P Á G I N A S

domingo, 3 de janeiro de 2021

Antevião do jogo - Galitos vs Vagos - no site a FPB

DUELO ENTRE GALITOS E VAGOS ABRE A LIGA SKOIY EM 2021 
 
Mafalda Pompeu e Chelsie Schweers projetaram a partida da 14ª jornada 
 

A primeira bola ao ar do novo ano na Liga Skoiy é lançada já este domingo, com o embate entre o Galitos/Clínica Dr. Semblano e AD Vagos a marcar o recomeço do campeonato em 2021. A jovem base da formação de Aveiro, Mafalda Pompeu, e a experiente base norte-americana da AD Vagos, Chelsie Schweers, falaram com a FPB e anteviram o encontro deste domingo (11h) que, além da FPBtv, também conta com transmissão n’A Bola TV. 
 
Na entrada no novo ano o adversário é antigo, já que na primeira volta do campeonato a AD Vagos levou a melhor sobre o Galitos (67-55), jogo que Mafalda Pompeu recordou no lançamento desta 14.ª jornada, relembrando que ao Galitos tem faltado algo mais nos momentos finais das partidas: “O último jogo em casa demonstrou que conseguimos fazer frente a equipas que são, teoricamente, mais fortes do que nós. Na primeira volta com o Vagos estivemos a ganhar até a cinco minutos do fim, fomos inexperientes e acabamos por perder, mas acho que devemos tirar partido do fator casa para regressarmos aos resultados positivos”, explicou. 
 
Para a jovem de 19 anos, a estratégia para condicionar o conjunto vaguense passa por acreditar na vitória e parar as jogadoras mais influentes da formação orientada por João Janeiro: “A nossa principal tarefa é tentar parar a base do Vagos, a Chelsie Schweers. É uma jogadora de grande qualidade e é ela que faz a equipa jogar, além de dar muitos pontos à equipa. Temos de conseguir pará-la, no entanto devemos estar igualmente atentas às posições interiores porque tanto a Susana Carvalheira como a Maria Blazejewski são duas jogadoras com muita qualidade. Penso que vamos manter o nosso ADN. Acima de tudo temos de acreditar na vitória”, comentou. 
 
Apesar dos últimos dois jogos refletirem resultados negativos, a internacional pelas seleções jovens lusas não esquece a evolução que a equipa tem sofrido ao longo da temporada e ainda acredita que Galitos pode chegar aos playoffs da Liga Skoiy: “Temos evoluído ao longo do tempo, estamos mais comprometidas e confiantes desde o início da época. Ao longo do tempo disputamos muitos jogos que pareciam impossíveis de vencer como foi por exemplo o jogo com o Vagos, ou com o CAB… Tudo isto foram jogos contra equipas que na teoria são superiores a nós, mas que conseguimos equilibrar e causar dificuldades. Esta época espero chegar aos playoffs. Acredito nas minhas colegas de equipa e acredito em mim e sei que vamos conseguir”, confessou. 
 
Do outro lado, está uma AD Vagos que não conhece o sabor da derrota desde a deslocação a Ponta Delgada em partida com o União Sportiva. A formação vaguense terminou o ano em grande estilo e bateu, pela segunda vez esta temporada, o SL Benfica, triunfo que moralizou ainda mais o plantel nas palavras da base de Chelsie Schweers: “Vencer o Benfica pela segunda vez esta temporada deu-nos ainda mais confiança enquanto equipa! Entramos neste novo ano com ímpeto”, afirmou. 
 
De regresso a Portugal depois de representar o CAB Madeira na temporada 2016/17, a norte-americana de 31 anos acabou por considerar a presenta época, uma temporada atípica, acreditando que nesta segunda metade do ano desportivo, todas as equipas vão acabar por melhorar: “Esta época tem sido uma temporada diferente por causa do COVID. Tivemos de parar e recomeçar algumas vezes, portanto não tem sido fácil, mas acho que todas as equipas vão começar a ganhar mais ritmo na segunda metade da temporada”, analisou. 
 
Motivadas para o frente a frente com o Galitos, Schweers admite que apesar da posição das adversárias na tabela classificativa, a atitude e preparação do encontro foi exatamente a mesma, reforçando a capacidade de trabalho do plantel da AD Vagos: “Apesar da posição do Galitos na tabela classificativa, isso não importa. Preparamos todos os jogos com a mesma mentalidade, temos de executar o nosso plano de jogo. Estamos numa série de três vitórias consecutivas e estes triunfos têm-nos mostrado que o trabalho compensa. O que temos treinado tem-se refletido nos jogos. Provamos que somos uma das melhores equipas da Liga. À medida que a competição avança vamos sendo umas das equipas que compete pelo título”, concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário