Mensagem de Ano Novo 
 
Presidente do Clube dos Galitos 
 
“Não tenha medo de pensar diferente dos outros, tenha medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados.” 
Eça de Queirós, Escritor 
 
Aveiro, 1 de janeiro de 2022 
Caros sócios do Clube dos Galitos, 
 
A direção do Clube dos Galitos mantém o propósito desde o nosso primeiro mandato de, através das mensagens de ano novo do seu presidente, dar a conhecer a atividade do Clube dos Galitos. Tentamos sempre que este singelo texto exponha perante a sociedade aveirense a nossa atividade cívica, desportiva e cultural na cidade e sociedade aveirense. 
 
Cumprimos com orgulho esta missão.
 
Sejamos inovadores e indutores da transformação. 
 
 
2019, 2020 e 2021 – a infelicidade do COVID
 
“Depois de termos conseguido subir a uma grande montanha, só descobrimos que existem ainda mais grandes montanhas para subir.” 
Nelson Mandela, 
África do Sul, 18 Jul 1918 // 5 Dez 2013 
Estadista, Nobel da Paz 
 
Caros sócios, 
 
Desde 2019 que a atividade do clube tem sofrido com os humores da pandemia. Umas vezes com mais capacidade de funcionamento outras vezes completamente fechados e parados. 
 
O ano de 2021 trouxe a aceleração da vacinação e Portugal pode orgulhar-se de ser um dos únicos países onde esse processo teve êxito. Graças a este esforço colectivo contamos ter um inverno de 2021/22 mais calmo, malgrado o infausto aparecimento neste final do ano do que se diz ser a 5ª vaga. 
 
A enorme crise sanitária e socioeconómica não se desfaz ou desaparece com a mesma velocidade que nos aplacou. Afectou a robustez das nossas instituições organizacionais e da nossa própria democracia, que mergulhou em crises escusadas e dispensáveis. O nosso futuro coletivo próximo continua infelizmente, a ser o da gestão desta pandemia, mas sobretudo dependerá da forma como nos soubermos recuperar a economia e seguir em frente. 
 
Não fomos, nem somos, imunes ao vírus.
 
Fomos muito atacados pelas suas consequências, mas os dirigentes do clube (de todos os níveis) tiveram uma atitude responsável com o cumprimento das normas, cautelosa diante do perigo de transmissão e colaborante com as autoridades sanitárias. 
 
O desânimo não é nossa praia e a história tem-nos ensinado o significado da palavra resistência. 
 
A vida do clube durante o COVID 
 
A vida social do Clube prosseguiu com a normalidade possível em tempos de COVID. 
 
Nas instalações desportivas continuamos a adaptar e ser inventivos na forma como tentámos placar o vírus, cumprimos as normas mais ou menos difíceis de interpretar, e limitámos muitas vezes a actividade. No essencial o ano de 2021 foi menos penalizante que 2020, mas teve muitas incertezas que dificultaram a retoma. 
 
Sócios 
 
Agradecemos a compreensão dos nossos associados que nos ajudaram mantendo as suas quotas, mesmo sem terem podido frequentar as modalidades. Alguns houve, que mantiveram donativos significativos e que foram fundamentais para as secções a quem se destinaram. A todos, bem hajam. 
 
Patrocinadores 
 
Os nossos apoiantes institucionais vivem como nós a pandemia com a consequente redução de proveitos, mas nem por isso, deixaram de nos apoiar. Alguns tiveram, fruto das circunstâncias, de diminuir o seu apoio, mas mantiveram o seu fundamental suporte ao clube. Ficaremos sempre gratos e tudo faremos para penhoradamente saber guardar o seu apoio. 
 
Agradecemos a todos a coragem de nos apoiarem. Temos feito o possível para representar condignamente Aveiro e o nome das empresas que nos apoiam. Por uma questão de impossibilidade de nomearmos todos os apoios, mencionamos apenas os apoiantes principais de cada equipa. 
  • Galitos / Município de Aveiro 
  • Natação / Bresimar 
  • Basquetebol / Clínica Dr. Semblano Fisioterapia; Glicínias Plaza 
  • Xadrez / Grupel 
  • Remo / Grestel 
  • Padel / Lusavouga; Inoutcooking; Eraaveiro; Carlsberg; Irbal; Cimave; Iconbuildingsolutions; Carreiradentalclinic 
Funcionários (treinadores e colaboradores) 
 
Igualmente os funcionários foram determinantes na ultrapassagem dos tempos de pandemia. 
 
Aos que fazem parte dos quadros e aos outros que nos apoiam como prestadores de serviços o clube tem pedido a sua ajuda, a redução dos seus horários e rendimentos com flexibilidade no trabalho. 
 
Conseguimos cumprir com todos os nossos compromissos e manter o pagamento dos impostos devidos e da segurança social. Tem sido um esforço enorme. 
 
