P Á G I N A S

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Troféu Galitos

Troféu Galitos 


Em meados de 2013 a direção do Galitos pensou em criar um troféu, designado Troféu Galitos, para homenagear os Galitos de maior gabarito e algumas personalidades ou instituições que por Aveiro façam ou desenvolvam atividades relevantes.

Para implementar o projeto procurámos junto do antigo presidente do clube, Jaime Borges, apoio na procura de quem nos pudesse ajudar a concretizar tal ideia. Surgiu de imediato o nome do conhecido artista aveirense e grande galitos, Henrique Vaz Duarte, que aceitou com grande prazer e graciosamente o cometimento.

Desta forma durante o ano de 2014 chegou-nos às mãos uma bonita escultura, idealizada e moldada pelo artista aveirense.

Na casa do Jaime Borges, pudemos admirá-la e pensar na fase seguinte; fazer as madres (molde base) para se poder reproduzir. Surgiu a ideia de se poder fazer a peça em vários tamanhos, mas para tal necessitávamos de vários moldes. Ponderou-se então a ideia, usando tecnologia em 3 dimensões, de scnararizar a peça para depois tentar fazer as madres a partir daí.

Mais uma vez, agregando vontades, contactámos o sócio António Carvalho, da “FARO - 3D measurement technology”, que se deslocou a casa do nosso antigo presidente e realizou a tarefa da tomada de medidas em 3D. Passada esta etapa, imprimiu-se um pequeno troféu usando modernas impressoras 3D e entregou-se o modelo para se fazer a madre.

Revelou-se a tentativa frustrante não se conseguindo fazer a madre a partir do modelo impresso. Entretanto a escultura original, uma vez que não tinha sido cozida, perdeu qualidades e rachou em vários pontos inviabilizando a finalização do projeto.

Jaime Borges acabou por devolver a peça ao seu criador. Mais uma vez o pintor Henrique Vaz Duarte num trabalho notável, recuperou-a e pintou-a como a tinha idealizado. Dessa obra de arte apresentamos várias fotos do original que poderá ficar na sala museu do Clube.

Resta deste trabalho o ficheiro informático com o qual ainda tentamos neste momento reproduzir a peça noutros materiais que não a porcelana.
A direçao

Sem comentários:

Enviar um comentário