Resumo da Fase Regular do
Campeonato Nacional da 1ª Divisão
Bom desempenho em campeonato extremamente equilibrado…
Iniciamos a competição a jogar em Lisboa no SIMECQ obtendo uma Boa vitória fora de casa na abertura do campeonato… num jogo onde controlámos o marcador a partir da 2ª parte.
No 1º jogo em casa perdemos com o CPN devido a uma Má entrada que condicionou o desfecho final… e à elevada eficácia adversária que converteu 12 triplos.
No jogo seguinte frente ao Coimbrões Não estivemos bem… e sentimos dificuldades em superar o défice de estatura e de agressividade perdendo num dos poucos onde não conseguimos discutir a vitória até ao final.
Frente ao líder Algés voltámos a entrar muito mal (00-17) mas uma Boa reação após má entrada… permitiu discutir a vitória até ao fim do encontro.
Entrámos bem contra o JuveMaia contrariando a tendências dos últimos jogos e rapidamente construímos uma vantagem confortável que nos permitiu Regressar às vitórias…
Na deslocação a Guimarães, após uma 1ª metade equilibrada arrancámos para uma Boa 2ª parte… que nos deu a 3ª vitória.
Frente ao Guifões entrámos com grande eficácia ofensiva marcando 28 pontos no 1º período o que nos permitiu andar sempre na frente mas alguma inexperiência fez-nos Perder nos minutos finais…
Depois da derrota em casa nos últimos segundos num jogo em que dominámos em praticamente todo o tempo, retomámos às vitórias frente ao Carnide num encontro que acabou por ser muito idêntico mas desta vez conseguimos vencer por apenas 2 pontos com um Sofrimento final desnecessário… depois de termos uma vantagem que chegou a ser de 19 pontos a 8 minutos do fim.
Não foi suficiente… o nosso desempenho na deslocação à Amadora no último jogo antes da pausa do Natal acabando por perder por uma diferença que não era expectável fruto da elevada % de lançamentos de 3 pontos das adversárias (67%).
Depois da paragem do campeonato Regressámos às vitórias… frente ao Desportivo da Póvoa após 3 semanas onde trabalhámos bem fechando assim a 1ª volta com uma boa vitória.
Depois da folga por desistência do Gafanha deslocámo-nos ao Porto para defrontar o CPN, 2º classificado apenas com 1 derrota. Entrámos muito bem e jogando de forma coletiva conseguimos uma vantagem que chegou aos 17 pts. O adversário reagiu e foi reduzindo progressivamente a desvantagem até passar para a frente fazendo-nos Perder nos instantes finais… outra vez
No jogo seguinte frente ao Coimbrões queríamos regressar tendo liderado o marcador até ao último período altura em que o jogo foi muito equilibrado acabando por mais uma vez Perder no final…
Deslocámo-nos a Algés para defrontar o líder do Campeonato apenas com 1 derrota averbada na última jornada. Apesar de não termos começado bem e termos estado a perder por 18 pontos reagimos e conseguimos Discutir o jogo até ao fim…
Na deslocação à Maia um Excelente desempenho defensivo e ofensivo… permitiu-nos construir uma vitória robusta.
Uma Grande atitude coletiva… na defesa e no ataque… deu-nos uma importante vitória na luta pelo acesso ao playoff frente a outro candidato o Guimãres, num dos nossos melhores jogos coletivos até ao momento.
Deslocámo-nos a Guifões a meio da semana para defrontar o 3º classificado determinadas a dar continuidade ao bom momento e apresentando um jogo Muito consistente… vencemos frente a um experiente adversário que só tinha perdido uma vez no seu pavilhão.
Em fim-de-semana de jornada dupla recebemos o último classificado, SIMECQ, em jogo em atraso. Queríamos vencer sem nos desgastarmos muito para o dia seguinte e acabámos por Cumprir, vencendo com naturalidade…
num jogo com grande rotação e contributo de todas as 10 jogadoras o que nos permitiu começar a pensar no jogo do dia seguinte em Lisboa.
No dia seguinte deslocámo-nos a Carnide para enfrentar um adversário direto na luta pelo acesso ao playoff. Sem estarmos bem liderámos o marcador chegando aos 10 pts de vantagem a meio do 3º período mas alguma falta de ambição permitiu ao Carnide voltar a entrar no jogo acabando mesmo por vencer com um Resultado que não espelha equilíbrio do jogo… Desperdiçamos uma boa oportunidade para metermos mais uma vitória fora de casa.
Recebemos o ESA sabendo que a vitória nos garantiria desde logo uma vaga nos Playoffs. Estávamos numa boa fase, vínhamos de uma série de 4 vitórias nos últimos 5 jogos e não queríamos desperdiçar a oportunidade de atingir já esse objetivo. Rapidamente assumimos o comando do jogo aumentando de forma progressiva a vantagem que no início do 4º período era 64-43. A vitória já não nos iria fugir e portanto tínhamos um Lugar nos playoffs garantido… mas nós queríamos vencer por mais de 16 pontos para podermos ficar com vantagem em caso de empate com a ESA mas acabámos por não conseguir.
Já com o apuramento para o playoff assegurado deslocámo-nos à Póvoa do Varzim para disputar o último jogo da fase regular que decidia o 5º classificado após 2 semanas de treinos irregulares. Apesar da equipa Liderar até ao último minuto… chegando à vantagem máxima de 15 pontos a meio do 3º parcial perdemos na única vez em que o Desportivo da Póvoa esteve na frente.
Fizemos um bom campeonato terminando na 6ª posição com 10 vitórias e 10 derrotas, em igualdade pontual com a ESA e o Guimarães e a apenas 1 vitória do 4º e 5º classificado e a 2 do nosso adversário na 1ª eliminatória do playoff, o Guifões, 3º classificado.
Fomos evoluindo ao longo da competição e com um bocadinho mais de experiência poderíamos ter feito pelo menos mais 3 vitórias em jogos que dominámos e que perdemos nos instantes finais, por apenas 1 ponto em casa frente ao Coimbrões e na Póvoa e por 3 em casa com o Guifões o que nos teria permitido acabar a fase regular na 3ª posição.
João Cura
Sem comentários:
Enviar um comentário