Fornecedores 
 
Pudemos durante todo o ano de 2021 manter o fluxo normal de pagamentos aos nossos fornecedores, mas alguns viram brutalmente reduzido o seu trabalho no clube e rendimento. Página | 4 
 
Direção e secções 
 
A todas as secções, mas sobretudo aos dirigentes das secções o clube deu muito mais trabalho, aliás continua a dar muito trabalho. Fizeram-se reuniões remotas, combinaram-se estratégias, acertaram-se medidas, ajustaram-se trabalhos, mas sobretudo foi possível manter todas as secções a trabalhar. A criatividade, a imaginação e o costumado desenrascanço nacional colmataram as dificuldades. 
 
Relacionamento institucional 
 
Estado 
 
Malgrado a nossa apreciação global do Estado Português continuar a ser a mesma de anos anteriores, nomeadamente pela incapacidade de gerar políticas inovadoras que promovam de verdade o desporto, houve nestes últimos 2 anos, talvez pela pressão do COVID, sinais de alguma aproximação com a intensificação de programas de apoio que tentámos aproveitar. Por isso concorremos aos apoios possibilitados aguardando com interesse a sua concretização. 
 
Mas isso não retira, como vimos afirmando, que as associações e clubes continuem a ser vistos como meros contribuintes, tratados como empresas comerciais que de facto não são e a quem estendem a mão para dar umas esmolas caridosas quando se aproximam eleições. Infelizmente gostaríamos que nos vissem mais como parceiros. 
 
A pandemia evidenciou o papel insubstituível que os clubes e os seus dirigentes têm nas comunidades locais, mas continuam a ser desvalorizados no inestimável serviço que prestam à sociedade. 
 
Voltamos a insistir nas preocupações e temas de mensagens anteriores. Pode ser que pela insistência sejamos ouvidos. 
  • A valorização dos dirigentes associativos verdadeiramente amadores e beneméritos – Cada ano que passa é mais difícil encontrar pessoas com disponibilidade para o associativismo uma vez que a tendência para o individualismo também é um mal da globalização. 
  • O IVA no desporto – O Estado vê os clubes como uma fonte de receita em detrimento da função educadora não cedendo um cêntimo nas isenções pedidas ao material desportivo de alta competição. 
  • Consignação do IRS individual – permitir que seja consignado parte do IRS a todas as associações de utilidade pública mesmos as desportivas. 
  • As muitas incapacidades financeiras das federações desportivas que colocam pressão exagerada nos clubes sobre a organização de provas que deveriam ser da sua exclusiva responsabilidade.
  • Abolição da anacrónica norma para o transporte de jovens até aos 16 anos nas viaturas com idade superior a 16 anos desde que cumpram as inspeções de segurança rodoviárias obrigatória para o transporte de crianças. 
  • Canibalização dos clubes mais pequenos - A democratização do desporto com a construção de instalações desportivas por todo o País não tem valorizado os clubes e as associações do país menos mediatizado e, ao invés, está a canibalizá-los, em benefício dos chamados 3 grandes. 
  • A justiça muito lenta – qualquer problema que uma instituição tenha provocado por si ou por outros leva um tempo interminável a ter uma resposta ou uma decisão. 
  • Isenção de IRS a jovens atletas (até 25 anos) e jovens treinadores (até 30 anos) 
  • Isenção de IA na compra de veículos novos 
  • Linha de crédito a custo zero para financiamento de aquisição de novos veículos (carrinhas de 9 lugares e autocarros) por forma a substituir o parque (esta medida daria um impulso às vendas de carros) 
Câmara Municipal 
 
A autarquia aveirense tem sido um parceiro fundamental para o Clube dos Galitos.
 
A proximidade e a relação fácil tem sido essencial nestes últimos anos. 
 
O apoio prestado pela autarquia tem sido determinante, tanto em termos financeiros, como materiais. Falamos, por exemplo, do apoio prestado na altura do desconfinamento na piscina e agora, enquanto privados do uso da mesma por via das obras de requalificação cujo início aguardamos, no continuado suporte às deslocações e ao pagamento do apoio PMAA para 21/22. 
 
O Clube dos Galitos tem tido com a CMA uma relação institucional próxima e de grande abertura. Agradecemos a confiança que temos tido por parte do executivo camarário e em especial do presidente Eng. Ribau Esteves e do agora vereador do desporto Dr. Rogério Carlos
 
Da parte do Clube dos Galitos a CMA tem contado com colaboração leal e empenhada nos projetos em que nos temos envolvido. 
 
Juntas de Freguesia 
 
A União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, junta que rege territorialmente o Galitos foi sempre colaborativa com o clube. O seu presidente, Fernando Marques, tem mantido o apoio da natação aos nossos idosos, que é uma mais valia para a sua saúde, mas também para o clube e para a Junta dando continuidade a um trabalho de anos e desafiando com toda a segurança os medos legítimos duma camada de população mais atingida pela pandemia. 
 
Também a relação com as Juntas de Freguesia de Cacia e S Bernardo permitiu continuar as parcerias anteriores, o que muito orgulha o clube. Muito temos de agradecer aos presidentes Nelson Santos e Henrique da Rocha Vieira pela valorização que fazem da atividade física dos seus fregueses mais idosos e consequente ajuda ao nosso clube. 
 
Estação Náutica de Aveiro ENA 
 
Integrados no comité executivo da ENA participámos activamente nesta importante estrutura para o futuro da náutica em Aveiro, debatendo periodicamente questões relacionadas com o assunto. 
 
Houve vida no Galitos para além do COVID 
 
Continuamos enquanto clube com objetivos claros. 
Somos um clube de formação e não abdicaremos duma gestão racional e rigorosa. 
Mesmo apesar da pandemia foi um ano de boas alegrias numa coletividade que quer continuar a servir Aveiro com dedicação. 
 
Como sempre temos reiterado, o clube são as pessoas e os sócios o nosso ativo principal. Sem o seu trabalho diligente e abnegado nada do que fazemos seria sequer possível. Devemos agradecer a todos os que nos ajudaram na gestão das secções e a todos os que acompanharam as equipas pelo seu anónimo, mas eficaz, trabalho. 
 
No ano de 2021 o clube manteve a actividade nos níveis habituais, salvo no primeiro quadrimestre em que a pandemia provocou mais limitações à atividade. 
 
Este ano, apesar das expectativas positivas, voltou a não ser possível organizar jantares de Natal ou galas para homenagear os nossos melhores. Esperamos em breve retomar esta forma de convívio e exaltação clubista. 
 
Foi inesperadamente terminado o processo de regularização do estatuto de utilidade pública, processo que já pensávamos não ter fim à vista. Finalmente um esclarecido governante conseguiu concluir um processo kafkiano. 
 
Os serviços de contabilidade mantiveram-se nos standards a que nos habituaram e temos paulatinamente melhorado o acompanhamento e maior rigor na apresentação de dados de gestão de 2020. A colaboração do Conselho Fiscal e dos serviços de contabilidade têm sido estimulantes e essenciais. 
 
Mantivemos igualmente uma regra desta direção e que consiste no agradecimento formal, por carta do presidente, a todos aqueles atletas ou dirigentes que se distinguiram em representação do Clube como campeões ou recordistas nacionais, que obtiveram prestações coletivamente ou individualmente muito relevantes. 
 
Mantemos a colaboração com várias instituições da cidade nomeadamente através da cedência das nossas instalações sempre que se achou conveniente. como aconteceu diversas vezes em 2021. 
 
Participámos em muitos dos eventos para que fomos convidados. 
 
As obras na piscina 
 
O final do ano de 2021 foi marcado pelo processo das obras na piscina a cargo da Câmara Municipal e com todo o processo de redução da actividade da seção de natação que ocupa agora espaços na piscina do Sporting Clube de Aveiro e da Câmara Municipal de Ílhavo, entidades a quem agradecemos a sua disponibilidade em nos ajudar. 
 
Infelizmente o tempo da obra, o tempo do Tribunal de Contas e o tempo da vida real são demasiado divergentes.
 
Na data deste texto as obras ainda não começaram dando sinais muito preocupantes quanto ao futuro próximo, pois dificilmente, se cumprirá o prazo de estarmos em pleno na nova piscina no início da época de 2022/23. 
 
A capacidade de adaptação e resistência este ano deverá ser o nosso principal foco para podermos superar as adversidades. 
 
O motivo deste sofrimento é positivo e deverá trazer motivos de maior júbilo ao clube. 
 
As obras na sede 
 
No final do ano de 2021 foi finalmente possível iniciar as obras de requalificação da fachada da sede. As obras incluem a limpeza de caleiras e fachada, a pintura dos varandins das varandas, a substituição das persianas, a substituição da porta de entrada e claraboia bem como a requalificação do telhado. Foram também substituídos os azulejos danificados da fachada por novos mandados fazer de propósito para esta intervenção. 
 
Uma outra importante e decisiva obra é, depois de acordado com o inquilino Fidelidade, a ocupação de uma parte da loja no RC para apoio á secretaria do clube. 
 
Os Galitos
 
Galitos de Fama 
 
Honrar os nossos maiores é lembrar aqueles que ajudaram a construir um Galitos forte, solidário e coeso.
 
Diogo Carvalho 
 
O atleta internacional Diogo Carvalho decidiu no final deste ano colocar um ponto final à sua notável carreira desportiva em que o único clube que representou foi o nosso Clube dos Galitos. 
 
Diogo Carvalho, é possuidor de um palmarés e um currículo desportivo notável que o colocam como uma das referências de sempre da natação nacional e o melhor atleta do Clube dos Galitos. 
 
A impressionante estatística dita que foi por 78 vezes campeão nacional em provas individuais, sendo 30 absolutos, 27 de sénior, 7 de júnior, 10 de juvenil e 4 de infantil. 
 
Bateu 127 vezes recordes nacionais, sendo 101 em provas individuais e 26 em estafetas. 
 
Representou 85 vezes a seleção nacional, de que foi o seu insubstituível capitão. 
 
Representou Portugal em 16 Campeonatos da Europa (10 em piscina curta e 6 em piscina longa), em 12 em Campeonatos do Mundo (6 em PC e 6 em PL). Esteve em finais destes campeonatos e de muitas competições internacionais, e ficam para a história, as duas brilhantes medalhas conquistadas em campeonatos da Europa. 
 
Diogo Carvalho recuperou a tradição olímpica do nosso clube quando competiu nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, de 2012 em Londres e de 2016 no Rio de Janeiro sempre com resultados de excelência. 
 
Obrigado Diogo. 
 
Carlos Jerónimo e João Ventura da Paula 
 
Durante este ano deixaram o nosso convívio duas figuras que devemos lembrar como fundamentais no Galitos. 
 
Carlos Alberto Jerónimo foi presidente dos Clube dos Galitos por duas vezes. A primeira entre 1976 e 1981 e a segunda entre 2001 e 2003. Serviu o seu clube de sempre enquanto seccionista, dirigente e por fim enquanto líder do Galitos. Foi um dirigente recordado pela sua grande proximidade aos atletas que acompanhava. O Clube dos Galitos sentiu profundamente o seu desaparecimento 
 
Já no final do ano o remador olímpico João Ventura da Paula deixou-nos. Ficam as recordações e um enorme agradecimento pela sua dedicação ao seu Clube dos Galitos e ao Remo Português manifestadas em cartas do Comité Olímpico de Portugal e da Federação de Remo. 
 
José Velhinho 
 
Um nosso sócio teve a importante tarefa de ser selecionador nacional da Federação Portuguesa de Remo e assim representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio. José Velhinho foi treinador Clube dos Galitos muitos anos antes de abraçar esta importante tarefa federativa que o levou à maior competição mundial. 
 
A caminho do Olimpo 
 
Outros atletas 
 
Muitos outros atletas se têm distinguido nas modalidades e por isso se tornará complicado mencionar neste pequeno espaço todos aqueles que foram campeões nacionais, que representaram Portugal nas seleções nacionais ou que bateram recordes nacionais. Carolina Fernandes, Diogo Silva e Maria Almeida na natação, Henrique Barbosa no Padel, André Ferreira e Luís Amaro no Remo. Muitos outros representaram as seleções nacionais nas diversas categorias e fizeram marcas de eleição. 
 
Muitas e boas alegrias… 
 
Globalmente o Clube dos Galitos conquistou em 2021 um impressionante palmarés nas modalidades que pratica. 
  • 27 títulos de campeão nacional individuais e colectivos 
  • 9 recordes nacionais. 
  • 18 atletas representaram as seleções nacionais 
  • Subida à Liga e Proliga de Basquetebol 
  • Vários atletas nos rankins nacionais de modalidade 
  • Treinador Campeão Europeu por equipas 
Por modalidade deixamos a sua distribuição. 
 
Natação 
 
    Natação pura 
    • 9 Recordes Nacionais 
    • 2 Títulos Nacionais 
    • 12 Medalhas Prata Nacionais 
    • 8 Medalhas Bronze Nacionais 
    • 34 Títulos Zonais 
    • 26 Medalhas Pratas Zonais 
    • 24 Medalhas Bronze Zonais 
    • 32 Recordes Regionais 
    • 31 Títulos Regionais 
    • 25 Medalhas Prata Regionais 
    • 16 Medalhas Bronze Regionais 
        Masters 
    • 10 Títulos Nacionais 
    • 8 Medalhas Prata Nacionais 
    • 5 Medalhas Bronze Nacionais 
        Natação Adaptada 
    • 1 Título Nacional Absoluto 
Basquetebol 
  • Manutenção na Liga Feminina 
  • Vice-campeão nacional da 1º Divisão em seniores masculinos 
  • Subida à Proliga em seniores masculinos 
Remo 
  • 4 títulos nacionais. 
  • 1 atleta no europeu 
  • 1 atleta2 na Coupe de la Jeunesse 
  • 2 atletas no mundial de remo de mar 
Triatlo 
  • Campeões Nacionais de Clubes Triatlo Contra-Relógio Equipas Seniores, no triatlo de Entre-os-Rios (9º lugar geral por equipas). 
  • Campeões Nacionais de Clubes Triatlo Estafetas Equipas Seniores, no triatlo de Portimão (15º lugar geral por equipas); 
Padel 
  • Vice-campeão Nacional 
  • 5 atletas a representar a seleção portuguesa de menores
Lutas antigas 
 
Mais um ano terminou e as nossas lutas de sempre, as lutas de Aveiro e do Galitos, marcaram passo apesar do reconhecido empenho da Câmara Municipal e sobretudo do seu presidente. 
 
O posto náutico da lota, teve uma notícia determinante em 2020 para o seu prosseguimento, com a constituição da comissão no domínio das áreas portuárias e marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária do município de Aveiro. 
 
Infelizmente a dita comissão não produziu nenhum resultado palpável.
 
De facto, nada de substancial se passou durante um ano. A pandemia, as eleições e a crise do governo tudo serve para justificar quem decide, mas não aos olhos dos aveirenses. Aquilo que é justo, entregar aos municípios as áreas portuárias e marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária, parece não ter fim à vista. Parece que quem tem razão é quem sempre diz que quando não se pretende avançar se nomeie uma comissão. 
 
A Câmara de Aveiro tem revelado interesse, concretamente, nas áreas da antiga lota e da baía de S. Jacinto, mas sem decisões governamentais não pode avançar. Este passo é fundamental para podermos avançar e ver cumprida a promessa camarária de termos um posto náutico. Existe uma equipa especial desde 2019 para atacar este problema com a energia que ele merece, tendo já produzido um estúdio prévio para que a cidade e o clube possam vir a ter centro náutico de excelência, à semelhança daqueles em que todas as cidades congéneres já investiram. 
 
Conforme acordado com a Câmara Municipal a piscina no centro da cidade manterá a gestão do Galitos e possibilitará a continuação do trabalho de uma das mais importantes equipas de natação nacionais. Mas também não desistimos de pedir à cidade uma piscina municipal que potencie o trabalho de excelência que o clube tem feito na natação. Temos a garantia que avançará no próximo mandato autárquico. Os resultados da natação merecem e obrigam a este esforço da cidade. 
 
Em estudo encontra-se também a implementação de um campo de basquetebol ao ar livre, projeto a ser seguido com junta de freguesia e CMA
 
Formação, certificação de escolas e competição
 
Formação 
 
O Galitos é, sem qualquer sombra de dúvida, o clube referência na Formação e o Clube Olímpico de Aveiro. A formação desportiva é a fonte de todas as nossas grandes vitórias. Sem escolas fortes e competentes, sem treinadores habilitados e dedicados e dirigentes motivados e o trabalho diário dos atletas não é possível ter boa formação. 
 
Os títulos desportivos projetam-nos nacionalmente, mas sobretudo mostram uma realidade que construímos com o esforço de todos. Pelo que já fizemos na área da formação não podemos nunca descurar esta importante valência no nosso clube. 
 
Certificação das escolas de formação. 
 
Este ano de 2021 viu evoluir a certificação de escolas de natação. A Escola de Natação do Clube dos Galitos de Aveiro tem agora o certificado nível excelência e o selo Portugal a Nadar Seguro relativa à operação em condições de pandemia. 
 
Também o basquetebol e o xadrez mantêm os respetivos níveis de certificação atuais e procuramos agora que outras federações prossigam este caminho indicador de qualidade e confiança. 
 
A academia de Padel rege-se pelas melhores práticas internacionais no que respeita ao ensino da modalidade. 
 
Certificação do clube. 
 
Vencida a fase da certificação de algumas escolas avançaremos agora para inovadora certificação ao nível de clube, por forma a garantir a confiança a atletas, para poderem vir para o Galitos praticar a sua modalidade preferida. A natação está em fase de certificação promovida pela federação de natação para qualificação como clube desportivo. 
 
Competição desportiva
 
O ano do COVID, como decerto ficará registado, foi absolutamente atípico com a suspensão de muitos campeonatos e alterações profundas da competição regular que afetaram as épocas 2019/20 e 2020/21.

Basquetebol 
 
O basquetebol continua a ser uma escola de formação de referência, mantendo o estatuto de Clube Formador da FPB e de Escola de Minibasquete Certificada. 
 
Na qualidade de clube formador e como forma de dar continuidade à formação dos seus atletas, o Clube continua empenhado em elevar o patamar onde competem as suas equipas Seniores Femininos e Masculinos. 
 
O Basquetebol do Galitos tem tido mais de 200 atletas federados por época há doze temporadas consecutivas, tendo ultrapassado os 300 atletas durante três épocas (entre 2011/12 e 2013/14). Nesse período foi durante 4 épocas consecutivas o clube com mais atletas federados do país. No ano passado, em 2020/2021 tivemos 208 inscritos o que é excecional devido à pandemia. 
 
Na última época não houve campeonatos distritais pelo que não houve apuramentos para fases nacionais nem disputa de títulos distritais.
 
Mesmo assim o Clube dos Galitos conseguiu, 
 
Resultados nacionais 
  • Manutenção na Liga Feminina
  • Subida à Próliga da equipa Sénior Masculina sendo vice-campeão da 1ª Divisão 
O Galitos manteve em atividade equipas em todos os escalões etários de formação e de competição, fazendo inclusivamente equipas B nos escalões de Sub-14 e Sub-16 Masculinos e Femininos, de forma a dar a possibilidade a todos os seus atletas continuarem a actividade e competirem sempre que possivel. 
 
Seleções nacionais e Centro de Treino 
 
Fruto da qualidade do trabalho realizado com as suas equipas e os seus atletas, o Galitos tem sido, nos últimos anos, de forma muito destacada, o clube que mais atletas tem fornecido às Seleções Distritais. 
Para além disso, na época 2020/21 o clube teve 4 atletas integrados no Centros Nacionais de Treino. 
 
No final da época passada, na retoma pós COVID, o basquetebol viu 14 atletas serem chamados para participar em Campus / Estágios de Observação e Estágios de Preparação de Seleções e destes 2 participaram mesmo nos Challenger da FIBA de Sub-16 Femininos e Sub-18 Masculinos.
 
Natação 
 
A natação continua a dar-nos grandes alegrias desportivas. A pandemia, limitou a atividade sobretudo o início da mesma, mas possibilitou ainda a realização de marcas fantásticas e títulos que perdurarão. 
Os números da natação caíram imenso em termos de atletas devido às restrições e à falta da piscina depois de setembro de 2021. Tentámos manter as escolas de formação e algumas classes de escolas. 
 
Resultados nacionais – títulos e recordes 
  • 9 Recordes Nacionais 
  • 2 Títulos Nacionais 
  • 12 Medalhas Prata Nacionais 
  • 8 Medalhas Bronze Nacionais 
Resultados zonais – títulos 
  • 34 Títulos Zonais 
  • 26 Medalhas Pratas Zonais 
  • 24 Medalhas Bronze Zonais 
títulos e recordes regionais 
  • 32 Recordes Regionais 
  • 31 Títulos Regionais 
  • 25 Medalhas Prata Regionais 
  • 16 Medalhas Bronze Regionais 
títulos masters 
  • 10 Títulos Nacionais 
  • 8 Medalhas Prata Nacionais 
  • 5 Medalhas Bronze Nacionais 
Seleções nacionais e internacionalizações 
  • 2 internacionais nos Multinations Ucrânia - 1 Ouro, 2 prata e 5 bronze 
  • 2 internacionais nos Europeus Juniores - Roma 
  • 1 participação internacional natação adaptada (Europeus Madeira 2021) 
  • 3 participações seleção em provas nacionais 
  • 3 participações treinos/estágios da seleção 
Destaque para os nadadores Carolina Fernandes, Diogo Filipe Carvalho, Diogo Silva, Gino Caetano, Gustavo Carvalhais Ribeiro, Maria Emília Almeida e Maria Carolina Almeida pelos resultados e provas efectuadas ao longo da época.
 
Remo 
 
O Remo mantém uma actividade crescente tanto em número de atletas como em títulos. As escolas de formação estão a funcionar bem e os resultados já aparecem. A renovação em termos de treinadores qualificados também está em marcha. 
 
Títulos nacionais 
  • Shell 2 - júnior masculino (André Ferreira e Luís Amaro) 
  • Shell 4 - júnior masculino (André Ferreira e Luís Amaro, Tomás Silveira e Rodrigo Bio) 
  • Shell 8+ júnior masculino - último tinha sido conquistado há 32 anos (André Ferreira e Luís Amaro, Tomás Silveira e Rodrigo Bio, Francisco Neves, Tiago Lemos, Gonçalo Romão, André Oliveira e Tim Daniel Oliveira) 
Nota: os Juniores André Ferreira e Luís Amaro, fizeram parte de todas as tripulações campeãs nacionais de juniores, sendo os primeiros atletas a sagrarem-se 3 vezes campeões nacionais de velocidade no mesmo ano 
  • Vice-campeões 
    • 1x júnior feminino (Marta Condesso) 
    • 2- juvenil masculino (Francisco Neves e Tiago Lemos) 
  • Taça de Portugal em Remo de Mar 
    • 1x feminino Master, vencedora da Taça (Anabela Pereira) 
  • Taça de Portugal em Remo de Mar
    • 1x feminino Master, vencedora da Taça (Anabela Pereira) 
  • 3º lugar 
    • 1x iniciado masculino (Guilherme Almeida) 
    • 1x infantil masculino (Leonardo Santos) 
    • 1x veterano Feminino (Anabela Pereira) 
    • 1x júnior feminino (Marta Condessoo) 
    • 2- juvenil masculino (Francisco Neves e Tiago Lemos) 
    • 1x Veterano Feminino (Anabela Pereira) 
Seleções nacionais e internacionalizações 
  • André Ferreira foi ao Europeu de Remo pela seleção nacional, a primeira vez para um júnior em outubro - Munique 
  • Shell 2- na Coupe de la Jeunesse (André Ferreira e Luís Amaro) a representar Portugal, fizeram duas finais A: 5º e 6º lugar respetivamente 
  • Luís Amaro e Marta Condesso foram ao Mundial de Remo de mar pela seleção Nacional em setembro, ambos chegaram aos quartos de final da prova
Eventos e organizações 
 
Boulogne 92 – depois do início das conversações com vista à assinatura de um protocolo de desenvolvimento e cooperação com o clube de remo Boulogne 92 de Paris, e que foi protelado por causa da COVID, este ano em setembro uma nossa equipa e representação esteve em Paris para participar na descida do Sena Estação 
 
Náutica de Aveiro ENA – Integrados no comité executivo da ENA, debatendo periodicamente questões relacionadas Agrovouga – Participamos na renovada feira 
 
Agrovouga, integrados no stand da ENA e destinado às estações náuticas. No âmbito da feira organizámos um duatlo que teve a participação de perto de duas centenas de atletas. 
 
Padel 
 
O Padel em 2021 viveu um ano retoma com algumas competições e realização de um torneio nacional. A equipa que connosco trabalha pode abrir um novo espaço de Padel, num novo pavilhão coberto na cidade que dará um novo impulso à modalidade que se encontra em franco crescimento. 
 
O quadro de treinadores, fruto do grande crescimento da secção, cresceu substancialmente. 
 
Rankings Nacionais 
  • Sub12F 
    • Matilde Carreira - Obteve 2 vitórias em torneios e terminou no ranking em #2 de sub12 
  • Sub14M 
    • Guilherme Carreira - Vice-campeão Nacional 
      • Terminou a época como #3 do ranking nacional e venceu 4 títulos ao longo do ano. 
    • Eduardo Candal Dias terminou a época como #8 do ranking e venceu 1 torneio. 
  • Sub16M 
    • o Gustavo Nunes e Vasco Barbosa terminaram época como #2 do Ranking e com 4 torneios conquistados. 
    • Beatriz Ferreira - Vice-campeã Nacional em Absolutos categoria F3 e terminou em #7 do Ranking Nacional de Sub16F. Ao longo do ano ganhou 4 torneios. 
Vários testes positivos à Covid em momentos de competição impediram que uma dupla tivesse acesso quase garantido à final do seu escalão, o que engrandeceria ainda mais o ano.
 
Selecção Nacional 
 
Marcelo Russowsky - Treinador do Clube, integrou a equipa técnica de Selecção Nacional Portuguesa e foi campeão europeu de Padel por equipas. 
O clube teve ainda 5 atletas a representar a seleção portuguesa de menores 
 
Torneios 
 
Apesar do ano intermitente em termos de calendário, dadas as condicionantes que foram colocadas, a secção organizou 3 torneios oficiais de categoria FPP10000 com a parceria Aveiro Padel. Ao todo tivemos cerca de 800 atletas inscritos nos mesmos. 
 
Xadrez 
 
A pandemia condicionou a actividade e a competição da secção. 
No entanto as aulas recomeçaram e entre o online e o presencial a atividade dá mostras de crescente desempenho. 
Mesmo assim a secção obteve resultados muito relevantes que descriminamos: 
 
Por Equipa: 
  • Vice-Campeões Nacionais Absolutos no Ritmo de Rápidas; (Primeiro Pódio Absoluto Nacional na história do Xadrez Galitos) 
  • Vice-Campeões 2ªDivisão Nacional Série A no Ritmo Clássico;
  • Campeão Liga Distrital de Aveiro no Ritmo Clássico; 
  • 3º Lugar no Distrital por Equipas no Ritmo de Rápidas em igualdade pontual com o 1º e 2º. 
Individual: 
  • 3º Lugar Sub-08 Distrital de Jovens no Ritmo Clássico; 
  • 1º Lugar Sub-20 Distrital de Jovens no Ritmo Clássico; 
  • 3º Lugar Distrital Absoluto no Ritmo de Rápidas; 
  • 1º Lugar Sub-08 no Distrital Absoluto no Ritmo de Semi-Rápidas;
  • 2º e 3º Lugar na I Liga Online Blitz AXAveiro - 1ª Divisão Absoluto; 
  • 1º e 2º Lugar no Nacional Universitário Individual no Ritmo de Rápidas; 
  • 2º Lugar no Nacional Universitário Individual no Ritmo de Semi-Rápidas; 
  • 1º Lugar Absoluto no IV Torneio de Xadrez AAUAv - Secção A – Federados;
Seleções nacionais e internacionalizações 
 
Integração de 2 elementos do Xadrez Galitos na equipa Campeã Nacional Universitária no Ritmo de Semi-Rápidas; 
 
Integração de 4 elementos do Xadrez Galitos na equipa Vice-Campeã Nacional Universitária no Ritmo de Semi-Rápidas; 
 
Provas Organizadas: 
 
Regresso do Circuito Outono Friday Blitz com a participação de dois Mestres Nacionais. 
 
Triatlo 
 
O triatlo retomou a actividade e começou com regularidade a participar em provas e eventos mantendo as restrições relativas á pandemia. O resumo da época é o que se segue indicando-se os resultados mais relevantes de que se relevam os 2 títulos de campeão nacional de Clubes. 
 
Títulos nacionais 
  • Campeões Nacionais de Clubes Triatlo Contra-Relógio Equipas Seniores, no triatlo de Entre-os-Rios (9º lugar geral por equipas). 
  • Campeões Nacionais de Clubes Triatlo Estafetas Equipas Seniores, no triatlo de Portimão (15º lugar geral por equipas); 
Resultados relevantes 
  • Participação no Camp. Nacional Individual Triatlo Sprint de Oeiras com 5 atletas (11º lugar geral por equipas em 22), com destaque para o 8º Lugar Nacional do João França no grupo de idade 40-44 anos. 
  • João França com o 3º Lugar no grupo de idade 40-44 anos no Triatlo de Sines. 
  • Participação importante e numerosa com 13 atletas no Multisport de Coimbra de onde destaco: 
    • 3 Atletas concluíram mais uma exigente prova de "ironman": Lourenço Mota (09h59), António Moreira (10h14) e Ricardo Carvalho (11h23). 
    • Lourenço Mota em 4º lugar no grupo de idade 40-44 no Nacional Individual Longa Distância; 
    • António Moreira em 5º lugar no grupo de idade 40-44 no Nacional Individual Longa Distância; 
    • Paulo Gonçalves com o 3º Lugar no grupo de idade 35-39 anos na prova Triatlo de Média Distância ("half-ironman") numa prova muito competitiva; 
    • José Miguel Paiva 1º Lugar no grupo de idade 35-39 anos na prova Triatlo Sprint; 
    • João Génio 2º Lugar no grupo de idade 20-24 anos na prova Aquabike; 
    • Ida Alcântara 1º lugar no grupo de idade 30-34 e 1º lugar geral feminino na prova de Duatlo. 
  • Rosa Rodrigues 1º Lugar no grupo de idade 50-54 anos no triatlo standard regional de Entre-os-Rios. 
  • Rosa Rodrigues 5º Lugar no grupo de idade 50-54 anos no Nacional Individual de Média Distância, no Triatlo da Guarda; 
  • 5º lugar por equipas no Camp. Regional Norte Clubes Triatlo Estrada - Triatlo Entre-os-Rios. 
  • 11º lugar no Camp. Nacional Clubes de Triatlo Longo (campeonato constituído por várias etapas); 
  • Participação importante com 4 finalistas no IRONMAN Cascais, prova rainha da longa distância da marca IRONMAN pela 1ªvez em Portugal, com os atletas: António Moreira Cascais (11h02), Miguel Ferreira Cascais (11h08), Ricardo Carvalho Cascais (11h51) e Josué Oliveira Cascais (12h12). 
  • 5 atletas em pódios de diferentes grupos de idade no Triatlo Regional de Águeda, prova com representação numerosa de 10 atletas; 
  • Miguel Gonçalves em 5º lugar no grupo de idade 35-39 no Nacional Individual Distância Olímpica, no Triatlo de Portimão; 
  • João França em 4º lugar no grupo de idade 40-44 no Nacional Individual Distância Olímpica, no Triatlo de Portimão; 
  • 8º lugar no Camp. Nacional Clubes de Triatlo Curta Distância (Top10! foi um resultado importante num campeonato constituído por várias etapas). 
A implementação da escola de triatlo continua a ser a grande pecha da secção. Já se fizeram várias tentativas para a consolidação da ambicionada escola, mas as dificuldades encontradas têm sido maiores que a nossa vontade. A secção, para além do crescimento do número de atletas, mantém uma forte dinâmica na divulgação e obtenção de maior visibilidade da equipa, patrocinadores e parceiros.
 
Cultura 
 
Filatelia e Numismática 
 
A filatelia e numismática continua a sua atividade regular e a publicação da revista "Selos & Moedas", uma das publicações mais antigas de Portugal no que respeita ao colecionismo filatélico e numismático. 
 
Atendendo às muitas restrições associadas à pandemia da COVID-19, as exposições onde iria participar foram canceladas ou reagendadas pelo que em 2021 não se apresentou em nenhuma competição. 
 
No seguimento da proposta para participar de forma relevante e ativa no projeto liderado pela Câmara Municipal de Aveiro, Capital Europeia da Cultura 2027. 
 
Concluído o processo de candidatura aguardamos agora os resultados do mesmo esperando que este grande cometimento possa vir para Aveiro e assim também projectar a filatelia do Galitos. 
 
Fotografia
 
A fotografia está em lento ressurgir por causa da pandemia. 
 
Parcerias
 
O clube continua a sua política ativa de parcerias sendo de referenciar parcerias com a Fisiomanual, Academia Karaté Shotokan de Aveiro, Associação de Basquetebol de Aveiro, Associação de Remo da Beira Litoral, Associação de Natação Centro Norte de Portugal, Triplo Saber, Restaurante Atrium e Parábola Divertida. 
 
De elogiar as boas relações institucionais e colaboração activa com as federações de Natação, Basquetebol, Remo, Xadrez e de Triatlo.

Mensagem final
 
Caros sócios, 
 
O sucesso constrói-se quotidianamente e mede-se na superação nos momentos de adversidade. 
 
Devemos prosseguir com determinação na formação dos jovens, manter rigor na gestão financeira, proporcionar condições para o empenho dos treinadores, pedir o mesmo espírito de sacrifício e entrega aos nossos atletas. Se assim fizermos o novo ano de 2022 só poderá ser favorável para o Clube dos Galitos. Mas todo este fulgor clubístico não seria sequer possível sem o trabalho fantástico e absolutamente gracioso dos melhores aveirenses que dedicam os seus tempos de menor ocupação ao clube e aos jovens. Sem os seccionistas e dirigentes das secções o clube simplesmente não existia. Cabe nesta hora uma palavra de apreço e gratidão para o trabalho diligente de todos os nossos colaboradores, treinadores e diretores. 
 
A direção do Clube dos Galitos deseja a todos os sócios, dirigentes, atletas, treinadores e colaboradores um excelente ano de 2022, com muita paz, saúde e sucessos pessoais. 
 
Pelo Galitos Canta, Canta! 
 
Bom Ano Novo de 2022
António Granjeia 
Presidente da direção
Clube dos Galitos

0 comments:

Enviar um comentário

GALITOS Basquetebol - Original Posting Rounders 3 Column | Design: Douglas Bowman | Modification: João Cura