LOMBOS E GALITOS ABREM FINAL FOUR DA TAÇA DE PORTUGAL SKOIY
Suraya Rijal e Daniela Domingues projetam primeira meia-final da competição
A Final Four da Taça de Portugal Skoiy arranca com um duelo entre Quinta dos Lombos e Galitos Cl. Dr. Semblano, este sábado, a partir das 15 horas, com transmissão em direto na , cujo acesso é gratuito.
Na antevisão da partida falámos com Suraya Rijal e Daniela Domingues, jogadoras do emblema de Carcavelos e das aveirenses, respetivamente.
“Encaramos todos os jogos da mesma forma. Ganhámos as duas partidas anteriores frente ao Galitos, mas trata-se de uma equipa forte e com jogadoras experientes, então pensamos neste duelo como pensamos no primeiro e no segundo, com a mesma atitude de sempre”, começa Rijal, atleta da Quinta dos Lombos.
O conjunto lisboeta está de regresso à fase decisiva da competição pela primeira vez desde 2019/20, época em que conquistou a prova. Atualmente na 5.ª posição da Liga Betclic Feminina com 11 vitórias e nova derrotas, Suraya aponta à consistência como fator que pode ser decisivo: “Temos de ser mais consistentes, principalmente na segunda parte. Penso que esse é um aspeto que nos poderá levar ao sucesso. São encontros de maior concentração e em que têm de se cometer menos erros”, elabora.
“O nosso objetivo será sempre vencer, qualquer que seja a competição, e a Taça de Portugal não é uma exceção. Somos uma equipa trabalhadora e intensa, que tem vindo a crescer. Temos muito para aprender, mas estamos num bom caminho”, explica a atleta da formação de Carcavelos.
Formada na Quinta dos Lombos, Suraya Rijal descreve o clube como uma “família” e confessa que “seria um momento muito especial poder alcançar mais um objetivo, que é levantar o troféu”.
Pela frente terá o Galitos Cl. Dr. Semblano, equipa sediada em Aveiro e que conta com Daniela Domingues, internacional portuguesa e uma das figuras da equipa.
“Não era um objetivo traçado no início da época, até porque não é algo que dependa apenas de nós, os adversários que o sorteio dita, ajuda mais ou menos a marcar presença na Final Four. Mas temos sempre a ambição de competir o melhor possível para vencer o maior número de jogos”, afirma a base.
Uma equipa que terminou na 9.ª posição nas duas últimas temporadas da Liga Betclic Feminina, Daniela explica que o “plantel que não é muito longo, mas tem grupo com uma excelente relação interpessoal e com capacidade suficiente, nas diversas áreas do jogo, para competir com qualquer adversário”.
Com perto de 100 internacionalizações por Portugal nas diferentes seleções nacionais, a base analisa o seu adversário da meia-final:
“A capacidade para criar a partir do 1×1, aliada à manutenção dessas vantagens criadas até encontrar lançamentos abertos, onde jogadoras como a Rosemarie, Inês Faustino e a Porter são determinantes. É também uma equipa forte na luta das tabelas, o que devemos evitar pontos através de segundos lançamentos”
O plano é simples, ainda que difícil de concretizar: “Defensivamente queremos melhorar a defesa dos bloqueios diretos e o 1×1. Ofensivamente queremos explorar melhor as vantagens que podemos ter ao longo do jogo e partilhar melhor a bola, de forma a controlar o número de turnovers, até encontrar lançamentos abertos”.
A cumprir a quinta temporada na formação aveirense, para onde se mudou proveniente da AD Vagos, Daniela Domingues explica que neste tempo desenvolveu “um carinho especial pelo clube e, embora conquistar a Taça de Portugal seja sempre especial, seria mágico poder levantar o troféu com este grupo e por este clube”.
O encontro tem início marcado para as 15 horas e decorre no Pavilhão Municipal de Pedrouços, na Maia. As entradas para cada um dos dias de Taça de Portugal Skoiy são livres, mas sujeitas à lotação máxima do pavilhão. Os ingressos têm de ser levantados à entrada do recinto. A “Taça” tem transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito.
Sem comentários:
Enviar um comentário