Joana Soeiro no treino
das
Sub-13/14 Femininos
Segunda-feira preparámos uma surpresa para as nossas atletas, tínhamos uma convidada especial...
Dissemos que iria aparecer uma atleta convidada e que poderiam fazer as perguntas que quisessem e esclarecer as dúvidas que entendessem. A excitação foi muita, quem seria a atleta... novidade para muitas e desconhecimento para outras.
A Joana Soeiro chegou com os seus troféus e os sorrisos e a curiosidade na cara das atletas rapidamente levaram ao nervosismo e excitação.
Apresentamos o seu curriculum e o seu percurso, quer no Basquetebol, quer nos estudos e a partir daqui não mais pararam e o querer conhecer e saber tomaram conta da conversa.
Sempre simpática fez-se acompanhar pela sua colega de equipa Karen.
A Joana é uma atleta aveirense que está há 3 anos a estudar numa Universidade nos estados Unidos e este ano foi campeã nacional da 2ª divisão universitária e foi considerada a MVP das finais.
As perguntas não se fizeram esperar...
Posição em que jogas
- Base
Qual o número na camisola
- 11
Marcas muitos pontos
- Não
És boa aluna?
- Sim, tem de ser porque tenho uma bolsa de estudo e se não tenho boas notas perco a bolsa
Os pais pressionam muito para ser melhor, no basquetebol ou nos estudos ou nas 2 coisas?
- Os pais apoiam-me sempre muito, querem que seja feliz e competente no que faço, apoiam-me quando não estou tão bem porque quando estou bem é fácil, toda a gente apoia.
Tiveste momentos menos bons enquanto jogadora? E quando tiveste momentos menos bons nos jogos o que fazias?
- Tive momentos, mesmo épocas inteiras em que nada me corria bem e então aí tive de procurar forças para treinar mais e melhor porque tinha a certeza que se me esforçasse iria melhorar, mais uma vez os meus pais estiveram sempre lá.
O que foi mais difícil para ti na ida para os Estados Unidos?
- Deixar a família
As tuas colegas de equipa receberam-te bem?
- Não foi fácil, mas sim claro, receberam. Vou contar um episódio do primeiro treino, nós lá temos uma folha em que temos de registar as assinaturas de todos os professores das nossas aulas, assim no fim de cada aula temos de pedir aos professores para assinarem o respetivo quadrado que prova que nós estivemos lá, não pode falhar uma e depois temos de levar para a treinadora ver. Ora no primeiro dia fui às aulas pedi as assinaturas e quando cheguei ao pavilhão tinha-me esquecido da folha assinada. Pedi por tudo para que ela acreditasse que tinha tudo assinado para não me castigar. Estão a imaginar… logo no 1º dia, foi péssimo! Houve castigo para toda a equipa -
Nos treinos podem chegar atrasadas?
- Nunca, se chegarmos 1 minuto corremos todas à volta do campo. Nos treinos o nosso equipamento tem de ser todo igual, todas da mesma cor, se alguma troca alguma coisa - corremos.
Qual foi a tua pior lesão?
- A minha pior lesão foi quando desloquei o ombro, foi péssimo, doeu imenso, mas vou contar uma coisa que me aconteceu este ano. Quando jogava a final parti um dedo. Fiquei desolada mas estava a jogar a final e nada me podia impedir de participar e esqueci a dor, ganhamos e fui considerada MVP… toda a dor foi compensada.
Se não jogasses basquetebol qual o desporto que gostavas de jogar?
- Futebol, sem dúvida
Gostas de jogar a base?
- Sim, adoro, gosto de controlar o jogo, de fazer jogar as minhas colegas, se eu fizer um bom passe e a minha colega marcar ótimo, fiz o meu trabalho. A minha especialidade não é marcar pontos, mas sim dar a marcar, eu sou das melhores jogadoras nas assistências no campeonato. Estou a trabalhar muito o meu lançamento, nos últimos tempos para melhorar a minha percentagem.
Gostavas de jogar na WNBA?
- Sim, gostava… mas é muito difícil.
O que fazias se te convidassem para jogar na WNBA, deixavas de estudar?
- Não sei, era uma decisão muito difícil porque assim não acabava o meu curso, era uma decisão mesmo difícil.
Muito obrigada Joana e Karen pela partilha da experiência e boa sorte para o futuro!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário