Importância da Atividade Física e do Desporto
Recomendações da OMS e da DGS
Manter-se ativo é uma aspecto essencial para a saúde, assumindo particular importância quando se está em isolamento social.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que "A atividade física regular é um fator chave na prevenção e no controlo das doenças não transmissíveis (DNTs), tais como as doenças cardiovasculares, a diabetes tipo 2 e alguns cancros. A atividade física também beneficia a saúde mental, incluindo a prevenção do declínio cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade; e pode contribuir para a manutenção do peso saudável e do bem-estar geral". Por este facto a OMS recomenda que os adultos saudáveis devem realizar 30 minutos diários de atividade física de intensidade pelo menos moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.
Recentemente, a OMS lançou novas "Recomendações para a atividade física e comportamento sedentário". O documento foi disponibilizado em língua portuguesa pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), da DGS, onde podem encontrar recomendações específicas para cada faixa etária.
A DGS faz também algumas recomendações para a situação de isolamento social que estamos a viver de forma a nos podermos manter ativos.
Sem comentários:
Enviar um comentário