Campeonato Nacional Universitário
CNUs - II Torneio de Apuramento
Apuramento garantido
Nos passados dias 20 e 21 de Fevereiro 7 elementos da equipa de seniores e o seu treinador deslocaram-se a Faro para participar no 2º Torneiro de Apuramento dos Campeonatos Nacionais Universitários.
Depois do 2º lugar alcançado no 1º Torneio o objetivo era claramente alcançar um dos os primeiros 4 lugares para garantir o apuramento direto para a Fase Final.
Depois de uma viagem longa e cansativa durante a noite descansamos o suficiente para começar o 1º jogo da melhor maneira.
Defrontámos a equipa de Viseu que já conhecíamos e claramente não tinha argumentos para nos contrariar. Vencemos por uns expressivos 23 pontos.
Com esta vitória apurámos para a meia-final e estávamos a um passo da fase final.
Na mesma tarde defrontamos a equipa da UBI para a decisão do 1º e 2º lugar do grupo e podia desde já garantir o acesso direto à fase final. Foi um jogo equilibrado nos primeiros minutos mas a meio da 1ª parte “demos uma sapatada” no marcador e disparamos para 12 pontos. A partir deste momento começamos a gerir o encontro, fazendo alguma gestão física dos atletas.
Vencemos por 5 pontos e com esta vitória conquistamos várias coisas, 1º lugar no grupo e defrontar o 2º classificado do outro grupo na meia-final, mas acima de tudo garantimos o apuramento direto para a fase final que era o nosso grande objetivo.
Apesar de já termos cumprido o objetivo, somos ambiciosos e gostaríamos de fazer o melhor lugar possível e foi com esse espirito que defrontámos a equipa da UTAD na meia-final. Esta equipa não tendo muitos argumentos é uma equipa muito competente e lutadora, por isso a vitória por 3 pontos pode parecer pouco para quem começou tão bem e estava a vencer por 15 pontos ao intervalo. Mas esta equipa fez questão de nunca desistir e acabou por dar mais valor à nossa vitória.
Pouco depois teríamos de jogar a final, novamente com o Minho para decidir o 1º lugar no Torneio mas para cumprir calendário em relação aos apuramentos. Decidimos por isso gerir o jogo em termos de intensidade e de forma de jogar e até da participação de alguns elementos federados no jogo de forma a garantir que ninguém saísse prejudicado com a participação neste Torneio. Nem a FADU, nem a equipa adversaria entenderam que este aspeto era mais importante e tornou-se um jogo sem sentido e até feio de se ver. Perdemos mas ninguém tirou grande partido deste jogo.
Cumprimos vários objetivos: apurámos diretamente para a Fase Final, tivemos mais jogadores a participar no campeonato e ganhámos mais elementos para uma equipa unida em torno do objetivo de se sagrar novamente campeã.
Agora resta preparar da melhor forma a Fase Final.
Ricardo Brito
Sem comentários:
Enviar um comentário