Selecção quer dar o salto
no apuramento para Europeu
Por Júlio Almeida in http://www.abola.pt/
Mário Palma “notou” no final do estágio da Selecção Nacional de basquetebol sénior, que decorreu no pavilhão do Galitos, em Aveiro durante quase três semanas, «uma evolução grande».
A equipa tem agendados para o mês de Agosto os primeiros jogos a contar para a primeira fase de apuramento do Eurobasket 2015, a disputar na Ucrânia.
Portugal integra o grupo B com a Holanda e a Estónia. «São adversários muito fortes», assumiu ontem o seleccionador nacional revelando que, além dos aspectos técnicos e físicos, preocupou-se também «em preparar psicologicamente» os jogadores para os embates que se aproximam.
A Estónia, por exemplo, no ano passado, fez seis vitórias (quatro seriam suficientes) no grupo de apuramento para o campeonato europeu na Eslovénia, em Setembro, mas não se qualificou, tendo sido eliminada pela Sérvia.
«A nossa missão é difícil, temos de estar bem, daí o grande volume de treino, mas nota-se uma evolução grande na equipa. Demos um salto muito grande», vincou o experiente treinador português.
A preparação ficou marcada, pela negativa, pelas lesões dos bases Mário Miranda e José Barbosa, mas o objetivo é que ambos possam estar bem quando chegar a competição a sério. Sábado e domingo poderão já cumprir tempo de jogo nas partidas agendadas com a Àustria, no pavilhão do GICA, em Águeda.
«A partir daí poderemos ver como a selecção está e reflectir sobre os pontos mais vulneráveis e como melhorar», disse Mário Palma, considerando a formação austríca, com vários jovens naturalizados, um bom teste.
Na próxima semana, os 14 jogadores seleccionados rumam até Vila Real para partidas amigáveis com a Rússia, seguindo uma deslocação à Alemanha, para defrontar a selecção germânica, esta sim um adversário de nível superior «já para fazer comparações».
Acelerada renovação
A selecção nacional está em acelerada renovação. «Temos algum tempo pela frente, mas este estágio é a base do futuro», assumiu Mário Palma. «Temos grandes jogadores, o problema é saber se vão continuar. Estamos numa fase de transição clara, uma parte já é constituída por jogadores muito novos» explicou o técnico nacional com mais títulos.
«Referências» como Miguel Miranda, João Santos ou Carlos Andrade podem estar a passar o testemunho.
No próximo ano, a selecção poderá aparecer em campo «completamente renovada», como tem sido já preparado desde há três anos. «Fazer isto sem perder muita qualidade não é fácil», admitiu.
Pelo buraco da agulha
Portugal é um dos 13 candidatos para a vaga do Eurobasket de 2015 no apuramento a disputar em Agosto. «Tão difícil como passar um fio pelo buraco da agulha», ilustrou Mário Palma que dá como adquirido que os adversários «são equipas mais fortes». Mas o objetivo claro é conseguir a classificação já nesta fase.
O seleccionador nacional aponta como um dos obstáculos maiores à equipa «a falta de experiência internacional» dos jogadores.
É mesmo «o maior problema do basquetebol português», que tem ficado confinado à competição interna, afastado das ligas europeias. «Torna a nossa tarefa muito mais difícil», referiu Mário Palma que aposta em «ganhar pelo menos dois jogos em casa e um fora e depois fase a fase» para Portugal se manter «à tona nas competições europeais».
Depois de uma época muito conturbada nas provas internas, o treinador acredita que recebeu uma selecção «mais forte». Os jogadores sentindo menos problemas financeiros, clubes estabilizados e contratos «aparecem mais focados».
Palma quer continuar
«Vou continuar a treinar, sempre quis ter a oportunidade de treinar a selecção. para mim é uma honra». Mário Palma realçou «as condições excepcionais» da Federação apesar das grandes dificuldades orçamentais. «Espero continuar durante muito tempo», disse.
Jogadores optimistas
O luso-caboverdiano João Gomes, conhecido como Betinho, é um dos mais experientes da selecção, mas continua motivado para «dar tudo» pela camisola. «Este ano temos um espírito ambicioso, com uma equipa jovem e alegre», referiu em jeito de balanço. «Apesar de carência de altura», o extremo do Benfica considerou que a equipa pode «tentar tirar proveito da rapidez».
José Silva, 24 anos, extremo do Vitória de Guimarães, acredita que a selecção nacional vai colher bons frutos do estágio, especialmente nos jogos de preparação. «Estão acima do nível das equipas que vamos encontrar no grupo», sublinhou, acreditando que Portugal tem «hipótese de passar» no grupo à primeira.
Convocados:
- Mário Fernandes (Académica)
- Tomás Barroso (Benfica)
- José Barbosa (Ovarense)
- António Pires (Algés)
- João Balseiro (Académica)
- José Silva (V. Guimarães)
- João Gomes Betinho (Benfica)
- Carlos Andrade (Benfica)
- João Santos (Física de Torres)
- Miguel Miranda (Ovarense)
- Cláudio Fonseca (Benfica)
- Pedro Belo (Benfica)
- Miguel Queiroz (Illiabum)
- Marco Gonçalves (Académica)
Labels: Noticias Galitos, Selecções Nacionais
0 comments:
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)