O basquetebol de formação e
a formação no basquetebol
Uma fase final distrital é sempre um momento especial mas, acima de tudo, constitui um momento de avaliação da evolução do processo de aprendizagem e de tudo o que envolve o jogo. As nossas sub-14 fizeram uma fase regular e uma fase final fantásticas que a todos nós surpreendeu. Neste fim-de-semana de fase final as nossas meninas cresceram, evoluíram e aprenderam imenso.
1. Do ponto de vista técnico as nossas Galitas viveram um ambiente extremamente competitivo e mostraram a evolução que têm feito no jogo. Na forma de estar em campo, de se organizarem defensiva e ofensivamente, na forma como lançam e se posicionam, na agressividade e na vontade de ganhar a bola e o ressalto… foram atentas e experimentaram jogadas e movimentos estudados nos treinos e perceberam que o treino e o papel dos treinadores são importantes e são indispensáveis ao seu processo de aprendizagem e à compreensão do jogo.
2. Mas também aprenderam e mostraram que é fundamental respeitar os treinadores, os colegas, os adversários, os árbitros e, acima de tudo, respeitarem-se a si mesmas. Aprenderam que mais que marcar mais cestos importa que a equipa jogue como um todo, mais que estar em campo importa incentivar todas as colegas, tão importante como defender a sua adversária é ajudar a colega que acabou de ser batida, porque uma equipa é sempre mais importante que o individual. Esforçaram-se, empenharam-se e deram o seu melhor, tanto nos jogos como nos treinos e chegaram à fase final com capacidade de se superarem. E superaram. Aceitaram e compreenderam que ganhar e perder faz parte do jogo. Não vão ganhar sempre como também não vão perder sempre…. Só têm de dar o seu melhor e procurarem superar-se, sempre!...
3. Jogando, ganhando ou perdendo, foram, também, aprendendo coisas muito importantes para o basquetebol mas, também, para a sua formação enquanto pessoa. Assinalam-se aqui as lições mais importantes:
- a] Por mais que trabalhem, por mais que se empenhem e se superem, haverá sempre alguém na equipa ou nas equipas adversárias que mostra mais capacidades e que tem maior sucesso! Por isso têm de trabalhar para evoluir sempre. Lição sobre a importância do trabalho e da humildade!
- b] Por mais que queiram jogar e estar todos os instantes em campo há momentos em que ficam de fora e têm de apoiar e incentivar as colegas que estão no jogo, porque a equipa é o mais importante. Lição sobre o compromisso com a equipa e sobre a amizade e a cumplicidade!
- c] Por mais que queiram ganhar e jogar bem ou por mais confiança que tenham nas suas capacidades, haverá sempre jogos que vão perder e jogos em que vão cometer erros, falhar ou jogar menos bem. Lição sobre a necessidade de se aprender com os erros e as experiências menos positivas.
- d] Por mais que o jogo esteja complicado e o barulho no pavilhão seja ensurdecedor vão ser desafiadas a lançar, vão falhar e vão ter de aprender a não ter medo de voltar a tentar. Lição sobre persistência e autoconfiança.
- e] Por mais que se divirtam, acertem ou errem, discutam ou festejem, ganhem ou percam, há sempre de fora quem se alegre ou entristeça em função do vosso desempenho e comportamento: a vossa claque, os vossos pais e os vossos amigos. Lição sobre a cumplicidade, a amizade e o respeito porque os outros, os nossos, a nossa família, são muito importantes!
- f] E quando sentirem vontade de reclamar com os árbitros ou com colegas de equipa porque falharam ou erraram ou com uma ou outra atitude das adversárias, lembrem-se que também erram, que também falham e que o errar e o falhar faz parte do jogo como faz parte da vida.
4. As nossas meninas mostraram que gostam e amam o basquetebol e aos poucos, quase sem darmos por isso, vão compreendendo cada vez mais e melhor o jogo, mas acima de tudo vão compreendendo que uma equipa para ser uma verdadeira equipa exige compromisso, amizade, interajuda e cumplicidade entre colegas, treinadores e claro, com a claque dos pais e dos amigos.
5. E se as nossas meninas aprenderam tanta coisa então que dizer de nós, a claque oficial da “Arca Family” ? Aprendemos que devemos incentivar, sempre, a nossa equipa, quando ganha quando perde, quando falham um lance fácil ou quando fazem passes disparatados, porque é a nossa equipa e a nossa equipa será sempre a melhor equipa do mundo. Aprendemos que devemos respeitar os treinadores, os diretores e os árbitros que não têm tarefa fácil e que devemos respeitar e aplaudir os adversários porque também são a melhor equipa e as melhores jogadoras do mundo para os respetivos pais, treinadores e amigos. E, finalmente, aprendemos que o basquete é apenas mais um motivo para celebrarmos a boa disposição, a amizade e o convívio entre nós e os nossos filhos e entre todos os que fazem parte da família dos Galitos.
João Rua
Sem comentários:
Enviar um comentário