1ª Jornada: Galitos/INDASA 58 – Infante Montemor 64
Jogo intermitente…
Naquele que era o 1º jogo deste Torneio Inter-Associações queríamos começar com uma vitória e com melhoria da nossa perfomance que nos motivasse para alcançar os objetivos definidos com a equipa.
No entanto a nossa entrada no jogo foi má, poucos intensivos e agressivos limitávamo-nos a acompanhar os movimentos ofensivos do adversário e a não pressionar. O adversário pressionou a campo inteiro e a nossa equipa era displicente “oferecendo” várias posses de bola ao adversário. No final do 1º período perdíamos por 9-19.
No 2º período melhorámos, essencialmente em termos de agressividade e de intensidade, fomos mais unidos a defender e criamos mais dificuldades ao ataque adversário. No nosso ataque sentíamos dificuldades perante a defesa zona 2x3 do Infante de Montemor. Ao intervalo perdíamos por 29-31.
O início da 2ª parte foi-nos favorável, pouco a pouco fomos melhorando a nossa inteligência de abordagem à defesa muito fechada do adversário. Em termos defensivos conseguimos pressionar mais alto, com elevada rotação de jogadores, melhoráramos bastante. No final do 3º período já estávamos na frente por 52-43.
O 4º período foi um descalabro total, em vez de aumentarmos a vantagem no marcador, achamos que o jogo já estava ganho e baixámos muito os níveis de concentração, de atitude defensiva, de luta e sacrifício. O que conquistamos durante o 2º e 3º períodos como equipa, anulando uma desvantagem de 10 pontos e criando um vantagem de 9 pontos, pusemos em causa com uma má prestação nos derradeiros e decisivos 10 minutos.
A equipa do Infante do Montemor continuou na sua defesa zona muito fechada e a nossa equipa que no 2º e 3ºs períodos tinha atacado a zona de forma inteligente, fez o contrário no 4º período, muito lentos, utilizando em demasia o drible, poucos ofensivos, não conseguíamos ter sucesso no ataque. Na defesa sofremos tantos pontos nos últimos 10 minutos como nos 20 anteriores.
No final do jogo o resultado foi de 58-64, que premiou a equipa mais lutadora, mais ambiciosa, que deu o máximo durante os 40 minutos de jogo.
O que melhoramos durante esta semana de treinos ainda não é suficiente para recuperar o tempo perdido em termos de trabalho com qualidade. Só há uma forma para mudar o que temos: mais trabalho, mais empenho, mais espirito sacrifício e mais motivação.
Se semana após semana melhorarmos a nossa qualidade nos treinos não temos a menor duvida que rapidamente voltaremos aos níveis exibicionais e de qualidade que tanto queremos.
André Leitão
Parciais: 09-19; 20-12; 23-12; 06-21
Marcha: 09-19; 29-31; 52-43; 58-64
Galitos: Rogério Ratola (4), Miguel Pina (2), João Lamas (8), Ruben Costa (5), Vasco Peralta (16), Nuno Lemos, Manuel Santos, Nuno Simões (12), André Carvalho, Rui Pereira, Francisco Pinheiro (2) e Alexandre Pereira (9).
Sem comentários:
Enviar um comentário