P Á G I N A S

terça-feira, 18 de março de 2014

Seniores Masculinos - Camp. Nac. 1ª Div.

Resumo da 1ª Fase do 
I Campeonato Nacional 
da 1ª Divisão Masculina 


Apuramento garantido 
Após uma vitória muito sofrida na 1ª eliminatória da Taça de Portugal, nada melhor do que iniciar este 1º Campeonato Nacional da 1ª Divisão em casa. 
Este 1º jogo teve todos os condimentos de um grande jogo de basquetebol, um derby, muito equilíbrio e emoção até ao final, mas temos consciência que tivemos longe do que pretendíamos fazer, “Sofrer sem necessidade”, mas vencemos de forma justa o Gafanha e ficou um aviso. 
De seguida não tivemos vida fácil e fomos ao difícil Parque das Camélias defrontar a equipa do Vasco que tradicionalmente não perde em casa e que tem sempre uma postura em campo muito concentrada e focada na vitória. Para ajudar, as lesões e compromissos pessoas não nos permitiram estar na máxima força, mas quem esteve até não jogou mal, mas infelizmente por diversos fatores não conseguimos vencer “Quando jogar bem não chega…”
A equipa durante a semana deu uma excelente resposta e num jogo cheio de polémica, dominamos e estivemos muito bem em termos ofensivos, e apesar de sofremos muitos pontos em lances livres e tiros exteriores na parte final a “Concentração e união garantem vitória”
Seguiu-se a equipa que mais investiu na pré-época tornando-se a equipa candidata a subida de divisão. Foi um jogo equilibrado mas faltou-nos no último período mais serenidade e alguma concentração, que poderia ter-nos permitido sair de S. João da Madeira mais felizes. Mas ficou "Alarme para dentro do nosso balneário"
Com um intervalo para defrontarmos a equipa do Algés para a Taça de Portugal, seguiam-se uma serie de jogos teoricamente mas acessíveis mas onde poderíamos ter alguns dissabores se não encarássemos os jogos com a maior seriedade e conscientes que poderia ser um período bom para crescer. 
Fomos então a Gaia defrontar a nossa conhecida da Taça de Portugal e apesar de uma 1ª parte menos conseguida uma 2ª metade inteligente deu-nos uma confortável vitoria num terreno muito difícil. Mas "Meia parte pode não chegar..." 
Mais um derby se seguiu com uma equipa que regressava ao escalão sénior com alguns ex-colegas da nossa equipa. Seria um bom teste para a nossa a atitude e mostramos que "Da teoria à prática" só depende do nosso compromisso, e a resposta foi excelente. 
Por outro lado fomos a Alfena na semana seguinte e fizemos um dos piores jogos desta fase. Estivemos apáticos, desconcentrados, e tivemos muitas dificuldades em levar de vencida uma equipa muito limitada mas que esteve com grande vontade de vencer, mas "Na atitude de acreditar que é possível quando se quer!..." esteve o “segredo” desta vitoria, foi pena é ser só quando se quis… 
O aviso do jogo anterior tornou mais fácil os 2 seguintes, recebemos a sempre difícil equipa do Salesianos e "Tornar o jogo fácil com empenho e atitude..." era a melhor resposta que poderíamos dar e mostramos que com os erros é que crescemos. E mesmo no "Jogo em noite muito fria" em Tondela estivemos a um bom nível e demos mais um passo no nosso crescimento como equipa. 
"Começar bem 2014" era imprescindível para cumprir os nossos objetivos e vencemos a equipa do Gafanha, desta vez fora, num jogo irrepreensível da nossa parte. 
De seguida defrontamos o 1º classificado e mostramos que somos "Cada vez mais equipa..." e que desta forma poderíamos vencer qualquer equipa. Estivemos concentrados e muito competentes naquilo que era preciso fazer para vencer. 
Um dos derby’s mais complicados esperava-nos em Vale Cambra no fim de semana seguinte, em dia bastante chuvoso mais uma “Vitoria do coletivo…” começava a dar-nos uma característica fundamental, que é não dependermos de 1 ou 2 jogadores para vencer mas de todos e tínhamos a consciência deste facto. No jogo mais importante desta 2ª volta voltámos a falhar e voltámos a "Perder o jogo por culpa própria… outra vez!" Apesar de estarmos a vencer por 12 pontos no 2º período na parte final voltamos a fraquejar em termos mentais. 
Este jogo deixou mossa e tal como tínhamos alertado na 1ª volta "Meia parte não chegou!" Recebemos o Gaia e sem nada que o fizesse esperar tivemos o nosso maior percalço e perdemos muito por nossa culpa um jogo perfeitamente ao nosso alcance. 
"Regresso as vitorias" veio com o GICA em casa, seguindo-se mais uma vitória dilatada com o Alfenese, que tivemos "Melhor o resultado que a exibição"
O jogo seguinte poderia dar-nos 2º "objecivo da época cumprido", e perante o difícil público do Salesianos fizemos um jogo bastante competente, cumprindo o plano de jogo e aproveitamos o nosso jogo exterior que esteve muito bem, mas também muito equilibrado com o nosso jogo interior. 
Finalizamos esta fase em casa com uma grande exibição com um adversário impotente para nos contrariar, podemos dizer que foi "Cumprir calendário em grande"
Está na altura de traçar novos objetivos e encarar cada treino e cada jogo como um pequeno passo para atingir o Sucesso. 
Vamos com certeza nesta fase dar muitas alegrias ao público aveirense em geral e Galináceo em particular. 
Pelo Galitos, canta, canta, GALO! 
Ricardo Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário