquetebol e a dar bons exemplos à formação."

LF: "O facto de ser em Aveiro permite-nos estar mais confortáveis por jogar em casa.  É sempre bom jogar onde treinamos, ainda mais se o público tiver uma influência positiva! Quanto ao resultado, jogar em casa não é uma condição necessária para as coisas correrem bem, mas é sempre melhor sentirmos o apoio de quem gosta de nós." 

 

Durante cerca de 4 horas, os treinadores que vieram assistir a este Clinic tiveram a oportunidade de assistir às preleções de Luís Oliveira e João Figueiredo. Com duas apresentações bem estruturadas, ambos os preletores deram aos presentes ferramentas que os podem ajudar a iniciar a sua época com mais conhecimento!

O Clube dos Galitos agradece, desta vez publicamente, a ambos os treinadores o excelente trabalho desenvolvido! Este agradecimento estende-se também aos parceiros CINCO Clipboards e à Licor de Aveiro pelo apoio prestado!

#cantamaisalto





 






 


No último sábado, os nossos minis voltaram ao pavilhão para muito basquetebol, rever os amigos, os treinadores e, claro, muitas brincadeiras e cestos!

Já estávamos a sentir falta desta animação!

Terça-feira voltamos a ter encontro marcado no nosso pavilhão!

Até já 👋

#cantamaisalto









 





𝐓𝐫𝐞𝐢𝐧𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚𝐬 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐆𝐚𝐥𝐢𝐭𝐨𝐬 🏀👶

Estas são as treinadoras de Sub-6 e Sub-8 que estarão prontas para vos receber!

Início dos treinos do MiniGalitos – Sábado, 9 de setembro – 11h15
S6 (nascidos após 2018)
S8 (nascidos em 2016 e 2017)
S10 (nascidos em 2014 e 2015)

Início dos treinos de S12 (nascidos em 2012 e 2013)
Masculinos: 4.ª feira, 6 de setembro – 18h30
Femininos: 5.ª feira, 7 de setembro – 18h15


Para mais informações basta passar na secretaria ou contactar através do email secretaria.basquetebol@galitos.pt 📧

Contamos com os mais novos!

#cantamaisalto

 


🚨𝐓𝐀𝐓𝐈𝐀𝐍𝐀 𝐈𝐎𝐔𝐑𝐓𝐀𝐄𝐕𝐀 𝐄𝐌 𝐃𝐈𝐒𝐂𝐔𝐑𝐒𝐎 𝐃𝐈𝐑𝐄𝐓𝐎

"Queremos um jogo dinâmico, por conceitos e transições rápidas onde a jogadora tem muita liberdade!" 🎙️

- Chegaste este ano à equipa técnica das seniores, qual é a sensação de liderar uma equipa sénior do Clube dos Galitos?

Estou grata pela oportunidade que o meu clube me deu de treinar a equipa da Liga Betclic Feminina. É um desafio novo para mim, é primeira vez que vou liderar uma equipa de alto rendimento, dai existem sensações mistas. Por um lado, motivação, por outro há responsabilidade e alguns receios. Há uma grande diferença entre planificar e treinar uma equipa de formação, e uma equipa de seniores. Estou a adaptar-me ao processo e espero conseguir dar boa uma resposta ao Clube e as atletas. 


- Qual é o estilo de jogo que vais querer introduzir na equipa e quais achas que vão ser os pontos fortes?

O nosso plantel é bastante jovem, queremos ter um estilo dinâmico, por conceitos e com transições rápidas onde cada jogadora tem mais liberdade e criatividade em cada momento do jogo. Naturalmente, pensamos nalguns setplays para aproveitar e potenciar os pontos fortes das jogadoras. Pretendemos criar boas rotinas e responsabilidade na defesa individual e coletiva.


- O plantel tem novas jogadoras, quais foram as características que procuraste para recrutar jogadoras para o plantel?

Para a posição interior, procuramos jogadoras móveis, que aproveitam bem as vantagens individuais e que tivessem uma capacidade semelhante a jogar de frente ou de costas para o cesto.

Para a posição exterior procuramos uma atleta com capacidade criar os seus próprios lançamentos, com qualidade no um contra um e, também, no bloqueio direto. 


- Quais são os objetivos para a época?

Em primeiro lugar, formar uma equipa com a sua Identidade e ADN. Metade das atletas são novas no plantel, de clubes, cultura, hábitos e até realidades competitivas diferentes. Neste momento estamos em período de adaptação e criação de rotinas técnicas, táticas e físicas que nos permitam competir no futuro. O corpo técnico definiu vários objetivos, um deles é melhorar a classificação da época passada, esperamos que as atletas os encarem e abracem com ambição!


#cantamaisalto

 



🚨 HORÁRIO DE TREINOS DA SEMANA DE 4 A 9 DE SETEMBRO

;;
GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura